Buscar

Unidade 1 - Permeação cutânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Unidade 1 - Permeação cutânea
1. O estrato córneo compreende a camada mais externa da epiderme de modo que suas estruturas celulares, e o “cimento” que está à sua volta, tornam a pele uma barreira semipermeável à passagem de substâncias. Identifique qual é a molécula que compõe esse cimento intercelular e que contribui para a atividade seletiva que a pele impõe ao transporte das substâncias para o seu interior:
A. Proteína.
B. Água.
C. Lipídio.
Os lipídios fazem parte do conjunto de moléculas que compõem o cimento intercelular; e pela sua capacidade hidrofóbica auxilia na função de barreira da pele, pois atua limitando a passagem de substâncias hidrofílicas (que têm afinidade com água).
D. ​​​​Enzima.
E. Corneócito.
2. Para que um ativo cosmético possa realizar um efeito biológico é fundamental que ele possa atingir o sítio-alvo (local) de sua atividade. Sabendo que para proporcionar o clareamento de manchas é necessário que o ativo cosmético específico para essa função possa alcançar o melanócito, cuja célula produtora de pigmento se encontra na epiderme, delimite qual mecanismo esse ativo deve realizar para exercer a sua função:
A. Absorção.
B. Penetração.
A penetração é o processo pelo qual o ativo cosmético passa apenas pela epiderme, podendo exercer efeito nessa camada, enquanto na permeação o ativo pode atingir a derme e na absorção ele chega até a circulação sanguínea. Todavia, difusão é apenas o mecanismo pelo qual os ativos são transportados pelos tecidos e a dissolução diz respeito ao gradiente de solubilidade.
C. Difusão.
D. Permeação.
E. Dissolução.
3. A passagem das substâncias através da pele pode ocorrer por três caminhos diferentes: via transcelular, via intercelular e via anexial. Indique a alternativa correta a respeito desse assunto:
A. Na via intercelular, as substâncias seguem passagem pelo cimento lipídico.
O transporte pela via transcelular é transversal aos corneócitos, alternando entre estruturas hidrofílicas e lipofílicas. No entanto, na via intercelular as substâncias seguem as rotas entre os corneócitos através do cimento lipídico; e a via anexial permite a passagem das substâncias através dos anexos cutâneos, folículos pilosos e sebáceos. Pela extensão de sua área, as principais vias de transporte das substâncias são a via transcelular e a intercelular.
B. A via anexial é considerada a principal via de passagem das substâncias ativas.
C. O transporte pela via transcelular ocorre por difusão, onde as substâncias passam paralelamente aos corneócitos.
D. A passagem das substâncias, pela via intercelular, ocorre pela alteração na estrutura das proteínas dos corneócitos.
E. O folículo piloso é o sítio da passagem de substâncias pela via transcelular.
. 
4- A espessura do estrato córneo pode influenciar diretamente na velocidade da permeação cutânea, sendo que as regiões anatômicas onde a pele está mais fina apresentam maior propensão à passagem das substâncias. Aponte por qual razão tal processo acontece:
A. A fina camada de estruturas celulares deixa a pele mais lipossolúvel, tornando as substâncias mais compatíveis ao estrato córneo.
B. A derme pode ser rapidamente atingida pelo mecanismo de penetração de substâncias em um estrato córneo mais delgado.
C. O manto hidrolipídico que recobre o estrato córneo é inexistente em peles finas, tornando a epiderme mais permeável. ​​​​​​​
D. A pele fina apresenta um número maior de folículos pilosos, aumentando, assim, a superfície de absorção dos cosméticos.
E. O menor número de queratinócitos facilita a passagem de substâncias.
O motivo pelo qual a pele fina se torna altamente permeável ocorre, especialmente, pela menor quantidade de células e estruturas intercelulares, tornando menor o caminho a ser percorrido pelas substâncias.
5- A interação entre os princípios ativos dos cosméticos e a pele é fator determinante para a promoção da permeação cutânea. Dentro desse conceito, é correto afirmar:
A. O pH da formulação cosmética interfere diretamente no processo de permeação cutânea.
A absorção de substâncias na pele depende da natureza do princípio ativo e da sua solubilidade, onde substâncias hidrossolúveis são absorvidas por difusão osmótica. Quanto maior for a solubilização em água e nos veículos, melhor é a absorção do ativo. Logo, o veículo não pode penetrar nem transportar a substância ativa através da pele, a sua função é encaminhar os princípios ativos hidrossolúveis e lipossolúveis colocando-os à disposição dos tecidos. Além disso, as moléculas menores apresentam maior capacidade de penetração, bem como o pH das formulações cosméticas é um fator importante para o transporte de cosméticos.
B. Quanto maior for a solubilização no cimento intercelular, melhor será a absorção do ativo.
C. Quanto maior for o tamanho da molécula presente na formulação cosmética, mais facilmente será realizado o transporte cutâneo.
D. As substâncias lipossolúveis são absorvidas por difusão osmótica.
E. A capacidade de penetração do veículo através da pele e a natureza do princípio ativo são características fundamentais para a absorção das substâncias na pele.
6-

Continue navegando