Logo Passei Direto
Buscar

Gestão do Conhecimento 1 2 3 4 P

User badge image
Leo neo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. Trocando em miúdos, isso significa que o capital mais importante não é o dinheiro, mas o conhecimento. O capital financeiro guarda sua importância relativa, mas ele depende totalmente do conhecimento sobre como aplicá-lo e retabilizá-lo adequadamente. O conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento. O conhecimento é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana (Chiavenato, 2006).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O cenário econômico mundial, em constante mudança, exige que as organizações adotem modelos gerenciais baseados em colaboradores dispostos a aprender, para assim, desenvolverem competências que ampliem o conhecimento, melhorem os processos decisórios e a capacidade competitiva.
II. Para uma organização que aprende, o avanço dos sistemas de informações são determinantes para se obter um ambiente de aprendizado, pois as informações são o principal objeto, senão único, para a criação do conhecimento.

Uma empresa do setor moveleiro, decidiu iniciar um processo de gestão do conhecimento. Ao fazer um levantamento dos procedimentos adotados pelo setor de produção, percebeu que não havia padrões definidos e que os problemas eram resolvidos pelos colaboradores mais experientes conforme iam acontecendo. Dessa forma, a primeira iniciativa foi criar junto ao setor produtivo, manuais com os procedimentos a serem adotados em cada situação-problema e estesseriam usados nos treinamentos dos novos colaboradores.
Baseado nos estudos realizados sobre a gestão do conhecimento, esse processo representa:

Davenport & Prusak (1998, p. 6): afirmam que “O conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. O conhecimento existe dentro das pessoas, faz parte da complexidade e imprevisibilidades humanas”. Carvalho (2012), completa dizendo que o conhecimento apresenta uma estrutura paradoxal, na qual se identifica dois componentes aparentemente opostos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Considerando os dois tipos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento tácito é subjetivo, pessoal, diz respeito as habilidades inerentes a uma pessoa, é difícil de formalizar.
II. Manuais, textos, gráficos, tabelas são exemplos de compartilhamento do conhecimento explícito.
III. A interação dos conhecimentos tácito e explícito é a principal dinâmica da criação do conhecimento organizacional.

A metáfora do iceberg demonstra a complexidade do conhecimento. A parte emersa do iceberg representa o conhecimento explícito, aquele que pode ser identificado sob a forma de rotinas, manuais, instruções e outros documentos. A parte submersa, é a representação do conhecimento tácito, pessoal, restrito à mente humana, se vincula aos sentidos, à percepção individual, intuição e insight, é de difícil formalização.
Relacione o tipo de conhecimento da coluna da esquerda à sua característica na coluna da direita:
A. Objetivo.
B. Crenças e valores.
C. Procedimentos.
D. Subjetivo.
E. Habilidades.

A dialética surgiu na Antiga Grécia e tem como características: a mudança e o oposto. As criações do conhecimento organizacional em empresas dialéticas trabalham muito bem a administração de paradoxos e reconciliação de opostos. Essas empresas estão sempre em movimento, sem se acomodar às rotinas, promovem constantemente a mudança e a inovação. Percebe-se, portanto, que para a gestão do conhecimento organizacional, é importante o raciocínio dialético (MASCARENHAS; VASCONCELOS, 2004).
Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. A síntese de tácito e explícito cria um novo conhecimento através das interações contínuas, dinâmicas e simultâneas dos conhecimentos.
II. A experiência corporal não influencia o processo de criação do conhecimento, visto que o conhecimento ocorre na mente do indivíduo.
III. O indivíduo é o criador do conhecimento e a organização o amplificador, mas o sintetizador do conhecimento é a equipe.
IV. O modelo de administração middle-up-down é o meio mais eficaz de criar conhecimento dentro de uma organização.

O conceito de aprendizagem, de origem popular é amplo, e de certo modo está relacionado a uma espécie de status, provocado pelas transformações que caracterizam o indivíduo. Estas modificações retratam a melhoria de uma condição ou qualidade, anteriormente precária, para outra em melhor condição. Assim, sabemos que a literatura psicológica reconhece diferentes teorias da aprendizagem, entre elas, destacamos o modelo behaviorista e o cognitivo, que de acordo com nosso material de estudo entende-se que: "O modelo behaviorista entende o comportamento como a interação entre o indivíduo e o ambiente. Enquanto que o modelo cognitivo, a aprendizagem é um processo interno de processamento de informações. A teoria epistemológica de Piaget, teoria do conhecimento, enfatiza a maturação biológica para aquisição de conhecimentos.” (BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2011)
Associe os quatro tipos de aprendizagem classificados por Lewin (apud AGUIAR, 2005), relacionados na coluna da esquerda com as mudanças cognitivas e/ou comportamentais, que se podem observar, apresentados na coluna da direita.
I. Mudança na estrutura cognitiva
II. Mudança na motivação
III. Mudança na ideologia
IV. Controle voluntário da musculatura

Para Balestrin e Vargas (2012), a aprendizagem organizacional pode ser alcançada transferindo e criando conhecimento novo pela interação entre organizações. As relações de cooperação interorganizacionais, ganham espaço na economia mundial e fazem surgir novas e diferentes configurações organizacionais, tais como: arranjos produtivos locais (APLs), clusters, redes de empresas, cooperativas, entre outras.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As redes interorganizacionais são crescentemente importantes na vida econômica, pelo fato de facilitarem a complexa interdependência transacional e cooperativa entre organizações.
II. Os clusters acumulam grande quantidade de informações, dos mais diversos tipos e através dos relacionamentos pessoais e laços com a comunidade facilitam o fluxo de informações, criando espaços favoráveis para o compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa, cruciais para formação de vantagem competitiva.

Uma empresa sabe que seus colaboradores são seu ativo mais importante, constituindo seu Capital Intelectual, mas sabe também que não se constitui apenas de pessoas, mas de outros elementos resultantes da interação e características da organização.
Assinale a alternativa que complementa corretamente a afirmativa: O Capital Intelectual – composto por capital humano, capital estrutural e capital de clientes – representa benefícios intangíveis que, quando associados aos outros fatores tangíveis, agregam valor às organizações, aos clientes e aos fornecedores.

Observe a charge a seguir.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir de 1980, os estudos sobre Cultura Organizacional ganham maior destaque, principalmente com o acesso às investigações realizadas sobre a filosofia e os valores das empresas japonesas.
II. Para preparar o processo de mudança organizacional e, consequentemente, implantar a GC é necessário que todos implicados estejam preparados para transformações consideráveis.
III. A cultura organizacional é uma estratégia aplicada às empresas e que se desenvolve isoladamente na promoção dos valores e práticas institucionais e adequando-se ao programa de Gestão do Conhecimento.
IV. Existem instrumentos de análise da cultura de uma organização, com o objetivo de identificar, analisar e implantar um processo de mudança que atenda às necessidades do colaborador e da empresa.

Na indústria farmacêutica, o desenvolvimento de medicamentos novos com segurança e rapidez é fundamental para a sobrevivência no mercado.
A partir desse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapeamento das fontes de conhecimento é considerado como uma das estratégias utilizadas para a implementação do programa de Gestão do Conhecimento.
II. As estratégias devem ser adequadas às especificidades de cada empresa, reunindo fatores que mobilizem e organizem as mudanças desejadas na organização.

A cultura organizacional apresenta importância imensurável quando se leva em consideração a gestão do conhecimento, pois cada empresa tem um tipo de cultura e, normalmente, seus colaboradores fazem parte desta cultura. E quando se trabalha gestão organizacional, é imprescindível o envolvimento dos colaboradores.
Com relação à estrutura organizacional, analise as asserções e a relação entre elas:
I. As organizações mais bem sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
II. A cultura das organizações não interfere no comportamento das pessoas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

No que se refere à Gestão do Conhecimento, tem-se que ela pode ser implantada em organizações de todos os tipos, tamanhos ou setor de negócios, nacionais ou multinacionais, e pode abranger os diferentes setores ou processos organizacionais internos. Quanto à escolha de modelos, não há um modelo genérico e específico para ser aplicado nas organizações para Gestão do Conhecimento, porque elas estão em diferentes graus de maturidade.
Associe cada pilar ao seu devido significado:
1. Estratégia.
2. Estrutura.
3. Tecnologia e Processos.
4. Pessoas.
I. Provedor da criação e disseminação do conhecimento.
II. Relação entre pessoas e papéis assumidos para o funcionamento da organização, visando facilitar a disseminação do conhecimento.
III. Conjunto de normas, ferramentas e técnicas, que inclui funções de identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação e criação do conhecimento.
IV. Ancorada no ambiente externo e focada no conhecimento como a competência essencial da organização.
I – 4; II – 2; III – 3; IV – 1.
I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1.
I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4.
I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.
I – 4; II – 1; III – 2; IV – 3.

