Buscar

relatorio de toxocologia

Prévia do material em texto

São Jose dos Campos,02 de Abril de 2022.
Luciana Aparecida dos Santos Moreno Sanches;
RGA: 2082363
Biomedicina
Toxicologia e Analises Toxicológicas
Introdução:
Cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases imiscíveis (fase móvel e fase estacionária).
A fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa. No caso deste experimento será o papel conseguido a partir do coador de café.
A fase móvel é um líquido que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento será o álcool.
Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias. 
Objetivo:
Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.
Materiais e Reagentes:
·  Papel filtro;
· Vidro de relógio;
· Becker;
· Canetinhas coloridas hidrográficas (preferencialmente nas cores marrom, azul, preta, verde, amarela e vinho);
· Água;
· Álcool;
Procedimento Experimental:
1. Recorte o coador de papel em tiras de cerca de 4,0 cm de largura e 13 cm de comprimento;
2. Coloque pingos da tinta de cada caneta na parte inferior da tira de papel. Tome o cuidado para não colocar muito na extremidade, deixe cerca de 2,0 cm de base. A distância entre os pontos também não deve ser muito pequena; deve ser cerca de 1,0 cm. Colocar uma mancha de uma das cores que escolher.
3.  Prenda esta tira na vertical em um lápis, caneta ou pregador que ficará sobre o copo na horizontal. Você pode prender com o vidro de relógio.
4. Coloque álcool 70% no copo ou béquer. Atenção: Não encha o copo, coloque apenas uma quantidade suficiente para molhar a ponta da tira de papel sem alcançar a tinta (aproximadamente 1,5 cm).
5. Coloque a tira no copo conforme a ilustração acima.
6. Observe o que ocorre com o tempo.
7. Quando o líquido subir por todo o papel, retire-o e deixe-o secar;
Resultados e Discussão:
Foi usado duas cores uma azul e a outra amarela, no papel filtro utilizando a cor azul descobrimos que para a formação do pigmento azul tinha em sua composição lilás, que foi possível observar através do andamento da fase móvel da experiência que era o álcool, enquanto com o pigmento amarelo não sofreu, ficando somente amarelo.
Na segunda experiência usamos AAS, fizemos primeiro um padrão de AAS por CCD e depois colocamos em outra placa gota da urina a ser pesquisada, que não continha substancia AAS.
Só que desta vez usamos o clorofórmio como fase móvel e a placa com sílica como fase estacionaria, além do cloreto férrico como revelador. 
Conclusão:
Esta é uma técnica barata, rápida e interessante para se fazer, usado a cromatografia para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo centenas de compostos.
Na primeira experiência verificamos a presença de outros pigmentos em uma única cor inicial, já na segunda não havia a presença da substancia de AAS, que estávamos pesquisando, dando triagem negativa.

Continue navegando