Buscar

prova parametros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 (LBR08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461623) ( peso.:1,50)
	Prova:
	14207839
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A língua natural é uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	língua de sinais não permite que seu usuário dê vazão a suas emoções e sentimentos, nem solicitar cooperação a seus companheiros e, muito menos, manter interações comunicativas com seus interlocutores.
	 b)
	As línguas de sinais atendem a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.
	 c)
	Na língua de sinais há sinais que são arbitrários e icônicos, sendo que estes últimos facilitam a mímica e a gesticulação, entretanto, o usuário da língua de sinais é incapaz de transmitir emoções e conceitos abstratos.
	 d)
	A linguística afirma que a língua de sinais é um problema do surdo e está diretamente ligada a uma patologia de linguagem.
	2.
	A filosofia da comunicação total tem como principal preocupação os processos comunicativos entre surdos e surdos, e entre surdos e ouvintes. Esta filosofia também se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. Por esse motivo, essa filosofia defende a utilização de recursos espaço-viso-manuais como facilitadores da comunicação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A comunicação total acredita que o bimodalismo estimula o bloqueio de comunicação que a criança surda naturalmente vivencia, trazendo consequências para seu desenvolvimento.
	 b)
	Os profissionais que trabalham com a comunicação total, mesmo sendo uma filosofia diferente da oralista, veem a surdez da mesma maneira, uma marca que não repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo da pessoa surda.
	 c)
	A comunicação total, em oposição ao oralismo, acredita que somente o aprendizado da língua oral não garante o pleno desenvolvimento da criança surda.
	 d)
	Estudos demonstram que a comunicação total tem uma eficácia maior em relação ao bilinguismo, pois considera aspectos importantes do desenvolvimento infantil e ressalta o papel fundamental da família.
	3.
	Os Estudos Surdos têm surgido nos movimentos surdos organizados e no meio da intelectualidade influenciada pela perspectiva teórica dos Estudos Culturais. Nessa ramificação dos Estudos Culturais, há os termos povo surdo e comunidade surda. Sobre esses termos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Povo surdo é o conjunto de sujeitos surdos que têm costumes, história, tradições em comuns e são pertencentes às mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua concepção de mundo através da visão.
	 b)
	Povo surdo é o conjunto de pessoas surdas que fazem parte de um grupo visual, circunscrito às fronteiras nacionais, visto que os surdos também partilham de aspectos culturais com as pessoas ouvintes de seus respectivos países.
	 c)
	Comunidade surda é o conjunto de indivíduos que experienciam o mundo a partir da visão, longe da ideia da deficiência. Contempla apenas as pessoas surdas que adquirem, desenvolvem e vivenciam uma língua e cultura também baseada nesse sentido.
	 d)
	Comunidade surda e povo surdo são termos equivalentes, compreendendo sujeitos que participam e compartilham dos mesmos interesses em determinada localização.
	4.
	As pessoas surdas são bilíngue porque são usuárias de línguas sinalizadas e de línguas faladas em seus respectivos países. Sobre a relação entre a comunidade surda brasileira e a língua portuguesa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O português é primeira língua para surdos.
	 b)
	O português é língua materna para surdos.
	 c)
	O português é segunda língua para surdos.
	 d)
	O português é língua estrangeira para surdos.
	5.
	Existem metodologias ligadas a diversas áreas de pesquisa. Uma metodologia de pesquisa pode variar de acordo com a sua natureza empírica. Assim, uma pesquisa pode ser qualitativa, quantitativa, básica ou aplicada. A metodologia científica é a disciplina que trata de um determinado método científico, pois a estrutura da ciência se baseia nas análises e  fenômenos e na organização dos princípios, e processos racionais e experimentos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A partir de estudos temos essa técnica de investigação, e através de pesquisas temos os resultados
	 b)
	Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.
	 c)
	Análise de experiências embasadas em técnicas de estudo para contribuir com a pesquisa
	 d)
	Não permite uma análise, pois se sobrepõe à pesquisa qualitativa e busca soluções na pesquisa bibliográfica.
	6.
	A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa direta e indiretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, pois a intenção não é engessar o professor no uso de um determinado método, mas informá-lo das opções existentes. Sobre esse método, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Caminho pelo qual se atinge um objetivo, processo ou método de ensino, modo de proceder.
	 b)
	O caminho para se chegar a uma pesquisa, não é o processo melhor e mais adequado para chegar nos resultados finais.
	 c)
	Metodologia para nos guiar e criar situações em favor do aluno, priorizando pesquisas em favor dos educandos.
	 d)
	A de convir que o caminho da pesquisa é árduo, porém significativo, busca respostas somente de métodos etnográficos.
	7.
	A língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos, e o fato de constituir-se em comunidade, significa que compartilham e conhecem os usos e as normas de uso de tal língua, uma vez que interagem cotidianamente em um processo comunicativo eficaz e eficiente, isto é, desenvolveram as competências linguísticas e comunicativa - e cognitiva - por meio do uso da língua de sinais própria de cada comunidade de surdos. A língua de sinais para surdos tem características especiais que a diferencia da língua falada. As línguas de sinais não são universais, assim como as línguas faladas. Cada país define a sua própria estrutura gramatical. Sobre a Libras, analise as sentenças a seguir:
I- A Libras com as suas características viso-espaciais se inscreve no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
II- A Libras não é espacial, inscreve-se no lugar da visualidade. Constitui-se de outros fenômenos de linguagem.
III- A Libras com as suas características viso-espaciais, inscreve-se no lugar da visualidade e, por isso, encontra na imagem uma grande aliada junto às propostas educacionais e às práticas sociais.
IV- A Libras possui uma junção entre linguagem e sequência da linguagem, e se sobressai às variáveis das analises linguísticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	No Brasil, o panorama nacional passou, nas últimas décadas, por várias transformações devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais pelas necessidades impostas pelas comunicação e da informação. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nenhuma abordagem vai ajudar a comunicação do ensino e aprendizagem da língua de sinais diante de umcontexto.
	 b)
	Essa abordagem diz respeito ao conjunto de conceitos que têm por base os aspectos cruciais no aprender e ensinar uma nova língua.
	 c)
	Todas as abordagens falam de uma visão ou de um panorama que discrimina os estudos na área da linguística.
	 d)
	Todos os métodos são transformações diante de um cenário que há muitos anos vem influenciando pesquisas com relação ao ensino.
	9.
	O método ideal de ensinar e de aprender, e o que fazer e como fazer para alcançar resultados positivos em relação ao ensino e aprendizagem de outras línguas além da língua materna, porém, os métodos e as abordagens são colocados como soluções para problemas de ensino que podem ser aplicados em qualquer lugar e em qualquer que seja a circunstância e o tempo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Todas as salas de aula buscam métodos para melhorar o ensino a todas as etapas e circunstância.
	 b)
	Em um dado momento, os alunos, independentemente da sua escola ou série, podem obter resultados mais precisos e diagnósticos.
	 c)
	Em nenhuma sala de aula, seja ela onde for, é igual a outra em qualquer das circunstâncias.
	 d)
	O método de ensinar não será igual, porém, o ensino de outra língua não é para todos.
	10.
	Existe uma metodologia chamada bilíngue, a qual destaca os surdos que adquirem conhecimentos por meio do canal visual e a mistura entre línguas, utilizada na Comunicação Total, que antes era difícil a aquisição de conhecimentos pelos surdos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na metodologia bilíngue, o surdo deixa de tentar seguir o modelo do ouvinte e passa a desenvolver sua identidade e sua cultura no contato com seus pares e com os professores bilíngues.
	 b)
	Com essa metodologia, o surdo passa a ter mais acesso ao ouvitismo, mais identidade na fala, tonando-se um sujeito histórico, que antes era impossível essa relação.
	 c)
	Para o bilinguismo, a criança surda não apenas aprende mais uma língua, mas também está sempre desenvolvendo sua identidade a a partir dos seus gostos, enaltecendo o interesse do aluno.
	 d)
	Não podemos dizer que o bilinguismo ocorre de forma natural, bem como os alunos ouvitistas podem aprender naturalmente.

Continue navegando