Buscar

Tecnologias para diagnóstico do câncer de mama

Prévia do material em texto

DICA PARA O PROFESSOR:
[ID FIGURAS:
 1192445986
1183123222
FONTE:
Schutterstock].
[Tecnologias para o diagnóstico 
do câncer de mama]
[O câncer de mama é o segundo tipo de câncer que mais acomete mulheres brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino]
[Presença de nódulo;
Pele avermelhada;
Alterações no mamilo;
Secreção em um dos mamilos.]
Principais sintomas:
Você sabe como é realizado o diagnóstico?
[Associada a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ser utilizadas:]
convencional
É formada com raios X, filme radiográfico e telas intensificadoras anexas ao filme dentro do cassete. Não utiliza computador e a revelação é com produtos químicos. 
[A mamografia, e suas tecnologias , são os exames de escolha para o diagnóstico de câncer de mama. A técnica pode ser convenciona, digital ou digital com contraste]
Digital
É formada com raios X e um detector digital. Pode ser classificada em direta e indireta, que varia conforme a formação da imagem digital. 
Digital contrastado
 
É uma técnica similar à mamografia digital convencional, porém com utilização de contraste iodado e de filtros especiais. 
A ultrassonografia é indicada para quando houver uma massa de natureza indeterminada detectada na mamografia, uma massa palpável não visualizada na mamografia, presença de massa palpável em paciente com idade inferior a recomendada para a realização de mamografia de rotina e, como guia para intervenção. 
A ressonância magnética pode ser utilizada para diversas aplicabilidades como a investigação de tumores primários em pacientes que apresentam linfonodos axilares cancerosos; na diferenciação de recorrência tumoral de alterações pós-tratamento em pacientes com cirurgia conservadora de mama; para estadiamento e planejamento cirúrgico de tumores primários, entre outros.

Mais conteúdos dessa disciplina