Buscar

QUESTIONÁRIO ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS AULA 01 BIBLIOTECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 01 – BIBLIOTECONOMIA
1
Segundo os estudos de Lorentz (2006), civilizações mais arcaicas aniquilavam as pessoas que tinham alguma deficiência. Como exemplo o autor traz Esparta, onde, de acordo com a legislação instaurada, as crianças nascidas com alguma deformidade ou diferença anatômica não eram consideradas pessoas e, portanto, eram levadas ao alto de montes e atiradas de lá. Marque a alternativa que explica corretamente porque isso acontecia:
· Imaginavam que essas crianças deveriam ser eliminadas por representarem impedimentos para a procriação de sujeitos “normais”. Letra E
1
Segundo estudos da história da educação especial, a partir do século XX, em meio às guerras, as pessoas com deficiência puderam se livrar da percepção de invalidez e serem vistas como pessoas “úteis” ao trabalho. Esta nova concepção proporcionou o surgimento de classes especiais em escolas regulares e centros de reabilitação para deficiências diversas. Qual foi a razão para esse novo movimento ocorrer? Marque a alternativa que corresponde corretamente à questão:
· Da escassez de mão de obra qualificada, com a necessidade de educar e desenvolver, de maneira a construir a autonomia e as competências das pessoas com deficiência, avaliando-as como aptas ou inaptas. letra D
1
Eventos históricos e valores culturais influenciaram a trajetória das pessoas com deficiências, em decorrência de suas condições. Na Antiguidade, muitos princípios religiosos e a crença em maldições e misticismos justificavam o banimento e marginalização de pessoas com deficiências e enfermidades. É com a evolução da sociedade que essas pessoas passaram a receber maior aceitação. Analisando a história, podemos recortar três fases distintas, sobre as quais se pode afirmar:
· A fase mais importante na trajetória dos deficientes foi a da criação dos serviços especiais. No Brasil são criadas as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs).letra D
A utilização de novos termos e conceitos para se referir ao universo das pessoas com deficiência passou a indicar também novas perspectivas e desafios. Considerando esta mudança conceitual e a realidade que tal mudança acarreta, é possível afirmar, em relação ao conceito de inclusão, que:
· Para que o trabalho de inclusão obtenha bons resultados, é necessária uma preparação especial do professor. Letra D
1
Em tempos mais recentes, mesmo com os constantes progressos no campo da Educação, muitas pessoas com deficiência e seus familiares ainda se sentem desconfortáveis devido a preconceitos e rotulações. O próprio sistema educacional ainda faz uso de algumas expressões que podem ser consideradas discriminatórias. Nesta perspectiva, em relação aos conceitos empregados no período da criação dos chamados “serviços especiais”, pode-se dizer que:
· O conceito de necessidade faz parte das definições legislativas na atualidade, referindo a exigências educacionais, e não ao indivíduo propriamente. Letra D
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 02 – BIBLIOTECONOMIA
1
A cegueira é a situação da falta de percepção visual, causada por fatores fisiológicos ou neurológicos. Com relação a sua origem, as causas que acarretam tal distúrbio e como suas necessidades são consideradas, assinale a alternativa CORRETA.
· A cegueira causada por traumas oculares pode acontecer de diversas maneiras e em qualquer fase da vida.
1
Na educação inclusiva, é de fundamental importância que o professor esteja em constante processo de reciclagem, sendo capaz não apenas de detectar as chamadas “necessidades educacionais especiais”, estando atento ao comportamento e queixas de cada aluno, mas também de tomar atitudes corretas diante das situações que se apresentam. Assinale a alternativa que condiz CORRETAMENTE com o que este enunciado afirma:
· Para melhor atender ao aluno cego, um professor aprende o método Braille e elabora os textos e atividades escritas na forma adequada para ser lida pelo aluno.
1
É considerada “muda” a pessoa que não faz uso do seu aparelho fonador, composto por um conjunto de órgãos e estruturas que produzem os sons de nossa fala. É normal estabelecer uma relação entre a mudez e a surdez. Na perspectiva de relacionamento entre tais doenças, e na maior compreensão da situação dos “mudos”, assinale a alternativa CORRETA.
· A pessoa muda é aquela que não se comunica de forma inteligível, por não fazer uso do seu aparelho fonador, situação que nem sempre está relacionada à surdez.
1
Termos como cegueira e baixa visão são usados para definir as condições de pessoas pertencentes ao grupo com necessidades visuais especiais. De acordo com seus conhecimentos sobre tal grupo, é CORRETO afirmar que:
· É considerado cego o indivíduo que não consegue enxergar, mesmo que seja capaz de detectar algum movimento à sua frente.
1
Para os educadores, pode ser útil entender as causas da perda auditiva, pois para cada tipo de perda existe uma série de adaptações necessárias a uma educação eficaz. Com base no estudo destas causas, é CORRETO afirmar que:
· A otite média em crianças pequenas, se não detectada e tratada adequadamente, pode resultar em distúrbios auditivos.
PORTFÓLIO ATIVIDADE Os direitos fundamentais assumem posição de realce na sociedade quando se inverte a tradicional relação entre Estado e indivíduo e se reconhece que o indivíduo tem, antes de deveres, direitos perante o Estado, direitos dos quais vem-se avolumando, conforme as exigências específicas de cada momento histórico, ou seja, em cada período são descobertos direitos a partir da perspectiva do valor da dignidade humana, exatamente o que vem acontecendo na Educação, sobretudo, na inclusão social dos discentes. Faça uma reflexão sobre o trecho exposto.
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 03 – BIBLIOTECONOMIA
· A surdo-cegueira faz parte da Múltipla Deficiência Sensorial, sendo, de maneira mais simplista, considerada como a associação da deficiência auditiva com a deficiência visual, pois ela pode afetar também outros sistemas, como o tátil (do toque), o vestibular (do equilíbrio), o proprioceptivo (posição corporal), o olfativo (aromas e odores) ou o gustativo (sabor). Com relação à surdo-cegueira e ao processo de aprendizagem inclusiva, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Resposta Marcada :
Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos surdos-cegos é a comunicação.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· T. é uma criança com deficiência visual severa, acentuada microcefalia decorrente de toxoplasmose congênita e alteração significativa das funções neurológicas, motoras e intelectuais. As causas da deficiência de T., bem como suas características e necessidades, diferem daquelas que caracterizam o TEA. A criança fora diagnosticada como um indivíduo com “deficiência múltipla grave”. Tendo por base o caso de T. e o diagnóstico sugerido, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
A educação de T. deve ser baseada em suas potencialidades e limites, considerando, para isso, um diagnóstico correto.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Por se caracterizar como um distúrbio do desenvolvimento sem cura, de causas ainda não bem definidas e que compromete gravemente o desenvolvimento social das crianças, o autismo gera uma série de impactos para a vida do indivíduo autista. Todavia, na atualidade, frente a estudos e recursos pensados a este público-alvo, podemos afirmar que
Resposta Marcada :
Existem autistas que conseguem expressar, ao longo da vida, suas frustrações e dificuldades devido à própria condição.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· As características dos distúrbios relacionados ao chamado autismo são comuns a outras síndromes, permitindo, assim, classificá-las num mesmo grupo denominado Transtornos do Espectro autista, ou TEA, que agrupa os seguintes transtornos específicos: autismo, autismo de alto funcionamento, transtorno desintegrativo da infância, síndrome de Asperger, síndrome de Reti e transtorno invasivo ou global do desenvolvimento.
Sobre eles, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
O chamado autismo de alto desempenho era anteriormente diagnosticado como síndrome de Asperger.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Para a prática da Educação Inclusiva é fundamental conhecer tanto a deficiência quanto as necessidades de cada tipo de aluno com necessidades educacionais especiais. Não raro, porém, o diagnóstico do aluno ainda não foi estabelecido. Nestes casos, é desejável que o educador conheça também os sintomas de cada deficiência, com o intuito de orientar os responsáveis pelo aluno em relação à importância de um diagnóstico médico. Em relação à criança com um transtorno não diagnosticado, qual dos elementos citados abaixo indica um possível diagnóstico de autismo?
Resposta Marcada :
A criança que, por vezes, diz coisas de maneira repetitiva sem que se alterem suas expressões faciais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total5 / 5
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 04 – BIBLIOTECONOMIA
· “Inclusão” é um direito assegurado por lei. No entanto, duas reportagens do Jornal mineiro “O Tempo”, publicadas em outubro de 2015, afirmaram que “Escola rejeita aluno deficiente e caso vai parar na Polícia”, e ainda “Crianças autistas são aceitas, mas inclusão ainda é parcial”, o que evidencia que este direito não é suficientemente respeitado e garantido em sua íntegra. Analisando as situações relatadas, é CORRETA a afirmativa:
Resposta Marcada :
Diante da recusa de uma escola particular, em receber seu filho deficiente, os pais podem recorrer ao poder público para solucionar o impasse.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· No Brasil, durante anos as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram excluídas do Sistema de Educação Regular. Uma mudança significativa começa a acontecer a partir da Constituição Federal de 1988, que mudou os rumos da legislação em prol dos alunos com TEA. Marque a alternativa que se relaciona CORRETAMENTE com a situação do autista e os direitos legais adquiridos a partir da Constituição de 1988:
Resposta Marcada :
O Decreto nº 7.853, de 20 de dezembro de 1989, contempla a categoria de pessoas com necessidades educacionais especiais, logo os autistas se encaixam dentre os beneficiados pelo Decreto.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· No que se refere ao sistema de educação atual, a palavra chave é inclusão. Podemos, entretanto, nos indagar sobre o sujeito há quem a prática inclusiva se interessa. Assinale a resposta que melhor indica quais podem ser os sujeitos beneficiados pelo processo de inclusão bem-sucedida.
Resposta Marcada :
Todos aqueles que possuem necessidades educacionais especiais são beneficiados pela inclusão, não apenas alunos com deficiência, mas também os superdotados.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Inclusão: do verbo incluir, no sentido etimológico, significa conter em compreender, fazer parte, participar de. Ato de inserir algo ou alguém. Tem origem nesta palavra a terminologia “Educação Inclusiva”. Assinale a alternativa que melhor define a expressão “Educação Inclusiva”.
Resposta Marcada :
A Educação Inclusiva pode ser definida como uma busca por novos paradigmas de educação, sem discriminações, promovendo a justiça social.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Não se pode falar em Sistemas de Ensino Inclusivo, sem se fazer um resgate dos principais fatos históricos que antecederam a ele. Também deve-se levar em conta as políticas públicas de Educação, que regulamentam a sua elaboração e execução. A partir disso, assinale a alternativa CORRETA.
Resposta Marcada :
A Declaração de Salamanca reforça os objetivos de documentos anteriores, em defesa da criança e de um sistema educacional inclusivo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 05 – BIBLIOTECONOMIA
· Inês tem 15 anos, mora na zona rural, distante da cidade e é uma das três alunas com deficiências múltiplas graves numa classe inclusiva de 7º ano de uma escola municipal.
Como os gestores desta escola podem lidar com a situação de Inês e de suas colegas, uma vez que a presença de especialistas e profissionais de apoio representa uma dificuldade para a escola?
Resposta Marcada :
Utilizando-se do recurso da internet e da Educação a Distância, com o intuito de levar instruções aos professores e buscar ajuda especializada.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Alunos com os mais diversos tipos de deficiência encontram na tecnologia recursos que facilitam o processo ensino/aprendizagem, o que pode tornar a atividade em sala de aula ou em casa menos cansativa e mais interessante. É claro que elas precisam ser usadas com parcimônia, pois existem situações em que elas simplesmente não são necessárias. Com relação à necessidade do uso desses recursos, assinale a alternativa CORRETA:
Resposta Marcada :
Os recursos tecnológicos, como computadores que transformam a escrita comum em Braille, beneficiam também o professor.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Alunos com ou sem deficiência podem usar a internet para desenvolver atividades curriculares na escola ou em casa. Como, na atualidade, é cada vez mais comum que alunos dominem bem o uso de tecnologias, pode acontecer que a solução para uma adaptação que ajude um colega com deficiência possa ser apresentada por outro colega. Diante desta constatação podemos admitir que:
Resposta Marcada :
Diversos recursos tecnológicos podem ser usados para permitir que o aluno com deficiência faça novos amigos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Na atualidade, a tecnologia é cada vez mais usada para que as pessoas possam adquirir novos conhecimentos, formar opiniões, se conectar a outras pessoas e para agilizar a comunicação. Bem usada no nosso dia-a-dia, pode trazer melhoria na qualidade de vida do cidadão. Se a inclusão é considerada como processo de promoção da cidadania, como a tecnologia pode influenciar neste processo? Assinale a resposta mais condizente com a abordagem:
Resposta Marcada :
Ao fazer uso da tecnologia para estudar o conteúdo de matéria do currículo escolar, o aluno poderá adquirir mais conhecimento.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Durante muito tempo, as pessoas com deficiências físicas sofreram preconceitos e discriminação, sendo considerados improdutivos e incapazes. Na atualidade, com o desenvolvimento de técnicas de recuperação e o auxílio da tecnologia, eles são capazes de desenvolver tarefas, dançar, praticar diversas modalidades de esportes e interagir com outras pessoas. Rudy Garcia-Tolson, usando pernas mecânicas especiais, carregou a chama olímpica nos jogos Olímpicos de 2002. Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE como a tecnologia pode influenciar a vida da pessoa com deficiência física:
Resposta Marcada :
Com o uso de membros de alta tecnologia, o deficiente físico pode desenvolver a mobilidade ao ponto de se tornar independente.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total5 / 5
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 06 – BIBLIOTECONOMIA
· A Tecnologia Assistiva pode significar dar ao aluno com Transtorno do Espectro Autista condições de ______________________.
Resposta Marcada :
Interagir e aprender.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Na afirmativa: “Para as pessoas sem deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis”, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
Oferece recursos que individualizam os processos de aprendizagem.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento ________________ e objetiva promover a funcionalidade em pessoas com deficiência, buscando proporcionar autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Resposta Marcada :
Interdisciplinar.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A comunicação alternativa é, sem dúvida, um dos recursos mais utilizados da TA com alunos com TEA, entretanto tais recursos variam, assim é correto afirmar que:
Resposta Marcada
:
Softwares como Boardmaker confeccionam recursos de comunicação alternativa (pranchas).
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A classificação da TA identifica recursos utilizados que podem ser agrupados de acordo com a funcionalidade que tem para determinada deficiência. Assim, pensando num aluno que tenha Transtorno do Espectro Autista, é correto afirmar que serão utilizados na escola, certamente:
Resposta Marcada :
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA).
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total5 / 5
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 07 – BIBLIOTECONOMIA
· Sobre a Comunicação Aumentativa Alternativa, os recursos de alta tecnologia, são utilizados de que forma?
Resposta Marcada :
Através de sistemas de comunicação mais sofisticados, com utilização do computador.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Na afirmativa sobre o uso de CA, “É preciso que se estabeleça entre o professor e a família um espaço de comunicação e cooperação”, é correto afirmar que:
Resposta Marcada :
Que o professor irá capacitar a família quanto ao uso da CA.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· A ______________ tem papel fundamental na avaliação prévia do aluno para definição do melhor recurso a ser utilizado como Comunicação Alternativa.
Resposta Marcada :
Família.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Para conhecer as necessidades do aluno que fará uso da Comunicação Alternativa, sugere-se que o professor avalie:
Resposta Marcada :
A competências linguística, as formas de expressão, as habilidades físicas, emocionais, cognitivas, as competências de autonomia pessoal, o nível geral de conhecimento e quais problemas de comportamento o aluno apresenta.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O software SCALA foi desenvolvido como um Sistema de Comunicação Alternativa para Letramento de Pessoas com Autismo, composto da seguinte forma:
Resposta Marcada :
O software possui um módulo para a construção de pranchas de comunicação e um de narrativas visuais para construção de histórias.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total5 / 5
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 08 – BIBLIOTECONOMIA
1
Quanto ao fato de a educação inclusiva ser um objeto de aprendizagem docente, é possível afirmar que:
· As escolas deveriam investir na formação continuada.
1
Em que momento o professor precisa estar atento aos itens citados abaixo?
a) O dispositivo empregado não encoraja ou exige que o educando execute movimentos inapropriados.
b) Sua utilização não despende uma grande quantidade de força física
c) Seu uso deve propiciar segurança e conforto para o educando.
d) Sua confecção deve primar pelo baixo custo, porém, com alta capacidade de resolução das necessidades do usuário
e) Exigir manutenção mínima e facilidade de manuseio.
f) Ser personalizado às necessidades do usuário
g) Possuir durabilidade.
h) Ter boa aceitação social ou invisibilidade relativa.
· Após avaliar o aluno, ao estabelecer os objetivos de utilização do recurso escolhido.
1
Complete: Para uma educação inclusiva, pautada no uso da TA, as instituições de ensino precisam estabelecer o desenvolvimento de um projeto de formação de professores que priorize a _________________.
· Formação humanizadora.
1
Considere que o professor seja o responsável pelo uso da TA na escola. Assim, é correto afirmar que:
· O professor irá escolher o recurso de TA a ser utilizado e fará a avaliação do processo.
.
1
No uso da Tecnologia Assistiva como recurso da educação inclusiva, o mais importante é:
· Que o professor tenha uma rede de apoio dentro e fora da escola.
QUESTIONÁRIO 
–
 
ACESSIBILIDADE E 
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS 
–
 
AULA 01 
–
 
BIBLIOTECONOMIA
 
1
 
Segundo os estudos de Lorentz (2006), civilizações mais arcaicas aniquilavam as pessoas que tinham 
alguma deficiência. Como exemplo o autor traz Esparta, onde, de acordo 
com a legislação 
instaurada, as crianças nascidas com alguma deformidade ou diferença anatômica não eram 
consideradas pessoas e, portanto, eram levadas ao alto de montes e atiradas de lá. Marque a 
alternativa que explica corretamente porque isso acontecia:
 
·
 
Imaginavam que essas crianças deveriam ser eliminadas por representarem 
impedimentos para a procriação de sujeitos “normais”.
 
Letra E
 
1
 
Segundo estudos da história da educação especial, a partir do século XX, em meio às guerras, as 
pessoas com deficiência
 
puderam se livrar da percepção de invalidez e serem vistas como pessoas 
“úteis” ao trabalho. Esta nova concepção proporcionou o surgimento de classes especiais em escolas 
regulares e centros de reabilitação para deficiências diversas. Qual foi a razão par
a esse novo 
movimento ocorrer? Marque a alternativa que corresponde corretamente à questão:
 
·
 
Da escassez de mão de obra qualificada, com a necessidade de educar e 
desenvolver, de maneira a construir a autonomia e as competências das pessoas 
com deficiência,
 
avaliando
-
as como aptas ou inaptas.
 
letra D
 
1
 
Eventos históricos e valores culturais influenciaram a trajetória das pessoas com deficiências, em 
decorrência de suas condições. Na Antiguidade, muitos princípios religiosos e a crença em 
maldições e misticis
mos justificavam o banimento e marginalização de pessoas com deficiências e 
enfermidades. É com a evolução da sociedade que essas pessoas passaram a receber maior aceitação. 
Analisando a história, podemos recortar três fases distintas, sobre as quais se po
de afirmar:
 
·
 
A fase mais importante na trajetória dos deficientes foi a da criação dos serviços 
especiais. No Brasil são criadas as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais 
(APAEs).
letra D
 
A utilização de novos termos e conceitos para se referir ao univ
erso das pessoas com deficiência 
passou a indicar também novas perspectivas e desafios. Considerando esta mudança conceitual e a 
realidade que tal mudança acarreta, é possível afirmar, em relação ao conceito de inclusão, que:
 
·
 
Para que o trabalho de inclusã
o obtenha bons resultados, é necessária uma 
preparação especial do professor.
 
Letra D
 
 
1
 
Em tempos mais recentes, mesmo com os constantes progressos no campo da Educação, muitas 
pessoas com deficiência e seus familiares ainda se sentem desconfortáveis 
devido a preconceitos e 
rotulações. O próprio sistema educacional ainda faz uso de algumas expressões que podem ser 
consideradas discriminatórias. Nesta perspectiva, em relação aos conceitos empregados no período 
da criação dos chamados “serviços especiais
”, pode
-
se dizer que:
 
·
 
O conceito de necessidade faz parte das definições legislativas na atualidade, 
referindo a exigências educacionais, e não ao indivíduo propriamente.
 
Letra D
 
 
 
QUESTIONÁRIO – ACESSIBILIDADE E 
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS – AULA 01 
– BIBLIOTECONOMIA 
1 
Segundo os estudos de Lorentz (2006), civilizações mais arcaicas aniquilavam as pessoas que tinham 
alguma deficiência. Como exemplo o autor traz Esparta, onde, de acordo com a legislação 
instaurada, as crianças nascidas com alguma deformidade ou diferença anatômica não eram 
consideradas pessoas e, portanto, eram levadas ao alto de montes e atiradas de lá. Marque a 
alternativa que explica corretamente porque isso acontecia: 
 Imaginavam que essas crianças deveriam ser eliminadas por representarem 
impedimentos para a procriação de sujeitos “normais”. Letra E 
1 
Segundo estudos da história da educação especial, a partir do século XX, em meio às guerras, as 
pessoas com deficiência puderam se livrar da percepção de invalidez e serem vistas como pessoas 
“úteis” ao trabalho. Esta nova concepção proporcionou o surgimento de classes especiais em escolas 
regulares e centros de reabilitação para deficiências diversas. Qual foi a razão para esse novo 
movimento ocorrer? Marque a alternativa que corresponde corretamente à questão: 
 Da escassez de mão de obra qualificada, com a necessidade de educar e 
desenvolver, de maneira a construir
a autonomia e as competências das pessoas 
com deficiência, avaliando-as como aptas ou inaptas. letra D 
1 
Eventos históricos e valores culturais influenciaram a trajetória das pessoas com deficiências, em 
decorrência de suas condições. Na Antiguidade, muitos princípios religiosos e a crença em 
maldições e misticismos justificavam o banimento e marginalização de pessoas com deficiências e 
enfermidades. É com a evolução da sociedade que essas pessoas passaram a receber maior aceitação. 
Analisando a história, podemos recortar três fases distintas, sobre as quais se pode afirmar: 
 A fase mais importante na trajetória dos deficientes foi a da criação dos serviços 
especiais. No Brasil são criadas as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais 
(APAEs).letra D 
A utilização de novos termos e conceitos para se referir ao universo das pessoas com deficiência 
passou a indicar também novas perspectivas e desafios. Considerando esta mudança conceitual e a 
realidade que tal mudança acarreta, é possível afirmar, em relação ao conceito de inclusão, que: 
 Para que o trabalho de inclusão obtenha bons resultados, é necessária uma 
preparação especial do professor. Letra D 
 
1 
Em tempos mais recentes, mesmo com os constantes progressos no campo da Educação, muitas 
pessoas com deficiência e seus familiares ainda se sentem desconfortáveis devido a preconceitos e 
rotulações. O próprio sistema educacional ainda faz uso de algumas expressões que podem ser 
consideradas discriminatórias. Nesta perspectiva, em relação aos conceitos empregados no período 
da criação dos chamados “serviços especiais”, pode-se dizer que: 
 O conceito de necessidade faz parte das definições legislativas na atualidade, 
referindo a exigências educacionais, e não ao indivíduo propriamente. Letra D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais