Buscar

A ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A ATIVIDADE PRÁTICA DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
Diante do exposto, aponte a importância de buscar atualizadas fontes de formação e informação para atuação nas novas funções do/a pedagogo/a.
R= O pedagogo ocupa um amplo espaço na organização do trabalho pedagógico, sendo um articulador no processo de formação cultural que se dá no interior da escola. Sua presença é fundamental na organização das práticas pedagógicas e consequentemente na efetivação das propostas.
O Pedagogo é um profissional especialista em educação, que atua dentro da escola nos processos ligados ao ensino e aprendizagem. É um trabalho de apoio educacional que fortalece a construção do conhecimento e está relacionado diretamente às atividades do professor.
As funções do Pedagogo também envolvem a metodologia de aplicação do currículo escolar, ou seja, encontrar a melhor forma de ensinar aos alunos. Também é importante que o profissional esteja atualizado com relação aos novos conhecimentos da área e procure estimular a participação da comunidade escolar no cotidiano da instituição.
São funções do Pedagogo:
Participar da organização das turmas e distribuição das aulas;
Participar da elaboração do calendário escolar, do planejamento de ensino e da elaboração do horário escolar;
Organizar e coordenar os conselhos de classe;
Desenvolver e coordenar projetos de educação básica;
Coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos;
Coordenar reformas curriculares;
Acompanhar a qualidade de ensino;
Orientar professores e alunos;
Aplicar avaliações educacionais;
Implementar diretrizes curriculares;
Coordenar o planejamento e aquisição de materiais didáticos.
Assim, o Pedagogo é o responsável por organizar e acompanhar o trabalho pedagógico, levando em consideração a dinâmica e a cultura de cada instituição de ensino. O Pedagogo também deve fazer a articulação entre a equipe pedagógica e os alunos.
O trabalho do Pedagogo, no entanto, não é restrito apenas à instituições de ensino e também pode ser desenvolvido em locais como presídios, orfanatos, hospitais, clínicas de psicologia, ONG’s e empresas de educação à distância. Nessas áreas, as funções do Pedagogo envolvem educação especial, pedagogia empresarial, pedagogia hospitalar, orientação vocacional, criação de materiais didáticos, coordenação de ações e programas em ONG’s e órgãos públicos, gestão de instituições de ensino e outros. 
Formação do Pedagogo
O curso superior de Pedagogia é voltado para as áreas do magistério (ensino e aprendizagem) e administração escolar. A formação se diferencia dos cursos voltados a professores pois envolve conhecimentos mais específicos, como metodologia, planejamento, avaliação, currículo, fundamentos teóricos da educação, entre outros.
As disciplinas ensinadas variam de acordo com a universidade ou faculdade, mas alguns assuntos comuns a diversos cursos de formação de Pedagogos são Sociologia da Educação, Gestão da Educação, Psicologia da Educação, Didática, Alfabetização e Letramento, Filosofia da Educação, Técnicas de Avaliação da Aprendizagem e outros.
Assim, durante a faculdade, o Pedagogo tem uma formação bastante abrangente na área da educação, mas também existem as especializações, como cursos de Pedagogia Empresarial, Ensino à Distância, Psicopedagogia e outras.

Continue navegando