Buscar

TRABALHO 1 Tópicos Emergentes em Sistemas Produtivos II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Pedro Luiz Ângelo de Melo Viana
TRABALHO 1 – Tópicos Emergentes em Sistemas Produtivos II
DETERMINISMO TECNOLÓGICO
A tecnologia é um assunto que desperta muito interesse no ser humano, ela representa a tentativa de facilitar a vida humana. Os avanços tecnológicos teoricamente servem para melhorar o padrão de vida, aumentar o tempo livre das pessoas, além de eliminar a pobreza e levar à criação de uma variedade de produtos. Contudo, há muita controvérsia sobre isso, de modo que tem crescido a crítica a um termo chamado de determinismo tecnológico.
O Determinismo Tecnológico afirma que o avanço e o desenvolvimento de novas tecnologias influenciam os valores, a cultura, o comportamento e a estrutura social dos povos. Essa é uma teoria reducionista e tenta estabelecer uma relação entre a tecnologia e a sociedade. Segundo os principais autores que estudam esse tema, eles acreditam que a tecnologia sempre é a principal causa de mudanças sociais no mundo e são consideradas forças independentes, auto controláveis, autodetermináveis e auto-expandíveis. São vistas como algo fora do controle humano, mudando de acordo com seu próprio momento e moldando inconscientemente a sociedade.
Um bom exemplo para se observar a influência da tecnologia na sociedade é a criação da Televisão e mídia. "McLuhan observou frequentemente que nas circunstâncias em que novas mídias são colocadas em funcionamento na sociedade, elas se espalham como vírus e provocam danos irrestritos, porque permanecem invisíveis” (McLuhan, Eric, 1995). Não se pode prever o rumo que tomará a humanidade num futuro próximo, e isso causa uma grande angustia em estudiosos contemporâneos. A impossibilidade de medir, classificar ou até mesmo conhecer as consequências ou influências da inserção das tecnologias contemporâneas na sociedade torna-se um dilema.
Outra abordagem muito discutida é a de que a tecnologia influência de uma tal maneira, dependendo de seu uso. Frase que é muito criticada pelos deterministas tecnológicos. Para Ellul, as tecnologias carregam consigo um número de consequências positivas e negativas, não importando como e para que são utilizadas. Não é apenas uma questão de intenções. O desenvolvimento tecnológico não é bom ou mal ou neutro. Postman, que é outro determinista cita o termo técnopole, onde o velho, e o tradicional foram oprimidos à primazia do desenvolvimento tecnológico. “Para um homem com um lápis, tudo parece uma lista. Para um homem com uma câmera, tudo parece uma imagem. Para um homem com um computador, tudo parecem dados” (Postman, Neil, 1993). Essa citação explicita uma crítica que pautamos nossas vidas baseadas na tecnologia que consumimos.
O dilema homem x máquina já vem sendo assunto a muitos anos, a inteligência artificial que temos hoje apenas corrobora com pensamentos antigos de deterministas como Isaac Asimov sugeriu que “toda tendência da tecnologia tem sido inventar máquinas que estão cada vez menos sob controle direto e cada vez mais parecem ter vontade própria. É clara a progressão do controle direto e imediato pelos meios humanos, até mesmo em tempos primitivos, para o ‘escorregão’ à frente até extrapolar e criar invenções ainda menos controláveis, até mais independentes que qualquer coisa de que eles tinham experimentado diretamente” (Asimov, Isaac, 1981).
Eleger ciência, tecnologia e inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país implica priorizar investimentos nesse setor, para recuperar o tempo perdido e avançar aceleradamente na geração e na difusão de conhecimentos e inovações. Contudo o Determinismo Tecnológico é talvez extremista – mas o seu radicalismo ajuda a nos tirar da nossa complacência e dirige nossa atenção para um conjunto de fatos e possíveis conexões causais previamente negligenciadas. Como um modo sugestivo de olhar para o desenvolvimento social o determinismo deve ter seu valor, a pesar do seu factualismo inadequado” (Finnegan, Ruth, 1975).

Outros materiais