Buscar

Avaliação II - Parâmetros de Ensino em Língua de Sinais como L1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parâmetros de Ensino em Língua de Sinais como L1 
Avaliação II – LETRAS-LIBRAS – FLEX 
1- É um sistema de escrita para escrever línguas de sinais. Expressa os movimentos, as formas das mãos, as marcas não manuais e os pontos de articulação. Pode registrar qualquer língua de sinais do mundo sem passar pela tradução da língua falada. Cada língua de sinais vai adaptá-lo à sua própria ortografia. A descrição acima refere-se a qual ferramenta?
A - Centros de Atendimento Especializado para Surdos.
B -Sistema SignWriting.
C - Sistema de Comunicação Total.
D - Sistema HandWriting.
2 - A metodologia consiste em uma meditação em relação aos métodos lógicos e científicos. Cada área de estudo possui uma metodologia própria. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia de ensino é a parte da pedagogia que se ocupa diretamente da organização da aprendizagem dos alunos e do seu controle, pois a intenção não é doutrinar o professor no uso de um determinado método, mas informá-lo das opções existentes. Sobre a metodologia de ensino de línguas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os métodos e metodologias não são apenas um conjunto de técnicas a serem aplicadas, pois envolvem muitos outros aspectos, como a criatividade, que busca apreender a realidade vinculada às necessidades de cada um com a sua cultura.
(    ) As metodologias a serem seguidas no ensino e aprendizagem da língua de sinais não sofrem influência das perspectivas teóricas do socio interacionismo, da linguística enunciativa e da linguística textual.
(    ) Ao ensinar uma língua, é preciso perceber e entender que a língua não é apenas códigos, mas envolve questões sociais e culturais com relação a cada indivíduo e grupo.
(    ) Abordagem diz respeito ao conjunto de ideias que justificam o ensinar de certa maneira, enquanto a metodologia diz respeito ao conjunto de conceitos que tem por base os aspectos cruciais no aprender e ensinar uma nova língua.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - V - F - F - V.
B - V - F - V - F.
C- F - F - V - V.
D - F - V - V - F.
3 - Com o fim da Idade Média, há um começo para a educação de surdos. Em 700 d.C. John Beverley ensinou um surdo a falar. No Renascimento, a surdez passa a ser tratada pelos médicos e analisada pela ciência. Em Constantinopla, os surdos realizavam alguns serviços para a corte, sendo introduzidos no mercado de trabalho. Sobre a história da educação de surdos, assinale a alternativa CORRETA:
A - A partir de 1821, todas as escolas públicas americanas passaram a mover-se em direção à American Sign Language (ASL), que sofreu muita influência do francês sinalizado.
B - No ano de 1864, foi fundada na Europa a primeira universidade nacional para surdos, no Instituto de Surdos-mudos de Paris.
C - Em 1620, Pedro Ponce de Leon publicou, na Espanha, o livro Reduccion de las letras y artes para enseñar a hablar a los mudos, que trata da invenção do alfabeto manual.
D - No Brasil, o Instituto Nacional de Surdos-mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), foi um dos únicos que não seguiram a tendência do Oralismo, estabelecida pelo Congresso de Milão, em 1880.
4 - A alfabetização é o processo de aprendizagem em que se desenvolve a habilidade de ler e escrever, já o letramento desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais, em que o indivíduo pode se constituir como sujeito. Assim, uma das principais diferenças está na qualidade do domínio sobre a leitura e a escrita. Enquanto o sujeito alfabetizado sabe codificar e decodificar o sistema de escrita, o sujeito letrado vai além, é capaz de dominar a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. Dessa forma, o ensino de línguas precisa estar atrelado ao fazer diário, e esse deve ser envolvido no processo de alfabetização e letramento do surdo. Tendo em vista a função da alfabetização no processo de letramento em sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escrita das línguas de sinais é composta somente por três configurações de mãos básicas, sendo uma com o punho da mão fechado, outra com o punho aberto, e a terceira com o dedo estendido.
(    ) É primordial focar na alfabetização e no letramento para que o sujeito se veja no processo educacional e ao mesmo tempo se torne reflexivo quanto ao processo de ensino e aprendizagem como um todo.
(    ) O SignWriting, sistema de escrita para escrever línguas de sinais, pode registrar somente a língua de sinais desenvolvida na Dinamarca, país onde foi desenvolvido.
(    ) O SignWriting é um sistema de escrita para escrever línguas de sinais que possibilita expressar os movimentos, as formas das mãos, as marcas não manuais e os pontos de articulação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - F - V - V.
B - V - F - F - V.
C - F - V - F - V.
D - F - V - V - F.
5 - O principal objetivo da metodologia oralista é desenvolver a fala do surdo, pois para os defensores desse método, a língua falada era considerada essencial para a comunicação e desenvolvimento integral das crianças surdas. Essa metodologia foi proposta e defendida em um evento internacional realizado em Milão, na Itália, e passou a ser utilizada pela maioria das escolas na educação de surdos de muitos países. Com isso, a língua de sinais foi proibida, o que iniciou uma longa e sofrida batalha do povo surdo para defender o direito linguístico por meio da sua língua natural, a língua de sinais. Sobre o conceito da metodologia oralista, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação da língua de sinais, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa e a integração na comunidade ouvinte.
(    ) Permite ao surdo aprender a falar, possibilitando a pronuncia de algumas palavras que eram repetidas de forma mecânica, facilitando o entendimento do ouvinte.
(    ) Tem como objetivo levar o surdo a falar e a desenvolver a competência linguística oral, o que lhe permitiria desenvolver-se emocional, social e cognitivamente.
(    ) Entre as técnicas mais utilizadas, ressalta o treinamento auditivo, o desenvolvimento da fala e a leitura labial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - F - V - V.
B - F - V - V - F.
C - F - V - V - V.
D - V - F - F - V.
6 - O panorama do ensino das línguas no Brasil passou, nas últimas décadas, por várias transformações, devido às influências de pesquisas e estudos realizados na área da linguística aplicada, em relação ao ensino-aprendizagem de línguas orais e da língua de sinais, pelas necessidades impostas pelas modificações sociais e pelo avanço das tecnologias da comunicação e da informação. Considerando os tipos de metodologias de ensino de línguas, analise as opções a seguir:
I- Metodologia oralista.
II- Comunicação total.
III- Pedagogia de sinais.
IV- Pedagogia surda.
Assinale a alternativa CORRETA:
A - Somente a opção IV está correta.
B - As opções I, II e IV estão corretas.
C - As opções I, III e IV estão corretas.
D - As opções I, II e III estão corretas.
7 - A proposta bilíngue exige um compromisso sociopolítico-acadêmico que contemple a integridade e a diferença entre as modalidades das línguas envolvidas no processo, bem como a formação de professores bilíngues, professores de libras e intérpretes, pois para haver uma educação bilíngue se fazem necessários esses profissionais na escola. Sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
A - Para os estudiosos que defendem o bilinguismo, os surdos devem aceitar e assumir sua surdez, mas precisam buscar uma vida semelhante à do ouvinte.
B - Para profissionais bilinguistas, é unânime que as teorias psicológicas e linguísticas adotadas sejam baseadas no gerativismo.
C - O bilinguismo, mesmo ocupando um grande espaço no cenário científico mundial, não despertou interesse de pesquisadores sobre surdez e língua de sinais soba ótica da filosofia bilíngue.
D - O conceito mais importante que a filosofia bilíngue traz é de que os surdos formam uma comunidade com cultura e língua próprias.
8 - Os aspectos metodológicos do ensino da língua de sinais, por meio de um contexto, dizem respeito ao processo como um todo, que envolve o ensino e aprendizagem do surdo, perpassando pelo letramento, mas para que isso ocorra é importantíssima uma formação de qualidade do professor surdo, bem como com todos que estão envolvidos no processo de escolarização do aluno surdo. Ao preparar a aula é preciso considerar aspectos importantes e fundamentais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses aspectos:
A -Tema, objetivo, estratégia, material e resultado.
B -Ensaio, organização e resultado.
C - Currículo, abordagem e metodologia.
D - Objetivo, abordagem, metodologia e resultado.
9 - A língua natural é uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A - A linguística afirma que a língua de sinais é um problema do surdo e está diretamente ligada a uma patologia de linguagem.
B - Língua de sinais não permite que seu usuário dê vazão a suas emoções e sentimentos, nem solicitar cooperação a seus companheiros e, muito menos, manter interações comunicativas com seus interlocutores.
C - Na língua de sinais há sinais que são arbitrários e icônicos, sendo que estes últimos facilitam a mímica e a gesticulação, entretanto, o usuário da língua de sinais é incapaz de transmitir emoções e conceitos abstratos.
D - As línguas de sinais atendem a todos os critérios linguísticos de uma língua genuína, no léxico, na sintaxe e na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças.
10 - O ensino da língua de sinais nas escolas brasileiras é muito recente e, embora existam professores surdos em algumas escolas de surdos já há alguns anos, suas atividades nem sempre estão relacionadas ao ensino sistemático da Libras. Em muitos casos, a atuação desses professores é limitada apenas à sala de educação especial, quando a escola possui uma, ou à sala de recursos, com poucas incursões no ensino sistematizado da Libras como disciplina curricular, tal como, por exemplo, o Português ou outra disciplina. A função desses professores também abrange o ensino de Libras para ouvintes da comunidade escolar. Considerando as práticas atuais de ensino de língua de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Muitas vezes, o ensino de Libras acontece na forma de cursos isolados ou desvinculados das instituições educativas, e os programas destes cursos se resumem à descrição de conteúdos e metodologias.
(    ) A formação do professor da área de Libras perpassa por um viés filosófico, que engloba uma visão de mundo mais ampla, proporcionando através da Libras um conhecer a si mesmo, ensinando o outro a também se conhecer.
(    ) A formação do professor da área de Libras deve ficar restrita apenas à Libras, pois a formação do professor surdo está vinculada à sua surdez.
(    ) O currículo, como instrumento social e político, deve nortear o trabalho pedagógico e, para isso, basta que o professor tenha o conhecimento necessário na língua específica de Libras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A - F - V - V - F.
B - V- V - F - F.
C - V - F - F - V.
D - F - F - V - V.

Continue navegando