Buscar

Importância da Educação em Saúde na Atenção Primária

Prévia do material em texto

EuREVISÃO ENFERMAGEM EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE
1- Qual a importância da educação em saúde na Atenção Primária?
 R: A educação em saúde é uma importante ferramenta utilizada na Atenção Primária à Saúde para incentivar o autocuidado e estimular a autonomia dos sujeitos. Sendo assim, é um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve: promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.
2- Qual a importância do diagnóstico educativo na enfermagem? Descreva sobre
R: Um diagnóstico de enfermagem preciso aumenta a segurança do paciente, além de proporcionar um atendimento de qualidade e eficiente. Isso porque por meio dele será identificada cada potencial síndrome que uma pessoa pode ter, bem como o registro de todos os sinais vitais relevantes.
3- Cite alguns exemplos de ações educativas na Atenção Primária.
 R: Realização de grupos (gestantes, hipertensos etc), Ações em espaços públicos na comunidade, Rodas de Conversa.vA oferta de ações educativas e de promoção da saúde mais frequentes eram voltadas à prevenção de diabetes mellitus e hipertensão arterial, ao acompanhamento do pré-natal e puerpério - aleitamento materno e prevenção do câncer de colo de útero e de mama.
4- Cite quais são os tipos de ação educativa? Descreva sobre cada uma.
 R: As ações educativas podem ser classificadas como básicas (atividades de educação não formal, como cursos, oficinas e palestras) ou regulares (educação formal, pós-graduação etc.)
5- O que são ações educativas e sua importância?
R: As ações de educação são medidas voltadas para instruir ou informar o público a respeito de uma questão cultural. Para que isso se concretize, existe um plano pedagógico próprio, que tem, como objetivo, consolidar um conhecimento específico. Com foco nas áreas da cultura, educação e juventude, a Ação Educativa dedica-se à formação de educadores, de jovens e agentes culturais; à produção de materiais didáticos e metodologias participativas; à difusão cultural; à pesquisa, informação e mobilização social.
6- Qual o papel da enfermagem nas ações educativas? Cite 4 exemplos de ações a serem realizadas no contexto atual.
R: É desenvolver ações de educação em saúde na unidade de saúde, na equipe, na comunidade, no domicílio, no trabalho em grupos de usuários/pacientes, nas escolas e nas associações comunitárias, promovendo a construção de hábitos saudáveis e a redução de riscos e agravos por meio da interação com indivíduos e populações. Como por exemplo palestras em sala de espera, orientações em visitas domiciliares, palestras em escolas, empresas e grupos religiosos
7- Considera-se que o processo de trabalho de enfermagem está dividido em quatro subprocessos, cite quais são eles? Descreva a importância de cada um.
 R: : cuidar ou assistir: tem como objeto o cuidado demandado por indivíduos, famílias, grupos sociais, comunidades e coletividades. 
Administrar ou gerenciar: tem como objeto o cuidado demandado por indivíduos, famílias, grupos sociais, comunidades e coletividades.
Ensinar: Enfermagem tem dois agentes o aluno e o professor de enfermagem. Seu objeto são os indivíduos que querem se tornar profissionais de enfermagem ou aqueles que, já sendo profissionais, querem continuar a se desenvolver profissionalmente.
Pesquisar: também tem como agente exclusivo o enfermeiro, porque apenas esse profissional de enfermagem tem formação em Metodologia de Pesquisa Científica. Para tanto, ele aprende métodos quantitativos e qualitativos da pesquisa e emprega o pensamento crítico e a filosofia da ciência como instrumentos.
8- Qual o objetivo do processo de trabalho administrar?
R: O processo de trabalho Administrar ou gerenciar em Enfermagem tem como objeto os agentes do cuidado e os recursos empregados no assistir em enfermagem. Por causa disso, muitos profissionais de enfermagem consideram que este fazer deve ter sua importância diminuída, pois se acostumaram a ouvir e a repetir que a Enfermagem deve se ocupar apenas do cuidar. No entanto, não há cuidado possível se não houver a coordenação do processo de trabalho assistir em enfermagem, finalidade do processo administrar.
9- Qual o objetivo do processo de trabalho ensinar?
R: Seu objeto são os indivíduos que querem se tornar profissionais de enfermagem ou aqueles que, já sendo profissionais, querem continuar a se desenvolver profissionalmente. Para efetivá-lo, os agentes exercitam as teorias, métodos e recursos de ensino-aprendizagem, empregados como instrumentos para atender à finalidade de formar, treinar e aperfeiçoar recursos humanos de enfermagem.
10- Descreva o conceito de subjetividade na enfermagem conforme estudamos.
R:No trabalho da enfermagem faz-se necessário apreender a multidimensionalidade do sujeito trabalhador, na busca pela integração do seu pensar, agir e sentir para o resgate do respeito e, consequentemente, do reconhecimento de sua subjetividade.
11- Qual a importância da ética na enfermagem no contexto da educação em saúde.
R: A ética na enfermagem está estritamente relacionada à qualidade dos serviços prestados pelos profissionais da área. Isso porque são pessoas que atuam nos cuidados a enfermos, crianças e idosos, ou seja, precisam trabalhar com respeito à vida, à dignidade e aos direitos humanos.
12- De acordo com resolução do COFEN nº 564/2007, no seu artigo 22, enfatiza quais direitos do profissional de enfermagem?
R: Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.
13- Qual portaria que dispõe sobre as diretrizes para a implementação Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e dá outras providências.
R: Portaria nº 198/GM, de 13 de fevereiro de 2004.
14- O que é Educação Permanente em Saúde?
R: A Educação Permanente em Saúde (EPS) configura-se como processo dirigido aos trabalhadores da área, capaz de transformar práticas laborais com vistas à melhoria das condições de saúde e qualidade da assistência
15- Cite 4 objetivos da Educação Permanente em Saúde.
R : Objetivo de transformação o processo de trabalho, orientado para a melhoria da qualidade dos serviços e para a eqüidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde.
16- A educação permanente em saúde precisa ser compreendida tanto quanto prática de ensino-aprendizagem quanto política de educação em saúde. Assim, a educação permanente como educação transformadora deve basear-se no intercâmbio de saberes e experiências e buscar implementar as mudanças possíveis ou necessárias em cada realidade específica.
CECCIM; R. B.; FERLA, A. A. Educação permanente em saúde. Dicionário de Educação Profissional em Saúde. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009 (adaptado).
Considerando as informações acerca da educação permanente em saúde, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A educação permanente em saúde é considerada eficiente quando realizada por meio de metodologias problematizadoras que permitam o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e transformadora.
PORQUE
II. O uso de metodologias ativas no processo formativo valoriza os conhecimentos apresentados pelos trabalhadores, possibilitando a assimilação de informações mais atualizadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justicativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa. X
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando