Buscar

Microbiologia - Fungos

Prévia do material em texto

Curso Enfermagem – Unip 2022
Microbiologia, Parasitologia e Imunologia
Microbiologia e Parasitologia: 
Fungos: 
Introdução: 
Os fungos, seres microscópicos pertencentes ao reino fungi, são em geral, grupo amplamente distribuído e diversificado, estando presente no solo e água. Os fungos tem como principal função: decomposição e ciclagem dos nutrientes. Entretanto, possuem funções parasitárias estando presente na plantas, animais e outros fungos. 
ATENÇÃO: para quem não se recorda, o termo parasita corresponde à ``seres que se beneficiam de outros, causando prejuízos``. Exemplos: fungos presente em frutas, alimentos, carboidratos e pele dos seres humanos. 
· Interação dos fungos com os seres humanos (ações parasitárias): 
Micoses:
◦ São infecções acidentais
◦ Fungos são naturalmente decompositores
◦ Tratamento com fármacos é eficaz, em grande maioria
Exemplos
◦ Frieira (“pé-de-atleta”) – micose superficial
◦ Cromoblastomicose – micose subcutânea
◦ Pneumonia fúngica – micose sistêmica
◦ Candidíase – micose sistêmica
Ilustração: 
 
 
Outras funções fúngicas: 
· Biotecnologia
· Processos fermentativos
· Panificação
· Fermentação alcoólica
· Antibióticos
· Enzimas, etc
Mas o que são fungos:
Os fungos são microrganismos do reino fungi, constituídos por células eucariontes, podendo ser unicelulares (leveduras) ou pluricelular, assim como, contendo ou não flagéolos para auxiliar na sua locomoção. 
Assim como nos procariontes (as bactérias), os fungos contem parede celular no interior de suas células, sendo uma das exceções dos seres eucariontes que contem tal estrutura (observação: as plantas também possuem). Como já sabemos, a parede celular, além de permitir formato das células, oferece proteção a estes seres. A parede celular fungica é composta por Quitina (homopolissacarídeo), proteínas lipídeos e íons. 
Ilustração: 
Morfologia dos fungos:
Conforme mencionado, alguns fungos são unicelulares à exemplo dos fungos e outros são pluricelulares. No geral, quero que vocês compreendam que os a maioria dos fungos que causam danos aos seres humanos, são os fungos pluricelulares. 
Sobre seu metabolismo, os fungos podem ser aeróbicos (necessitam de oxigênio para realizarem atividades celulares) e anaeróbicos (desprovidos de oxigênio), à exemplo dos levedos (fungos que parasitam certos alimentos e fazem fermentação lática). 
Nutrição e fisiologia: 
Ao contrário do que se pensam, os fungos podem crescerem e sobreviverem em ambientes extremos, como: calor, ph, radiação e concentração osmótica. Tais características fisiológicas permitem a estes seres certas sobrevivências, das quais, deixam-os mais ``adaptados`` sendo difíceis de serem combatidos. 
Reprodução:
Já a reprodução dos fungos, estes podem realizar reprodução dos tipos ASSEXUADA e SEXUADA. Quando realizam reprodução assexuada, a mais comum é do tipo BROTAMENTO. 
· Brotamento: vulgarmente falando, para que vocês consigam compreender, imaginem que este processo é semelhante a brotos. Isso mesmo, ocorre brotamento celular que aos poucos vão dando origem a novos fungos. Para melhor compreensão, tentem lembrar do ``pão estragando``, no qual, vai surgindo mofos de forma gradativa. Essa forma gradativa é um processo de brotamento. Aqui ocorre crescimento e disseminação de hifas. 
Por outro lado, quando realizam reprodução sexuada, ocorre a chamada RECOMBINAÇÃO do DNA. Atenção: A essa altura dos estudos, presumo que vocês se recordem que na reprodução sexuada ocorre variabilidade genética, permitindo desenvolvimento e melhor adaptação dos descendentes gerados. 
Ilustração: 
 Conforme podemos visualizar, as hifas crescem e se desenvolvem na reprodução ASSEXUADA dos fungos, tomando conta de todo o espaço onde estão presentes. Lembrem-se que neste tipo de reprodução, não há variabilidade genética, tornando todos os descendentes bastante semelhantes. 
Conclusões: 
De forma geral, ao contrário do que foi estudado até o momento, os fungos compreende o primeiro ser vivo do tipo eucarionte que estudamos, sendo considerado um ser vivo, assim como, as bactérias. No entanto, aqui, estes podem ser uni ou pluricelulares, com metabolismo aeróbico ou anaeróbico, de reprodução do tipo assexuada ou sexuada. Lembrem-se que o mais comum é a reprodução do tipo assexuada, do subtipo brotamento, permitindo crescimento e desenvolvimento rápido destes seres. 
Por fim, saibam que os fungos não são seres exclusivamente maléficos, e estes são utilizados nas idústrias de medicamentos e alimentícios, devido suas ações metabólicas e químicas capazes de oferecer benefícios, quando em equilíbrio e ambiente correto. Caso estejam com dificuldades de compreensão, leiam com calma essas conclusões, pois será o bastante para que consigam diferenciar os fungos das bactérias e vírus. 
Bons estudos!!
Referencias bibliográficas:
· Microbiologia Brook – 4ª ediação – 2017
· Biologia molecular – edição especial - 2018

Continue navegando