Logo Passei Direto
Buscar

Gestão do Conhecimento - Exercicio Unidade 1 - 1

User badge image
Zenon Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As práticas relacionadas à estruturação dos processos organizacionais facilitam a geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional, como: melhores práticas; benchmarking; memória organizacional (lições aprendidas); bases de conhecimentos ou repositórios; sistemas de inteligência organizacional; mapeamento do conhecimento; sistema de gestão por competências; banco de competências organizacionais; gestão do capital intelectual; captura de ideias e lições aprendidas; taxonomia; construção de clusters do conhecimento, entre outros.
Sobre as práticas do benchmarking e do mapeamento do conhecimento é correto o que se afirma em:
I. Por meio do benchmarking, identifica-se o que a empresa quer e precisa melhorar e quais a empresa as oportunidades de melhoria interna e de inovação.
II. O mapeamento do conhecimento serve como guia para se saber onde está o conhecimento individual e o conhecimento crítico (relevante, estratégico) da organização.
III. O benchmarking é a busca sistemática de melhores referências para comparação aos processos, produtos e serviços da organização.
IV. O mapa do conhecimento é um processo continuado de avaliação de produtos, serviços, atividades e práticas próprias de uma empresa comparados a outras empresas, em especial às concorrentes.
V. O benchmarking identifica e localiza o conhecimento da organização nas suas mais diferentes formas: nos processos, produtos, serviços e relacionamentos.
1. Somente as afirmativas III e IV.
2. Somente as afirmativas I e V.
3. Incorreta: Somente as afirmativas III, IV e V.
4. Somente as afirmativas II e V.
5. Somente as afirmativas I, II e III.

Vivemos em um contexto globalizado e altamente conectado. Nos últimos anos, tivemos significativas mudanças na relação espaço versus tempo, em que as decisões acontecem em tempo real, não existindo mais fronteiras para os relacionamentos e com informações crescendo de forma exponencial. A revolução da tecnologia (web 2.0, 3.0 e 4.0), a revolução demográfica (a chamada geração Y, dos millennials), a revolução das redes sociais e a revolução organizacional (a colaboração em massa) estão transformando a sociedade, as empresas e também o setor público. São novos tempos. Tempos de trabalho virtual (teletrabalho), organizações com menos papéis e mais sistemas eletrônicos de informação, escolas virtuais ou híbridas, comércio eletrônico (e espionagem eletrônica), dados abertos, recursos educacionais abertos, licenças abertas etc. Com todas as mudanças mencionadas, para sobreviver no mercado, as organizações precisaram voltar sua atenção ao capital intelectual, aos chamados ativos intangíveis, e pensar em estratégias para capitalizar o conhecimento das pessoas.
De acordo com o exposto identifique os benefícios que ações voltadas ao capital intelectual podem trazer para as empresas.
I. Quanto mais o conhecimento for sistematizado e disponibilizado, mais as pessoas conseguirão resolver problemas.
II. A organização poderá, mais facilmente, identificar as competências e valorizar as pessoas.
III. O compartilhamento do conhecimento poderá orientar a tomada de decisões.
IV. As organizações poderão trabalhar em rede, em um sistema matricial, mais ágil e flexível.
V. O modo de gerenciamento se dará pela colaboração e pelo compartilhamento.
1. Todas as alternativas.
2. Incorreta: I, II e III.
3. II, IV e V.
4. I, III e V.
5. III, IV e V.

No que se referem a Gestão do conhecimento, existem práticas que estão relacionadas com a estruturação dos processos organizacionais e práticas relacionadas à base tecnológica que segundo BATISTA, “servem de suporte à gestão do conhecimento organizacional". Tais práticas visam auxiliar à estruturação dos processos organizacionais facilitando a geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional e também, à captura, difusão e colaboração do conhecimento.
Sobre as práticas, sistema de gestão por competências, taxonomia, Banco de competências organizacionais, Data warehouse/data mining e portais corporativos é correto o que se afirma em:
I. O sistema de gestão por competências serve de subsídio para o recrutamento e seleção e de plano de treinamento e desenvolvimento.
II. Taxonomia pode ser considerada como um sistema de classificação para o capital intelectual da organização, além de indicar a experiência e o conhecimento das pessoas.
III. Com o banco de competência é possível identificar competências dos colaboradores em diferentes áreas do conhecimento e habilidades necessárias para atuar como mentores ou multiplicadores de conhecimento.
IV. Data warehouse tem arquitetura hierarquizada, com bases relacionais e Data mining são chamados mineradores de dados.
V. O portal corporativo é a porta de entrada para o ambiente de trabalho e o repositório de conhecimento da organização e de seus colaboradores, permitindo o acesso a todas as informações e aplicações relevantes.
1. Todas as alternativas.
2. Apenas a afirmativa I.
3. Somente as afirmativas I, II e III.
4. Somente as afirmativas II, IV e V.
5. Somente as afirmativas I, III e IV.

A interação entre os indivíduos, segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 70) se expande a medida que ela acontece além das paredes dos escritórios, possibilitando o crescimento exponencial do conhecimento. A imagem abaixo mostra que a espiral recomeça depois de completado o processo de conversão do conhecimento, ampliando a aplicação dele à diversas áreas da organização, em um processo crescente e contínuo.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) O processo de interação pode ser feito de forma aleatória.
( ) A identificação do que a empresa sabe e onde está o conhecimento diz respeito ao mapeamento do capital intelectual.
( ) Os ativos intelectuais devem ser geridos pela empresa.
( ) Autores afirmam que as árvores do conhecimento ajudam a visualizar as tendências de evolução de competências da organização.
( ) A gestão do conhecimento abrange um campo amplo dentro das organizações, sendo, estratégica para a inovação.
1. F, V, V, V e V.
2. Incorreta: V, V, F, F e V.
3. V, V, V, V e F.
4. F, F, F, F, V.
5. F, F, V, V e V.

