Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 2 Sistema Informação 1 tentativa

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Os sistemas de informação de dados são necessários em todas as empresas, pois as “organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto, para sobreviverem, as organizações necessitam de um rumo, de uma direção” (SOBRAL; PECI, 2008, p. 131) – para se planejarem, os dados são primordiais. Em empresas cujo planejamento é adequado, obtêm-se muitos benefícios, principalmente no que tange ao acompanhamento de resultados, e sob esse prisma as informações são primordiais. Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta.
I. Em mercados com grande volatilidade, as informações de dados sobre a organização podem ajudar na diminuição de riscos em tomadas de decisão.
II. Com dados mais precisos, além de se evitarem problemas de decisões inadequadas, pode-se projetar resultados mais assertivos, ou seja, com menor probabilidade de falhas.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.

Como se observa, o termo tecnologia da informação foi cunhado em 1958; e seu conceito, na atualidade, de acordo com o estudado nos livros da disciplina é este:
Escolha uma opção:
a. trata-se do levantamento sistemático do sistema de informações da área de produção, o qual é realizado pelo gerente da área em combinação com a área contábil da empresa objeto de gestão.
b. trata-se do conjunto de recursos físicos ou lógicos organizados sistematicamente com o objetivo de viabilizar coleta, análise, armazenamento, tratamento e apresentação de dados.
c. é a forma como se realizam os estudos de tempos em tempos nas organizações, visando-se levantar dados observados em demonstrações financeiras de cada instituição.
d. é o planejamento estratégico realizado via sistemas de computadores organizados pela empresa de tempos em tempos, por cada setor e individualmente.
e. é o conjunto de dados organizados sistematicamente de forma manual pelos gestores da organização, visando trabalhá-los em reuniões periódicas com os funcionários das áreas.

Todos os sistemas de informação visam apoiar a tomada de decisão, ainda que indiretamente, mas os sistemas de apoio à decisão são expressamente projetados para tal finalidade. À medida que esses sistemas são, cada vez mais, desenvolvidos para analisar conjuntos massivos de dados (conhecidos como big data), eles têm se tornado conhecidos como Business Intelligence (BI), sendo de fundamental importância à gestão nas organizações.
Diante do exposto e dos seus estudos na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Devido à revolução da tecnologia da informação e ao surgimento de ferramentas de otimização para tratamento de grandes volumes de dados, surgiram os modelos OLAP (Online Analytical Processing) para a geração de relatórios estratégicos em tempo real.
II. Esses modelos utilizam os conhecidos cubos de decisão, que combinam perspectivas e indicadores estratégicos, além de permitir ao gestor formular questionamentos, de forma ágil e prática, sem a necessidade de conhecimentos anteriores na área de tecnologia da informação.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.

Os processos organizacionais estão cada vez mais interligados e relacionados entre si, facilitando sobremaneira a forma como as empresas conduzem os negócios. Isso permite que todos na organização acompanhem tanto processos de abertura de um projeto para fabricação como os de produção, passando pela armazenagem, logística e áreas comercial, financeira e contábil, entre outras. Assim, os processos que outrora demandavam inúmeros colaboradores, atualmente, podem ser realizados com poucas pessoas e mais qualidade.
Considerando as informações supracitadas e os seus estudos realizados na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os sistemas ERPs disciplinam os departamentos a trabalharem de forma integrada, e, com isso, ocorre uma natural redução de falhas em registros de atividades operacionais da empresa.
II. Os dados são adicionados e simultaneamente integram o banco de dados da empresa; logo, os procedimentos podem ser realizados por todas as áreas envolvidas no processo.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.

A mineração de dados permite às organizações analisar dados continuamente e automatizar decisões rotineiras e críticas sem atrasos de decisões humanas. Por exemplo, os bancos podem detectar instantaneamente transações fraudulentas, solicitar verif icação e até proteger informações pessoais contra roubo de identidade.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir, acerca dos benefícios da mineração de dados.
I. Previsão: permite prever fatos que possam ocorrer e, dessa forma, se antecipar à solução.
II. Identificação: pode ser utilizada para identificar comportamentos padrões de dados e agir em casos de inconsistências.
III. Classificação: classificar a mineração de dados pode facilitar a segmentação em classes e categorias de clientes, por exemplo.
IV. Robotização: a robótica é o futuro – assim, pode-se deixar as atividades rotineiras no chão de fábrica por conta dela.
a. I, II e III, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV, apenas.
d. IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Conforme expõe Lucca (2015, p. 11), “a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas. Até então, esse grande volume de dados era utilizado, momentaneamente, para gerir as atividades operacionais e, no máximo, para fins de relatórios gerenciais do nível tático.”
A respeito do processo de mineração de dados, pode-se afirmar que:
a. é uma ferramenta utilizada primordialmente por empresas de pequeno porte, em função da dificuldade de analisar o volume de dados da empresa.
b. trata-se da inserção de informações no sistema, tais como as vendas realizadas em um dia em uma grande loja.
c. é a transformação de dados brutos em correlações coerentes, para serem utilizados na gestão da organização.
d. é a busca de assertiva para o controle da organização sobre entrada e saída de pessoal.
e. é a avaliação funcional dos funcionários da organização para a tomada de decisão sobre a demissão dos mesmos.

Conforme expõe Lucca (2021), a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas.
Com base nas informações apresentadas acima, leia as asserções abaixo: I. O processo de mineração de dados pode ser considerado um processo de apoio à tomada de decisões. PORQUE II. A Mineração de Dados tem por objetivo estabelecer conexões por meio do refinamento e transformação dos dados em informações. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O processo de mineração de dados pode ser considerado um processo de apoio à tomada de decisões.
II. A Mineração de Dados tem por objetivo estabelecer conexões por meio do refinamento e transformação dos dados em informações.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os sistemas de informação de dados são necessários em todas as empresas, pois as “organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto, para sobreviverem, as organizações necessitam de um rumo, de uma direção” (SOBRAL; PECI, 2008, p. 131) – para se planejarem, os dados são primordiais. Em empresas cujo planejamento é adequado, obtêm-se muitos benefícios, principalmente no que tange ao acompanhamento de resultados, e sob esse prisma as informações são primordiais. Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A seguir, assinale a alternativa correta.
I. Em mercados com grande volatilidade, as informações de dados sobre a organização podem ajudar na diminuição de riscos em tomadas de decisão.
II. Com dados mais precisos, além de se evitarem problemas de decisões inadequadas, pode-se projetar resultados mais assertivos, ou seja, com menor probabilidade de falhas.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.

Como se observa, o termo tecnologia da informação foi cunhado em 1958; e seu conceito, na atualidade, de acordo com o estudado nos livros da disciplina é este:
Escolha uma opção:
a. trata-se do levantamento sistemático do sistema de informações da área de produção, o qual é realizado pelo gerente da área em combinação com a área contábil da empresa objeto de gestão.
b. trata-se do conjunto de recursos físicos ou lógicos organizados sistematicamente com o objetivo de viabilizar coleta, análise, armazenamento, tratamento e apresentação de dados.
c. é a forma como se realizam os estudos de tempos em tempos nas organizações, visando-se levantar dados observados em demonstrações financeiras de cada instituição.
d. é o planejamento estratégico realizado via sistemas de computadores organizados pela empresa de tempos em tempos, por cada setor e individualmente.
e. é o conjunto de dados organizados sistematicamente de forma manual pelos gestores da organização, visando trabalhá-los em reuniões periódicas com os funcionários das áreas.

Todos os sistemas de informação visam apoiar a tomada de decisão, ainda que indiretamente, mas os sistemas de apoio à decisão são expressamente projetados para tal finalidade. À medida que esses sistemas são, cada vez mais, desenvolvidos para analisar conjuntos massivos de dados (conhecidos como big data), eles têm se tornado conhecidos como Business Intelligence (BI), sendo de fundamental importância à gestão nas organizações.
Diante do exposto e dos seus estudos na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Devido à revolução da tecnologia da informação e ao surgimento de ferramentas de otimização para tratamento de grandes volumes de dados, surgiram os modelos OLAP (Online Analytical Processing) para a geração de relatórios estratégicos em tempo real.
II. Esses modelos utilizam os conhecidos cubos de decisão, que combinam perspectivas e indicadores estratégicos, além de permitir ao gestor formular questionamentos, de forma ágil e prática, sem a necessidade de conhecimentos anteriores na área de tecnologia da informação.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.

Os processos organizacionais estão cada vez mais interligados e relacionados entre si, facilitando sobremaneira a forma como as empresas conduzem os negócios. Isso permite que todos na organização acompanhem tanto processos de abertura de um projeto para fabricação como os de produção, passando pela armazenagem, logística e áreas comercial, financeira e contábil, entre outras. Assim, os processos que outrora demandavam inúmeros colaboradores, atualmente, podem ser realizados com poucas pessoas e mais qualidade.
Considerando as informações supracitadas e os seus estudos realizados na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os sistemas ERPs disciplinam os departamentos a trabalharem de forma integrada, e, com isso, ocorre uma natural redução de falhas em registros de atividades operacionais da empresa.
II. Os dados são adicionados e simultaneamente integram o banco de dados da empresa; logo, os procedimentos podem ser realizados por todas as áreas envolvidas no processo.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justif icativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justif icativa correta da I.

A mineração de dados permite às organizações analisar dados continuamente e automatizar decisões rotineiras e críticas sem atrasos de decisões humanas. Por exemplo, os bancos podem detectar instantaneamente transações fraudulentas, solicitar verif icação e até proteger informações pessoais contra roubo de identidade.
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir, acerca dos benefícios da mineração de dados.
I. Previsão: permite prever fatos que possam ocorrer e, dessa forma, se antecipar à solução.
II. Identificação: pode ser utilizada para identificar comportamentos padrões de dados e agir em casos de inconsistências.
III. Classificação: classificar a mineração de dados pode facilitar a segmentação em classes e categorias de clientes, por exemplo.
IV. Robotização: a robótica é o futuro – assim, pode-se deixar as atividades rotineiras no chão de fábrica por conta dela.
a. I, II e III, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. III e IV, apenas.
d. IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Conforme expõe Lucca (2015, p. 11), “a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas. Até então, esse grande volume de dados era utilizado, momentaneamente, para gerir as atividades operacionais e, no máximo, para fins de relatórios gerenciais do nível tático.”
A respeito do processo de mineração de dados, pode-se afirmar que:
a. é uma ferramenta utilizada primordialmente por empresas de pequeno porte, em função da dificuldade de analisar o volume de dados da empresa.
b. trata-se da inserção de informações no sistema, tais como as vendas realizadas em um dia em uma grande loja.
c. é a transformação de dados brutos em correlações coerentes, para serem utilizados na gestão da organização.
d. é a busca de assertiva para o controle da organização sobre entrada e saída de pessoal.
e. é a avaliação funcional dos funcionários da organização para a tomada de decisão sobre a demissão dos mesmos.

Conforme expõe Lucca (2021), a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas.
Com base nas informações apresentadas acima, leia as asserções abaixo: I. O processo de mineração de dados pode ser considerado um processo de apoio à tomada de decisões. PORQUE II. A Mineração de Dados tem por objetivo estabelecer conexões por meio do refinamento e transformação dos dados em informações. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
I. O processo de mineração de dados pode ser considerado um processo de apoio à tomada de decisões.
II. A Mineração de Dados tem por objetivo estabelecer conexões por meio do refinamento e transformação dos dados em informações.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Prévia do material em texto

Sistemas de Informações Gerenciais
1. ATIVIDADE ONLINE 2 - AV22022/1
	Iniciado em
	segunda, 28 Mar 2022, 13:28
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 28 Mar 2022, 13:41
	Tempo empregado
	13 minutos 31 segundos
	Avaliar
	2,00 de um máximo de 2,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os sistemas de informação de dados são necessários em todas as empresas, pois as “organizações contemporâneas atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos. Nesse contexto, para sobreviverem, as organizações necessitam de um rumo, de uma direção” (SOBRAL; PECI, 2008, p. 131) – para se planejarem, os dados são primordiais.
SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Em empresas cujo planejamento é adequado, obtêm-se muitos benefícios, principalmente no que tange ao acompanhamento de resultados, e sob esse prisma as informações são primordiais. Diante do exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Em mercados com grande volatilidade, as informações de dados sobre a organização podem ajudar na diminuição de riscos em tomadas de decisão.
Porque
II. Com dados mais precisos, além de se evitarem problemas de decisões inadequadas, pode-se projetar resultados mais assertivos, ou seja, com menor probabilidade de falhas.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
Questão 2
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o fragmento a seguir.
A tecnologia da informação surgiu como uma fonte que proporcionaria a redução de custos, agilizaria o processo decisório e diminuiria distâncias, e, além disso, ela tem sido, cada vez mais, aplicada em todos os ramos da atividade humana devido ao crescimento de seus recursos e habilidades.
SANTOS, A. P. O comércio eletrônico e as mudanças sobre o conteúdo e o processo decisório estratégico. 2002. Dissertação (mestrado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
Diante do exposto e de acordo com o estudado acerca dos elementos de infraestrutura que compõem a tecnologia da informação, leia as afirmativas a seguir.
I. Hardwares: equipamentos usados para a utilização do sistema, ou seja, a parte física (computadores, servidores etc.).
II. Softwares: sistemas e aplicativos criados para o gerenciamento; são a parte lógica do processo.
III. Arquitetura de sistemas: referente ao projeto, à análise e à engenharia de software, e às redes e/ou telecomunicações.
IV. Arquivos tridimensionais: visam dar mais credibilidade aos sistemas operacionais estudados.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. IV, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. III, apenas.
d. III e IV, apenas.
e. I, II e III, apenas. 
Questão 3
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto a seguir.
 
