Buscar

Exercicios EJA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Em que contexto histórico da vida deste país, surgem as primeiras discussões acerca dos direitos de jovens, adultos e idosos à educação?
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se faz notável no Brasil desde a época de sua colonização com os Jesuítas que se dedicavam a alfabetizar (catequizar) tanto crianças indígenas como índios adultos em uma intensa ação cultural e educacional, a fim de propagar a fé católica juntamente com o trabalho educativo. o analfabetismo era concebido como causa e não efeito da situação econômica, social e cultural do país. Educação de jovens e adultos (EJA) é a modalidade de ensino nas etapas dos ensinos fundamental e médio da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares que recebe os jovens e adultos que não completaram os anos da educação básica em idade apropriada por qualquer motivo 
2) O que estava acontecendo no Brasil na época?A mudança no cenário político brasileiro e as alterações na conjuntura internacional a partir de meados dos anos 1980, inauguram no Brasil e no mundo, novas discussões acerca das políticas educacionais, e no meio delas, também a educação de jovens e adultos com destaque grandes conferências internacionais, que levaram à formulação de políticas públicas, documentos e diretrizes curriculares estruturais para a modalidade no tempo presente. 
3) Por que você acha que esta possibilidade de jovens, adultos e idosos estudarem se colocou na ordem do dia na história do Brasil daquele tempo? A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. A Educação de Jovens e Adultos não é apenas um direito para quem não concluiu o ensino básico, é mais do que alfabetizar, a EJA é dar às pessoas, independentemente da idade, a oportunidade de desenvolver seu potencial. É tornar mais próximo da realidade da sociedade os valores igualdade e liberdade. 
4) Outro importante aspecto a ser percebido: como eram vistos os sujeitos sociais que não tinham estudo ou instrução, ou como eram vistos os analfabetos na sociedade brasileira da época? Por muito tempo perdurou que está alfabetizado era saber as letras, juntar sílabas e formar palavras, nessa época se aprendia as através da repetição de sons e era comum o uso das cartilhas nas escolas, eram o que se chama atualmente de método sintético, principalmente utilizando a fonação e a soletração. A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica. Na Antiguidade (primeiro período), foi criado o alfabeto e o primeiro método de ensino: a soletração, também denominado alfabético ou ABC. 
5) Que importantes iniciativas marcaram o inicio destas primeiras experiências de alfabetização de jovens, adultos e idosos? Quais eram as suas características gerais?O Primeiro guia de leitura, distribuído pelo ministério em larga escala para as escolas supletivas do país, orientava o ensino pelo método silábico. As lições partiam de palavras-chave selecionadas e organizadas segundo suas características fonéticas. 
6) Há na história da EJA algum ponto de encontro com a história dos movimentos sociais: Sim ou Não? Sim. Os movimentos sociais educam porque questionam o sistema e o pressiona para mudança, transformação, alteração daquele estado de coisas. Os movimentos sociais nos ensinam que a liberdade, a igualdade, a dignidade, o respeito e a tolerância são bases essenciais para o exercício da convivência humana. 
7) Caso você tenha respondido sim à pergunta anterior, que contribuições este pontos de encontro trouxeram para a constituição da EJA como uma modalidade educativa?
A EJA(modalidade que visa, além da escolarização, à inclusão e ao resgate da cidadania e à reparação de anos de segregação educacional) esforça-se em prol da igualdade de acesso à educação como bem social.

Continue navegando

Outros materiais