Buscar

Cinesiologia Lesões

Prévia do material em texto

Cinesio II – Anotações
Qualquer lesão relacionada à esporte ou atividade esportiva e resulta em manter o indivíduo afastado do treino e da competição nos dias seguintes à lesão;
• Qualquer lesão que requeira atenção médica.
• Lesão aguda 
Chamadas macrotraumáticas, envolvem trauma repentino direto ou indireto que causa lesão notável imediatamente. Ex: Entorses, estiramentos, luxações (deslocamentos), avulsões, concussões, fraturas, etc. 
• Lesão crônica
 Chamada microtraumáticas, envolvem lesões por “overuse”.
Entorse – lesão dos ligamentos articulares devido à distensão ou torção brusca, sem deslocamento das superfícies articulares.
Estiramento – alongamento excessivo das fibras dos músculos.
Além das causas derivadas da realização inadequada de algum movimento ou atividade física, contribuem para o estiramento outros fatores, como problemas hormonais e nutricionais, fadiga muscular, falta de aquecimento e de alongamento, má postura, lesões pregressas, infecções e diferenças entre os comprimentos dos membros inferiores.
Luxação – Deslocamento completo das superfícies conectadas em uma determinada articulação.
Subluxação - mudança na integridade mecânica na articulação.
Avulsão - A fratura avulsão é o destacamento do fragmento de osso resultado de uma tração do ligamento, tendão ou cápsula articular do seu ponto de inserção óssea.
Concussão – A concussão é uma lesão cerebral geralmente causada por uma pancada na cabeça. Não é um problema estrutural do cérebro em si, é mais um embaralhamento de neurônios, o software do cérebro, que provoca perda temporária do funcionamento cerebral normal.
Fratura – Rompimento ósseo
Matriz Extracelular - matriz extracelular é um conjunto de moléculas extracelulares secretadas por células de suporte que fornecem auxílio estrutural e bioquímico para as células circundantes.(colágeno, elastina).
Edema – Interstício, conteúdo célula rompida no entorse por ex é altamente inflamatório(resposta secundária).
Inflamação – altamente associada à dor.Processo essencial, sem o qual não sobreviveríamos, indica uma situação de reparo tecidual.
Dor é dor a partir do momento que ela é reconhecida como dor.

Continue navegando