Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Contextualizada
Podemos citar a CIA Suzano, pois ela foi reconhecida pela revista Exame, como uma das empresas com melhores práticas ESG, pois é uma empresa comprometida com alguns fatores, como, metas de remoção de CO2, mitigação da pobreza e conservação da biodiversidade.
Descrevendo o ESG
Como podemos verificar nos artigos estudados, o ESG, que é uma sigla em inglês, que significa environmental, social and governance, corresponde as práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. Traduzindo o ESG, podemos definir o ESG da seguinte forma, E vem de meio ambiente, sustentabilidade e preservação de recursos, de forma a preocupação com o aquecimento global, desmatamento, escassez de água, exploração irregular, descarte de resíduos e logística reversa. S vem de social, ou seja, social, boas práticas da relação de trabalho, como por exemplo, as empresas que estão dando licenças paternidade e maternidade de forma estendida. Além de incentivo a inclusão e diversidade dentro das empresas. Já a letra G vem de governança, onde podemos destacar as relações internas e externas, políticas anticorrupção, prevenção de fraudes. Essas três letras significam as principais preocupações atuais que as empresas têm, ou deveriam ter.
Como visto, o conceito de ESG, embora não seja um assunto novo no mercado, vem despontando como uma grande tendência na gestão de empresas, podemos destacar que existe um interesse maior por parte das novas gerações, que são muito mais conscientes no que diz respeito aos impactos gerados pelo mundo corporativo.
Como podemos afirmar, os três pilares que são utilizados como critérios, principalmente por investidores, servem para mensurar se a empresa conta com boas práticas sustentáveis e se ela gera impactos positivos financeiros, sociais e ambientais, sendo ou não uma opção viável de investimento.
O ESG não é apenas uma sigla que ativistas utilizam, pata causar impacto, ou apenas uma modinha do mercado passageiro, ESG é o futuro uma forte tendência que atualmente movimenta bilhões, também não dever ser utilizada para a empresa parecer uma coisa que não é, ela tem que cumprir o que está estabelecido na estrutura do tripé.
Em curtas palavras podemos dizer que, quem não entrar no mundo do ESG está fadado ao fracasso, no futuro.
Em curtas palavras o ESG não é apenas um indicador, mais sim um modo de agir em uma cultura organizacional. Ou seja, não é só distribuir termos chiques em inglês, tem que ser pra valer.
De forma contundente o ESG é a forma do jeito que queremos deixar o futuro do planeta para as próximas gerações.

Mais conteúdos dessa disciplina