Quando A arte da guerra chegou às empresas para ser usado como modelo de estratégia empresarial, sua referência era aos concorrentes, que seriam os inimigos, e ao mercado, que seria o campo de batalha.
De acordo com a analogia de Sun Tzu com o mundo empresarial, assinale a alternativa correta:
I. A frase refere-se à abordagem militar adaptada à administração, que ensina a quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
II. Os “inimigos”, na citação apresentada, referem-se à concorrência no mundo empresarial.
III. Os 'inimigos', na citação apresentada, referem-se à disputa de poder de cargo dentro da empresa.
IV. Conhecer a si mesmo refere-se a saber a posição que sua empresa se encontra no mercado global.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.

Kurt Lewin (1947 apud DALBEN, 2015) apresenta um modelo de três passos como uma estratégia bem-sucedida para a gestão de mudanças.
Assinale a opção que descreve a ordem correta da sequência:
1. Recongelamento.
2. Descongelamento.
3. Movimento.
3 – 2 – 1.
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2.
2 – 3 – 1.

Empresas como a Britsh Airways, Avon, Hunter Douglas, NASA e McDonald´s já utilizaram a Investigação Apreciativa (IA) para promover mudanças Organizacionais.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. A Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras.
II. Melhor do que discutir os problemas e conflitos do passado, é sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. Trocando em miúdos, isso significa que o capital mais importante não é o dinheiro, mas o conhecimento. O capital financeiro guarda sua importância relativa, mas ele depende totalmente do conhecimento sobre como aplicá-lo e retabilizá-lo adequadamente. O conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento. O conhecimento é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana (Chiavenato, 2006).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O cenário econômico mundial, em constante mudança, exige que as organizações adotem modelos gerenciais baseados em colaboradores dispostos a aprender, para assim, desenvolverem competências que ampliem o conhecimento, melhorem os processos decisórios e a capacidade competitiva.
II. Para uma organização que aprende, o avanço dos sistemas de informações são determinantes para se obter um ambiente de aprendizado, pois as informações são o principal objeto, senão único, para a criação do conhecimento.

Uma empresa do setor moveleiro, decidiu iniciar um processo de gestão do conhecimento. Ao fazer um levantamento dos procedimentos adotados pelo setor de produção, percebeu que não havia padrões definidos e que os problemas eram resolvidos pelos colaboradores mais experientes conforme iam acontecendo. Dessa forma, a primeira iniciativa foi criar junto ao setor produtivo, manuais com os procedimentos a serem adotados em cada situação-problema e estesseriam usados nos treinamentos dos novos colaboradores.
Baseado nos estudos realizados sobre a gestão do conhecimento, esse processo representa:

Davenport & Prusak (1998, p. 6): afirmam que “O conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. O conhecimento existe dentro das pessoas, faz parte da complexidade e imprevisibilidades humanas”. Carvalho (2012), completa dizendo que o conhecimento apresenta uma estrutura paradoxal, na qual se identifica dois componentes aparentemente opostos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
Considerando os dois tipos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
I. O conhecimento tácito é subjetivo, pessoal, diz respeito as habilidades inerentes a uma pessoa, é difícil de formalizar.
II. Manuais, textos, gráficos, tabelas são exemplos de compartilhamento do conhecimento explícito.
III. A interação dos conhecimentos tácito e explícito é a principal dinâmica da criação do conhecimento organizacional.

A metáfora do iceberg demonstra a complexidade do conhecimento. A parte emersa do iceberg representa o conhecimento explícito, aquele que pode ser identificado sob a forma de rotinas, manuais, instruções e outros documentos. A parte submersa, é a representação do conhecimento tácito, pessoal, restrito à mente humana, se vincula aos sentidos, à percepção individual, intuição e insight, é de difícil formalização.
Relacione o tipo de conhecimento da coluna da esquerda à sua característica na coluna da direita:
A. Objetivo.
B. Crenças e valores.
C. Procedimentos.
D. Subjetivo.
E. Habilidades.

A dialética surgiu na Antiga Grécia e tem como características: a mudança e o oposto. As criações do conhecimento organizacional em empresas dialéticas trabalham muito bem a administração de paradoxos e reconciliação de opostos. Essas empresas estão sempre em movimento, sem se acomodar às rotinas, promovem constantemente a mudança e a inovação. Percebe-se, portanto, que para a gestão do conhecimento organizacional, é importante o raciocínio dialético (MASCARENHAS; VASCONCELOS, 2004).
Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. A síntese de tácito e explícito cria um novo conhecimento através das interações contínuas, dinâmicas e simultâneas dos conhecimentos.
II. A experiência corporal não influencia o processo de criação do conhecimento, visto que o conhecimento ocorre na mente do indivíduo.
III. O indivíduo é o criador do conhecimento e a organização o amplificador, mas o sintetizador do conhecimento é a equipe.
IV. O modelo de administração middle-up-down é o meio mais eficaz de criar conhecimento dentro de uma organização.

O conceito de aprendizagem, de origem popular é amplo, e de certo modo está relacionado a uma espécie de status, provocado pelas transformações que caracterizam o indivíduo. Estas modificações retratam a melhoria de uma condição ou qualidade, anteriormente precária, para outra em melhor condição. Assim, sabemos que a literatura psicológica reconhece diferentes teorias da aprendizagem, entre elas, destacamos o modelo behaviorista e o cognitivo, que de acordo com nosso material de estudo entende-se que: "O modelo behaviorista entende o comportamento como a interação entre o indivíduo e o ambiente. Enquanto que o modelo cognitivo, a aprendizagem é um processo interno de processamento de informações. A teoria epistemológica de Piaget, teoria do conhecimento, enfatiza a maturação biológica para aquisição de conhecimentos.” (BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2011)
Associe os quatro tipos de aprendizagem classificados por Lewin (apud AGUIAR, 2005), relacionados na coluna da esquerda com as mudanças cognitivas e/ou comportamentais, que se podem observar, apresentados na coluna da direita.
I. Mudança na estrutura cognitiva
II. Mudança na motivação
III. Mudança na ideologia
IV. Controle voluntário da musculatura

Para Balestrin e Vargas (2012), a aprendizagem organizacional pode ser alcançada transferindo e criando conhecimento novo pela interação entre organizações. As relações de cooperação interorganizacionais, ganham espaço na economia mundial e fazem surgir novas e diferentes configurações organizacionais, tais como: arranjos produtivos locais (APLs), clusters, redes de empresas, cooperativas, entre outras.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. As redes interorganizacionais são crescentemente importantes na vida econômica, pelo fato de facilitarem a complexa interdependência transacional e cooperativa entre organizações.
II. Os clusters acumulam grande quantidade de informações, dos mais diversos tipos e através dos relacionamentos pessoais e laços com a comunidade facilitam o fluxo de informações, criando espaços favoráveis para o compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa, cruciais para formação de vantagem competitiva.

Uma empresa sabe que seus colaboradores são seu ativo mais importante, constituindo seu Capital Intelectual, mas sabe também que não se constitui apenas de pessoas, mas de outros elementos resultantes da interação e características da organização.
Assinale a alternativa que complementa corretamente a afirmativa: O Capital Intelectual – composto por capital humano, capital estrutural e capital de clientes – representa benefícios intangíveis que, quando associados aos outros fatores tangíveis, agregam valor às organizações, aos clientes e aos fornecedores.

Observe a charge a seguir.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir de 1980, os estudos sobre Cultura Organizacional ganham maior destaque, principalmente com o acesso às investigações realizadas sobre a filosofia e os valores das empresas japonesas.
II. Para preparar o processo de mudança organizacional e, consequentemente, implantar a GC é necessário que todos implicados estejam preparados para transformações consideráveis.
III. A cultura organizacional é uma estratégia aplicada às empresas e que se desenvolve isoladamente na promoção dos valores e práticas institucionais e adequando-se ao programa de Gestão do Conhecimento.
IV. Existem instrumentos de análise da cultura de uma organização, com o objetivo de identificar, analisar e implantar um processo de mudança que atenda às necessidades do colaborador e da empresa.

Na indústria farmacêutica, o desenvolvimento de medicamentos novos com segurança e rapidez é fundamental para a sobrevivência no mercado.
A partir desse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapeamento das fontes de conhecimento é considerado como uma das estratégias utilizadas para a implementação do programa de Gestão do Conhecimento.
II. As estratégias devem ser adequadas às especificidades de cada empresa, reunindo fatores que mobilizem e organizem as mudanças desejadas na organização.

