Buscar

atividade 3 - REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A refrigeração garante que alimentos, carnes, laticínios e outros produtos permaneçam frescos no caminho da fazenda para o processador e para o supermercado. Quando, finalmente, chegam à sua casa, eles vão direto para a geladeira: e todos nós sabemos o que significa uma falha repentina na geladeira que ameaça os supermercados!
O compressor é um dos quatro principais elementos sem os quais o ciclo de refrigeração não pode ser realizado. Ele é o responsável por fazer circular o refrigerante pelo circuito de refrigeração do ar-condicionado. O compressor suga o refrigerante gasoso de baixa pressão, comprime-o e bombeia-o no estado gasoso sob alta pressão para o condensador de ar. Um compressor de ar-condicionado deve ter mais um recurso em comparação aos análogos que operam em temperaturas de ebulição mais baixas: a vibração. Ele deve operar com um nível mínimo de vibração, o que limita o uso de alguns tipos de compressores em sistemas de ar-condicionado.
Nos aparelhos de ar-condicionado de parede, os chamados sistemas split, o compressor está localizado do lado de fora, na unidade externa, o que reduz o ruído gerado. As principais características do compressor são os indicadores, como o grau de compressão e o volume do refrigerante injetado, e a taxa de compressão, representada pela relação entre a pressão máxima de vapor do refrigerante na saída e a na entrada.
Diante do exposto acima, cite e explique os modelos de compressores utilizados em ares-condicionados na refrigeração.
Cada componente básico de um sistema de compressão a vapor, (compressor, condensador, dispositivo de expansão e evaporador), apresenta um comportamento característico, sendo, ao mesmo tempo influenciado pelas condições impostas pelos outros componentes. Assim, por exemplo, uma variação na temperatura da água de condensação pode afetar a vazão de refrigerante bombeado pelo compressor, o que pode resultar em um reajuste do dispositivo de expansão, acompanhado de uma variação na pressão de evaporação. Analisando individualmente cada componente básico do sistema de refrigeração, considera-se o compressor como o coração do sistema de compressão a vapor. Os compressores podem, em geral, ser divididos em dois tipos: Os compressores de deslocamento positivo, no qual o gás é comprimido por redução de volume como nos compressores alternativos e rotativos e o compressor centrífugo (turbo), no qual o gás é acelerado pelas pás do rotor e sua velocidade é convertida em pressão, como nos compressores centrífugos de um estágio ou de vários estágios.
Os compressores alternativos são construídos em distintas concepções, destacando-se entre elas os tipos aberto, semi-hermético e hermético (selado). No compressor aberto, o eixo de acionamento atravessa a carcaça, sendo, portanto, acionado por um motor exterior. O emprego de um selo de vedação deve ser previsto a fim de evitar fuga de gás refrigerante ou penetração de ar externo quando a pressão for menor que a atmosférica. O compressor aberto é usado em instalações de amônia, podendo também operar com compostos halogenados. A combinação do compressor e condensador formam o que se denomina unidade condensadora. O motor, o compressor e o condensador podem ser montados de um modo compacto sobre a mesma estrutura, que é localizado longe do dispositivo medidor e do evaporador.
Os principais tipos de compressores empregados em sistemas de refrigeração são: alternativo ou de êmbolo; rotativo de parafuso; centrífugo; e, rotativo de palheta. Os primeiros compressores a serem utilizados, comercialmente, em sistemas de refrigeração foram os alternativos. Eles ainda são os mais utilizados e, conforme as necessidades do mercado, esse tipo de compressor vem sendo aprimorado ao longo dos anos. A principal característica dos compressores alternativos é realizar a aspiração de forma contínua, com a pressão do circuito constante e estabilizada. Ademais, os compressores alternativos são classificados em três tipos: alternativos abertos, hermético e semi-hermético.
O compressor rotativo de parafuso, é formado por fusos helicoidais ajustados entre si, sendo um sistema macho e fêmea. O macho tem quatro lóbulos, e a fêmea tem seis reentrâncias. Geralmente, o motor de acionamento atua sobre o macho, porém, em alguns projetos de compressor rotativo de parafuso, o motor atua sobre a fêmea e, nessa situação, o rotor macho tem uma rotação mais elevada. O funcionamento ocorre ao se ligar o motor, promovendo a rotação dos fusos. Esse movimento permite que o fluido seja aspirado pela abertura de sucção. Quando o canal já aspirou o volume ideal, a entrada é bloqueada e o fluido começa a ser comprimido.
No compressor do tipo centrífugo, o fluido refrigerante é absorvido através de uma abertura central do rotor e, com a ação de uma força centrífuga, percorre, sucessivamente, a área periférica dos cilindros. As pás presentes no rotor imprimem velocidade elevadas ao fluido refrigerante e, consequentemente, elevam a pressão no compressor, até ser atingida a pressão para ocorrer a descarga.
O compressor rotativo de palhetas deslizantes, funciona aprisionando o fluido refrigerante em seu volume e comprimindo-o por meio do giro dentro do cilindro com palhetas deslizantes. Mediante o movimento das palhetas, o fluido é forçado contra as paredes do cilindro. Como o espaço vai se reduzindo, o fluido vai sendo comprimido, até atingir uma pressão máxima e, posteriormente, ser descarregado.

Outros materiais