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79), para se tornar uma “empresa que gera conhecimento”, a organização deve completar a “espiral do conhecimento”, que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito e, finalmente, de explícito a tácito. São quatro os modos de conversão do conhecimento, chamado de modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização).
Sobre o modelo SECI está correto o que se afirma em:
I. O indivíduo pode adquirir conhecimento tácito pela observação, pela imitação e pela prática.
II. O processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, se dá por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
III. Os indivíduos trocam e combinam o conhecimento por meio de documentos diversos, isso se dá na combinação.
IV. O conhecimento tácito dos indivíduos é a base da criação do conhecimento organizacional.
V. Na externalização o indivíduo aplica o conhecimento em contextos variados, adaptando todo o conhecimento apreendido (as observações das práticas, o que está nos manuais etc.).
1. Apenas as afirmativas II, III e IV.
2. Apenas as afirmativas III, IV e V.
3. Somente a afirmativa I.
4. Incorreta: Apenas a afirmativa I e II.
5. Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

Em um contexto onde identificamos como global, dinâmico, complexo, incerto e altamente tecnológico, a importância da gestão do conhecimento nas organizações envolve de fato a transformação do conhecimento tácito e individual das pessoas em conhecimento explícito sistematizado. Além disso, internalizado por meio de práticas de gestão incorporadas por todos e claro, amplamente disseminadas pelas empresas. A gestão do conhecimento está relacionada a um processo educacional de desenvolvimento de pessoa e neste caso, facilita a criação, a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento.
Sendo assim, avalie as afirmativas a seguir e assinale a única opção correta que detalha os aspectos relacionados às comunidades práticas.
1. As comunidades práticas são utilizadas para identificar e aprimorar os membros auto organizados que possuem um talento individual, considerados como pessoas especialistas. É na comunidade prática que os indivíduos buscam soluções para um problema ou discutem um processo de trabalho. É o apoio, o diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados às diretrizes estratégicas da organização.
2. As comunidades práticas tratam um processo de formação e desenvolvimento de pessoas na educação continuada com vistas à atualização e ao aperfeiçoamento de equipes, em todas as áreas da organização. Além disso, as comunidades práticas são definidas também por terem espaços de interação em que grupos de pessoas que se reúnem com certa frequência mantendo os interesses comuns e compartilhando o que sabem. Os indivíduos buscam soluções para um problema ou discutem um processo de trabalho.
3. As comunidades práticas são consideradas como um grupo de indivíduos que se reúnem com certa frequência. Neste caso, os indivíduos possuem um interesse comum na aplicação do que foi aprendido bem como no aprendizado. Além disso, as comunidades práticas podem também ter grupos auto organizados, necessitando de um líder ou moderador.
4. As comunidades práticas podem ser definidas como espaços para conversar e discutir determinados temas, compartilhar todas as sugestões e melhorias e ainda pode ser utilizada para relatar experiências ou sugerir lições aprendidas com determinado projeto.
5. As comunidades práticas, de forma pragmática, são bancos e repositórios de competências, as quais são utilizadas para facilitar todos os tipos de localização das pessoas que possuem um conhecimento específico, podendo ser considerados como técnico, ou científico.

Para que a organização responda aos desafios internos e externos, acompanhe a dinâmica em que está inserida, melhore a sua estrutura interna e foque na _______________ de processos, produtos e serviços, é imprescindível um sistema de _______________ organizacional eficiente. De acordo com Moresi (2001), isso inclui a habilidade de obter informações _______________ provenientes do mundo externo, a habilidade excepcional de responder de forma apropriada a essas informações e a capacidade de aprender rapidamente. Tal sistema, refere-se à capacidade de uma organização como um todo reunir informação, _______________ , criar conhecimento e atuar efetivamente se baseando no conhecimento que ela gerou. Sendo fundamental para que a organização sobreviva e mantenha a sua _______________ competitiva em contextos tão incertos e complexos como os da atualidade.
Ocultar opções de resposta
1. Melhoria, gestão, críticas, analisar, vantagem.
2. Inovação, inteligência, complexas, analisar, demanda.
3. Incorreta: Inovação, gestão, complexas, analisar, margem.
4. Inovação, Inteligência, complexas, inovar, vantagem.
5. Melhoria, inteligência, críticas, inovar, margem.

A gestão do conhecimento está relacionada ao processo educacional de desenvolvimento de pessoas, facilitando a criação, a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Existem diversas práticas que contribuem para se fazer uma gestão de pessoas de forma eficaz, sendo as principais: fóruns presenciais e virtuais ou listas de discussão; comunidades de prática; educação corporativa; narrativas (storytelling); banco de competências individuais; tutoria; mentoria e coaching; universidade corporativa; períodos sabáticos; brainstorming; assistência a colegas; revisão de aprendizagem; revisão pós-ação; espaços colaborativos físicos e virtuais; cafés do conhecimento; compartilhamento de vídeos; hora do círculo, entre outras.
Sobre a prática de coaching é correto o que se afirma em:
I. Identifica e aprimora o talento comunitário das pessoas.
II. É o apoio, o diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados às diretrizes estratégicas da organização.
III. Dá suporte aos programas de transformação e crescimento da empresa, identifica e aprimora talentos e desenvolve o potencial das pessoas.
IV. Foca a melhoria da performance com vistas a metas específicas, relacionadas ao desempenho profissional.
V. É um investimento da organização para ter resultados em longo prazo.
1. Apenas a afirmativa I.
2. Somente as afirmativas II.
3. Somente as afirmativas III.
4. Somente as afirmativas IV.
5. Todas as afirmativas.

Nonaka e Takeuchi propuseram um modelo explicativo chamado SECI, com o intuito de auxiliar na conversão dos conhecimentos, seja de tácito em explicito ou de explicito em tácito. O modelo consiste em 4 etapas (socialização, externalização, combinação e internalização) que continuamente aumenta o "capital de conhecimento" da organização. Este modelo pode ser usado com enorme proveito para assegurar a transmissão da vastíssima quantidade de conhecimento tácito detida pelos trabalhadores mais antigos, antes que se perca com a saída destes (e mesmo depois dessa saída). O conhecimento tácito não é detido unicamente pelos colaboradores da empresa: há conhecimento valiosíssimo nos clientes, nos fornecedores, e nos stakeholders em geral.
Assinale a alternativa correta:
I. A socialização (de tácito para tácito) ocorre em todas as áreas da organização (entre equipes operacionais, técnicas, administrativas, lideranças e até nas interações com os clientes.
II. A externalização (de tácito para explícito) é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.
III. Na combinação (de explícito para explícito), os indivíduos trocam e combinam o conhecimento por meio de documentos diversos (relatórios, fôlderes, artigos científicos, publicações etc.).
IV. A Combinação (de explícito para explícito), é um processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
V. A internalização (de explícito para tácito) é o aprender fazendo. Ocorre quando as experiências advindas da socialização, externalização e combinação são internalizadas.
1. Apenas as afirmativas I, III e IV.
2. Apenas as afirmativas I, III e V.
3. Incorreta: Apenas as afirmativas I e III.
4. Somente a afirmativa I.
5. Apenas as afirmativas I, II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As práticas relacionadas à estruturação dos processos organizacionais facilitam a geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional, como: melhores práticas; benchmarking; memória organizacional (lições aprendidas); bases de conhecimentos ou repositórios; sistemas de inteligência organizacional; mapeamento do conhecimento; sistema de gestão por competências; banco de competências organizacionais; gestão do capital intelectual; captura de ideias e lições aprendidas; taxonomia; construção de clusters do conhecimento, entre outros.
Sobre as práticas do benchmarking e do mapeamento do conhecimento é correto o que se afirma em:
I. Por meio do benchmarking, identifica-se o que a empresa quer e precisa melhorar e quais a empresa as oportunidades de melhoria interna e de inovação.
II. O mapeamento do conhecimento serve como guia para se saber onde está o conhecimento individual e o conhecimento crítico (relevante, estratégico) da organização.
III. O benchmarking é a busca sistemática de melhores referências para comparação aos processos, produtos e serviços da organização.
IV. O mapa do conhecimento é um processo continuado de avaliação de produtos, serviços, atividades e práticas próprias de uma empresa comparados a outras empresas, em especial às concorrentes.
V. O benchmarking identifica e localiza o conhecimento da organização nas suas mais diferentes formas: nos processos, produtos, serviços e relacionamentos.
1. Somente as afirmativas III e IV.
2. Somente as afirmativas I e V.
3. Incorreta: Somente as afirmativas III, IV e V.
4. Somente as afirmativas II e V.
5. Somente as afirmativas I, II e III.

Vivemos em um contexto globalizado e altamente conectado. Nos últimos anos, tivemos significativas mudanças na relação espaço versus tempo, em que as decisões acontecem em tempo real, não existindo mais fronteiras para os relacionamentos e com informações crescendo de forma exponencial. A revolução da tecnologia (web 2.0, 3.0 e 4.0), a revolução demográfica (a chamada geração Y, dos millennials), a revolução das redes sociais e a revolução organizacional (a colaboração em massa) estão transformando a sociedade, as empresas e também o setor público. São novos tempos. Tempos de trabalho virtual (teletrabalho), organizações com menos papéis e mais sistemas eletrônicos de informação, escolas virtuais ou híbridas, comércio eletrônico (e espionagem eletrônica), dados abertos, recursos educacionais abertos, licenças abertas etc. Com todas as mudanças mencionadas, para sobreviver no mercado, as organizações precisaram voltar sua atenção ao capital intelectual, aos chamados ativos intangíveis, e pensar em estratégias para capitalizar o conhecimento das pessoas.
De acordo com o exposto identifique os benefícios que ações voltadas ao capital intelectual podem trazer para as empresas.
I. Quanto mais o conhecimento for sistematizado e disponibilizado, mais as pessoas conseguirão resolver problemas.
II. A organização poderá, mais facilmente, identificar as competências e valorizar as pessoas.
III. O compartilhamento do conhecimento poderá orientar a tomada de decisões.
IV. As organizações poderão trabalhar em rede, em um sistema matricial, mais ágil e flexível.
V. O modo de gerenciamento se dará pela colaboração e pelo compartilhamento.
1. Todas as alternativas.
2. Incorreta: I, II e III.
3. II, IV e V.
4. I, III e V.
5. III, IV e V.

No que se referem a Gestão do conhecimento, existem práticas que estão relacionadas com a estruturação dos processos organizacionais e práticas relacionadas à base tecnológica que segundo BATISTA, “servem de suporte à gestão do conhecimento organizacional". Tais práticas visam auxiliar à estruturação dos processos organizacionais facilitando a geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento organizacional e também, à captura, difusão e colaboração do conhecimento.
Sobre as práticas, sistema de gestão por competências, taxonomia, Banco de competências organizacionais, Data warehouse/data mining e portais corporativos é correto o que se afirma em:
I. O sistema de gestão por competências serve de subsídio para o recrutamento e seleção e de plano de treinamento e desenvolvimento.
II. Taxonomia pode ser considerada como um sistema de classificação para o capital intelectual da organização, além de indicar a experiência e o conhecimento das pessoas.
III. Com o banco de competência é possível identificar competências dos colaboradores em diferentes áreas do conhecimento e habilidades necessárias para atuar como mentores ou multiplicadores de conhecimento.
IV. Data warehouse tem arquitetura hierarquizada, com bases relacionais e Data mining são chamados mineradores de dados.
V. O portal corporativo é a porta de entrada para o ambiente de trabalho e o repositório de conhecimento da organização e de seus colaboradores, permitindo o acesso a todas as informações e aplicações relevantes.
1. Todas as alternativas.
2. Apenas a afirmativa I.
3. Somente as afirmativas I, II e III.
4. Somente as afirmativas II, IV e V.
5. Somente as afirmativas I, III e IV.

A interação entre os indivíduos, segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 70) se expande a medida que ela acontece além das paredes dos escritórios, possibilitando o crescimento exponencial do conhecimento. A imagem abaixo mostra que a espiral recomeça depois de completado o processo de conversão do conhecimento, ampliando a aplicação dele à diversas áreas da organização, em um processo crescente e contínuo.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( ) O processo de interação pode ser feito de forma aleatória.
( ) A identificação do que a empresa sabe e onde está o conhecimento diz respeito ao mapeamento do capital intelectual.
( ) Os ativos intelectuais devem ser geridos pela empresa.
( ) Autores afirmam que as árvores do conhecimento ajudam a visualizar as tendências de evolução de competências da organização.
( ) A gestão do conhecimento abrange um campo amplo dentro das organizações, sendo, estratégica para a inovação.
1. F, V, V, V e V.
2. Incorreta: V, V, F, F e V.
3. V, V, V, V e F.
4. F, F, F, F, V.
5. F, F, V, V e V.

Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79), para se tornar uma “empresa que gera conhecimento”, a organização deve completar a “espiral do conhecimento”, que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a explícito e, finalmente, de explícito a tácito. São quatro os modos de conversão do conhecimento, chamado de modelo SECI (socialização, externalização, combinação e internalização).
Sobre o modelo SECI está correto o que se afirma em:
I. O indivíduo pode adquirir conhecimento tácito pela observação, pela imitação e pela prática.
II. O processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, se dá por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
III. Os indivíduos trocam e combinam o conhecimento por meio de documentos diversos, isso se dá na combinação.
IV. O conhecimento tácito dos indivíduos é a base da criação do conhecimento organizacional.
V. Na externalização o indivíduo aplica o conhecimento em contextos variados, adaptando todo o conhecimento apreendido (as observações das práticas, o que está nos manuais etc.).
1. Apenas as afirmativas II, III e IV.
2. Apenas as afirmativas III, IV e V.
3. Somente a afirmativa I.
4. Incorreta: Apenas a afirmativa I e II.
5. Apenas as afirmativas I, II, III e IV.

Em um contexto onde identificamos como global, dinâmico, complexo, incerto e altamente tecnológico, a importância da gestão do conhecimento nas organizações envolve de fato a transformação do conhecimento tácito e individual das pessoas em conhecimento explícito sistematizado. Além disso, internalizado por meio de práticas de gestão incorporadas por todos e claro, amplamente disseminadas pelas empresas. A gestão do conhecimento está relacionada a um processo educacional de desenvolvimento de pessoa e neste caso, facilita a criação, a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento.
Sendo assim, avalie as afirmativas a seguir e assinale a única opção correta que detalha os aspectos relacionados às comunidades práticas.
1. As comunidades práticas são utilizadas para identificar e aprimorar os membros auto organizados que possuem um talento individual, considerados como pessoas especialistas. É na comunidade prática que os indivíduos buscam soluções para um problema ou discutem um processo de trabalho. É o apoio, o diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados às diretrizes estratégicas da organização.
2. As comunidades práticas tratam um processo de formação e desenvolvimento de pessoas na educação continuada com vistas à atualização e ao aperfeiçoamento de equipes, em todas as áreas da organização. Além disso, as comunidades práticas são definidas também por terem espaços de interação em que grupos de pessoas que se reúnem com certa frequência mantendo os interesses comuns e compartilhando o que sabem. Os indivíduos buscam soluções para um problema ou discutem um processo de trabalho.
3. As comunidades práticas são consideradas como um grupo de indivíduos que se reúnem com certa frequência. Neste caso, os indivíduos possuem um interesse comum na aplicação do que foi aprendido bem como no aprendizado. Além disso, as comunidades práticas podem também ter grupos auto organizados, necessitando de um líder ou moderador.
4. As comunidades práticas podem ser definidas como espaços para conversar e discutir determinados temas, compartilhar todas as sugestões e melhorias e ainda pode ser utilizada para relatar experiências ou sugerir lições aprendidas com determinado projeto.
5. As comunidades práticas, de forma pragmática, são bancos e repositórios de competências, as quais são utilizadas para facilitar todos os tipos de localização das pessoas que possuem um conhecimento específico, podendo ser considerados como técnico, ou científico.

