Buscar

Turma 2021 - Análise Institucional

Prévia do material em texto

ANÁLISE INSTITUCIONAL
Caracterização da Unidade Concedente
	Dados Gerais: 
	Estagiário(a): 
Tatiane da Silva Alves
	Unidade Concedente: 
Escola Municipal Doutor Joaquim Vicente de Castro 
 CNPJ: 72.453.715/0001-00
	Endereço: 
Rua Quintino Bocaiúva
	Cidade/Estado:
 Apucarana/ PR
	CEP: 
86811-000
	Telefone: 
(43) 3033-4215
	Supervisor(a) de campo: 
Débora Cristina Gama Alves
	E-mail: 
escola.drjoaquim@gmail.com
	Carga horária semanal: 
Máximo 6 horas diárias e 30 horas semanais
	Vigência do Estágio: 
14/04/2022 a 15/04/2023
1 - Contexto escolar: 
Realização do estágio supervisionado na escola municipal Drº Joaquim Vicente de Castro, localizada no bairro Jardim Santa Rosa, na cidade de Apucarana estado do Paraná. A instituição oferta atendimento no período integral, no horário das 07h30min às 16h30min. A instituição atende a um total de 360 alunos, que são desde pré-escola ensino infantil até o 5º ano do ensino fundamental I, na região e das proximidades, idade entre 4 anos e 11 anos, na instituição pública municipal. 
Na gestão da escola uma diretora, duas coordenadoras e uma secretaria, 18 professoras, com formação mínima em pós-graduação, sendo realizado projetos com cronogramas do calendário escolar definido pela Autarquia Municipal da Educação realização e periodicidade de reuniões do conselho de classe, pais e comunidade.
A estrutura física conta com secretaria e uma sala da direção e coordenadoras, 15 salas de aulas sendo 4 de educação infantil que atende crianças do pré-escola, 10 com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, 1 sala de recursos multifuncionais, 1 sala dos professores, quadra poliesportiva, pátio escolar, refeitório e cozinha, banheiro feminino e masculino e o PNE ( Pessoas com necessidade Especiais).
2 - Contexto sócio-político: 
O ensino da Língua Espanhola faz parte da grade curricular da rede municipal da cidade de Apucarana desde 2020. As turmas da Pré-Escola ao 5º ano do Ensino Fundamental assistem a aulas semanais da disciplina, com cronograma de aulas. A importância da implantação dessa matéria no currículo alunos, e para conhecimento e abertura de portas para o futuro dos alunos, o aprendizado do espanhol abrirá possibilidades muito importante e valorização educacional. E quando estiverem ingressando no mercado de trabalho isso será vantajoso. Pois, diversas empresas apucaranenses mantêm comércio com os países membros do MERCOSUL.
A aquisição de uma língua estrangeira possibilita um resultado de vários fatores que possa interessar ao estudante com material utilidade, ambiente propício e metodologia do professor na sala de aula. 
Analisado melhor sua pratica de ensino permitido técnica pedagógica que promova melhor desempenho e podendo basear a pratica como rumo a realização de seu objetivo e com didática do cotidiano para que o aluno possa exercer com eficiência sua segunda línguas. O professor precisa sabe que além da disciplina e sua teoria e método efetivo que alcance o resultado esperado para sua satisfação e do educando.
3 - Organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola
O Projeto político-pedagógico da escola é organizado nas seguintes partes: na identificação, diagnóstico do estabelecimento de ensino sua localização e clientela que atende, princípios didático-pedagógicos ações a serem conquistadas e realizadas, distinguindo e esclarecendo o método de trabalho, apontando rudimentos, crenças e valores, e sistematização das ações da escola, esclarecendo e analisando criticamente, derivando os problemas e necessidades da escola em vinculando ao ensino e aprendizagem, associação do tempo e espaço, descrição de trabalho na escola, índices de evasão e reprovação, organização da hora- atividade e organização da prática pedagógica.
 Informações que se configuram num guia que expede ao Plano de Trabalho Docente (PTD) e à avaliação.
Essa discussão sobre os direitos humanos na instituição escolar aonde possamos considerar o pensionamento político quando a referência de educação que a comunidade que pretendemos construir para o futuro. Tratar do ensino como que realiza pesquisa teórica utilizado procedimento como a revisão de leitura e analise de documento.