 
“Os seres humanos estão armazenando, recuperando, manipulando e comunicando informações desde que os sumérios na Mesopotâmia desenvolveram escrita em cerca de 3000 a.C., mas o termo tecnologia da informação em seu sentido moderno apareceu pela primeira vez em um artigo de 1958 publicado na Harvard Business Review; os autores Harold J. Leavitt e Thomas L. Whisler comentaram que ‘a nova tecnologia ainda não possui um único nome estabelecido. Devemos chamá-lo de tecnologia da informação’” (INFORMATION technology, s.d.).
 
INFORMATION technology. In: Educalingo: o dicionário para pessoas curiosas. [S.l.: s.n., s.d.]. Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-en/information-technology. Acesso em: 26 dez. 2019.
 
LEAVITT, H. J.; WHISLER, T. L. Management in the 1980’s. Harvard Business Review Home, [s.l.], nov. 1958. Disponível em: https://hbr.org/1958/11/management-in-the-1980s. Acesso em: 26 dez. 2019.
 
Como se observa, o termo tecnologia da informação foi cunhado em 1958; e seu conceito, na atualidade, de acordo com o estudado nos livros da disciplina é este:
Escolha uma opção:
a. trata-se do conjunto de recursos físicos ou lógicos organizados sistematicamente com o objetivo de viabilizar coleta, análise,  armazenamento, tratamento e apresentação de dados. 
b. é a forma como se realizam os estudos de tempos em tempos nas organizações, visando-se levantar dados observados em demonstrações financeiras de cada instituição.
c. é o planejamento estratégico realizado via sistemas de computadores organizados pela empresa de tempos em tempos, por cada setor e individualmente.
d. trata-se do levantamento sistemático do sistema de informações da área de produção, o qual é realizado pelo gerente da área em combinação com a área contábil da empresa objeto de gestão.
e. é o conjunto de dados organizados sistematicamente de forma manual pelos gestores da organização, visando trabalhá-los em reuniões periódicas com os funcionários das áreas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Todos os sistemas de informação visam apoiar a tomada de decisão, ainda que indiretamente, mas os sistemas de apoio à decisão são expressamente projetados para tal finalidade. À medida que esses sistemas são, cada vez mais, desenvolvidos para analisar conjuntos massivos de dados (conhecidos como big data), eles têm se tornado conhecidos como Business Intelligence  (BI), sendo de fundamental importância à gestão nas organizações.
 
Diante do exposto e dos seus estudos na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Devido à revolução da tecnologia da informação e ao surgimento de ferramentas de otimização para tratamento de grandes volumes de dados, surgiram os modelos OLAP (Online Analytical Processing) para a geração de relatórios estratégicos em tempo real.
 
Porque:
 
II. Esses modelos utilizam os conhecidos cubos de decisão, que combinam perspectivas e indicadores estratégicos, além de permitir ao gestor formular questionamentos, de forma ágil e prática, sem a necessidade de conhecimentos anteriores na área de tecnologia da informação.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
Questão 5
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
O cubo de decisão é uma ferramenta dinâmica, que permite ao tomador de decisão escolher a unidade de medida e as informações a serem avaliadas, que podem ser combinadas em tempo real. Ademais, um cubo de decisão fornece cálculos, litros, agrupamentos e classificações no momento da execução, ao contrário de um relatório gerencial, por exemplo, que pode ser estático.
 
LUCCA, G. Sistemas de Informações Gerenciais. Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV): Maringá/PR. Ano: 2021.
 
Com base nas informações apresentadas acima, leia as asserções abaixo:
 
I. Ao optar por utilizar um cubo de decisões no processo de tomada de decisões a organização dispensa a utilização de indicadores.
 
 
 
PORQUE
 
 
 
II. Os cubos de decisão geram muitas informações, que muitas vezes são desencontradas e sem foco na estratégia.
 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições falsas. 
b. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserçõesI e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Os processos organizacionais estão cada vez mais interligados e relacionados entre si, facilitando sobremaneira a forma como as empresas conduzem os negócios. Isso permite que todos na organização acompanhem tanto processos de abertura de um projeto para fabricação como os de produção, passando pela armazenagem, logística e áreas comercial, financeira e contábil, entre outras. Assim, os processos que outrora demandavam inúmeros colaboradores, atualmente, podem ser realizados com poucas pessoas e mais qualidade. 
 
