Buscar

Nutrição no estresse metabólico - Avaliação 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A hiperêmese gravídica pode surgir no 1º trimestre de gestação devido à maior secreção de progesterona, em conjunto com o estrógeno, promovendo a redução das contrações da musculatura gástrica e desencadeando disritmia. Por sua vez, o estrogênio retarda a redução das secreções gástricas e o trânsito intestinal. Com relação à hiperêmese gravídica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Depressão, ansiedade e outras doenças psiquiátricas são fatores secundários à HG. ( ) A gonadotrofina coriônica humana aumenta ao mesmo tempo em que se reduz os sintomas de NVG. ( ) A glândula tireoide possui estímulo no 1º trimestre de gestação, tornando a Tireotoxicose Gestacional Transitória presente na gestação e ocorre por ser mediada pelo hormônio β-hCG e que pode ocasionar NVG. ( ) O Helicobacter pylori (H. pylori) é uma bactéria gram-negativa sem nenhuma evidência e possibilidade de ocorrer entre as gestantes. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F - F.
B
V - F - V - F.
C
F - V - F - V.
D
F - F - V - V.
2As dietas hospitalares podem precisar de alterações na composição da dieta e na consistência as quais podem repercutir na aceitação e apetite, promovendo redução do consumo alimentar, podendo desencadear riscos de desnutrição. Assim, sobre a dieta que pode promover maior risco de recusa alimentar em virtude de suas características, assinale a alternativa CORRETA:
A
Laxativa.
B
Branda.
C
Líquida restrita
D
Rica em fibras
3A terapia nutricional enteral (TNE) se refere à provisão de nutrientes via trato digestório, por meio de uma sonda ou cateter, quando a quantidade de ingestão oral é inadequada ou impossibilitada. Em certas circunstâncias, a nutrição enteral pode incluir o uso de fórmulas, como suplementação oral ou como via exclusiva de alimentação. Com relação às diferenças de sonda naso/orogástrica e a gastrostomia, analise as sentenças a seguir: I- A sonda nasogástrica é de curta duração e a de gastrostomia de longa duração. II- A sonda nasogástrica é de passagem manual e a gastrostomia é endoscópica ou cirúrgica. III- O acesso ao tubo digestivo através da sonda nasoenteral (SNE) é o mais utilizado na Terapia nutricional enteral. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença II está correta.
4Paciente L.G.V., 45 anos, feminina, internou no nosocômio devido a hemiparesia a direita, diagnóstico clínico de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em avaliação nutricional, apresenta dificuldade para engolir, avaliação fonoaudiológica de disfagia grave. Peso informado: 56 Kg e estatura 1.65 m. Neste caso, deve-se sugerir iniciar uma dieta via:
A
Nutrição parenteral.
B
Sonda nasoenteral.
C
Oral livre.
D
Oral cremosa.
5R.F.M., 45 anos, feminino, peso atual referido de 55 Kg, altura 1.62 m, refere perda de peso de 10 Kg em 3 meses, hiporexia, internada por conta de pós-operatório de cirurgia de câncer de boca, diagnóstico recente, lesão sacral grau I, está internada na enfermaria após 5 dias em UTI com uma gastrostomia. Qual a indicação de dieta enteral para auxiliar no processo de cicatrização e pós-operatório recente?
A
Semi-elementar.
B
Polimérica.
C
Oligomérica.
D
Imunomoduladora.
6A paciente A.M.S., 62 anos, está internada da UTI geral, devido a um pós-operatório de cirurgia de duodenogastrectomia com uma fístula digestiva de alto débito, IMC 18 kg/m2, apático, contactuante, apresentando êmeses e distensão abdominal. Diante de tal situação, qual indicação de via de alimentação seria mais apropriada para o paciente?
A
Gastrostomia.
B
Nutrição parenteral total.
C
Dieta via oral líquida restrita.
D
Sonda nasoenteral pós-pilórica.
