Logo Passei Direto
Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES XII - QUESTIONÁRIO UNIDADE I NUTRIÇÃO

User badge image
ESilva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Você é nutricionista de uma unidade de saúde e atende R.B.J., sexo masculino, 14 anos e 3 meses. A queixa apresentada é excesso de peso. Segundo a classificação de Tanner apresenta-se em G2 e P3. Após avaliação, qual o diagnóstico nutricional e como deve ser a prescrição da dieta?
Na avaliação nutricional você verifica as seguintes medidas: Altura = 160 cm; Peso = 55 kg; CB = 27 cm; DCT = 9,5 mm; Fórmulas CMB = CB – (π x DCT); AMB = CMB2 /4 π -10; Para a classificação, utilize a tabela abaixo e os gráficos do Ministério da Saúde.
a. Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
b. Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta hipocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
c. Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, hiperproteíca, normolipídica e normoglicídica.
d. Estado nutricional: Obesidade; Prescrição: dieta hipocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
e. Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta normocalórica, hiperproteíca, normolipídica e hipoglicídica.

Você atende C.B.J., sexo feminino, 8 anos e 3 meses, com paralisia cerebral e disfagia leve. Devido ao quadro clínico apresentado, você não consegue verificar a altura e o peso e deverá estimar estes valores utilizando as fórmulas propostas.
Qual será o diagnóstico nutricional e a prescrição da dieta?
a. Alt = 123 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: estatura adequada para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: consistência pastosa, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
b. Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência pastosa, hiperproteíca, normolipídica, hiperglicídica.
c. Alt = 123 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional baixa estatura para a idade e muito baixo peso para a idade; Dieta: consistência leve, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
d. Alt = 120 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional: estatura adequada para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência leve, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
e. Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: consistência leve, hiperproteíca, normolipídica, normoglicídica.

G.B.S., sexo feminino, 85 anos foi internada após queda da própria altura e confusão. Após avaliação clínica foi diagnosticado AVC, segundo a filha a paciente já teve um AVC há dois anos e seu peso habitual é 48 kg.
O médico solicita avaliação da EMTN (Equipe multidisciplinar de terapia nutricional), pois a paciente não consegue se alimentar, e você deverá realizar a avaliação nutricional e a prescrição do volume da dieta; considerando que a paciente receberá dieta enteral com densidade calórica 1,3 kcal/ml em sistema contínuo (20h com 4h de pausa) e sua necessidade energética é de 30 kcal/kg/dia, no entanto a paciente não apresenta condições de andar, assim será necessário estimar seu peso e sua altura.
a. Peso = 42,06 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 ml/hora.
b. Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 ml/hora.
c. Peso = 59,62 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.
d. Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.
e. Peso = 59,62 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.

M.C.Y., 5 anos e 2 meses, sexo feminino, 15,2 kg, 103 cm, procura atendimento nutricional, na consulta a mãe relata que a criança foi diagnosticada com doença celíaca, e está apresentando diarreia a mais de um mês.
De acordo com as informações, qual o estado nutricional da criança e qual a prescrição da dieta?
a. A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
b. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
c. A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
d. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
e. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.

O estudo DASH é considerado o estudo intervencionista mais importante, em relação à ingestão de sal e sua relação com a pressão arterial. Esse estudo durou 30 dias e comparou o comportamento da pressão arterial para a “dieta americana” e para DASH, com diferentes quantidades de adição de sal. Observou-se uma redução gradativa da pressão arterial à medida que se diminui a quantidade de sal ingerido. Sobre o controle da hipertensão e o estudo DASH, considerando verdadeiro ou falso, assinale a alternativa correta.
( ) Segundo a Diretriz Brasileira de hipertensão podemos classificar a hipertensão como Hipertensão mascarada quando aferida no consultório e apresentar valores normais, porém quando realizado o exame MAPA (monitorização ambulatorial de PA em 24 horas) observa-se elevação da PA. ( ) Um dos principais fatores etiológicos para o desenvolvimento da hipertensão é o estado nutricional. Assim a perda de peso está diretamente relacionada com o controle da pressão arterial. ( ) O estudo DASH propõe consumir oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana. ( ) A dieta DASH propõe que alimentos com pouca gordura total, colesterol, gorduras insaturadas e fibras sejam utilizados para melhorar o controle da hipertensão. ( ) Alimentos ricos em polifenóis como o cacau ou chocolate amargo, podem promover discreta diminuição da pressão arterial.
a. V, V, V, F, V.
b. V, V, F, F, V.
c. F, V, V, V, F.

Você é nutricionista e atende no consultório M.C.E.F., sexo masculino, 6 anos e 4 meses, 114 cm, 18,5 kg, com diagnóstico de DM tipo 1. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada há 15 dias e a mãe não sabe como deve ser a alimentação da criança, além de relatar que antes do diagnóstico ela consumia diariamente doces e não gosta de verdura. Sobre a condição clínica e o diagnóstico nutricional, podemos afirmar:
I. A criança apresenta peso e altura para a idade de acordo com as curvas de crescimento do Ministério da Saúde. II. Pacientes que desenvolvem DM tipo 1 apresentam predisposição genética e desenvolvem resistência periférica à insulina. III. Os pacientes com DM tipo 1 utilizam para o controle da glicemia hipoglicemiante oral e apresentam como principais sintomas as doenças cardiovasculares e a polifagia. IV. Faz parte das orientações nutricionais para o paciente a substituição do açúcar por edulcorante, aumento no consumo de alimentos fontes de fibras e o fracionamento das refeições. V. O paciente diabético apresenta uma diminuição na degradação de gordura e proteína, decorrente da falta de insulina.
a. Estão corretas I, II e III.
b. Estão corretas II, III e IV.
c. Estão corretas III, IV e V.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II e V estão corretas.

B.F.P., sexo feminino, 37 anos, 170 cm, 79 kg, foi internada na UTI. A paciente apresenta dificuldade de controlar a pressão arterial. Foi solicitado pelo médico responsável da UTI que o nutricionista calculasse a quantidade de sódio oferecida ao paciente, que está recebendo dieta pastosa hipossódica, com adição de 1 g de sal ao dia e que a quantidade de sódio intrínseco (sódio de composição dos alimentos) da dieta é de 65,4mEq ao dia. Sobre a conduta nutricional eco quadro clínico, podemos afirmar.
I. A dieta oferecida irá fornecer 1904,2 mg de Na por dia. II. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão propõe a utilização de dietas hipossódicas para o tratamento da hipertensão e mostra que dietas com quantidades inferiores a 1 g de Na/dia (cerca de 2,5 g de Na Cl) promove rápida e importante redução da PA em hipertensos. III. A dieta hipossódica é um regime alimentar no qual se reduz significativamente o consumo de sal. A SBC considera que uma dieta é hipossódica quando fornece quantidades inferiores a 2 g de Na/dia. IV. De acordo com os parâmetros propostos pela OMS para classificação do IMC, a paciente está com sobrepeso.
a. Estão corretas I, II e III.
b. Estão corretas I, II e IV.
c. Estão corretas II, III e IV.
d. Estão corretas apenas I e IV.
e. Estão corretas apenas II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Você é nutricionista de uma unidade de saúde e atende R.B.J., sexo masculino, 14 anos e 3 meses. A queixa apresentada é excesso de peso. Segundo a classificação de Tanner apresenta-se em G2 e P3. Após avaliação, qual o diagnóstico nutricional e como deve ser a prescrição da dieta?
Na avaliação nutricional você verifica as seguintes medidas: Altura = 160 cm; Peso = 55 kg; CB = 27 cm; DCT = 9,5 mm; Fórmulas CMB = CB – (π x DCT); AMB = CMB2 /4 π -10; Para a classificação, utilize a tabela abaixo e os gráficos do Ministério da Saúde.
a. Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
b. Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta hipocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
c. Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, hiperproteíca, normolipídica e normoglicídica.
d. Estado nutricional: Obesidade; Prescrição: dieta hipocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
e. Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta normocalórica, hiperproteíca, normolipídica e hipoglicídica.

Você atende C.B.J., sexo feminino, 8 anos e 3 meses, com paralisia cerebral e disfagia leve. Devido ao quadro clínico apresentado, você não consegue verificar a altura e o peso e deverá estimar estes valores utilizando as fórmulas propostas.
Qual será o diagnóstico nutricional e a prescrição da dieta?
a. Alt = 123 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: estatura adequada para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: consistência pastosa, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
b. Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência pastosa, hiperproteíca, normolipídica, hiperglicídica.
c. Alt = 123 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional baixa estatura para a idade e muito baixo peso para a idade; Dieta: consistência leve, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
d. Alt = 120 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional: estatura adequada para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência leve, normoproteica, normolipídica, normoglicídica.
e. Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: consistência leve, hiperproteíca, normolipídica, normoglicídica.

G.B.S., sexo feminino, 85 anos foi internada após queda da própria altura e confusão. Após avaliação clínica foi diagnosticado AVC, segundo a filha a paciente já teve um AVC há dois anos e seu peso habitual é 48 kg.
O médico solicita avaliação da EMTN (Equipe multidisciplinar de terapia nutricional), pois a paciente não consegue se alimentar, e você deverá realizar a avaliação nutricional e a prescrição do volume da dieta; considerando que a paciente receberá dieta enteral com densidade calórica 1,3 kcal/ml em sistema contínuo (20h com 4h de pausa) e sua necessidade energética é de 30 kcal/kg/dia, no entanto a paciente não apresenta condições de andar, assim será necessário estimar seu peso e sua altura.
a. Peso = 42,06 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 ml/hora.
b. Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 ml/hora.
c. Peso = 59,62 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.
d. Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.
e. Peso = 59,62 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 ml/hora.

M.C.Y., 5 anos e 2 meses, sexo feminino, 15,2 kg, 103 cm, procura atendimento nutricional, na consulta a mãe relata que a criança foi diagnosticada com doença celíaca, e está apresentando diarreia a mais de um mês.
De acordo com as informações, qual o estado nutricional da criança e qual a prescrição da dieta?
a. A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
b. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
c. A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.
d. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, normoproteica, hipolipídica e normoglicídica.
e. A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, normoproteica, normolipídica e normoglicídica.

O estudo DASH é considerado o estudo intervencionista mais importante, em relação à ingestão de sal e sua relação com a pressão arterial. Esse estudo durou 30 dias e comparou o comportamento da pressão arterial para a “dieta americana” e para DASH, com diferentes quantidades de adição de sal. Observou-se uma redução gradativa da pressão arterial à medida que se diminui a quantidade de sal ingerido. Sobre o controle da hipertensão e o estudo DASH, considerando verdadeiro ou falso, assinale a alternativa correta.
( ) Segundo a Diretriz Brasileira de hipertensão podemos classificar a hipertensão como Hipertensão mascarada quando aferida no consultório e apresentar valores normais, porém quando realizado o exame MAPA (monitorização ambulatorial de PA em 24 horas) observa-se elevação da PA. ( ) Um dos principais fatores etiológicos para o desenvolvimento da hipertensão é o estado nutricional. Assim a perda de peso está diretamente relacionada com o controle da pressão arterial. ( ) O estudo DASH propõe consumir oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana. ( ) A dieta DASH propõe que alimentos com pouca gordura total, colesterol, gorduras insaturadas e fibras sejam utilizados para melhorar o controle da hipertensão. ( ) Alimentos ricos em polifenóis como o cacau ou chocolate amargo, podem promover discreta diminuição da pressão arterial.
a. V, V, V, F, V.
b. V, V, F, F, V.
c. F, V, V, V, F.

Você é nutricionista e atende no consultório M.C.E.F., sexo masculino, 6 anos e 4 meses, 114 cm, 18,5 kg, com diagnóstico de DM tipo 1. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada há 15 dias e a mãe não sabe como deve ser a alimentação da criança, além de relatar que antes do diagnóstico ela consumia diariamente doces e não gosta de verdura. Sobre a condição clínica e o diagnóstico nutricional, podemos afirmar:
I. A criança apresenta peso e altura para a idade de acordo com as curvas de crescimento do Ministério da Saúde. II. Pacientes que desenvolvem DM tipo 1 apresentam predisposição genética e desenvolvem resistência periférica à insulina. III. Os pacientes com DM tipo 1 utilizam para o controle da glicemia hipoglicemiante oral e apresentam como principais sintomas as doenças cardiovasculares e a polifagia. IV. Faz parte das orientações nutricionais para o paciente a substituição do açúcar por edulcorante, aumento no consumo de alimentos fontes de fibras e o fracionamento das refeições. V. O paciente diabético apresenta uma diminuição na degradação de gordura e proteína, decorrente da falta de insulina.
a. Estão corretas I, II e III.
b. Estão corretas II, III e IV.
c. Estão corretas III, IV e V.
d. Apenas I e IV estão corretas.
e. Apenas II e V estão corretas.

B.F.P., sexo feminino, 37 anos, 170 cm, 79 kg, foi internada na UTI. A paciente apresenta dificuldade de controlar a pressão arterial. Foi solicitado pelo médico responsável da UTI que o nutricionista calculasse a quantidade de sódio oferecida ao paciente, que está recebendo dieta pastosa hipossódica, com adição de 1 g de sal ao dia e que a quantidade de sódio intrínseco (sódio de composição dos alimentos) da dieta é de 65,4mEq ao dia. Sobre a conduta nutricional eco quadro clínico, podemos afirmar.
I. A dieta oferecida irá fornecer 1904,2 mg de Na por dia. II. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão propõe a utilização de dietas hipossódicas para o tratamento da hipertensão e mostra que dietas com quantidades inferiores a 1 g de Na/dia (cerca de 2,5 g de Na Cl) promove rápida e importante redução da PA em hipertensos. III. A dieta hipossódica é um regime alimentar no qual se reduz significativamente o consumo de sal. A SBC considera que uma dieta é hipossódica quando fornece quantidades inferiores a 2 g de Na/dia. IV. De acordo com os parâmetros propostos pela OMS para classificação do IMC, a paciente está com sobrepeso.
a. Estão corretas I, II e III.
b. Estão corretas I, II e IV.
c. Estão corretas II, III e IV.
d. Estão corretas apenas I e IV.
e. Estão corretas apenas II e III.

Prévia do material em texto

Curso ESTUDOS DISCIPLINARES XII 
Teste QUESTIONÁRIO UNIDADE I 
Iniciado 28/11/22 15:40 
Enviado 28/11/22 15:41 
Status Completada 
Resultado da 
tentativa 
5 em 5 pontos 
Tempo decorrido 1 minuto 
Resultados 
exibidos 
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários, 
Perguntas respondidas incorretamente 
 Pergunta 1 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Você é nutricionista de uma unidade de saúde e atende R.B.J., sexo masculino, 14 anos e 3 
meses. A queixa apresentada é excesso de peso. Segundo a classificação de Tanner 
apresenta-se em G2 e P3. Após avaliação, qual o diagnóstico nutricional e como deve ser a 
prescrição da dieta? 
Na avaliação nutricional você verifica as seguintes medidas: 
Altura = 160 cm; 
Peso = 55 kg; 
CB = 27 cm; 
DCT = 9,5 mm; 
Fórmulas 
CMB = CB – (π x DCT); 
AMB = CMB2 /4 π -10; 
Para a classificação, utilize a tabela abaixo e os gráficos do Ministério da Saúde. 
 
 P5 P10 P25 P50 P75 P90 P95 
CMB 18,9 19,9 21,2 22,3 24 26 26,4 
AMB 28,3 31,3 36,1 41,9 47,4 54,0 57,5 
CB 21,6 22,5 23,8 25,7 28,1 30 32,3 
DCT 4,0 5,0 6,0 8,5 12,5 18,0 23,5 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, 
normoproteica, normolipídica e normoglicídica. 
Respostas: a. 
Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, 
normoproteica, normolipídica e normoglicídica. 
 b. 
 
Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta hipocalórica, 
normoproteica, normolipídica e normoglicídica. 
 
c. 
Estado nutricional: Eutrófico; Prescrição: dieta normocalórica, 
hiperproteíca, normolipídica e normoglicídica. 
 
d. 
Estado nutricional: Obesidade; Prescrição: dieta hipocalórica, 
normoproteica, hipolipídica e normoglicídica. 
 
e. 
Estado nutricional: Sobrepeso; Prescrição: dieta normocalórica, 
hiperproteíca, normolipídica e hipoglicídica. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: De acordo com os parâmetros antropométricos pode ser 
verificado que todas as medidas estão entre o percentil e 10 e 90, assim 
o paciente está eutrófico, apesar da queixa de excesso de peso, portanto 
a prescrição da dieta deve ser normocalórica, para manter o estado 
nutricional. 
 
 Pergunta 2 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Você atende C.B.J., sexo feminino, 8 anos e 3 meses, com paralisia cerebral e disfagia leve. 
Devido ao quadro clínico apresentado, você não consegue verificar a altura e o peso e 
deverá estimar estes valores utilizando as fórmulas propostas. Qual será o diagnóstico 
nutricional e a prescrição da dieta? 
Na avaliação foi verificado AP = 38 cm; CB = 19 cm. 
Peso = (AP x 0,71) + (CB x 2,59) – 50,43 
Altura = 46,59 + (2,02 x AP) 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
Alt = 123 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: estatura 
adequada para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: 
consistência pastosa, normoproteica, normolipídica, normoglicídica. 
Respostas: a. 
Alt = 123 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: estatura 
adequada para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: 
consistência pastosa, normoproteica, normolipídica, normoglicídica. 
 
b. 
Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura 
para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência pastosa, 
hiperproteíca, normolipídica, hiperglicídica. 
 
c. 
Alt = 123 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional baixa estatura 
para a idade e muito baixo peso para a idade; Dieta: consistência leve, 
normoproteica, normolipídica, normoglicídica. 
 d. 
 
Alt = 120 cm; peso = 21,5 kg; Diagnóstico nutricional: estatura 
adequada para a idade e baixo peso para a idade; Dieta: consistência 
leve, normoproteica, normolipídica, normoglicídica. 
 
e. 
Alt = 112 cm; peso = 25,7 kg; Diagnóstico nutricional: baixa estatura 
para a idade e peso adequado para a idade; Dieta: consistência leve, 
hiperproteíca, normolipídica, normoglicídica. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: Como o paciente não apresenta condições para a obtenção 
do peso e da altura, é necessário fazer a estimativa destas medidas, 
utilizando as fórmulas. Após o cálculo deve ser verificado nas curvas de 
avaliação nutricional o diagnóstico, a prescrição deve considerar a 
dificuldade que as crianças com paralisia cerebral apresentam para 
mastigar e deglutir. 
 
 Pergunta 3 
0,5 em 0,5 pontos 
 
G.B.S., sexo feminino, 85 anos foi internada após queda da própria altura e confusão. Após 
avaliação clínica foi diagnosticado AVC, segundo a filha a paciente já teve um AVC há dois 
anos e seu peso habitual é 48 kg. O médico solicita avaliação da EMTN (Equipe 
multidisciplinar de terapia nutricional), pois a paciente não consegue se alimentar, e você 
deverá realizar a avaliação nutricional e a prescrição do volume da dieta; considerando 
que a paciente receberá dieta enteral com densidade calórica 1,3 kcal/ml em sistema 
contínuo (20h com 4h de pausa) e sua necessidade energética é de 30 kcal/kg/dia, no 
entanto a paciente não apresenta condições de andar, assim será necessário estimar seu 
peso e sua altura. 
Foram verificadas as seguintes medidas: 
Altura perna = 45 cm; 
CB = 25 cm; 
CP = 28 cm; 
DCSE = 13 mm; 
DCT = 8 mm 
Fórmulas 
Altura = (1.83 x Alt. Perna) – (0.24 x idade) + 84.88; 
Peso (kg) = (0,98 x CB) + (1,27 x CP) + (0,40 x DCSE) + (0,87 x AJ) – 62,35; 
VPP (%) = Peso habitual – Peso atual x 100/peso habitual. 
 
Resposta 
Selecionada: 
d. 
Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o 
volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 
ml/hora 
Respostas: a. 
 
Peso = 42,06 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume 
da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 
ml/hora. 
 
b. 
Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o 
volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 63 
ml/hora. 
 
c. 
Peso = 59,62 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume 
da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 
ml/hora 
 
d. 
Peso = 42,06 kg; altura = 146,8 cm; VPP = 12,37%; prescrição: o 
volume da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 
ml/hora 
 
e. 
Peso = 59,62 kg; altura = 149,7 cm; VPP = 8,34%; prescrição: o volume 
da dieta para atender às necessidades nutricionais deve ser 49 
ml/hora. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: Como o paciente não apresenta condições para a obtenção 
do peso e da altura, é necessário fazer a estimativa destas medidas, 
utilizando as fórmulas. Em relação à dieta, é necessário considerar a 
condição do paciente e sua necessidade de dieta enteral. Verificando a 
necessidade calórica e o peso atual, calcular a necessidade energética e 
depois, sabendo a densidade calórica da dieta que será administrada, o 
volume final, que será dividido pelas horas administradas. 
 
 Pergunta 4 
0,5 em 0,5 pontos 
 
P.R.L.G., sexo masculino, 18 anos, 172 cm, 96 kg, é encaminhado para orientação nutricional após avaliação médic
dieta recomendada por um amigo, porém não conseguiu seguir, pois sentia muita fome durante o dia. A mãe refere que o filho te
do adequado desde que tinha 6 anos. Sobre o tratamento, podemos afirmar: 
 
Exames Valor Valores de referência
Colesterol total 
338 mg/dl 
Normal: até 1900 mg/dl
Limítrofe: 200
Alto: ≥ 240 mg/dl
TG 
205 mg/dl 
Normal: até 150 mg/dl
Limítrofe: 150
Alto: 200-499 mg/dl
Glicose mg/Dl 149 mg/dl <100 mg/dl 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
I. Devido ao estado nutricional e clínico do paciente, é indicada como primeira opção realização da cirurgia bariátrica, para 
normalização do peso corpóreo. 
II. A cirurgia bariátrica é indicada para este paciente que apresenta comorbidades e o tratamento dietétic
bem-sucedido. 
III. Antes do tratamento cirúrgico deve ser orientada uma dieta hipocalórica, promovendo um emagrecimento constante e uma 
reeducação alimentar. 
PA 175/10 mmHgIV. A dieta realizada anteriormente não alcançou os objetivos, pois não considerava os hábitos alimentares e as necessidades 
nutricionais do indivíduo. 
Resposta Selecionada: c. 
Estão corretas III e IV. 
Respostas: a. 
Estão corretas I e II. 
 b. 
Estão corretas I e III. 
 c. 
Estão corretas III e IV. 
 d. 
Estão corretas I, II e III. 
 e. 
Estão corretas II, III e IV. 
Comentário da 
resposta: 
Resposta: C 
Comentário: O paciente apresenta IMC de 32,44, assim o paciente não apresenta o critério adequado para que se indique a 
realização da cirurgia bariátrica, que é ter IMC maior que 35 e apresentar comorbidades. A primeira medida para o 
tratamento de pacientes obesos é o tratamento dietoterápico. 
 
 Pergunta 5 
0,5 em 0,5 pontos 
 
R.B.K.O., 28 anos, sexo feminino, 164 cm, peso atual 85 kg, procura atendimento 
nutricional com queixa de mal-estar frequente e dificuldade de deglutição. A paciente 
relata ter realizado cirurgia bariátrica tipo “By pass” há 6 meses, ter emagrecido 35 kg e 
atualmente consome todos os alimentos. Sobre a condição atual e os procedimentos que a 
paciente realizou, podemos afirmar: 
I. Nesta fase do tratamento a dieta recomendada é uma dieta pastosa, 
evitando a dificuldade de deglutição e favorecendo o processo de 
adaptação pós-operatório. 
II. O sintoma apresentado de mal-estar pode ocorrer devido à diminuição 
de ferro e ácido fólico que ocorre no duodeno e jejuno respectivamente. 
III. Mesmo após 6 meses do procedimento cirúrgico, a paciente pode 
apresentar sintomas da Síndrome de Dumping. 
IV. O fracionamento da dieta é importante para que os sintomas diminuam, 
deve ser oferecido 20 ml de dieta a cada 2 horas nesta etapa do 
tratamento. 
V. O objetivo da cirurgia é estimular o Hormônio Ghrelina, pois este 
apresenta função anorexígena. 
 
Resposta Selecionada: e. 
Apenas III está correta. 
 
Respostas: a. 
Estão corretas I, II e III. 
 b. 
Estão corretas II, III e IV. 
 c. 
Apenas I está correta. 
 d. 
Estão corretas II, IV e V. 
 e. 
Apenas III está correta. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: E 
Comentário: Os pacientes que realizam a cirurgia bariátrica podem 
apresentar Síndrome de Dumping, independentemente do tempo que 
realizou a cirurgia. A dieta pastosa é recomendada no segundo mês após 
a cirurgia, os sintomas estão relacionados à Síndrome de Dumping e não 
às possíveis carências nutricionais. O volume inicial da dieta é de 20 ml e 
deve ser aumentado a partir do final do primeiro mês pós-cirúrgico. O 
hormônio Ghrelina não é anorexígeno. 
 
 Pergunta 6 
0,5 em 0,5 pontos 
 
M.C.Y., 5 anos e 2 meses, sexo feminino, 15,2 kg, 103 cm, procura atendimento nutricional, 
na consulta a mãe relata que a criança foi diagnosticada com doença celíaca, e está 
apresentando diarreia a mais de um mês. De acordo com as informações, qual o estado 
nutricional da criança e qual a prescrição da dieta? 
 
 
 
 
 
Resposta 
Selecionada: 
a. 
A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição 
da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, 
hipolipídica e normoglicídica. 
Respostas: a. 
A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição 
da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, 
hipolipídica e normoglicídica. 
 
b. 
A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a 
idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, 
normoproteica, hipolipídica e normoglicídica. 
 c. 
 
A criança apresenta peso e altura adequados para a idade, a prescrição 
da dieta deve ser: Dieta Branda, normocalórica, normoproteica, 
normolipídica e normoglicídica. 
 
d. 
A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a 
idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, 
normoproteica, hipolipídica e normoglicídica. 
 
e. 
A criança apresenta peso adequado para a idade e baixa estatura para a 
idade, a prescrição da dieta deve ser: Dieta Geral, hipercalórica, 
normoproteica, normolipídica e normoglicídica. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: Para realizar a avaliação, devem ser considerados os dados 
da criança. Após verificar nos gráficos, é possível ver que as medidas 
estão acima do percentil 3, caracterizando peso e altura adequados para 
a idade. Em relação à dieta, enquanto a criança apresentar diarreia a 
dieta deve ser hipolipídica, para evitar o estímulo ao peristaltismo, 
depois que este sintoma cessar a dieta poderá ser normolipídica, mas 
sempre será isenta do glúten. 
 
 Pergunta 7 
0,5 em 0,5 pontos 
 
K.N.R., sexo feminino, 38 anos, 173 cm, 110 kg, circunferência da cintura 92 cm, é 
internada para realizar cirurgia bariátrica. Na história clínica relata ser hipertensa e 
dislipidêmica com aumento de triglicérides, colesterol total e LDL colesterol, já ter 
realizado acompanhamento nutricional sem conseguir atingir o objetivo de adequar o 
peso. Sobre o quadro clínico, podemos afirmar: 
I. A prescrição da dieta no pós-operatório imediato deve ser: dieta líquida 
restrita, hipossódica, com volume de 20 ml a cada 2 horas. 
II. A paciente não apresenta os critérios para realizar o procedimento 
cirúrgico. 
III. Antes da cirurgia a paciente apresenta um quadro de síndrome 
metabólica, sendo correto que a paciente tenha a indicação de redução 
de pelo menos 5% do peso para auxiliar no controle das comorbidades. 
IV. Na orientação de alta deve constar: após 3 dias de dieta líquida restrita 
pode ser iniciada uma dieta líquida completa com volume de 20 ml a 
cada 2 horas. 
 
Resposta Selecionada: d. 
Estão corretas I, III e IV. 
Respostas: a. 
Estão corretas I e II. 
 b. 
Estão corretas I e IV. 
 
 c. 
Estão corretas II, III e IV. 
 d. 
Estão corretas I, III e IV. 
 e. 
Estão corretas II e III. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: A prescrição no pós-operatório de cirurgia bariátrica é 
iniciar com dieta líquida restrita 20 ml a cada 2h; após 3 dias deve ser 
iniciada a dieta líquida com o mesmo volume. Para auxiliar no pós-
operatório e evitar complicações durante o procedimento, é indicada a 
diminuição do peso de 5 a 10% do peso atual. 
 
 Pergunta 8 
0,5 em 0,5 pontos 
 
O estudo DASH é considerado o estudo intervencionista mais importante, em relação à 
ingestão de sal e sua relação com a pressão arterial. Esse estudo durou 30 dias e 
comparou o comportamento da pressão arterial para a “dieta americana” e para DASH, 
com diferentes quantidades de adição de sal. Observou-se uma redução gradativa da 
pressão arterial à medida que se diminui a quantidade de sal ingerido. Sobre o controle da 
hipertensão e o estudo DASH, considerando verdadeiro ou falso, assinale a alternativa 
correta. 
( ) Segundo a Diretriz Brasileira de hipertensão podemos classificar a hipertensão como 
Hipertensão mascarada quando aferida no consultório e apresentar valores normais, 
porém quando realizado o exame MAPA (monitorização ambulatorial de PA em 24 horas) 
observa-se elevação da PA. 
( ) Um dos principais fatores etiológicos para o desenvolvimento da hipertensão é o 
estado nutricional. Assim a perda de peso está diretamente relacionada com o controle da 
pressão arterial. 
( ) O estudo DASH propõe consumir oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro 
a cinco porções por semana. 
( ) A dieta DASH propõe que alimentos com pouca gordura total, colesterol, gorduras 
insaturadas e fibras sejam utilizados para melhorar o controle da hipertensão. 
( ) Alimentos ricos em polifenóis como o cacau ou chocolate amargo, podem promover 
discreta diminuição da pressão arterial. 
 
Resposta Selecionada: a. 
V, V, V, F, V. 
Respostas: a. 
V, V, V, F, V. 
 b. 
V, V, F, F, V. 
 c. 
F, V, V, V, F. 
 d. 
 
F, F, V, V, V, 
 e. 
V, F, F, V, F. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: A 
Comentário: Quanto aos critérios propostos pela SBC para diagnosticar a 
hipertensão arterial, éindicado observar situações habituais, como a 
hipertensão mascarada, que só é diagnosticada com a realização do 
Mapa. A obesidade é considerada um dos fatores para o desenvolvimento 
da HAS, devendo ser reduzida. Nas orientações, a utilização das gorduras 
poli-insaturadas, assim como os compostos polifenólicos, mostrou 
contribuir para a diminuição dos níveis pressóricos. 
 
 Pergunta 9 
0,5 em 0,5 pontos 
 
Você é nutricionista e atende no consultório M.C.E.F., sexo masculino, 6 anos e 4 meses, 
114 cm, 18,5 kg, com diagnóstico de DM tipo 1. Segundo a mãe, a criança foi diagnosticada 
há 15 dias e a mãe não sabe como deve ser a alimentação da criança, além de relatar que 
antes do diagnóstico ela consumia diariamente doces e não gosta de verdura. Sobre a 
condição clínica e o diagnóstico nutricional, podemos afirmar: 
 
 
 
 
 
 
 
 
I. A criança apresenta peso e altura para a idade de acordo com as curvas 
de crescimento do Ministério da Saúde. 
II. Pacientes que desenvolvem DM tipo 1 apresentam predisposição 
genética e desenvolvem resistência periférica à insulina. 
III. Os pacientes com DM tipo 1 utilizam para o controle da glicemia 
hipoglicemiante oral e apresentam como principais sintomas as doenças 
cardiovasculares e a polifagia. 
IV. Faz parte das orientações nutricionais para o paciente a substituição do 
açúcar por edulcorante, aumento no consumo de alimentos fontes de 
fibras e o fracionamento das refeições. 
V. O paciente diabético apresenta uma diminuição na degradação de 
gordura e proteína, decorrente da falta de insulina. 
 
Resposta Selecionada: d. 
Apenas I e IV estão corretas. 
Respostas: a. 
Estão corretas I, II e III. 
 b. 
Estão corretas II, III e IV. 
 c. 
Estão corretas III, IV e V. 
 d. 
Apenas I e IV estão corretas. 
 e. 
Apenas II e V estão corretas. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: D 
Comentário: Para verificar o estado nutricional é necessário verificar os 
dados antropométricos em relação aos parâmetros propostos pelo 
Ministério da Saúde. A recomendação nutricional para indivíduos com 
diabetes inclui a substituição do açúcar por edulcorantes e o aumento 
das fibras com o objetivo de facilitar o controle da glicemia. 
 
 Pergunta 10 
0,5 em 0,5 pontos 
 
B.F.P., sexo feminino, 37 anos, 170 cm, 79 kg, foi internada na UTI. A paciente apresenta 
dificuldade de controlar a pressão arterial. Foi solicitado pelo médico responsável da UTI 
que o nutricionista calculasse a quantidade de sódio oferecida ao paciente, que está 
recebendo dieta pastosa hipossódica, com adição de 1 g de sal ao dia e que a quantidade 
de sódio intrínseco (sódio de composição dos alimentos) da dieta é de 65,4mEq ao dia. 
Sobre a conduta nutricional eco quadro clínico, podemos afirmar. 
I. A dieta oferecida irá fornecer 1904,2 mg de Na por dia. 
II. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão propõe a utilização de dietas 
hipossódicas para o tratamento da hipertensão e mostra que dietas com 
quantidades inferiores a 1 g de Na/dia (cerca de 2,5 g de Na Cl) promove 
rápida e importante redução da PA em hipertensos. 
III. A dieta hipossódica é um regime alimentar no qual se reduz 
significativamente o consumo de sal. A SBC considera que uma dieta é 
hipossódica quando fornece quantidades inferiores a 2 g de Na/dia. 
IV. De acordo com os parâmetros propostos pela OMS para classificação do 
IMC, a paciente está com sobrepeso. 
 
Resposta Selecionada: b. 
Estão corretas I, II e IV. 
Respostas: a. 
Estão corretas I, II e III. 
 b. 
Estão corretas I, II e IV. 
 
 c. 
Estão corretas II, III e IV. 
 d. 
Estão corretas apenas I e IV. 
 e. 
Estão corretas apenas II e III. 
Comentário 
da resposta: 
Resposta: B 
Comentário: Para calcular a quantidade de sódio da dieta é necessário 
saber que 1 g de sal contém 400 mg de sódio e que 1mEq de sódio 
equivale a 23 mg de sódio. Para o controle da HAS, é recomendada uma 
dieta hipossódica, o que demonstrou reduzir a pressão arterial. A OMS 
considera que o indivíduo tem sobrepeso quando o IMC é maior ou igual 
a 25. 
 
Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022 16h52min11s GMT-03:00

Mais conteúdos dessa disciplina