Buscar

AV2 Pedagogia nas Ins. não escolares

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0132_AV2_201201247187 » PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201247187 - SUELEN RAMOS DA SILVA
	Professor:
	NAIDINALVA FERNANDES DA SILVA DA COSTA
ROSARIA MARIA DE CASTILHOS SARAIVA
	Turma: 9004/BR
	Nota da Prova: 5,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0,5        Data: 06/06/2015 08:49:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201201897895)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma das estratégias desenvolvidas pelas políticas sociais neoliberais foi a descentralização dos serviços públicos: o Estado Mínimo passa só a conceber as políticas sociais, (agora só para os mais carentes!), mas não as executa. A partir do que foi estudado, podemos afirmar. EXCETO QUE que:
		
	 
	O Estado se obriga a financiar, de maneira absoluta, a execução das políticas sociais.
	
	O discurso neoliberal afirma que é necessário diminuir o distanciamento entre os problemas, as demandas e a gestão das questões sociais.
	
	Essas políticas são executadas de forma descentralizada, localmente, pelas ONGs e comunidades do Terceiro Setor.
	
	O discurso neoliberal defende a tese da meritocracia.
	 
	É preciso estimular a concorrência entre as empresas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201539216)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Entre os níveis de dos Processos de Mediação implementados pelas organizações encontramos os processos Ideológicos. Descreva um exemplo prático, onde os motivos reais do lucro das empresas são ocultados.
		
	
Resposta: objetivação de lucro apenas para o proprietário sem intenção de garantir melhorias para o trabalhor envolvido nesse processo de produção.
	
Gabarito:
Gabarito: Refrões como vestir a camisa da empresa ou sistemas de adesão, voluntariamente, por parte dos colaboradores que deixam de perceber a coerção externa do cumprimento de regras muito mais que perceber a coerção interna ao cumprimento de regras, com o objetivo velado de aumentar os lucros da empresa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201506961)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A responsabilidade social tem foco na cadeia de negócios da empresa e abrange preocupações com um público maior que são os acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, cuja necessidade a empresa deve procurar entender e incorporar aos negócios. Sendo assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de sua condução. Já a responsabilidade ambiental está diretamente relacionada à questão social, porém, nesse caso, a empresa concentra esforços para proteger e recuperar o meio ambiente objetivando educar a sociedade para assumir atitudes ambientalmente corretas. Em saber que o pedagogo é um profissional que pode assumir diferentes papéis dentro de uma empresa se pode afirmar que ele pode atuar como:
		
	 
	                   ( ) Analista de Sistemas da empresa;
	 
	     ( ) Responsável pelo projeto de educação ambiental da empresa
	 
	 
 
    ( ) Coordenador de projetos da empresa.
	 
	    ( ) Fornecedor de materiais da Empresa;
 
   
  
	 
	 
    ( ) Responsável pelo projeto social da empresa
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201505503)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A definição por muitos economistas de anos dourados surgiu mediante:
		
	
	Expansão dos sistemas de telecomunicações
	 
	Um conjunto de relações econômicas, sociais e políticas que, mediante a conquista de um nível elevado de produção, consumo, produtividade e comércio.
	
	Presença de um padrão de estrutura produtiva e tecnológica flexível
	
	As importações que foram trazidas para o país
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201853254)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As organizações modernas não possuem um sistema de mediações muito desenvolvido. Assim, podemos afirmar que estão corretas as afirmativas abaixo, EXCETO :
		
	
	A empresa conta com o apoio de instâncias como família, escola e religião para conformar as mentes e os corpos dos trabalhadores.
	 
	A organização é vista pelos funcionários como um espaço concreto, próximo, onde as inter-relações, o trabalho de equipe , as inovações são valorizados e todos sentem-se participantes e consequentemente comprometidos com o processo .
	
	Do ponto de vista político, os chefes atuam como os soberanos locais da empresa e como os intérpretes das regras da organização, tradutores que são da linguagem organizacional.
	
	Do ponto de vista político, as organizações modernas desenvolvem um sistema decisório centralizado, centrado na figura do chefe, que exerce um papel autoritário.
	
	Do ponto de vista econômico, estas empresas ainda não se desvencilharam dos laços de família e das relações de clientela clássicas. Não podem, portanto, oferecer vantagens econômicas significativas aos trabalhadores.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201872245)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Desde a década de 1970, o modo de produção fordista entra em declínio e começa a abrir espaço para um novo sistema, chamado de produção flexível. Um dos motivos para essa mudança no cenário econômico foi: Está INCORRETA:
		
	
	( ) porque havia uma forma de gestão da força do trabalho.
	 
	( ) porque havia pleno emprego e redução das desigualdades.
	
	( ) que foram levadas em conta as questões sociais dos operários que exerciam uma função sem ter conhecimento das outras etapas do projeto.
	
	( ) a mudança de perspectiva tomada pelo capitalismo, onde o proletariado começa a exercer pressões nos donos dos meios de produção.
	 
	( ) porque a força de trabalho era compatível com as necessidades de acumulação capitalista.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201423682)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A administração flexível depende da aprendizagem, da atualização dos recursos humanos e da competência dos trabalhadores. O desafio da administração atualmente não é mais o ajustamento das pessoas aos planos, mas sim o desenvolvimento das pessoas para enfrentar os imprevistos da realidade e da competitividade. A administração flexível depende da aprendizagem, da atualização dos recursos humanos e da competência dos trabalhadores. O desafio da administração atualmente não é mais o ajustamento das pessoas aos planos, mas sim o desenvolvimento das pessoas para enfrentar os imprevistos da realidade e da competitividade.
Dessa forma, o planejamento formal das tarefas a serem executadas pelos trabalhadores que ocupavam os postos de trabalho fordistas não faz mais sentido. A nova forma de institucionalização das tarefas é a missão. A missão de cada trabalhador consiste num alvo a ser atingido. Do trabalhador são cobrados: responsabilidade, compromisso com os resultados e com a qualidade, cooperação, trabalho em equipe, criatividade e capacidade de inovar...
Complementam o texto acima:
I.  responsabilidade, criatividade e compromisso com os resultados.
II. compromissos com a qualidade e cooperação e capacidade de inovar.
III. trabalho em equipe
Estão corretos:
		
	
	Os item III.
	
	Os item I
	
	Os itens I e II.
	
	Os itens II e III.
	 
	Os itens I,II e III
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201839299)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	 Com o princípio da responsabilidade de linha e função de staff em vista, deve-se descentralizar a gestão das pessoas no nível das gerências de linha, de um lado, enquanto de outro se mantém a função de assessoria e consultoria internas através do órgão de RH. Cada qual no seu papel para proporcionar o melhor em termos de condução das pessoas em direção dos objetivos da organização. (Chiavenato, 1999, p. 22 e 23).
 
Leia cada uma das definições que seguem marcando com a letra ¿P¿ os prós e com a letra ¿C¿ os contras do modelo centralizado de RH e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
 
(  ) Reúne os especialistas de RH em um só órgão.
(  ) Ideal para pequenas organizações.
() O órgão de ARH torna-se operacional.
(  )  O órgão de ARH torna-se burocrático.
(  ) Proporciona administração autoritária e autocrática.
 
		
	 
	        (   ) P-P-C-C-C.
	 
	(   ) C- C- C- P- C
 
	
	    (   ) C- P- C- P- C
	
	    (   ) P- P- P- C- P
	
	   (   ) P- P- P- C- P
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201866137)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O processo de transformação social depende da ação política dos homens, e passa pela construção de um conhecimento capaz de revelar o que a ideologia (isto é, de uma visão de mundo que atende aos interesses de dominação capitalista, que "naturaliza" as desigualdades e os modos de ser e atuar na sociedade capitalista, garantindo a adesão de todos ao projeto do capital, à ordem instituída) esconde: as relações de dominação capitalista. Um conhecimento capaz de tirar o véu com o qual a ideologia encobre o real seria o desenvolvimento do espírito crítico. E o que significa desenvolver este espírito crítico?
		
	
Resposta: Contestar ideias pré determinadas e modificar esse sistema de dominação de desigualdades cruel.
	
Gabarito: Desenvolver um espírito crítico significa, questionar essa ideologia, essas ideias dominantes, visando à transformação dessa ordem social injusta e excludente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201429607)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa estabelecida no ramo têxtil decidiu estabelecer uma metodologia para a elaboração de seu planejamento estratégico realizando  o diagnóstico estratégico, que é o primeiro passo do processo de planejamento. Com isso, identificou as informações necessárias para nortear o seu direcionamento estratégico. O monitoramento ambiental forneceu os elementos essenciais para a determinação do rumo a ser seguido pela Empresa.
Esse rumo é explicitado através das diretrizes organizacionais formadas pelo(a):
		
	 
	missão, visão e pelos objetivos da empresa.
	
	sistema de qualidade e pelo sistema de informações da empresa.
	
	plano operacional e pelo sistema de informações da empresa.
	
	estrutura e pelos objetivos organizacionais.
	
	estrutura organizacional e pelos planos de gestão operacional da empresa.

Continue navegando