7A classificação da hipertensão arterial na gestação contempla a hipertensão arterial crônica; pré-eclâmpsia (PE) e eclâmpsia; hipertensão crônica associada à PE; hipertensão gestacional; hipertensão transitória; e síndrome HELLP. Com relação à classificação da Hipertensão arterial na gestação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Hipertensão arterial crônica (HAC) aumenta o risco para Pré-eclâmpsia (PE). ( ) A Pré-eclâmpsia (PE) e eclampsia (E) surge a partir da 20ª semana gestacional e a hipertensão não está associada à proteinúria. ( ) Hipertensão transitória surge durante a gestação, e os níveis pressóricos retornam ao normal cerca de 12 semanas após o parto. ( ) A síndrome HELLP é decorrente de complicações da PE e se caracteriza por hemólise, elevação das enzimas hepáticas e plaquetopenia. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - V - F- V
B
V - F - V - V
C
F - F - V - V
D
F - V - F - F
8A Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma doença que vem aumentando ao longo dos anos concomitante à elevação do excesso de peso na população feminina e que possui consequências desfavoráveis à gestante e ao feto. Considere que a paciente MLV, 27 anos, gestante de 23 semanas, possui DMG. Sobre o atendimento e intervenção nutricional, ordene os itens a seguir: I- Realizar um plano dietoterápico, que leve em consideração a dieta do índice glicêmico, estimulando o fracionamento da dieta com carboidratos ao longo do dia, o consumo de peixes de águas frias que são fontes de ômega 3 e tem ação anti-inflamatória. Também os monoinsaturados, os quais reduzem colesterol total e LDL-colesterol, sem alterar os níveis de HDL-colesterol, assim como uma oferta adequada de proteínas contribuindo para o controle glicêmico e saciedade. II- Avaliar o estado nutricional prévio à gestação e o atual, além do ganho de peso gestacional. III- Realizar orientação nutricional, com o intuito de conscientizar que a mudança de hábitos alimentares de forma sustentada e saudável contribuirá para o controle da glicemia e redução dos desfechos negativos para gestante/feto. IV- Estimar a necessidade energética diária, utiliza-se as equações do IOM (2001) e adiciona-se a caloria suplementar de acordo com o trimestre gestacional. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - IV - III - II.
B
IV - II - I - III.
C
I - III - II - IV.
D
II - IV - I - III.
9A nutrição parenteral, possui dois tipos de formulações de nutrição parenteral (NP): as padronizadas ou prontas para uso; e as individualizadas as quais necessitam ser manipulação diária e preparadas por profissionais farmacêuticos capacitados. Com relação à NP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A NP padronizada possui como característica ser pronta para uso imediato, sua composição já é pré-estabelecida. ( ) A NP padronizada possui opções de bolsas bi ou tricompartimentalizada (mistura de aminoácidos, glicose e lipídeos em uma bolsa única) é produzida pela indústria farmacêutica. ( ) A NP individualizada é preparada por profissional bioquímico. ( ) A NP individualizada é realizada de forma personalizada, conforme a prescrição para o paciente, com parâmetros relacionados as necessidades nutricionais individuais no dia, conforme as condição clínica e laboratoriais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - F.
B
V - V - F - V.
C
F - F - V - V.
D
V - F - V - V.
10Dietas especiais são definidas e padronizadas em alguns Serviços de Nutrição e Dietética, conforme a prevalência de doenças, ciclo de vida e especialidades que a instituição hospitalar atende. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Dietas hipossódicas possuem restrição de sódio na composição, sendo que na sua preparação são utilizados temperos, como sal rosa do Himalaia. PORQUE II- Dieta pobre em gorduras saturadas é indicada para pacientes com doenças cardiovasculares e são isentas de frituras, gorduras saturadas e colesterol, sendo comum estar atribuída a dietas hipossódicas, isentas de sal, quando associada a paciente com Hipertensão Arterial Sistêmica. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa daI.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Continue navegando