Para que a organização responda aos desafios internos e externos, acompanhe a dinâmica em que está inserida, melhore a sua estrutura interna e foque na _______________ de processos, produtos e serviços, é imprescindível um sistema de _______________ organizacional eficiente. De acordo com Moresi (2001), isso inclui a habilidade de obter informações _______________ provenientes do mundo externo, a habilidade excepcional de responder de forma apropriada a essas informações e a capacidade de aprender rapidamente. Tal sistema, refere-se à capacidade de uma organização como um todo reunir informação, _______________ , criar conhecimento e atuar efetivamente se baseando no conhecimento que ela gerou. Sendo fundamental para que a organização sobreviva e mantenha a sua _______________ competitiva em contextos tão incertos e complexos como os da atualidade.
Ocultar opções de resposta
1. Melhoria, gestão, críticas, analisar, vantagem.
2. Inovação, inteligência, complexas, analisar, demanda.
3. Incorreta: Inovação, gestão, complexas, analisar, margem.
4. Inovação, Inteligência, complexas, inovar, vantagem.
5. Melhoria, inteligência, críticas, inovar, margem.

A gestão do conhecimento está relacionada ao processo educacional de desenvolvimento de pessoas, facilitando a criação, a transferência, a disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Existem diversas práticas que contribuem para se fazer uma gestão de pessoas de forma eficaz, sendo as principais: fóruns presenciais e virtuais ou listas de discussão; comunidades de prática; educação corporativa; narrativas (storytelling); banco de competências individuais; tutoria; mentoria e coaching; universidade corporativa; períodos sabáticos; brainstorming; assistência a colegas; revisão de aprendizagem; revisão pós-ação; espaços colaborativos físicos e virtuais; cafés do conhecimento; compartilhamento de vídeos; hora do círculo, entre outras.
Sobre a prática de coaching é correto o que se afirma em:
I. Identifica e aprimora o talento comunitário das pessoas.
II. É o apoio, o diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados às diretrizes estratégicas da organização.
III. Dá suporte aos programas de transformação e crescimento da empresa, identifica e aprimora talentos e desenvolve o potencial das pessoas.
IV. Foca a melhoria da performance com vistas a metas específicas, relacionadas ao desempenho profissional.
V. É um investimento da organização para ter resultados em longo prazo.
1. Apenas a afirmativa I.
2. Somente as afirmativas II.
3. Somente as afirmativas III.
4. Somente as afirmativas IV.
5. Todas as afirmativas.

Nonaka e Takeuchi propuseram um modelo explicativo chamado SECI, com o intuito de auxiliar na conversão dos conhecimentos, seja de tácito em explicito ou de explicito em tácito. O modelo consiste em 4 etapas (socialização, externalização, combinação e internalização) que continuamente aumenta o "capital de conhecimento" da organização. Este modelo pode ser usado com enorme proveito para assegurar a transmissão da vastíssima quantidade de conhecimento tácito detida pelos trabalhadores mais antigos, antes que se perca com a saída destes (e mesmo depois dessa saída). O conhecimento tácito não é detido unicamente pelos colaboradores da empresa: há conhecimento valiosíssimo nos clientes, nos fornecedores, e nos stakeholders em geral.
Assinale a alternativa correta:
I. A socialização (de tácito para tácito) ocorre em todas as áreas da organização (entre equipes operacionais, técnicas, administrativas, lideranças e até nas interações com os clientes.
II. A externalização (de tácito para explícito) é um processo de sistematização de conceitos em um sistema de conhecimento.
III. Na combinação (de explícito para explícito), os indivíduos trocam e combinam o conhecimento por meio de documentos diversos (relatórios, fôlderes, artigos científicos, publicações etc.).
IV. A Combinação (de explícito para explícito), é um processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento explícito.
V. A internalização (de explícito para tácito) é o aprender fazendo. Ocorre quando as experiências advindas da socialização, externalização e combinação são internalizadas.
1. Apenas as afirmativas I, III e IV.
2. Apenas as afirmativas I, III e V.
3. Incorreta: Apenas as afirmativas I e III.
4. Somente a afirmativa I.
5. Apenas as afirmativas I, II e III.

Prévia do material em texto

Gestão do Conhecimento - D.20222.D 
Atividade de Autoaprendizagem 1 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
As práticas relacionadas à estruturação dos processos organizacionais 
facilitam a geração, retenção, organização e disseminação do conhecimento 
organizacional, como: melhores práticas; benchmarking; memória 
organizacional (lições aprendidas); bases de conhecimentos ou repositórios; 
sistemas de inteligência organizacional; mapeamento do conhecimento; 
sistema de gestão por competências; banco de competências organizacionais; 
gestão do capital intelectual; captura de ideias e lições aprendidas; taxonomia; 
construção de clusters do conhecimento, entre outros. 
Sobre as práticas do benchmarking e domapeamento do conhecimentoé 
correto o que se afirma em: 
I. Por meio do benchmarking, identifica-se o que a empresa quer e precisa 
melhorar e quais a empresa as oportunidades de melhoria interna e de 
inovação. 
II. O mapeamento do conhecimento serve como guia para se saber onde está 
o conhecimento individual e o conhecimento crítico (relevante, estratégico) da 
organização. 
III. O benchmarking é a busca sistemática de melhores referências para 
comparação aos processos, produtos e serviços da organização. 
IV. O mapa do conhecimento é um processo continuado de avaliação de 
produtos, serviços, atividades e práticas próprias de uma empresa comparados 
a outras empresas, em especial às concorrentes. 
V. O benchmarking identifica e localiza o conhecimento da organização nas 
suas mais diferentes formas: nos processos, produtos, serviços e 
relacionamentos. 
Assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Somente as afirmativas III e IV. 
2. 
Somente as afirmativas I e V. 
3. Incorreta: 
Somente as afirmativas III, IV e V. 
4. 
Somente as afirmativas II e V. 
5. 
Somente as afirmativas I, II e III. 
Resposta correta 
2. Pergunta 2 
Vivemos em um contexto globalizado e altamente conectado. Nos últimos 
anos, tivemos significativas mudanças na relação espaço versus tempo, em 
que as decisões acontecem em tempo real, não existindo mais fronteiras para 
os relacionamentos e com informações crescendo de forma exponencial. A 
revolução da tecnologia (web 2.0, 3.0 e 4.01 ), a revolução demográfica (a 
chamada geração Y, dos millennials), a revolução das redes sociais e a 
revolução organizacional (a colaboração em massa) estão transformando a 
sociedade, as empresas e também o setor público. São novos tempos. Tempos 
de trabalho virtual (teletrabalho), organizações com menos papéis e mais 
sistemas eletrônicos de informação, escolas virtuais ou híbridas, comércio 
eletrônico (e espionagem eletrônica), dados abertos, recursos educacionais 
abertos, licenças abertas etc. Com todas as mudanças mencionadas, para 
sobreviver no mercado, as organizações precisaram voltar sua atenção ao 
capital intelectual, aos chamados ativos intangíveis, e pensar em estratégias 
para capitalizar o conhecimento das pessoas. De acordo com o exposto 
identifique os benefícios que ações voltadas ao capital intelectual podem trazer 
para as empresas. 
I. Quanto mais o conhecimento for sistematizado e disponibilizado, mais as 
pessoas conseguirão resolver problemas. 
II. A organização poderá, mais facilmente, identificar as competências e 
valorizar as pessoas. 
III. O compartilhamento do conhecimento poderá orientar a tomada de 
decisões. 
IV. As organizações poderão trabalhar em rede, em um sistema matricial, mais 
ágil e flexível. 
V. O modo de gerenciamento se dará pela colaboração e pelo 
compartilhamento. 
Assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as alternativas 
Resposta correta 
2. Incorreta: 
I, II e III 
3. 
II, IV e V 
4. 
I, III e V 
5. 
III, IV e V 
3. Pergunta 3 
No que se referem a Gestão do conhecimento, existem práticas que estão 
relacionadas com a estruturação dos processos organizacionais e práticas 
relacionadas à base tecnológica que segundo BATISTA, “servem de suporte à 
gestão do conhecimento organizacional" . Tais práticas visam auxiliar à 
estruturação dos processos organizacionais facilitando a geração, retenção, 
organização e disseminação do conhecimento organizacional e também, à 
captura, difusão e colaboração do conhecimento. 
Sobre as práticas, sistema de gestão por competências, taxonomia, Banco de 
competências organizacionais, Data warehouse/data mining e portais 
corporativos é correto o que se afirma em: 
I. O sistema de gestão por competências serve de subsídio para o 
recrutamento e seleção e de plano de treinamento e desenvolvimento. 
II. Taxonomia pode ser considerada como um sistema de classificação para o 
capital intelectual da organização, além de indicar a experiência e o 
conhecimento das pessoas. 
III. Com o banco de competência é possível identificar competências dos 
colaboradores em diferentes áreas do conhecimento e habilidades necessárias 
para atuar como mentores ou multiplicadores de conhecimento. 
IV. Data warehouse tem arquitetura hierarquizada, com bases relacionais e 
Data mining são chamados mineradores de dados. 
V. O portal corporativo é a porta de entrada para o ambiente de trabalho e o 
repositório de conhecimento da organização e de seus colaboradores, 
permitindo o acesso a todas as informações e aplicações relevantes. 
Assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Todas as alternativas. 
Resposta correta 
2. 
Apenas a afirmativa I. 
3. 
Somente as afirmativas I, II e III. 
4. 
Somente as afirmativas II, IV e V. 
5. 
Somente as afirmativas I, III e IV. 
4. Pergunta 4 
A interação entre os indivíduos, segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 70) se 
expande a medida que ela acontece além das paredes dos escritórios, 
possibilitando o crescimento exponencial do conhecimento. A imagem abaixo 
mostra que a espiral recomeça depois de completado o processo de conversão 
do conhecimento, ampliando a aplicação dele à diversas áreas da organização, 
em um processo crescente e contínuo. 
 
 
 
 
 
 Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for 
verdadeira e F se a sentença for falsa: 
• ( ) O processo de interação pode ser feito de forma aleatória. 
• ( ) A identificação do que a empresa sabe e onde está o conhecimento diz 
respeito ao mapeamento do capital intelectual. 
• ( )Os ativos intelectuais devem ser geridos pela empresa. 
• ( )Autores afirmam que as árvores do conhecimento ajudam a visualizar as 
tendências de evolução de competências da organização. 
• ( )A gestão do conhecimento abrange um campo amplo dentro das 
organizações, sendo, estratégica para a inovação. 
A sequência correta é: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, V e V. 
Resposta correta 
2. Incorreta: 
V, V, F, F e V. 
3. 
V, V, V, V e F. 
4. 
F, F, F, F, V. 
5. 
F, F, V, V e V. 
5. Pergunta 5 
Segundo Nonaka e Takeuchi (1997, p. 79), para se tornar uma “empresa que 
gera conhecimento”, a organização deve completar a “espiral do 
conhecimento”, que vai de tácito para tácito, de explícito a explícito, de tácito a 
explícito e, finalmente, de explícito a tácito. São quatro os modos de conversão 
do conhecimento, chamado de modelo SECI (socialização, externalização, 
combinação e internalização). 
Sobre o modelo SECI está correto o que se afirma em: 
I. O indivíduo pode adquirir conhecimento tácito pela observação, pela 
imitação e pela prática. 
II. O processo de articulação do conhecimento tácito em conhecimento 
explícito, se da por meio de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou 
modelos. 
III. Os indivíduos trocam e combinam o conhecimento por meio de 
documentos diversos, isso se da na combinação. 
IV. O conhecimento tácito dos indivíduos é a base da criação do conhecimento 
organizacional. 
V. Na externalização o indivíduo aplica o conhecimento em contextos 
variados, adaptando todo o conhecimento apreendido (as observações das 
práticas, o que está nos manuais etc.). 
Assinale aalternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as afirmativas II, III e IV. 
2. 
Apenas as afirmativas III, IV e V. 
3. 
Somente a afirmativa I. 
4. Incorreta: 
Apenas a afirmativa I e II. 
5. 
Apenas as afirmativas I, II, III e IV. 
Resposta correta 
6. Pergunta 6 
Em um contexto onde identificamos como global, dinâmico, complexo, incerto e 
altamente tecnológico, a importância da gestão do conhecimento nas 
organizações envolve de fato a transformação do conhecimento tácito e 
individual das pessoas em conhecimento explícito sistematizado. 
Além disso, internalizado por meio de práticas de gestão incorporadas por 
todos e claro, amplamente disseminadas pelas empresas. 
A gestão do conhecimento está relacionada a um processo educacional de 
desenvolvimento de pessoa e neste caso, facilita a criação, a transferência, a 
disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. 
Neste universo, a gestão de pessoas é fundamental utiliza práticas como 
fóruns presenciais e virtuais ou listas de discussão; comunidades de prática; 
educação corporativa; narrativas (storytelling); banco de competências 
individuais; tutoria e outras. 
Sendo assim, avalie as afirmativas a seguir e assinale a única opção correta 
que detalha os aspectos relacionados às comunidades práticas. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
As comunidades práticas são utilizadas para identificar e 
aprimorar os membros auto organizados que possuem um talento 
individual, considerados como pessoas especialistas. É na 
comunidade prática que os indivíduos buscam soluções para um 
problema ou discutem um processo de trabalho. É o apoio, o 
diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados às 
diretrizes estratégicas da organização. 
2. 
As comunidades práticas tratam um processo de formação e 
desenvolvimento de pessoas na educação continuada com vistas 
à atualização e ao aperfeiçoamento de equipes, em todas as áreas 
da organização. Além disso, as comunidades práticas são 
definidas também por terem espaços de interação em que grupos 
de pessoas que se reúnem com certa frequência mantendo os 
interesses comuns e compartilhando o que sabem. Os indivíduos 
buscam soluções para um problema ou discutem um processo de 
trabalho. 
3. 
As comunidades práticas são consideradas como um grupo de 
indivíduos que se reúnem com certa frequência. Neste caso, os 
indivíduos possuem um interesse comum na aplicação do que foi 
aprendido bem como no aprendizado. Além disso, as comunidades 
práticas podem também ter grupos auto organizados, 
necessitando de um líder ou moderador. 
Resposta correta 
4. 
As comunidades práticas podem ser definidas como espaços para 
conversar e discutir determinados temas, compartilhar todas as 
sugestões e melhorias e ainda pode ser utilizada para relatar 
experiências ou sugerir lições aprendidas com determinado 
projeto. 
5. 
As comunidades práticas, de forma pragmática, são bancos e 
repositórios de competências, as quais são utilizadas para facilitar 
todos os tipos de localização das pessoas que possuem um 
conhecimento específico, podendo ser considerados como 
técnico, ou científico. 
7. Pergunta 7 
Para que a organização responda aos desafios internos e externos, 
acompanhe a dinâmica em que está inserida, melhore a sua estrutura interna e 
foque na _______________ de processos, produtos e serviços, é 
imprescindível um sistema de _______________ organizacional eficiente. De 
acordo com Moresi (2001), isso inclui a habilidade de obter 
informações _______________ provenientes do mundo externo, a habilidade 
excepcional de responder de forma apropriada a essas informações e a 
capacidade de aprender rapidamente. Tal sistema, refere-se à capacidade de 
uma organização como um todo reunir informação, _______________ , 
criar conhecimento e atuar efetivamente se baseando no conhecimento que ela 
gerou. Sendo fundamental para que a organização sobreviva e mantenha a 
sua _______________ competitiva em contextos tão incertos e complexos 
como os da atualidade. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Melhoria, gestão, críticas, analisar, vantagem. 
2. 
Inovação, inteligência, complexas, analisar, demanda. 
3. Incorreta: 
Inovação, gestão, complexas, analisar, margem. 
4. 
Inovação, Inteligência, complexas, inovar, vantagem. 
Resposta correta 
5. 
Melhoria, inteligência, críticas, inovar, margem. 
8. Pergunta 8 
A gestão do conhecimento está relacionada ao processo educacional de 
desenvolvimento de pessoas, facilitando a criação, a transferência, a 
disseminação e o compartilhamento de informações e conhecimento. Existem 
diversas práticas que contribuem para se fazer uma gestão de pessoas de 
forma eficaz, sendo as principais: fóruns presenciais e virtuais ou listas de 
discussão; comunidades de prática; educação corporativa; narrativas 
(storytelling); banco de competências individuais; tutoria; mentoria e coaching; 
universidade corporativa; períodos sabáticos; brainstorming; assistência a 
colegas; revisão de aprendizagem; revisão pós-ação; espaços colaborativos 
físicos e virtuais; cafés do conhecimento; compartilhamento de vídeos; hora do 
círculo, entre outras. Sobre a prática de coaching é correto o que se afirma em: 
I. Identifica e aprimora o talento comunitário das pessoas. 
II. É o apoio, o diálogo e o acompanhamento das riquezas humanas, alinhados 
às diretrizes estratégicas da organização. 
III. Dá suporte aos programas de transformação e crescimento da empresa, 
identifica e aprimora talentos e desenvolve o potencial das pessoas. 
IV. Foca a melhoria da performance com vistas a metas específicas, 
relacionadas ao desempenho profissional. 
V. É um investimento da organização para ter resultados em longo prazo. 
Assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas a afirmativa I. 
2. 
Somente as afirmativas II, III e IV. 
Resposta correta 
3. 
Somente a afirmativa V. 
4. 
Somente a afirmativa II e IV. 
5. 
Somente as afirmativas I, III e IV. 
9. Pergunta 9 
São diversos os recursos tecnológicos que as empresas podem fazer uso hoje 
em dia, tornando a gestão do conhecimento mais assertiva. As conexões em 
redes (internet, intranet, extranet) possibilitam maior integração entre as 
pessoas, havendo a troca de conhecimento entre elas. Também, são utilizados 
sistemas que auxiliam na gestão de documentos, o correio eletrônico para a 
troca de mensagens e nos últimos anos, entraram em ação os aplicativos de 
trocas de mensagem instantâneas que possibilitaram maior interação e 
agilidade na resolução de problemas. 
Relacione o segundo grupo com os enumerados no primeiro grupo. 
I. Possibilitam a captação da inteligência de determinado processo e/ou a 
construção de fluxos de trabalho automatizados. 
II. Por meio delas, podemos encontrar indivíduos com interesses e 
necessidades semelhantes, promover o aprendizado participando de 
comunidades de prática. 
III. Visam à integração dos processos internos e externos de comunicação de 
uma organização. 
IV. Conjunto de tecnologias que facilita o arquivamento, o acesso, a consulta e 
a difusão de documentos e de informações organizacionais. 
V. Intercâmbio de conhecimento entre membros de grupos, compartilhamento 
de documentos, agendas de compromissos e administração de projetos. 
• ( ). A - Redes Sociais 
 
