Buscar

AVA2 Linguística Aplicada

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE JORGE AMADO
LICENCIATURA EM LETRAS – PORTUGUÊS E INGLÊS
SARA EDITE DIAS MOURA
Linguística Aplicada
Salvador – BA
2022
A Linguística Aplicada é uma área de estudos que não está ligada especificamente a nenhuma área do conhecimento, tendo caráter interdisciplinar e com seu foco na tentativa de estudar e compreender os fenômenos linguísticos. Na mesma premissa tem-se o letramento que, em um conceito geral, é a habilidade que o indivíduo tem de dominar a língua. Diferente da alfabetização, o letramento não ensina a ler e escrever, mas a interpretar e formar pensamentos críticos. De tal forma, a LA (Linguística Aplicada) é uma grande aliada de escolas e professores no processo de formação dos alunos do ensino fundamental, já que nessa idade eles são expostos ao processo de letramento através de práticas sociais tanto de leitura quanto de escrita, tendo em consideração que tais processos fazem parte dos campos de estudos da LA.
O objetivo desse projeto de pesquisa é mostrar como os professores, com a ajuda das práticas de letramento, podem incluir os alunos surdos de forma efetiva dentro do ambiente escolar. A proposta é usar tanto recursos tecnológicos quanto recursos tradicionais para que essa educação aconteça, como por exemplo a criação de aulas particulares tanto para alunos surdos quanto alunos ouvintes para que as crianças possam aprender desde sempre a língua de sinais (LIBRAS) e consigam se comunicar sem a ajuda de um recurso exterior. Outra abordagem é a inclusão de todo o corpo docente, onde não apenas os professores mas os outros funcionários das escolas também serão capacitados para se comunicarem plenamente com os alunos surdos.
Quando se fala na aplicação de recursos tecnológicos no aprendizado dos alunos com deficiência auditiva, tem-se uma ampla variedade de soluções. A utilização de salas de informática, por exemplo, é de grande importância, pois com o uso da internet os alunos surdos são capazes de criar autonomia ao utilizarem recursos que não seriam possíveis em um método tradicional, interagindo com todas as ferramentas ao seu dispor. Como Rosa e Cruz (2001) afirmam: “na internet, o surdo pode encontrar textos que, por conter imagens, produzem efeitos visuais que facilitam a compreensão. Além disso, a Internet oferece a possibilidade da escrita em sinais e veicula informações em sites em língua de sinais gestual”.
Deste modo, quando se traz a tecnologia para dentro da sala de aula, tem-se a noção de letramento digital, que é a prática de leitura e escrita em ambientes sociais. Com o letramento digital será possível que os professores levem para a sala de aula o conteúdo de uma forma descontraída, mas que ajudará com o pensamento crítico dos estudantes à medida que eles têm acesso as redes sociais que usam em seu cotidiano de forma didática. O intuito de adicionar a tecnologia ao aprendizado é para que não apenas os alunos ouvintes, mas também os alunos surdos tenham as mesmas oportunidades, uma vez que a tecnologia facilita o acesso a comunicação e informações, ajudando com a criação de um ambiente escolar inclusivo.
REFERÊNCIAS:
CAVALCANTI, M.C. A propósito de Linguística Aplicada. In: Trabalhos em Linguística Aplicada 7: 5-12, 1986.
CELANI, M.A.A. Afinal, o que é Linguística Aplicada. In: PASCHOAL, M.S.Z. & CELANI, M. A. (Orgs) Linguística Aplicada: da aplicação da linguística a linguística transdisciplinar. São Paulo: EDUC-PUCSP, 1992, pp. 15-23.
MENEZES, V.; SILVA, M. M.; GOMES, I.F. Sessenta anos de Linguística Aplicada: de onde viemos e para onde vamos. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. (Org) linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, pp 25-50.
MOITA LOPES, L.P. – Da Aplicação de Linguística à Linguística Aplicada Indisciplinar. In: PEREIRA, R.C.; ROCA, P. (Orgs) linguística aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009, pp 11-24.
MARTINS, Edson e Luana Cristine Spechela. A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO NA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: http://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n3/6%20ARTIGO%20LUANA.pdf.
GOULART, Cecília M. A.O conceito de letramento em questão: por uma perspectiva discursiva da alfabetização. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a04v9n2.pdf.
GÓES, M.C.R. Linguagem, surdez e educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.
Política Nacional de Educação Especial “Na perspectiva da Educação Inclusiva” (BRASIL, 2008a), (integração instrucional,1994).

Continue navegando