Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá
NEAD - Núcleo de Educação a Distância
bacharelado em teologia
	Curso: BACHARELADO EM TEOLOGIA
	Turma: 
	Data: 25/11/2022
	Disciplina: Métodos e Interpretação Bíblica
	Professor Formador: Dr. EDUARDO SALES
	Valor: 
	Acadêmico(a): Daniele Rodrigues de Oliveira Caetano 
	RA:19129916-5
	Polo: Andirá 
ORIENTAÇÃO:
Uma segunda fase nos estudos bíblicos é a compreensão das teologias do texto. Mas como identificar as teologias de um texto? Eu preciso ter conhecimento de teologia sistemática ou de qualquer outra teologia para fazer análise teológica? E como eu faço uma análise teológica?
Primeiro, essa atividade complementa o Mapa de estudos. E, quanto à teologia, fique tranquilo(a), pois é possível entender a teologia de um texto sem conhecer nada de teologia sistemática ou mesmo de teologia bíblica. Claro que, com o conhecimento das teologias essa identificação é mais fácil e segura. Todavia, ainda assim, apenas com o estudo cuidadoso do texto é possível identificar as teologias. Para entender essa atividade você precisará apenas saber que a teologia não é um conteúdo místico recebido do céu. Pelo contrário. Teologia é uma prática humana voltada para a necessidade de compreender o Sagrado e sua ação em nossas vidas. Assim, quando leio um texto preciso observar os diálogos e conceitos apresentados pelos autores que indicam ideias formuladas e estruturadas para explicar o Sagrado e suas relações. Para isso você precisará fazer análise intertextual (citação/alusão de outros textos) e interdiscursiva (citação/alusão a outros discursos).
 Continuamos nos textos de Romanos 12:1-2 com foco interpretativo no verso 2.
 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”(Versão ARA)
Para essa Análise Teológica do período (Rm 12:1-2), siga o roteiro proposto respondendo às análises a seguir::
1. Análise Intertextual (procurar citações e alusões):
2. Análise discursiva (procurar citações e alusões).
3. Percurso temático (perspectiva sobre os temas):
 Termos: Transformar; Conformar; Sacrifício Vivo; Sacrifício de animais; Novo aion; Velho aion
  Análise do Percurso Temático:
 
 
 
(Não se esqueça de assistir ao vídeo com as explicações para montagem da AE1.)
- É recomendada a utilização do Template disponibilizado no Material da Disciplina. 
- Lembre-se que a adequação do texto às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto. 
- Lembre-se de formatar seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado e realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo. 
 
Atenção: 
- Para anexar o arquivo na atividade, clique sobre o botão "Selecionar arquivo". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão "Responder" e, posteriormente, em "Finalizar". 
- Após "Finalizar a Atividade", não será possível reenvia-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Análise intertextual:
Nos versículos encontramos algumas intertextualidades entre os termos. Sacrifício vivo: o sacrifício está relacionado aqui a prática ritualística presente no antigo testamento um ritual judaico em Lamentações 1 em Êxodo 29 são referências sobre o sacrifício feito naquela época para perdão de pecados e para a comunhão com Deus.
Análise discursiva:
O discurso de Paulo é mais que um discurso ,é um apelo aos romanos, ele suplica aos romanos que façam o que ele vai dizer para que eles vivam a perfeita boa agradável vontade de Deus, a utilização dos termos oferecer-se a Deus, não vos conformeis ,transformais ,sacrifício vivo ,culto ,corpo, toda essa linguagem faz referência ao culto racional , culto inteligente e espontâneo ,está ligada ao culto vivencial praticado e que seguindo todo esse passo a passo essa orientação a nossa mente se alinha com a mente de Deus com isso a consequência a experimentar a vontade de Deus.
Percurso temático:. 
Eufórico/positivo. Disfórico /negativo 
Transformar conformar 
Sacrifício vivo. sacrifício animais
Novo Aion. Velho Aion
Análise do percurso:
Paulo faz uma pílulas humanos, para que eles não se conformam com as práticas desse século ,se referindo com mundo, quando a gente se conforma com as práticas desse mundo a gente se distância dos propósitos de Deus, e Paulo disse mais para vivermos a boa perfeita e agradável vontade de Deus precisamos trabalhar o caráter trabalhar na transformação da nossa mente e assim está cada vez mais parecido com o caráter de Cristo.
Quando Paulo fala sobre o sacrifício vivo Paulo está trazendo uma linguagem do antigo testamento sobre o sacrifício de animais e agora no novo testamento não é mais preciso sacrificar nenhum animal, mas assim como o sacerdote oferecia um animal para Deus representando o arrependimento do povo, agora a pessoa se oferece a Deus permitindo então uma transformação de vida de mente para viver o Aion uma nova vida para viver a boa e perfeita vontade de Deus.

Mais conteúdos dessa disciplina