A cultura organizacional apresenta importância imensurável quando se leva em consideração a gestão do conhecimento, pois cada empresa tem um tipo de cultura e, normalmente, seus colaboradores fazem parte desta cultura. E quando se trabalha gestão organizacional, é imprescindível o envolvimento dos colaboradores.
Com relação à estrutura organizacional, analise as asserções e a relação entre elas:
I. As organizações mais bem sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
II. A cultura das organizações não interfere no comportamento das pessoas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

No que se refere à Gestão do Conhecimento, tem-se que ela pode ser implantada em organizações de todos os tipos, tamanhos ou setor de negócios, nacionais ou multinacionais, e pode abranger os diferentes setores ou processos organizacionais internos. Quanto à escolha de modelos, não há um modelo genérico e específico para ser aplicado nas organizações para Gestão do Conhecimento, porque elas estão em diferentes graus de maturidade.
Associe cada pilar ao seu devido significado:
1. Estratégia.
2. Estrutura.
3. Tecnologia e Processos.
4. Pessoas.
I. Provedor da criação e disseminação do conhecimento.
II. Relação entre pessoas e papéis assumidos para o funcionamento da organização, visando facilitar a disseminação do conhecimento.
III. Conjunto de normas, ferramentas e técnicas, que inclui funções de identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação e criação do conhecimento.
IV. Ancorada no ambiente externo e focada no conhecimento como a competência essencial da organização.
I – 4; II – 2; III – 3; IV – 1.
I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1.
I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4.
I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.
I – 4; II – 1; III – 2; IV – 3.

Quando A arte da guerra chegou às empresas para ser usado como modelo de estratégia empresarial, sua referência era aos concorrentes, que seriam os inimigos, e ao mercado, que seria o campo de batalha.
De acordo com a analogia de Sun Tzu com o mundo empresarial, assinale a alternativa correta:
I. A frase refere-se à abordagem militar adaptada à administração, que ensina a quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
II. Os “inimigos”, na citação apresentada, referem-se à concorrência no mundo empresarial.
III. Os 'inimigos', na citação apresentada, referem-se à disputa de poder de cargo dentro da empresa.
IV. Conhecer a si mesmo refere-se a saber a posição que sua empresa se encontra no mercado global.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.

Kurt Lewin (1947 apud DALBEN, 2015) apresenta um modelo de três passos como uma estratégia bem-sucedida para a gestão de mudanças.
Assinale a opção que descreve a ordem correta da sequência:
1. Recongelamento.
2. Descongelamento.
3. Movimento.
3 – 2 – 1.
1 – 2 – 3.
1 – 3 – 2.
3 – 1 – 2.
2 – 3 – 1.

Empresas como a Britsh Airways, Avon, Hunter Douglas, NASA e McDonald´s já utilizaram a Investigação Apreciativa (IA) para promover mudanças Organizacionais.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. A Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras.
II. Melhor do que discutir os problemas e conflitos do passado, é sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Prévia do material em texto

Gestão do Conhecimento
Questão 1
Correta
Questão com problema?
“Na era da informação, o recurso mais importante deixou de ser o capital financeiro para ser o capital intelectual, baseado no conhecimento. Trocando em miúdos, isso significa que o capital mais importante não é o dinheiro, mas o conhecimento. O capital financeiro guarda sua importância relativa, mas ele depende totalmente do conhecimento sobre como aplicá-lo e retabilizá-lo adequadamente. O conhecimento ficou na dianteira de todos os demais recursos organizacionais, pois todos eles passaram a depender do conhecimento. O conhecimento é a informação estruturada que tem valor para uma organização. O conhecimento conduz a novas formas de trabalho e de comunicação, a novas estruturas e tecnologias e a novas formas de interação humana” (Chiavenato, 2006).
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O cenário econômico mundial, em constante mudança, exige que as organizações adotem modelos gerenciais baseados em colaboradores dispostos a aprender, para assim, desenvolverem competências que ampliem o conhecimento, melhorem os processos decisórios e a capacidade competitiva.
PORQUE
II. Para uma organização que aprende, o avanço dos sistemas de informações são determinantes para se obter um ambiente de aprendizado, pois as informações são o principal objeto, senão único, para a criação do conhecimento.
Comrelação aos dados apresentados, marque a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Comentário
Correta.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
Uma empresa do setor moveleiro, decidiu iniciar um processo de gestão do conhecimento. Ao fazer um levantamento dos procedimentos adotados pelo setor de produção, percebeu que não havia padrões definidos e que os problemas eram resolvidos pelos colaboradores mais experientes conforme iam acontecendo. Dessa forma, a primeira iniciativa foi criar junto ao setor produtivo, manuais com os procedimentos a serem adotados em cada situação-problema e estesseriam usados nos treinamentos dos novos colaboradores.
Baseado nos estudos realizados sobre a gestão do conhecimento, esse processo representa:
Sua resposta
Correta
Conversão do conhecimento tácito em explícito.
Comentário
O texto descreve a conversão/transformação do conhecimento tácito em conhecimento explícito, quando informa que os colaboradores mais experientes resolvem os problemas quando surgem, pois com seu conhecimento, através da experiência, possuem as habilidades necessárias para resolver os problemas. Esse conhecimento que o texto trata é o conhecimento tácito (inerente a pessoa), quando resolvem criar manuais com os procedimentos, o conhecimento passa a ser explícito, ou seja, disponível para todos na organização.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Davenport & Prusak (1998, p. 6): afirmam que “O conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. O conhecimento existe dentro das pessoas, faz parte da complexidade e imprevisibilidades humanas”. Carvalho (2012), completa dizendo que o conhecimento apresenta uma estrutura paradoxal, na qual se identifica dois componentes aparentemente opostos: o conhecimento tácito e o conhecimento explícito.
 
Considerando os dois tipos de conhecimento, analise as afirmativas a seguir:
 
I. O conhecimento tácito é subjetivo, pessoal, diz respeito as habilidades inerentes a uma pessoa, é difícil de formalizar.
II. Manuais, textos, gráficos, tabelas são exemplos de compartilhamento do conhecimento explícito.
III. A interação dos conhecimentos tácito e explícito é a principal dinâmica da criação do conhecimento organizacional.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Comentário
Todas as afirmativas são verdadeiras no que diz respeito aos conhecimentos tácito e explícito. O conhecimento tácito é inerente à pessoa, à sua vivência, experiências e habilidades (I), mas pode ser externalizada nas interações sociais, organizacionais, ou seja, com o meio em que o indivíduo está inserido. Já o conhecimento explícito é facilmente formalizado, pode ser compartilhado, registrado em livros, textos, manuais, sites, jornais (II). Os conhecimento tácito e explícitos são complementares e interdependentes, a interação entre os dois é o que gera a criação do conhecimento organizacional pois um pode se transformar no outro (III).
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Fonte: Disponível em:. Acesso em: 25 jun. 2016.
A metáfora do iceberg demonstra a complexidade do conhecimento. A parte emersa do iceberg representa o conhecimento explícito, aquele que pode ser identificado sob a forma de rotinas, manuais, instruções e outros documentos. A parte submersa, é a representação do conhecimento tácito, pessoal, restrito à mente humana, se vincula aos sentidos, à percepção individual, intuição e insight, é de difícil formalização.
Relacione o tipo de conhecimento da coluna da esquerda à sua característica na coluna da direita:
	A. Objetivo.
B. Crenças e valores.
C. Procedimentos.
D. Subjetivo.
E. Habilidades.
	1. Tácito.
2. Explícito.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação entre as colunas:
Sua resposta
Correta
A – 2; B – 1; C – 2; D – 1; E – 1.
Comentário
A alternativa está 100% correta visto que classificou corretamente todas as características dos conhecimentos tácito e explícito.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
O conhecimento está relacionado com o “aprender a prender”, sendo possível sustentar que sua construção se dá por um processo reflexivo que envolve o pensamento racional e o empírico, a mente e o corpo, a análise e a experiência, o implícito e o explícito (LIBARDI, 2011).
Existem doistipos de conhecimento, o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. Assinale a alternativa que define, respectivamente, ambos corretamente.
Sua resposta
Correta
O primeiro refere-se ao modo como percebemos o mundo em torno de nós, as crenças, valores e percepções individuais e o segundo acontece quando o conhecimento é compartilhado.
Comentário
Correta.De acordo com os pioneiros nos estudos da Gestão do Conhecimento - Nonaka e Takeuchi - o conhecimento explícito pode ser expresso em palavras, números ou sons, e compartilhado na forma de dados, recursos visuais, leitura de manuais etc. O conhecimento explícito pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal e sistematicamente. Já o conhecimento tácito não é facilmente visível e explicável, sendo altamente pessoal e difícil de formalizar. As intuições e os palpites subjetivos estão sob a rubrica do conhecimento tácito. O conhecimento tácito está profundamente enraizado nas ações e na experiência corporal do indivíduo, assim como nos ideais, valores ou emoções que ele incorpora.
Questão 1
Correta
Questão com problema?
A dialética surgiu na Antiga Grécia e tem como características: a mudança e o oposto. As criações do conhecimento organizacional em empresas dialéticas trabalham muito bem a administração de paradoxos e reconciliação de opostos. Essas empresas estão sempre em movimento, sem se acomodar às rotinas, promovem constantemente a mudança e a inovação. Percebe-se, portanto, que para a gestão do conhecimento organizacional, é importante o raciocínio dialético (MASCARENHAS; VASCONCELOS, 2004).
Diante desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. A síntese de tácito e explícito cria um novo conhecimento através das interações contínuas, dinâmicas e simultâneas dos conhecimentos.
II. A experiência corporal não influencia o processo de criação do conhecimento, visto que o conhecimento ocorre na mente do indivíduo.
III. O indivíduo é o criador do conhecimento e a organização o amplificador, mas o sintetizador do conhecimento é a equipe.
IV. O modelo de administração middle-up-down é o meiomais eficaz de criar conhecimento dentro de uma organização.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
I, III e IV estão corretas, mas a II está incorreta.
Comentário
A alternativa está 100% correta. A análise das questões foi realizada corretamente, a criação do conhecimento organizacional dá-se pela conversão dos conhecimentos tácito e explícito, a experiência corporal é altamente importante para a criação do conhecimento (aprender fazendo), o indivíduo cria o conhecimento, a organização apoia e estimula o processo de criação, mas são as equipes as sintetizadoras do processo, ou seja, quem coloca em prática.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
O conceito de aprendizagem, de origem popular é amplo, e de certo modo está relacionado a uma espécie de status, provocado pelas transformações que caracterizam o indivíduo. Estas modificações retratam a melhoria de uma condição ou qualidade, anteriormente precária, para outra em melhor condição. Assim, sabemos que a literatura psicológica reconhece diferentes teorias da aprendizagem, entre elas, destacamos o modelo behaviorista e o cognitivo, que de acordo com nosso material de estudo entende-se que: "O modelo behaviorista entende o comportamento como a interação entre o indivíduo e o ambiente. Enquanto que o modelo cognitivo, a aprendizagem é um processo interno de processamento de informações. A teoria epistemológica de Piaget, teoria do conhecimento, enfatiza a maturação biológica para aquisição de conhecimentos.” (BOCK; TEIXEIRA; FURTADO, 2011)
Associe os quatro tipos de aprendizagem classificados por Lewin (apud AGUIAR, 2005), relacionados na coluna da esquerda com as mudanças cognitivas e/ou comportamentais, que se podem observar, apresentados na coluna da direita.
	
