Buscar

Atividade 03

Prévia do material em texto

Metodologia – Atividade 03
As drogas atuam no cérebro de forma estimulante, o que estimula prazer, porém um prazer momentâneo o que faz com que as drogas tenham que ser consumidas cada vez mais para suprir essa necessidade, o que causa a dependência por parte dos usuários.
O tráfico de drogas no Brasil vem se tornando cada vez pior, com a vasta globalização, o mundo se tornou próximo, o que é um fato positivo, porém também negativo. Muitas pessoas utilizam dessa “proximidade” para importar, exportar e comercializar drogas, o que é ilegal. Para esses atos ilegais há penas para quem for condenado, de acordo com o site https://www.tjdft.jus.br/. O crime de tráfico de drogas está previsto no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que descreve diversas condutas que caracterizam o ilícito, proibindo qualquer tipo de venda, compra, produção, armazenamento, entrega ou fornecimento, mesmo que gratuito, de drogas sem autorização ou em desconformidade com a legislação pertinente. A pena prevista é de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa de 500 à 1500 dias-multa. Outro ponto que pode ser citado é que o consumo de drogas ilícitas também é crime, porem a infração é menos grave.
De acordo com o fato de ter sim uma pena para o trafico de drogas, dados apontam que o poder judiciário vem penalizando, de acordo com o  art. 28 da lei 11.343 (Lei de Drogas) estabelece que "quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I - advertência sobre os efeitos das drogas; II - prestação de serviços à comunidade; III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo".  
Para finalizar, ainda é tabu na sociedade o tema drogas, esse assunto deve ser debatido com maior frequência, e principalmente entre os jovens, pois a maioria ou já usou, ou teve algum tipo de contato.

Continue navegando