• ( ). B - GED 
 
• ( ). C - Sistemas de Groupware 
 
• ( ). D - Workflow 
 
• ( ). E - Portais corporativos 
Marque a alternativa que tem a ordem correta de numeração do segundo 
grupo: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
 I - B, II - C, III - D, IV - A, V - E. 
2. 
I - E, II - C, III - D, IV - A, V - B. 
3. Incorreta: 
 I - A, II - D, III - C, IV - B, V - E. 
4. 
I - D, II - A, III - E, IV - B, V - C. 
Resposta correta 
5. 
I - C, II - D, III - B, IV - A, V - E. 
10. Pergunta 10 
Nonaka e Takeuchi propuseram um modelo explicativo chamado SECI, com o 
intuito de auxiliar na conversão dos conhecimentos,seja de tácito em explicito 
ou de explicito em tácito. O modelo consiste em 4 etapas ( socialização, 
externalização, combinação e internalização) que continuamente aumenta o 
"capital de conhecimento" da organização. Este modelo pode ser usado com 
enorme proveito para assegurar a transmissão da vastíssima quantidade de 
conhecimento tácito detida pelos trabalhadores mais antigos, antes que se 
perca com a saída destes (e mesmo depois dessa saída). O conhecimento 
tácito não é detido unicamente pelos colaboradores da empresa: há 
conhecimento valiosíssimo nos clientes, nos fornecedores, e nos stakeholders 
em geral. 
Disponível em: 
https://gestaodoconhecimentounis.blogspot.com/2016/10/nonaka-e-
takeushi.html. Acesso em 19 abr.2021. (adaptado). 
I. A socialização (de tácito para tácito) ocorre em todas as áreas da 
organização (entre equipes operacionais, técnicas, administrativas, lideranças 
e até nas interações com os clientes. 
II. A externalização (de tácito para explícito) é um processo de sistematização 
de conceitos em um sistema de conhecimento. 
III. Na combinação (de explícito para explícito), os indivíduos trocam e 
combinam o conhecimento por meio de documentos diversos (relatórios, 
fôlderes, artigos científicos, publicações etc.). 
IV. A Combinação (de explícito para explícito), é um processo de articulação 
do conhecimento tácito em conhecimento explícito. 
V. A internalização (de explícito para tácito) é o aprender fazendo. Ocorre 
quando as experiências advindas da socialização, externalização e 
combinação são internalizadas. 
Assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Apenas as afirmativas I, III e IV. 
2. 
Apenas as afirmativas I, III e V. 
https://gestaodoconhecimentounis.blogspot.com/2016/10/nonaka-e-takeushi.html
https://gestaodoconhecimentounis.blogspot.com/2016/10/nonaka-e-takeushi.html
Resposta correta 
3. Incorreta: 
Apenas as afirmativas I e III. 
4. 
Somente a afirmativa I. 
5. 
Apenas as afirmativas I, II e III. 
 
	Atividade de Autoaprendizagem 1

Mais conteúdos dessa disciplina