Buscar

14- DOADOR DE MEDULA OSSEA

Prévia do material em texto

Discente: Barbara Cidro Silva
3° Período Medicina
DOADORES DE MEDULA ÓSSEA 
A medula óssea é um importante repositor de células sanguíneas circulantes e está presente principalmente na diáfise dos ossos largos. Esta é composta por células multipotentes que tem capacidade de se diferenciar em todas as linhagens sanguíneas.
O transplante de medula óssea é uma opção de tratamento ou potencialmente curativo de várias doenças. As células hematopoiéticas são obtidas a partir da medula óssea e do sangue periférico do doador. Uma outra forma de obter essas células é a partir do cordão umbilical e da placenta após o nascimento.
Os tipos de doadores de medula óssea são:
1. Singênico: irmão gêmeo 
2. Alogênico: que pode ser parente (irmão ou familiar) ou não parente (por exemplo aqueles do Redome)
3. Autólogo ou autogênico: do próprio paciente (exemplo do cordão umbilical).
O método singênico é raro, mas possui um padrão de compatibilidade ideal. Maioria dos transplantes são alogênicos de um familiar. A probabilidade da compatibilidade de um irmão é de 25% e para outros membros da família 5%, quanto menos compatível mais aumenta o risco de rejeição e o desenvolvimento de doença do enxerto contra hospedeiro.
O método mais utilizado é a extração da medula óssea e geralmente é das cristas ilíacas posteriores com anestesia local ou geral.
Referencias
BRASIL. Ministério da Saúde. Instituto Nacional José Alencar Gomes da Silva (INCA). Tópicos em Transplante de Células-Tronco Hematopoiéticas. Rio de Janeiro, 2012.
NEGRIN, Robert S. Sources of hematopoietic stem cells. UpToDate, v. 13, n. 2, p. 800, 2005.

Continue navegando