Considerando as informações supracitadas e os seus estudos realizados na disciplina, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os sistemas ERPs disciplinam os departamentos a trabalharem de forma integrada, e, com isso, ocorre uma natural redução de falhas em registros de atividades operacionais da empresa.
Porque:
II. Os dados são adicionados e simultaneamente integram o banco de dados da empresa; logo, os procedimentos podem ser realizados por todas as áreas envolvidas no processo.
A seguir, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
A mineração de dados permite às organizações analisar dados continuamente e automatizar decisões rotineiras e críticas sem atrasos de decisões humanas. Por exemplo, os bancos podem detectar instantaneamente transações fraudulentas, solicitar verificação e até proteger informações pessoais contra roubo de identidade.
 
Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir, acerca dos benefícios da mineração de dados.
 
I. Previsão: permite prever fatos que possam ocorrer e, dessa forma, se antecipar à solução.
II. Identificação: pode ser utilizada para identificar comportamentos padrões de dados e agir em casos de inconsistências. 
III. Classificação: classificar a mineração de dados pode facilitar a segmentação em classes e categorias de clientes, por exemplo.
IV. Robotização: a robótica é o futuro – assim, pode-se deixar as atividades rotineiras no chão de fábrica por conta dela.
 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II, III e IV, apenas.
b. IV, apenas.
c. I, II e III, apenas. 
d. III e IV, apenas.
e. I, II, III e IV.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho a seguir.
 
Conforme expõe Lucca (2015, p. 11), “a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas. Até então, esse grande volume de dados era utilizado, momentaneamente, para gerir as atividades operacionais e, no máximo, para fins de relatórios gerenciais do nível tático”. 
 
LUCCA, G. Gestão estratégica da informação. Maringá: Centro Universitário de Maringá (NEAD), 2015. p. 11.
 
A respeito do processo de mineração de dados, pode-se afirmar que:
Escolha uma opção:
a. é a avaliação funcional dos funcionários da organização para a tomada de decisão sobre a demissão dos mesmos.
b. trata-se da inserção de informações no sistema, tais como as vendas realizadas em um dia em uma grande loja.
c. é uma ferramenta utilizada primordialmente por empresas de pequeno porte, em função da dificuldade de analisar o volume de dados da empresa.
d. é a busca de assertiva para o controle da organização sobre entrada e saída de pessoal.
e. é a transformação de dados brutos em correlações coerentes, para serem utilizados na gestão da organização. 
Questão 9
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Leia o excerto a seguir.
Cada vez mais, busca-se melhorar a performance nas organizações e o ERP com certeza facilita essa questão. A denominação ERP se traduz como a informatização do que antes era totalmente manual, visando transformar dados em informações para apoiar a gestão da empresa e torná-la mais ágil para obter acuracidade nas informações para os clientes internos e externos da organização.
BRANDÃO, A. ERP Sistema de Gestão Problema ou Solução? Rio de Janeiro: Travassos Publicações, 2017.
Acerca da citação supracitada e de seus estudos realizados sobre o ERP, é correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. agrega-se relativamente pouco à gestão realizada pelos sistemas ERP, uma vez que atualmente as informações podem ser verificadas de um dia para o outro sem prejuízo pela demora.
b. o sistema de geração de informação é realizado passo a passo, e são necessárias cerca de 24 horas para todo o sistema estar sincronizado e, portanto, as informações serem passíveis de acesso.
c. uma das desvantagens dos sistemas ERP é a demora na coleta de informações para serem disponibilizadas aos clientes internos da organização, o que, na área de vendas, é complicado.
d. os processos ERP, nas organizações, exigem que as operações sejam realizadas apenas após as validações internas mediante senha; dessa forma, uma operação de venda somente será visualizada após 12 horas de ocorrida.
e. o sistema ERP ajuda na gestão da empresa à medida que congrega várias informações em um só local, alimentado todas as áreas da organização de forma simultânea. 
Questão 10
Correto
Atingiu 0,20 de 0,20
Marcar questão
Texto da questão
Conforme expõe Lucca (2021), a expressão data mining, ou mineração de dados, surgiu na década de 1980, quando as organizações decidiram tornar útil a análise de suas grandes massas de dados, em busca de relações coerentes que pudessem identificar tendências estratégicas.
 
 
LUCCA, G. Sistemas de Informações Gerenciais. Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV): Maringá/PR. Ano: 2021.
 
Com base nas informações apresentadas acima, leia as asserções abaixo:
 
 
I. O processo de mineração de dados pode ser considerado um processo de apoio à tomada de decisões.
 
 
 
PORQUE
 
 
 
II. A Mineração de Dados tem por objetivo estabelecer conexões por meio do refinamento e transformação dos dados em informações.
 
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
 
Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina