Buscar

TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCACAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO 
De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS a Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, prevê que as redes públicas de Educação Básica contarão com serviços da Psicologia e do Serviço Social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação. O objetivo é agregar qualidade ao processo de aprendizado e formação social de estudantes, bem como à convivência escolar e à relação família-escola, integrando as equipes multidisciplinares na condição de profissionais da Educação.
O trabalho do assistente social no contexto educacional é de suma importância, pois trabalha com o contexto social ao qual as famílias, os alunos e a escola estão inseridos, como também para somar juntamente com os outros profissionais e contribuir para prevenir ou mesmo sanar diversos problemas sociais dentro cotidiano escolar, ou seja através do trabalho interdisciplinar.
A escola, como uma das principais instituições sociais, é desafiada continuamente em apresentar o conhecimento que é trabalhado no contexto educacional com o contexto social do aluno, ou seja, as questões sociais. No entanto é imprescindível que a escola conheça a realidade social dos alunos, encurtando a distância que a separa do âmbito familiar.
Conforme o CFESS (2001), os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área da educação são:
- Evasão escolar;
- Desinteresse pelo aprendizado;
- Problemas com disciplina;
- Insubordinação a qualquer limite ou regra escolar;
- Vulnerabilidade às drogas;
- Atitudes e comportamentos agressivos e violentos (CFESS, 2001, p.23).
Para Martins, os objetivos da prática profissional do Serviço Social no setor educacional são:
- Contribuir para o ingresso, regresso, permanência e sucesso da criança e adolescente na escola;
- Favorecer a relação família-escola-comunidade ampliando o espaço de participação destas na escola, incluindo a mesma no processo educativo;
- Ampliar a visão social dos sujeitos envolvidos com a educação, decodificando as questões sociais;
- Proporcionar articulação entre educação e as demais políticas sociais e organizações do terceiro setor, estabelecendo parcerias, facilitando o acesso da comunidade escolar aos seus direitos (MARTINS, 1999, p.60).
O Assistente Social na educação deverá também propor ações e não somente solucionar problema, deverá prevenir os problemas e se antecipar a eles, compreendendo que a política social de educação essencialmente deve garantir direitos sociais, podendo aumentar o conceito educacional na sociedade. 
No entanto, a contribuição do Serviço social no âmbito educacional se dá nas seguintes atribuições:
-Melhorar a convivência entre escola, família e aluno;
-Beneficiar a abertura de canais nos processos decisórios da escola;
-Favorecer o aprendizado do processo democrático;
-Incentivar as ações coletivas;
-Efetuar pesquisas para analisar a realidade social dos alunos;
-Contribuir com a formação profissional de novos assistentes sociais, disponibilizando campo de estágio adequado às novas exigências do perfil profissional (MARTINS, 1999, p.70).
Desta forma cabe ressaltar que o trabalho do Assistente social na política de Educação é muito importante para o município para que venha futuramente abrir mais um campo de trabalho para o assistente social dentro do contexto escolar, pois os estudos apontam que a inserção do Serviço social na educação básica é pertinente para qualidade dos serviços aos estudantes, com o fortalecimento da relação da escola com as famílias e a comunidade, assim como a criação de estratégias para enfrentar os impasses e conflitos escolares, realizar assessoria técnica à gestão escolar e contribuir para a formação continuada de profissionais da rede de educação básica.

Continue navegando