Buscar

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROJETOS - PIB MUNDIAL

Prévia do material em texto

O PIB (produto interno bruto) é um dos principais indicadores da macroeconomia de um país ou região. Ele consiste na soma de todos os bens e serviços finais produzidos em um determinado local.
Ele é importante para comparar e analisar o crescimento econômico nas localidades, a fim de ser utilizado como um termômetro da economia, quanto maior for o PIB de um país maior sua atividade econômica e consequentemente sua riqueza.
O PIB é calculado somando o consumo, gastos, investimentos e exportação de um país e subtraindo a importação.
Em 2019 os Estados Unidos ficou em primeiro lugar no ranking mundial do PIB, devido a principalmente sua forte participação em serviços, representando 67,8% do PIB do país, além de ser o maior produtor de energia elétrica e nuclear. A China segue em segundo lugar, com um crescimento econômico significativo nos últimos anos que o fizeram alcançar essa posição, investindo em produtos básicos como roupas, processamento de comida e etc. 
O Brasil aparece em 9º posição, contribuindo principalmente nos setores de agricultura, como café, laranja e no setor de mercado de automóveis. Em 2019 o Brasil teve um crescimento baixo em relação aos PIBs dos anos anteriores apresentando um crescimento de 1,1%, entretanto caiu duas posições no ranking mundial.
Segundo o site Valor Globo, a projeção para o PIB de 2030 é que a China lidere o ranking, seguido pela Índia e logo depois pelos Estados Unidos.
O PIB de 2030 passa a ser preenchido principalmente por países emergentes, devido a sua participação na população mundial fazendo com que tenham uma população ativa adequada para produzir PIB ao país, em contrapartida, alguns países (hoje) desenvolvidos apresentam queda na natalidade, fazendo com que sua população ativa não consiga sustentar a população aposentada. 
Atualmente o PIB do Brasil é aproximadamente 1,84 Trilhão USD (2019), Mesmo com a segunda onda da pandemia do Covid-2019, pudemos identificar um crescimento no PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2021, uma vez que as restrições do comércio foram reduzidas e a atividade econômica no país vem sendo reativada.
Atualmente a taxa de desemprego do Brasil é de 14,6% atingindo cerca de 14 milhões de pessoas, que poderiam estar trabalhando, gastando dinheiro e gerando PIB ao país.
Como proposta para ficar entre as 5 primeiras posições no PIB de 2030, nosso grupo pensou em gerar incentivo na educação para novos empreendedores, aulas de educação financeira e fundamentos de econômica. Prever no ensino básico acesso à educação de qualidade, alfabetização e conhecimento da economia e novas tecnologias, com a finalidade de preparar a população para o mercado de trabalho. Incentivar e desburocratizar a abertura de novas empresas no país, diminuindo impostos para sua instalação. Consequentemente, teríamos mais trabalhadores no mercado de trabalho e um crescimento no poder de consumo.

Continue navegando