I. Mudança na estrutura cognitiva
II. Mudança na motivação
III. Mudança na ideologia
IV. Controle voluntário da musculatura
	
1. Controle de movimentos (fala, autocontrole)
2. Conhecimento
3. Gostar ou não gostar de algo
4. Valores e associações, cultural
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Sua resposta
Correta
I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.
Comentário
Correta.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Para Balestrin e Vargas (2012), a aprendizagem organizacional pode ser alcançada transferindo e criando conhecimento novo pela interação entre organizações. As relações de cooperação interorganizacionais, ganham espaço na economia mundial e fazem surgir novas e diferentes configurações organizacionais, tais como: arranjos produtivos locais (APLs), clusters, redes de empresas, cooperativas, entre outras.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As redes interorganizacionais são crescentemente importantes na vida econômica, pelo fato de facilitarem a complexa interdependência transacional e cooperativa entre organizações.
PORQUE
II. Os clusters acumulam grande quantidade de informações, dos mais diversos tipos e através dos relacionamentos pessoais e laços com a comunidade facilitam o fluxo de informações, criando espaços favoráveis para o compartilhamento de conhecimento e aprendizagem colaborativa, cruciais para formação de vantagem competitiva.
A respeito das asserções e da relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Comentário
A alternativa está 100% correta. As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa da primeira. Apesar de ambas possuírem praticamente o mesmo objetivo, compartilhamento de informações, experiências e conhecimento, são tipos de arranjos empresariais diferentes. As redes interorganizacionais são definidas a partir de um conjunto de articulações entre entidades empresariais independentes e geograficamente dispersas. Já o cluster é uma aglomeração geograficamente concentrada de organizações com características similares.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Uma empresa sabe que seus colaboradores são seu ativo mais importante, constituindo seu Capital Intelectual, mas sabe também que não se constitui apenas de pessoas, mas de outros elementos resultantes da interação e características da organização.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 26 jun. 2016.
Assinale a alternativa que complementa corretamente a afirmativa:O Capital Intelectual – composto por capital humano, capital estrutural e capital de clientes – representa benefícios intangíveis que, quando associados aos outros fatores tangíveis, agregam valor às organizações, aos clientes e aos fornecedores,
Sua resposta
Correta
tornando-se um diferencial competitivo.
Comentário
A alternativa está 100% correta. Uma empresa que trabalha a gestão do conhecimento e valoriza o capital intelectual obtém vantagem competitiva no mercado.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Nonaka e Takeushi (2008, p. 99) defendem que o conhecimento necessita de um contexto físico para que seja criado, deve guardar relação com um contexto em termos de tempo, espaço e relacionamento com outras pessoas. Enfim, o conhecimento não se cria no vácuo; ao contrário, é necessário um lugar no qual a informação ganha significado por meio da interpretação, tornando-se, assim, conhecimento.
Considerando a criação do conhecimento e a sua necessidade ganhar significado, assinale a alternativa correta:
Sua resposta
Correta
O ba deve ser entendido como interações que ocorrem em um tempo e local específicos, podendo emergir em indivíduos, grupos de trabalho, espaços virtuais como os grupos de e-mails e no contato da linha de frente com o cliente.
Comentário
Em outras palavras, Nonaka e Takeushi (2008) afirmam que o conhecimento não se cria no vácuo; ao contrário, é necessário um lugar no qual a informação ganha significado por meio da interpretação, tornando-se, assim, conhecimento. De acordo com Carvalho (2012), a palavra Ba tem uma tradução que se aproxima de “lugar”. Foi proposta pelo filósfo Kitaro Nishida (1921-1970) para se referir a um espaço de interação no qual a experiência acontece. Mas o que seria esse “lugar”? O ‘Ba’ pode ser ententido como um espaço físico, como salas de reuniões ou outros locais da empresa em que as trocas podem ocorrer. Nishida (apud TAKEUCHI; NONAKA, 2008, p. 99) define ‘Ba’ como “um contexto compartilhado em movimento, no qual o conhecimento é partilhado, criado e utilizado”. Continua sua afirmação de que “o novo conhecimento é criado a partir do conhecimento existente através da mudança dos significados e contextos”. No entanto, ‘Ba’ não indica apenas espaço físico. Takeuchi e Nonaka (2008, p. 100) afirma que:Deve ser entendido como interações que ocorrem em um tempo e local específicos. O ba pode emergir em indivíduos, grupos de trabalho, espaços virtuais como os grupos de e-mails e no contato da linha de frente com o cliente. O ba é local existencial onde os participantes partilham seus contextos e criam novos significados através das interações.
Questão 1
Correta
Questão com problema?
A cultura organizacional apresenta importância imensurável quando se leva em consideração a gestão do conhecimento, pois cada empresa tem um tipo de cultura e, normalmente, seus colaboradores fazem parte desta cultura. E quando se trabalha gestão organizacional, é imprescindível o envolvimento dos colaboradores. Com relação à estrutura organizacional, o modelo das estruturas organizacionais que procura romper com a tradição hierárquico-burocrática, junto aosgrupos, às equipes e redes de aprendizado, se adequa melhor à Gestão do Conhecimento, pois ela tem como objetivo o melhor aproveitamento do conhecimento, através das pessoas, em prol da organização que adota esta ferramenta.
Analise as asserções e a relação entre elas:
I. As organizações mais bem sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
PORQUE
II. A cultura das organizações não interfere no comportamento das pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:Sua resposta
Correta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Comentário
Correta. A cultura organizacional se refere a normas, regras e valores da organização, e sua cultura pode inibir ou facilitar o comportamento das pessoas. É por este motivo que dirigentes, acionistas e proprietários devem ter consciência de que é por meio de seus colaboradores que as organizações conseguem a verdadeira vantagem competitiva, o que torna fundamental analisar as culturas e OS valores corporativos, visto que cultura é um padrão duradouro. O segredo das organizações bem-sucedidas é a visão e a orientação por valores que buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
Na indústria farmacêutica, o desenvolvimento de medicamentos novos com segurança e rapidez é fundamental para a sobrevivência no mercado. No entanto, no setor farmacêutico, não basta desenvolver novos produtos é preciso obter a aprovação da agência reguladora United States Food and Drug Administration (FDA), que pode levar anos. Quando Patricia Seemann assumiu o cargo de Diretora de Sistemas de Conhecimento da Roche nos EUA em 1993, verificou que uma melhor gestão do conhecimento poderia ajudar no desempenho da empresa e na aprovação de novos medicamentos junto ao órgão competente. O primeiro e mais importante passo da equipe de GC foi entender que o principal produto do processo de aprovação dos novos medicamentos era conhecimento e que os clientes do processo eram os funcionários da agência reguladora. Assim que, para elaborar dossiês eficazes com o conhecimento relevante sobre os novos medicamentos era necessário conhecer as reais necessidades dos clientes do processo. Para conseguir isso, a equipe de GC reuniu um grupo de ex-funcionários da agência reguladora que conheciam muito bem o processo de aprovação de novos medicamentos.
(Fonte: Adaptado de: . Acesso em: 05 jul. 2016)
A partir desse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapeamento das fontes de conhecimento é considerado como uma das estratégias utilizadas para a implementação do programa de Gestão do Conhecimento.
PORQUE
II. As estratégias devem ser adequadas às especificidades de cada empresa, reunindo fatores que mobilizem e organizem as mudanças desejadas na organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Comentário
Correta. Aprimeira assserção se trata de um exemplo de estratégia aplicada ao contexto do texto. A segunda asserção define o conceito do termo "estratégia". A implantação da GC “envolve o planejamento e a aplicação prática de fatores estratégicos, que reúnem a capacidade de mobilizar a organização na efetivação das mudanças necessárias e na busca de sustentabilidade no longo prazo” (FURLANETTO; OLIVEIRA, 2006, p. 265).
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Qual é o nível de maturidade de uma empresa?
Esta é uma das perguntas-chave para desenvolver um programa de gestão do conhecimento em uma organização. Uma empresa também pode apresentar níveis de maturidade diferentes quando analisamos as diversas áreas da gestão: processos básicos, estratégia, marketing, sustentabilidade, pessoas, inovação etc. Conhecer e identificar onível de maturidade de gestãoda empresa é um diferencial importante, pois esclarece os aspectos que estão gerando gargalos e atrapalhando o desenvolvimento do negócio, ajuda a potencializar as áreas de oportunidades, facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos. Existem diversos modelos para medir a maturidade de gestão das empresas. De modo geral, elas levam em conta de quatro a cinco passos. No primeiro, a companhia não possui nenhum método ou procedimento formal de gerenciar seus processos e projetos. Do segundo ao terceiro, a organização já possui algum gerenciamento, ferramentas e, em certos casos, os processos já estão em fase de integração.
Fonte: Adaptado de: . Acesso em: 2 ago. 2016.
Segundo North (2010, p. 38), na escala do conhecimento existem quatro graus de maturidade.
	I. Soluções em TI.
II. Soluções individuais específicas.
III. Organizações do conhecimento professional.
IV. Gestão empresarial orientada ao conhecimento.
	1. Gestão do conhecimento em áreas específicas.
2. Apresenta infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para compartilhar conhecimento.
3. Execução da GC como apoio das tecnologias de Informação, acesso a documentos e banco de dados.
4. Cultura organizacional: aprendizagem interna e externa, envolvendo mercados, tecnologias etc.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
Sua resposta
Correta
I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4.
Comentário
Correta. Primeiro grau: Execução da Gestão do conhecimento com o apoio das TI, acesso a documentos e banco de dados. Segundo grau: Gestao do Conhecimento em áreas específicas. Terceiro grau: Apresenta infraestructura de comunicação e informação, estímulo aos trabalhadores para compartilhar o conhecimento. Quarto e último grau: Cultura organizacional: aprendizagem interna e externa, envolvendo mercados, tecnologias etc.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Diante do contexto em que estão inseridas as organizações, o conhecimento é um fator imprescindível para o sucesso organizacional. Mas isso não se aplica somente a empresas privadas com fins lucrativos, é aplicado aos mais diversos setores. A Gestão do Conhecimento e da informação tem a capacidade de trazer diferencial competitivo quando utilizada de maneira integrada com os outros componentes de uma organização. Mostrando que o conhecimento adquirido pelo capital intelectual, a tecnologia utilizada e a inovação são os fatores que agregam valor tanto às indústrias, empresas privadas ou prestadoras de serviços. Uma das principais funções da gestão do conhecimento é harmonizar os recursos da tecnologia com o conhecimento das pessoas, proporcionando a melhoria do desenvolvimento das organizações. Neste contexto de gestão do conhecimento, a inovação e a tecnologia como já citados são fatores essenciais, pois, adotam métodos e técnicas que ajudam na disseminação do conhecimento, além de garantir respostas rápidas.
Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.
A partir do texto e considerando as relações entre GI e GC, marque a alternativa correta que corresponde ao processo de Gestão da Informação.
Sua resposta
Correta
Os processos de GI antecedem os processos de GC.
Comentário
Alternativa correta: Os processos de GI antecedem os processos de GC.   A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no Conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros). Sendo assim, a GI deve anteceder a GC para que as informações sejam organizadas e analisadas quanto a sua qualidade.
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.
Empresas como a Britsh Airways, Avon, Hunter Douglas, NASA e McDonald´s já utilizaram a Investigação Apreciativa (IA) para promover mudanças Organizacionais. No Brasil, a Nutrimental, dona das barras de cereal Nutry, usou a IA para guiar seu Planejamento estratégico nos últimos anos, obtendo um crescimento de 600% nos resultados e 75% de redução de absenteísmo. A IA é realizada em quatro fases principais: descoberta, sonho, planejamento e destino, as quais a diferenciam de outras formas de redesenhar o negócio, uma vez que a IA foca no sentimento das pessoas, cuja metodologia proporciona aos participantes o contato direto com o sucesso, seja ele algo pertencente ao passado ou planejado a um futuro próximo. Fonte: RICCI, Renato. Para de querer resolver problemas. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.
Analise as asserções a seguire a relação entre elas:
I. A Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras.
PORQUE
II. Melhor do que discutir os problemas e conflitos do passado, é sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.
A respeito dessas asserções, avalie a opção CORRETA:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Comentário
Correta.A Investigação apreciativa é uma forma diferente de construir estratégias e planos de crescimento organizacional que usa a gestão do conhecimento uma vez que utiliza de métodos que consiste em resgatar, através de entrevistas e debates, todos os momentos de alta performance ocorridos no passado e no presente no âmbito organizacional e captar os sucessos individuais de cada um dos envolvidos no processo, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, visando com isso à construção de um modelo ideal para o futuro. Dessa maneira, pode-se dizer que a Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras pois ao invés de focar na discussão dos problemas e conflitos do passado, ela foca no sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.
Questão 1
Correta
Questão com problema?
Muitas vezes, ouvimos a frase “para bons projetos não faltam recursos”. Nada mais verdadeiro. Em geral, o gargalo não tem sido os recursos, mas a elaboração e a condução de bons projetos. O conhecimento e a prática de técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos e, mais especificamente, de projetos de inovação, são imprescindíveis. O sucesso reside na aplicação de técnicas sobre como montar, executar e controlar um bom projeto, na identificação do perfil dos gerentes e da equipe, na estrutura adequada para sua condução, no processo de início, avaliação e encerramento, nas análises de riscos, recompensa, e efeitos colaterais positivos e negativos, assim como na gestão nos níveis estratégico e tático/operacional.
(Fonte: Adaptado de . Acesso em: 4 ago. 2016)
Associe as ferramentas utilizadas, relacionadas na coluna da esquerda, com os objetivos correspondentes, apresentados na coluna da direita.
	I. Benchmarking
II. Melhores práticas
III. Base de conhecimento
IV. Educação corporativa
V. Mapeamento de processos
	1. Registrar conhecimentos; conteúdos, informação, lições aprendidas e melhores práticas.
2. Identificar como são realizadas as atividades, operações e os negócios da empresa.
3. Comprar produtos, serviços e processos visando a melhorias.
4. Identificar e compartilhar as práticas bem-sucedidas na empresa.
5. Educação contínua, com o objetivo de preparar os profissionais.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
Sua resposta
Correta
I – 3; II – 4; III – 1; IV – 5; V – 2.
Comentário
Correta.
Questão 2
Correta
Questão com problema?
"O planejamento estratégico é fruto da relação direta entre estratégia e conhecimento, em consequência as empresas inovadoras e de sucesso são mais competitivas e agregam valor social. Apoiando-se neste argumento, os autores consideram que conhecimento e estratégia são pilares básicos para a competitividade e destacam que: '(...) seria tolo predizer a sociedade do conhecimento nos próximos cem anos [...] mas há algo que podemos prever: a maior mudança será no conhecimento – em sua forma e conteúdo; em seu significado; em sua responsabilidade; e no que significa ser uma pessoa instruída.'" (AVONA, 2016, p. 23 apud DRUCKER, 2002, p. 161-162)
Considerando o posicionamento do autor, uma pessoa instruída se define por meio dos seguintes fatores:
I. Primeiramente, a dignidade; segundo, o esforço, para desenvolver-se e alcançar um alto nível de escolaridade - critério básico para trabalhar em qualquer organização.
II. Primeiro, a coragem; segundo, a competência para atrair recursos e empreender, com nível de escolaridade suficiente para o trabalho e o compromisso social.
III. Primeiro, a ousadia; segundo, a responsabilidade e recursos financeiros para inventar um produto aceitável no mercado de acordo com a especificidade profissional.
IV. Primeiro, a capacidade; segundo, a habilidade para entender as nuances do conhecimento, seus problemas e desafios, além de ampliar as possibilidades de empreender e desenhar seu futuro.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
Apenas a afirmativa IV está correta.
Comentário
CORRETA.No que se refere aos conhecimentos necessários, é interessante recorrer a um mapeamento de competências e conhecimentos relacionados ao segmento em que a empresa atua.A estratégia para lidar com o conhecimento não é apenas uma preocupação das organizações. Deve ser, também, uma prioridade individual, filtrando informações e dados do que realmente pode vir a ser conhecimento para enriquecer a experiência pessoal. Para tanto, realize uma breve pesquisa de como você pode organizar suas informações transformando-as em conhecimento.
Questão 3
Correta
Questão com problema?
Empresa inovadora é aquela capaz de mesclar estratégia com cultura, a inovação é a solução mais buscada pelas empresas que querem se diferenciar no mercado, seja desenvolvendo um produto inédito ou criando uma forma de fazer mais e melhor do que os concorrentes. Mas o discurso muitas vezes passa longe da prática por falta de alinhamento entre a estratégia e a cultura da empresa. Para especialistas no assunto, essas duas características do DNA corporativo têm de andar ajustados para que a inovação ocorra. O levantamento Innovation 1000, feito anualmente para reconhecer as empresas mais inovadoras do mundo, mostra a diferença. Em 2011, as empresas farmacêuticas lideraram entre as que mais investiram em pesquisa e desenvolvimento – P&D (Roche, Pfizer e Novartis). No ano anterior à pesquisa (2010), as três juntas aplicaram US$ 28 bilhões na criação de novos produtos ou serviços. Já quando o ranking mostra as companhias mais inovadoras, a liderança é de Apple, Google e 3M - que, juntas, gastaram US$ 6,8 bilhões em P&D. No entanto, o sucesso de uma empresa inovadora não está garantido por altos investimento, e sim, pelo trabalho desenvolvido entre a cultura e a estratégia de inovação.
Fonte: Adaptado de: . Acesso em: 4 ago 2016.
A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A inovação, necessária às organizações, faz parte de um processo que tem como objetivo encontrar soluções para problemas antigos e novos.
PORQUE
II. As empresas necessitam inovar, para gerir novos conhecimentos, enfrentar desafios e mudanças a fim de permanecerem competitivas no mercado atual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
Sua resposta
Correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Comentário
Correta. Esta alternativa descreve o conceito de inovação e justifica que as empresas inovadoras são aquelas que transformam os problemas em soluções.
Questão 4
Correta
Questão com problema?
Com a evolução da sociedade e do próprio homem, as necessidades de cada um sofrem alterações devido a fatores econômicos, sociais, ambientais e qualidade de vida, por exemplo. As empresas devem conseguir identificar essas necessidades do cliente, criando valor ao seu produto ou serviço, de acordo com a demanda, ou seja, as empresas devem se perguntar cada vez mais “o que é o seu produto para o cliente”.
A gestão do conhecimento, estrategicamente, exige uma avaliação contínua do capital intelectual existente e uma comparação com necessidades futuras. O processo estratégico exige avaliação, construção e descarte. Associe cada processo estratégico com seus correspondentes significados.
1. Avaliação.
2. Construção.
3. Descarte.
I. Buscar novos experimentos com o intuito de gerar um diferencial competitivo para a organização.
II. Buscar formas de medição menos complexas dos ativos intelectuais.
III. Reconhecer que pode existir conhecimento desnecessárioe incentivar o conhecimento novo.
A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação.
Sua resposta
Correta
1-II; 2-I; 3-III.
Comentário
Correta.O processo estratégico da gestão do conhecimento passa por algumas etapas: avaliação (buscar formas de medição menos complexas dos ativos intelectuais no processo de planejamento; mapear e avaliar quais desses ativos serão aproveitados para necessidades futuras), construção (buscar novos experimentos com o intuito de gerar um diferencial competitivo para a organização que justifique novos e sistemáticos investimentos; desenvolver e implementar um bom plano de ação para favorecer o novo conhecimento) e descarte (desenvolver e utilizar algum método para analisar os custos dessa retenção de conhecimento desnecessário; reconhecer que pode existir conhecimento desnecessário e incentivar o conhecimento novo).
Questão 5
Correta
Questão com problema?
Nos dias atuais, é fundamental que todo profissional que pretende ou ocupe cargos de liderança nas organizações, encare as questões da sustentabilidade sob uma ótica empresarial estratégica. A princípio, você pode pensar as ações de sustentabilidade como respostas a dois motivadores: riscos e oportunidades para os negócios hoje e no curto prazo. Mas, há um terceiro viés, decorrente da percepção de que grandes mudanças ocorrerão como consequência da evolução da sociedade e devido a imperativos ambientais. Em outras palavras, a rota pela qual temos caminhado não nos atende mais. É certamente mais inteligente e mais perspicaz identificar os desafios impostos pela sociedade e pelo planeta às empresas e ao mercado hoje, buscando novas estratégias de negócios para estarmos presente em um futuro desejado, em alguns aspectos, e inexorável, em outros.
(Fonte: Adaptado de: Acesso em: 04 ago. 2016)
Nessa perspectiva, considerando o planejamento estratégico como um elemento fundamental no processo de Gestão do Conhecimento, avalie as afirmações a seguir.
I. Planejar estrategicamente significa estabelecer objetivos para um futuro desejável, considerando a realidade da organização.
II. Viabilizar recursos financeiros, humanos e técnicos para alcançar resultados definidos anteriormente, observando as mudanças na sociedade.
III. O planejamento estratégico em uma empresa é utilizado para estabelecer relações com o conhecimento acumulado e o processo de inovação, mas não deve considerar as mudanças culturais e organizacionais.
É correto o que se afirma em:
Sua resposta
Correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Comentário
Correta. Planejar estrategicamente significa estabelecer objetivos para um futuro desejável, considerando a realidade da organização. Viabilizar recursos financeiros, humanos e técnicos para alcançar resultados definidos anteriormente, observando as mudanças na sociedade. Estas alternativas estão de acordo com os conceitos sobre "planejamento estratégico".
Questão 1
Respondida
Observe a charge a seguir.
Fonte: Disponível em:.Acesso em: 4 ago. 2016.
Em meio ao contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir de 1980, os estudos sobre Cultura Organizacional ganham maior destaque, principalmente com o acesso às investigações realizadas sobre a filosofia e os valores das empresas japonesas.
II. Para preparar o processo de mudança organizacional e, consequentemente, implantar a GC é necessário que todos implicados estejam preparados para transformações consideráveis.
III. A cultura organizacional é uma estratégia aplicada às empresas e que se desenvolve isoladamente na promoção dos valores e práticas institucionais e adequando-se ao programa de Gestão do Conhecimento.
IV. Existem instrumentos de análise da cultura de uma organização, com o objetivo de identificar, analisar e implantar um processo de mudança que atenda às necessidades do colaborador e da empresa.
Sobre a cultura organizacional nas empresas é correto o que se afirma em:
· Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
· Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
· Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
· As afirmativas I, II e IV estão corretas.
· As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Sua resposta
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
Correta. A partir de 1980, os estudos sobre Cultura Organizacional ganham maior destaque, principalmente com o acesso às investigações realizadas sobre a filosofia e os valores das empresas japonesas. Para preparar o processo de mudança organizacional e consequentemente implantar a GC é necessário que todos implicados estejam preparados para transformações consideráveis. Existem instrumentos de análise da cultura de uma organização, com o objetivo de identificar, analisar e implantar um processo de mudança que atenda às necessidades do colaborador e da empresa. Todas as corretas, exceto o ítem de nº III que no estabelece relação real com os conteúdos estudados.
Questão 2
Respondida
Qual é o nível de maturidade de uma empresa?
Esta é uma das perguntas-chave para desenvolver um programa de gestão do conhecimento em uma organização. Uma empresa também pode apresentar níveis de maturidade diferentes quando analisamos as diversas áreas da gestão: processos básicos, estratégia, marketing, sustentabilidade, pessoas, inovação etc. Conhecer e identificar onível de maturidade de gestãoda empresa é um diferencial importante, pois esclarece os aspectos que estão gerando gargalos e atrapalhando o desenvolvimento do negócio, ajuda a potencializar as áreas de oportunidades, facilita e orienta os pontos a serem desenvolvidos. Existem diversos modelos para medir a maturidade de gestão das empresas. De modo geral, elas levam em conta de quatro a cinco passos. No primeiro, a companhia não possui nenhum método ou procedimento formal de gerenciar seus processos e projetos. Do segundo ao terceiro, a organização já possui algum gerenciamento, ferramentas e, em certos casos, os processos já estão em fase de integração.
Fonte: Adaptado de: . Acesso em: 2 ago. 2016.
Segundo North (2010, p. 38), na escala do conhecimento existem quatro graus de maturidade.
	I. Soluções em TI.
II. Soluções individuais específicas.
III. Organizações do conhecimento professional.
IV. Gestão empresarial orientada ao conhecimento.
	1. Gestão do conhecimento em áreas específicas.
2. Apresenta infraestrutura de comunicação e informação; estímulo aos trabalhadores para compartilhar conhecimento.
3. Execução da GC como apoio das tecnologias de Informação, acesso a documentos e banco de dados.
4. Cultura organizacional: aprendizagem interna e externa, envolvendo mercados, tecnologias etc.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta da associação:
· I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.
· I – 1; II – 2; III – 4; IV – 3.
· I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4.
· I – 4; II – 3; III – 2; IV – 1.
· I – 2; II – 1; III – 3; IV – 4.
Sua resposta
I – 3; II – 1; III – 2; IV – 4.
Correta. Primeiro grau: Execução da Gestão do conhecimento com o apoio das TI, acesso a documentos e banco de dados. Segundo grau: Gestao do Conhecimento em áreas específicas. Terceiro grau: Apresenta infraestructura de comunicação e informação, estímulo aos trabalhadores para compartilhar o conhecimento. Quarto e último grau: Cultura organizacional: aprendizagem interna e externa, envolvendo mercados, tecnologias etc.
Questão 3
Respondida
Diante do contexto em que estão inseridas as organizações, o conhecimento é um fator imprescindível para o sucesso organizacional. Mas isso não se aplica somente a empresas privadas com fins lucrativos, é aplicado aos mais diversos setores. A Gestão do Conhecimento e da informação tem a capacidade de trazer diferencial competitivo quando utilizada de maneira integrada com os outros componentes de uma organização. Mostrando que o conhecimento adquirido pelo capital intelectual, a tecnologia utilizada e a inovação são os fatores que agregam valor tanto às indústrias, empresas privadas ou prestadoras de serviços. Uma das principais funções da gestão do conhecimento é harmonizar os recursos da tecnologiacom o conhecimento das pessoas, proporcionando a melhoria do desenvolvimento das organizações. Neste contexto de gestão do conhecimento, a inovação e a tecnologia como já citados são fatores essenciais, pois, adotam métodos e técnicas que ajudam na disseminação do conhecimento, além de garantir respostas rápidas.
Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2018.
A partir do texto e considerando as relações entre GI e GC, marque a alternativa correta que corresponde ao processo de Gestão da Informação.
· Os processos de GI antecedem os processos de GC.
· Mapear e reconhecer fluxos de informais são processos de GC.
· Monitorar demandas e necessidades de Conhecimento.
· Criar espaços criativos dentro da organização.
· Desenvolver sistemas corporativos com o objetivo de compartilhar o conhecimento.
Sua resposta
Os processos de GI antecedem os processos de GC.
Alternativa correta: Os processos de GI antecedem os processos de GC.   A GI trabalha no âmbito dos fluxos formais, no conhecimento explícito (documentos gerados, recebidos e utilizados para as atividades organizacionais), enquanto que a GC trabalha no âmbito dos fluxos informais, ou seja, no Conhecimento tácito (reuniões, eventos, valores, crenças, experiências, construção individual do conhecimento e outros). Sendo assim, a GI deve anteceder a GC para que as informações sejam organizadas e analisadas quanto a sua qualidade.
Questão 4
Respondida
Na indústria farmacêutica, o desenvolvimento de medicamentos novos com segurança e rapidez é fundamental para a sobrevivência no mercado. No entanto, no setor farmacêutico, não basta desenvolver novos produtos é preciso obter a aprovação da agência reguladora United States Food and Drug Administration (FDA), que pode levar anos. Quando Patricia Seemann assumiu o cargo de Diretora de Sistemas de Conhecimento da Roche nos EUA em 1993, verificou que uma melhor gestão do conhecimento poderia ajudar no desempenho da empresa e na aprovação de novos medicamentos junto ao órgão competente. O primeiro e mais importante passo da equipe de GC foi entender que o principal produto do processo de aprovação dos novos medicamentos era conhecimento e que os clientes do processo eram os funcionários da agência reguladora. Assim que, para elaborar dossiês eficazes com o conhecimento relevante sobre os novos medicamentos era necessário conhecer as reais necessidades dos clientes do processo. Para conseguir isso, a equipe de GC reuniu um grupo de ex-funcionários da agência reguladora que conheciam muito bem o processo de aprovação de novos medicamentos.
(Fonte: Adaptado de: . Acesso em: 05 jul. 2016)
A partir desse texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O mapeamento das fontes de conhecimento é considerado como uma das estratégias utilizadas para a implementação do programa de Gestão do Conhecimento.
PORQUE
II. As estratégias devem ser adequadas às especificidades de cada empresa, reunindo fatores que mobilizem e organizem as mudanças desejadas na organização.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· A asserções I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· A asserções I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Correta. Aprimeira assserção se trata de um exemplo de estratégia aplicada ao contexto do texto. A segunda asserção define o conceito do termo "estratégia". A implantação da GC “envolve o planejamento e a aplicação prática de fatores estratégicos, que reúnem a capacidade de mobilizar a organização na efetivação das mudanças necessárias e na busca de sustentabilidade no longo prazo” (FURLANETTO; OLIVEIRA, 2006, p. 265).
Questão 5
Respondida
No que se refere à Gestão do Conhecimento, tem-se que elapode ser implantada em organizações de todos os tipos, tamanhos ou setor de negócios, nacionais ou multinacionais, e pode abranger os diferentes setores ou processos organizacionais internos. Quanto à escolha de modelos, não há um modelo genérico e específico para ser aplicado nas organizações para Gestão do Conhecimento, porque elas estão em diferentes graus de maturidade.
O modelo integrado de Gestão do Conhecimento, com foco na competitividade e sustentabilidade organizacional, tem como bases conceituais quatro pilares importantes. Associe cada pilar ao seu devido significado:
1. Estratégia.
2. Estrutura.
3. Tecnologia e Processos.
4. Pessoas.
I. Provedor da criação e disseminação do conhecimento.
II. Relação entre pessoas e papéis assumidos para o funcionamento da organização, visando facilitar a disseminação do conhecimento.
III. Conjunto de normas, ferramentas e técnicas, que inclui funções de identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação e criação do conhecimento.
IV. Ancorada no ambiente externo e focada no conhecimento como a competência essencial da organização.
Assinalea alternativa que apresenta a sequência correta da associação:
· I – 4; II – 2; III – 3; IV – 1.
· I – 3; II – 2; III – 4; IV – 1.
· I – 1; II – 2; III – 3; IV – 4.
· I – 2; II – 4; III – 1; IV – 3.
· I – 4; II – 1; III – 2; IV – 3.
Sua resposta
I – 4; II – 2; III – 3; IV – 1.
Correta. As bases conceituais de um modelo de gestão para organizações fundamentadas em conhecimento têm como ponto de partida quatro pilares importantes: 1) estratégia (ancorada no ambiente externo e focada no conhecimento como a competência essencial da organização); 2) estrutura (relação entre pessoas e papéis assumidos para o funcionamento da organização, de forma que seja flexível e ágil nas respostas, para facilitar a criação e disseminação do conhecimento); 3) tecnologias (conjunto de normas, ferramentas e técnicas) e processos (que incluam funções de identificação, captura, seleção e validação, organização e armazenagem, compartilhamento, aplicação e criação do conhecimento); e 4) pessoas (sem elas não há criação nem disseminação de conhecimento). Dessa forma, compôs o modelo integrado de GC com foco na competitividade e sustentabilidade organizacional.
Questão 6
Sem resposta
A cultura organizacional apresenta importância imensurável quando se leva em consideração a gestão do conhecimento, pois cada empresa tem um tipo de cultura e, normalmente, seus colaboradores fazem parte desta cultura. E quando se trabalha gestão organizacional, é imprescindível o envolvimento dos colaboradores. Com relação à estrutura organizacional, o modelo das estruturas organizacionais que procura romper com a tradição hierárquico-burocrática, junto aosgrupos, às equipes e redes de aprendizado, se adequa melhor à Gestão do Conhecimento, pois ela tem como objetivo o melhor aproveitamento do conhecimento, através das pessoas, em prol da organização que adota esta ferramenta.
Analise as asserções e a relação entre elas:
I. As organizações mais bem sucedidas têm visão e orientação por valores e buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
PORQUE
II. A cultura das organizações não interfere no comportamento das pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As asserções I e II são proposições falsas.
Sua resposta
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Correta. A cultura organizacional se refere a normas, regras e valores da organização, e sua cultura pode inibir ou facilitar o comportamento das pessoas. É por este motivo que dirigentes, acionistas e proprietáriosdevem ter consciência de que é por meio de seus colaboradores que as organizações conseguem a verdadeira vantagem competitiva, o que torna fundamental analisar as culturas e OS valores corporativos, visto que cultura é um padrão duradouro. O segredo das organizações bem-sucedidas é a visão e a orientação por valores que buscam alinhamento entre os valores pessoais e organizacionais.
Questão 7
Sem resposta
O princípio da Gestão do Conhecimento é que as organizações devem alinhar suas estratégias de negócios a ela. Nesse contexto, sabe-se que o termo ‘estratégia’ deriva do grego strategos, que significa "a arte dos generais do exército", e que foi no início do século XX que o conceito de estratégia chegou às empresas. Sun Tzu (2006) escreveu o livro A arte da guerra, muito usado hoje como referência nas empresas para ajudar a manter a competitividade frente à concorrência acirrada. Uma das frases mais famosas de Sun Tzu está ilustrada na figura a seguir:
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.
Essa referência é usada nas estratégias empresariais e descreve as seguintes situações:
I. A frase refere-se à abordagem militar adaptada à administração, que ensina a quebrar a resistência do inimigo sem lutar.
II. Os “inimigos”, na citação apresentada, referem-se à concorrência no mundo empresarial.
III. Os "inimigos”, na citação apresentada, referem-se à disputa de poder de cargo dentro da empresa.
IV. Conhecer a si mesmo refere-se a saber a posição que sua empresa se encontra no mercado global.
De acordo com a analogia de Sun Tzu com o mundo empresarial, assinale a alternativa correta:
· Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
· Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
· Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
· Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
· Estão corretas apenas as afirmativas II e IV.
Sua resposta
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
Correta. Quando A arte da guerra chegou às empresas para ser usado como modelo de estratégia empresarial, sua referência era aos concorrentes, que seriam os inimigos, e ao mercado, que seria o campo de batalha. A principal lição de estratégia empresarial, que se relaciona diretamente com a Gestão do Conhecimento, é conseguir trabalhar em parceria, sem lutar, sem competir de maneira desleal, mas unindo conhecimentos para inovar. Quando se conhece o ambiente de negócios, criam-se condições mais adequadas para se adotar uma gestão que exercite cooperação e concorrência e fomente a estabilidade e a renovação.
Questão 8
Sem resposta
A cultura organizacional molda as relações humanas dentro das organizações. As normas, os valores e as crenças, que são fortes componentes da cultura organizacional, devem ser compartilhados por todos os colaboradores da organização em suas ações. Estimular uma cultura organizacional inovadora tem sido visto como uma abordagem mais proativa de adaptação às mudanças e à inovação. Organizações que investem em culturas inovadoras acabam encorajando seus colaboradores a experimentarem o novo sem ter medo do desconhecido.
Kurt Lewin (1947 apud DALBEN, 2015) apresenta um modelo de três passos como uma estratégia bem-sucedida para a gestão de mudanças:
1. Recongelamento.
2. Descongelamento.
3. Movimento.
Assinale a opção que descreve a ordem correta da sequência:
· 3 – 2 – 1.
· 1 – 2 – 3.
· 1 – 3 – 2.
· 3 – 1 – 2.
· 2 – 3 – 1.
Sua resposta
2 – 3 – 1.
Correta. Implantar a Gestão do Conhecimento representa implantar uma mudança na empresa. Lewin apresenta o modelo de três passos como uma estratégia bem-sucedida para gestão de mudança. O primeiro passo é o descongelamento, que diz respeito à eliminação, ou pelo menos redução, da resistência dos colaboradores em relação à mudança, motivando os funcionários para a mudança. O segundo passo é o movimento, que se refere à remoção dos velhos hábitos e das forças restritivas, encorajando os colaboradores a contribuírem e participarem do processo de mudança, construindo um caminho para o objetivo final desejado. O terceiro passo é o recongelamento, que ocorre na nova fase em que a organização se encontra, enaltecendo o sucesso da mudança e recompensando as pessoas envolvidas no processo de implementação da mudança.
Questão 9
Sem resposta
As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas são tratadas. Elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. Para que os objetivos da Gestão do conhecimento sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional, porém, o grande desafio hoje é como mobilizar os colaboradores em prol da organização (CHIAVENATO, 2004).
Juan Carlos Hiba propõe 10 recursos para a mobilização dos colaboradores na Gestão do Conhecimento. Descreva a ordem correta dos recursos necessários para a mobilização dos colaboradores na Gestão do Conhecimento:
1. Fornecer amplas informações sobre a empresa, abrindo canais francos de comunicação com os colaboradores, compartilhando as boas ou más informações.
2. Controlar, avaliar e revisar periodicamente o processo para verificar se os objetivos estão sendo alcançados e os resultados estão sendo positivos.
3. Ampliar a equipe inicial, buscando e obtendo compromisso de outros colaboradores: na medida do possível, facilitar que os próprios colaboradores convidem os colegas a participar.
4. Permitir que os colaboradores avaliem o estado da Gestão do Conhecimento, estimulando-os a expressar ideias e participar na solução dos problemas.
5. Enriquecer as tarefas dos colaboradores, evitando-lhes trabalhos repetitivos e enfadonhos, atribuindo-lhes maiores responsabilidades e papel significativo nos processos de Gestão do Conhecimento, inovação e produção, promovendo o livre fluxo de conhecimentos entre eles.
Marque a alternativa que apresenta aordem correta dos recursos necessários para a mobilização dos colaboradores:
· 1 - 2 - 4 - 3 - 5.
· 1 - 4 - 3 - 5 - 2.
· 5 - 4 - 2 - 3 - 1.
· 3 - 5 - 2 - 1 - 4.
· 1 - 3 - 4 - 2 - 5.
Sua resposta
1 - 4 - 3 - 5 - 2.
Correta.
Questão 10
Sem resposta
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.
Empresas como a Britsh Airways, Avon, Hunter Douglas, NASA e McDonald´s já utilizaram a Investigação Apreciativa (IA) para promover mudanças Organizacionais. No Brasil, a Nutrimental, dona das barras de cereal Nutry, usou a IA para guiar seu Planejamento estratégico nos últimos anos, obtendo um crescimento de 600% nos resultados e 75% de redução de absenteísmo. A IA é realizada em quatro fases principais: descoberta, sonho, planejamento e destino, as quais a diferenciam de outras formas de redesenhar o negócio, uma vez que a IA foca no sentimento das pessoas, cuja metodologia proporciona aos participantes o contato direto com o sucesso, seja ele algo pertencente ao passado ou planejado a um futuro próximo. Fonte: RICCI, Renato. Para de querer resolver problemas. 2007. Disponível em: . Acesso em: 28 ago. 2016.
Analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I. A Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras.
PORQUE
II. Melhor do que discutir os problemas e conflitos do passado, é sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.
A respeito dessas asserções, avalie a opção CORRETA:
· As asserções I e II são proposições falsas.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
· A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
· A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
· As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Sua resposta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Correta.A Investigação apreciativa é uma forma diferente de construir estratégias e planos de crescimento organizacional que usa a gestão do conhecimento uma vez que utilizade métodos que consiste em resgatar, através de entrevistas e debates, todos os momentos de alta performance ocorridos no passado e no presente no âmbito organizacional e captar os sucessos individuais de cada um dos envolvidos no processo, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade, visando com isso à construção de um modelo ideal para o futuro. Dessa maneira, pode-se dizer que a Investigação Apreciativa é apontada hoje como uma das ferramentas de gestão organizacional mais inovadoras e desafiadoras pois ao invés de focar na discussão dos problemas e conflitos do passado, ela foca no sonhar livremente e praticar ações que nos levem a um sucesso e uma satisfação profissional.

Mais conteúdos dessa disciplina