Construí proposta pedagógica que atende ao público como a comunidade e dento em vista do desenvolvimento do educando capaz de entende, compreende e modificar a própria realidade e tenha seu direito garantido.
Diante dos documentos norteadores estão a equidade (condições de acesso e permanência dos estudantes); qualidade, capacidade (instrumentos, desenvolvimento, produção de métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem, realidade de órgãos colegiados, Efetiva democracia no metodo de decisão); gestão de preceitos democrática (compartilhamento de decisões, abrange as dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras); liberdade, autonomia e iniciativa (expressa a forma como a Instituição exerce sua autarquia relacionada aos aspectos pedagógicos, financeiros, administrativos e jurídicos) e; valorização e enaltecimento do magistério (programa de formação continuada).
São vários os documentos que compõem o cotidiano escolar, como o calendário escolar, os diários de classe, o plano de ação, regimento escolar, dentre outros. Especificamente, será analisado o PE ou PTD de Língua Espanhola.
Para que o PPP , como disposição de associação do trabalho da escola, seja coerente com a escola pública e democrática, é necessário basear-se nos seguintes princípios básicos: a) Equidade: assegurar direitos iguais a todos, com a garantia do acesso à educação, da permanência, participação e aprendizagem do estudante, devendo ser garantida pela mediação da escola; b) Qualidade: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Art. 3º, inciso IX, garante um padrão de qualidade para educação brasileira, que deve estar articulada à plena realização do direito à educação, no sentido de promover a aprendizagem do estudante. Nesse panorama, a associação curricular torna-se balizadora, conforme ressalta o Art. 13 Res. Nº 2 /2012-CNE, quando deixa claro que as unidades escolares devem orientar a definição de toda proposição curricular, fundamentada na seleção dos conhecimentos, espaços, componentes, metodologias, tempos, acomodações, colocações alternativas e maneira de avaliação, contemplando: as extensões do trabalho, da ciência, da tecnologia, e da cultura como eixo integrador entre as competências distintas das naturezas, contextualizando-os em sua extensão histórica e em relação ao contexto social contemporâneo. c) Gestão democrática: ampla comunicação dos representantes da comunidade escolar nas decisões/ações administrativas e pedagógicas, da escola, assegurando sua clareza e legitimidade, garantindo a existência das ações acordadas; d) Liberdade: está associado à ideia de autarquia, devendo ser considerada na relação entre os diversos segmentos da escola, em um contexto comunicativo, onde todos tem circunstancia na tomada de determinações e, responsabilidades sobre elas. e) Valorização do Magistério: a qualidade de ensino e o sucesso na tarefa de educar estão profundamente relacionados a: formação inicial e continuada, com base no discernimento sobre as práticas pedagógicas, tempos de análise coletivas dos desenvolvidos na perseverança de forma sistemática;
4 - Biblioteca:
 Os alunos recebem as apostilas e livros da disciplina de língua espanhola, que faz parte do componente curricular da escola. Mas a escola não conta com acervo bibliotecário, mas têm projetos de produção literária da literatura espanhola voltada para cada série que o aluno está, de acordo com a aprendizagem, calendário escolar e desenvolvimento do aluno, projetos de leitura na programação da disciplina escolar. 
5 - Laboratório de multimídia (informática, videoconferência, cinema, etc.): 
A instituição não disponibiliza laboratório de informática, mas possui recursos como TV, com acesso à internet e acesso a músicas em espanhol, inserindo projeto musical no usopara atividades da aula de Língua Espanhola e das atividades realizadas.
Ao assistirem um programa, assim tendo com o objetivo aprender algo e desenvolver a capacidade e a qualidade da observação e da atenção, sem contar que desenvolver melhores valores para direcionar a próprio lazer e no processo de discursão. 
Com o meio de comunicação muito mais próximo do aluno a televisão coloca algo em contexto de leitura crítica, com grande virtude de ajudar na contextualização e faz parte do mudo real do aprendiz e muitas vezes a relação com situações reais da vida em sociedade.
6 - Uso de celulares na escola: 
 Com já sabemos o século XXI começou em 2001, aí temos um novo elemento que mostra a transformação do ser humano e na existência da raça. As crianças desse século já nasceram junto com a tecnologia e não tem como você não permitir a usar esse tipo de comunicação, mais existe alguma ressalva que pode ajudar a todos, e hoje o uso de aparelho só e permitido pela escola com o próprio aparelho que o município disponibilizar.
Nessa instituição escolar não é permitido o uso de aparelho celular , mas é disponibilizado o uso de tablet adaptado com recursos e app para uso da aprendizagem, com jogos em língua espanhola interativos e aprimorados para aperfeiçoamento e fixação das atividades exercidas dentro da sala de aula. 
7 - Considerações do Estagiário: 
O espaço físico da escola, é bastante amplo, separado por series e bem organizado, interativo, acessível e cômodo. 
A equipe diretiva e professores, bem atentos e educados, alunos disciplinados e atenciosos, muitos interessados na disciplina em aprender uma língua nova.
Entende-se a importância dos distintos documentos, tidos como direções do ensino de língua estrangeira, orientam o ensino de língua coligado ao trabalho com a cultura. 
Como referencial teórico para execução das análises dos livros didáticos e dos documentos oficiais foram adotados conceitos do ensino aprendizagem, com consulta a documentos oficiais que orientam o currículo de Língua Espanhola na instituição e políticas de valorização docente, e a importância no ensino da língua espanhola no ensino gratuito educacional.
No contexto físico, seria necessário acervo de livros na língua espanhola, como literaturas infantis, que não fuja do contexto escolar se tratando de escola do ensino infantil e fundamental I, ou da biblioteca interativa, onde o aluno possa levar para casa em escala, uma vez por semana para aprimorar as leituras, isso para os maiores do 4ª e 5ª ano. 
Pensando na perspectiva da escola municipal onde a lei não obriga o ensino da língua espanhola no contexto escolar, sendo facultativo, mas nos projetos de lei, onde o parlamentar propõe a disciplina facultativa no sexto, sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamental e obrigatória no ensino médio. E isso o ensino municipal das escolas de Apucarana implantou o ensino nas escolas de nível ensino infantil e ensino fundamental I sendo da pré-escola ao 5º ano.
A organização das disciplinas, seu conteúdo para cada série está bem organizado e adaptado para cada turma em sua idade, os alunos aprendem de forma interativa, com atividades de pinturas, confecção de materiais, leitura de pequenos textos e criações., músicas e conversação entre professor e aluno e aluno e aluno, naquilo que pode ser feito na observação inicial, conhecendo as turmas.
No que foi observado inicialmente, consegui aprimorar meu conhecimento, no contexto da análise institucional, para o ensino aprendizagem.
REFERÊNCIAS:
CONTEXTO ESCOLAR: PRÁTICAS EDUCATIVAS DO PROFESSOR, COMPORTAMENTO E HABILIDADES SOCIAIS INFANTIS
Disponível em <https://www.scielo.br/j/pee/a/JK7954kNN6PzVXQDwFQwrVv/?format=pdf&lang=pt> Acesso em 16/08/2022.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA.
Disponível em <https://www.educacao.ma.gov.br/files/2016/12/Projeto-Pol%C3%ADtico-Pedag%C3%B3gico-PPP-SEDUC-PDF-1.pdf > Acesso em 16/08/2022.
PROFESSORES PASSAM POR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE ESPANHOL
Disponível em <http://www.apucarana.pr.gov.br/site/professores-passam-por-formacao-continuada-para-o-ensino-de-espanhol> Acesso em 11/08/2022.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ENSAIO TEÓRICO. Disponível em <https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/?lang=pt> Acesso em 15/08/2022.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM ENSAIO TEÓRICO. Disponível em < https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Vnb6QkC3m7fSsxV6CDqjpcw/?lang=pt> Acesso em 15/08/2022.
PROJETOS PRETENDEM TORNAR ENSINO DE ESPANHOL OBRIGATÓRIO NAS ESCOLAS
Disponível em <https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/09/28/projetos-pretendem-tornar-ensino-de-espanhol-obrigatorio-nas-escolas> Acesso em 12/08/2022.
1
Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus de Jacarezinho
Fone/Fax: +55 (43) 3525-7232
Avenida Manoel Ribas, 215 - 1o Andar - Centro. CEP 86400-000 
Jacarezinho - Paraná - Brasil
2

Continue navegando