Buscar

Golpe de 1964

Prévia do material em texto

Golpe.
 O golpe foi acontecer em 31 de Março a 1 de abril de 1964, onde a presidência era de João Goulart. Pondo fim à Quarta República (1946–1964) e iniciando a ditadura militar brasileira (1964–1985).
Teve a forma de uma rebelião militar, a declaração da vacância da Presidência pelo Congresso Nacional em 2 de abril, a formação de uma junta militar (o Comando Supremo da Revolução) e o exílio do presidente no dia 4. Em seu lugar assumiu o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, até a eleição pelo Congresso do general Humberto de Alencar Castelo Branco, um dos principais líderes do golpe.
Entenderemos todo o processo histórico que levou os militares a organizarem um golpe contra a democracia brasileira e a destituírem o presidente João Goulart.
Assim, as tensões que existiam na sociedade e na política brasileira e os choques de interesses que havia entre o governo e a elite econômica do país, aliada aos militares.
Ainda a presença do envolvimento dos Estados Unidos no golpe de 1964 é outro ponto extremamente importante. O grande interesse americano era desestabilizar o governo de João Goulart, enxergado como extremamente esquerdista.
O envolvimento dos Estados Unidos na política brasileira aconteceu por meio do financiamento clandestino de grupos que atuavam na desestabilização do governo de Jango. Além disso, os americanos financiavam também campanhas eleitorais de políticos conservadores, com o objetivo de que barrassem os projetos de Jango.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1964#:~:text=O%20golpe%20de%20Estado%20no,brasileira%20(1964%E2%80%931985).
https://www.google.com/amp/s/m.historiadomundo.com.br/amp/idade-contemporanea/golpe-de-64.htm
https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/golpe-de-64.htm

Continue navegando