Buscar

Guerra do fogo - Simone

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
Assista ao filme “A guerra do fogo” e responda as perguntas abaixo:
1) Segundo as evidências culturais qual época da pré-história está contextualizada no filme?
De acordo com as imagens do filme, se passa no período Paleolítico, também conhecido como idade da Pedra Lascada.
2) Descreva o habitat dos vários grupos a partir do que se pode observar no filme, registrando as características do relevo, fauna, flora e clima. 
O filme trata-se de 3 grupos. O primeiro grupo tem o fogo como adoração, algo que precisa ser preservado para se manterem vivos. O segundo grupo são canibais e já tem familiaridade com o manejo do fogo e o terceiro grupo já sabem as técnicas de manipular o fogo, fazer utensílios com a cerâmica e na construção de cabanas. No entanto, todos os grupos se comunicam com uma linguagem não verbal, apenas por gestos e grunhidos.
3) Em relação à produção e transmissão do conhecimento, cite e análise uma cena que evidencie essa produção e transmissão. 
Podemos dizer duas cenas marcantes no filme. A primeira é quando o personagem, que é interpretado pelo ator Everett McGill descobre como produzir fogo através da tribo Ika (interpretada pela atriz Rae Dawn Chong), depois disso surge uma descrença em cultuar o fogo, e isso é mostrado no final quando ele ensina as pessoas da tribo dele em como manipular o fogo. A segunda cena é o início da domesticação dos animais, é algo que passa abatido no filme, quando o personagem principal, Naoh oferece comida para o mamute afim de, embora não explícito, adquirir confiança do animal.

Outros materiais