Buscar

Diversidade Cultural Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Identifique os principais elementos de nossa cultura e de que etnia eles são originários.
 O Brasil tem uma diversidade cultural enorme e cada região possui as suas características. No Norte, a influência indígena associada a colonização portuguesa, possibilita a manifestação cultural através da arte com cerâmica, a culinária a base de peixe, a dança carimbó, a lendas dos botos e o festival de Paratins (MAIA, 2017; SANTANA, 2011).
 Já no Nordeste, a presença dos africanos, além da influência indígena e portuguesa, contribuiu para manifestações culturais regionais, tanto em festas como na culinária, como o Acarajé na Bahia, o frevo em Pernambuco, a festa de Bom Jesus com procissão no Rio São Francisco, além de outras festas e comidas típicas das regiões (MAIA, 2017; SANTANA, 2011).
 No centro-oeste, as tradições culturais têm grande influência indígena, manifestadas na Folia de Reis, na arte em cerâmica, na culinária típica da região, que acabou também tendo a contribuição da migração sulista, paulista, e paraguaia, com manifestações culturais associadas a estes povos (MAIA, 2017; SANTANA, 2011).
 No estado mais populosos do país, no Sudeste, a influência cultural é bastante diversa, com raízes indígenas, português e africana, além da imigração Italiana e alemã em alguns estados. Temos o carnaval e o samba de origem africana, a comida e arquitetura mineira com influências portuguesas, além de outras tradições típicas de cada estado (MAIA, 2017; SANTANA, 2011).
 Por fim, o Sul, com influência alemã nas suas festas de Oktoberfest, na culinária Italiana como a polenta e a tradição do vinho, além da influência indígena, portuguesa, espanhola, na formação do Gaúcho, do chimarrão e do churrasco (MAIA, 2017; SANTANA, 2011).
 Assim, diversas etnias contribuíram na formação da cultura brasileira, com hábitos bastante regionalizados. Os indígenas com a contribuição na arte cerâmica e em festas locais, os africanos com a sua culinária e o samba, os portugueses na arquitetura de diversas cidades e no sotaque, e os alemães e italianos com a sua arquitetura, culinária e festas típicas (MAIA, 2017). 
 Portanto, a cultura brasileira é formada por diversas etnias, bastante miscigenadas, com hábitos comuns de diferentes povos e bastante plural, estando mais associados a culinária, manifestações culturais, diferenças linguísticas, estilos arquitetônicos e na desigualdade social produzido ao longo da história brasileira. Além disso, atualmente a cultura americana apesar não ter tal etnia de forma significativa no Brasil, tem parcela na contribuição atual dos hábitos da sociedade. 
 Dessa forma, com base em pesquisas bibliográficas, podemos citar as principais etnias e as suas principais contribuições nos elementos da cultura brasileira, que é bastante diversa e miscigenada, além de regionalizada: 
 - Indígenas: Foram os primeiros habitantes do país, traduzindo em influência no vocabulário em palavras pipoca e mandioca, além do nome de pessoas e cidades. Ainda, na culinária contribuíram com a tapioca, o tucupi, açaí e a guaraná. 
- Portugueses: Arquitetura colonial em diversas cidades brasileiras, a língua falada, e a igreja católica, são as principais influências na cultura brasileira. 
- Africanos: Contribuem na cultura brasileira com o samba, o acarajé, o carnaval e as religiões de matriz africana. 
- Italianos: A culinária italiana tem uma grande contribuição na cultura brasileira, como a pizza, as massas e o vinho, além da religião católica. 
- Alemães: As festas de Oktober, a cerveja, a cuca e as religiões protestantes são as maiores contribuições na cultura brasileira, além da arquitetura em algumas cidades. 
Identifique também os conflitos e convergências entre eles e sua presença no nosso cotidiano.
Atualmente existem alguns conflitos em algumas regiões do país entre indígenas e outras etnias diversas que tentam invadir as reservas indígenas e ocasiona até mesmos disputas com mortes. Já outros conflitos estão associados ao preconceito e racismo, especialmente contra os negros, que está mais presente no dia a dia, que reflete também na desigualdade social. 
Já em convergências podemos citar os hábitos culinários, religiosos e festivos, em que diversas etnias incluíram nos seus costumes. É caso do carnaval e do folclore, difundido por diversas regiões do Brasil, na qual todas etnias acabam inseridas, em menor ou maior grau nestas tradições. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
MAIA, Tatyana de Amaral. A “história da cultura brasileira” e o modernismo-conservador na ditadura civil-militar (1972-1976). Saeculum - Revista de História; João Pessoa, 2017. 
SANTANA, Esther. Cultura Brasileira. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/antropologia/cultura-brasileira. Último acesso em 11/11/2022. 
SANTOS, Thamires. Embates entre indivíduos ou grupos com características distintas. Disponível em https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/geografia/conflitos-etnicos. Último acesso em 13/11/2022. 
SILVA, Debora Barbosa da. A cultura brasileira. Disponível em: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15421416022012Geografia_do_Brasil_Aula_10.pdf. Último acesso em 11/11/2022.

Mais conteúdos dessa disciplina