Buscar

1.docx PROVA DISCURSIVA Q Farmaceutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
Os fármacos anticolinérgicos interferem nas funções fisiológicas que dependem da transmissão nervosa colinérgica. Esses fármacos não evitam que a acetilcolina seja liberada nas terminações nervosas, embora possam competir com esse neurotransmissor pelos receptores colinérgicos. Os antagonistas muscarínicos são fármacos competitivos, que impedem a ligação da acetilcolina no receptor. O efeito geral desses fármacos é referente à ausência de ACh. Os antagonistas muscarínicos podem variar quanto ao grau de seletividade para tecidos, como o coração e a bexiga. Os principais fármacos representantes dessa classe incluem atropina, escopolamina (hioscina), ipratrópio e a pirenzepina. 
Observando a fórmula estrutural da atropina, e a similaridade com a ACh (detalhe em azul), disserte sobre a relação estrutura-atividade da atropina.
0 de 4000 caracteres
2
Os agentes antibacterianos da classe das fluoroquinolonas são os fármacos mais utilizados no tratamento de infecções do trato urinário e infecções respiratórias e digestivas que se mostram resistentes a diversos antibacterianos. Dentre os representantes da classe, encontramos o fármaco representado pela fórmula estrutural a seguir:
De acordo com o exposto, responda:
a) Qual é o fármaco representado pela fórmula estrutural?
b) Qual a importância do substituinte na posição 1?
c) Qual a importância da presença de um átomo de C (carbono) na posição 8 e do F (flúor) na posição 6?

Continue navegando