Logo Passei Direto
Buscar

UnifcvUnicv - Filosofia da Educação | Prova Presencial Online

User badge image
Pluma

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir, a respeito da Tendência Pedagógica Crítica: "Acredito que a humanização do homem só existe na vivência do coletivo que se constrói pelo trabalho solidário". MARAFON, M. R. C. Pedagogia crítica: uma metodologia na construção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 36.
Com base no excerto, pode-se dizer que a autora defende a que ideia?
a. O cotidiano é a finalidade da educação.
b. O individualismo é a finalidade da educação.
c. A humanização do homem é a finalidade da educação.
d. A política é a finalidade da educação.
e. A avaliação é a finalidade da educação.

Louis Althusser foi um filósofo do Marxismo Estrutural de origem Francesa nascido na Argélia. Seu nome foi uma homenagem ao seu tio paterno, que havia morrido na Primeira Guerra Mundial.
De acordo com Althusser, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Critica a forma pela qual o sistema educacional gera aparelhamento ideológico.
( ) Ele entende que é a partir da educação que se dividem as condições materiais de produção da sociedade.
( ) Cria a separação de classes e as desigualdades sociais.
( ) O ensino acaba sendo a reprodução dessa divisão, para que a ideologia dominante se perpetue.
a. V-V-V-F.
b. V-V-V-V.
c. F-F-F-F.
d. V-F-V-F.
e. F-F-V-V.

Ensinar é, em grande parte, um ato de conformação. Quem educa quer, respondendo a um sistema social ou aos próprios interesses, conformar outro ao que parece necessário à civilidade.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática de educar permaneceu imersa nessa estrutura durante muito tempo, buscando perpetuar a tradição familiar ou comunitária.
PORTANTO,
II. Segundo ensinamentos religiosos e de senso comum, dava sentido de vida e orientação prática ao indivíduo, uma vez que tinha também um caráter instrumental, criando o “bom” escravo, guerreiro, político, agricultor etc.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. (CHAUÍ, 1995, p. 23).
De acordo com os conceitos importantes para o estudo da Filosofia, o que define-se como senso comum?
a. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito do mesmo assunto, muitas vezes, impregnados de conhecimento científico e verdadeiro rigor metodológico, que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são conceitos vagos, imprecisos, incoerentes e completos.
b. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos e sempre possuem um embasamento teórico.
c. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos superficiais, que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são conceitos vagos, imprecisos, incoerentes e fragmentados.
d. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos superficiais, mas que retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado.
e. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de verdadeiras explicações ou de conhecimentos.

‘’Além do caráter instrumental, educar passa também a ser uma tentativa de concretizar elos de civilidade entre os membros de uma sociedade.’’
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Assim, principalmente na Grécia, se ensinava ao cidadão a cidadania e todas as disciplinas que lhes são intrínsecas. Em um primeiro momento, surgem os sofistas, criando as disciplinas retóricas e pensando política, segundo Aranha (2006); em seguida, o pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles, preocupados com a formação ética do cidadão grego, trabalhando, em essência, os problemas relacionados à justiça.
( ) Preocupada em atingir um grau de totalidade, a investigação a respeito da formação ética do cidadão busca um padrão ideal de comportamento que faz nascer a metafísica da educação, ou seja, não é a realidade e o problema individual que importa, mas, sim, aquilo que está além da realidade, que serviria de fundamento do convívio geral.
( ) Essa tendência, que já era observada nas investigações a respeito das ciências naturais (física, matemática etc.), vem a ser tornar o padrão de análise de todas as que vieram a se denominar ciências do espírito.
( ) O comportamento do indivíduo não só se tornou o objeto de pesquisa como também a base pela qual se pode pensar, por exemplo, a educação: aquele que pensa a educação participa de um mundo com regras ao qual todos pertencem, em qualquer momento do tempo e do espaço, com tendência ao ideal ético que ele investiga.
a. V-V-V-V.
b. V-F-V-F.
c. F-V-V-F.
d. F-F-V-V.
e. F-F-F-F.

Segundo Cotrim (1987), a estrutura lógica do método científico compreende uma série de etapas, que costumam ser percorridas para a solução de um problema.
Assinale a alternativa correta, que contém todas elas.
a. Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
b. Enunciado de um Problema e Formulação de hipóteses.
c. Enunciado de um Problema, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
d. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
e. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses e Testes Experimentais da Hipótese.

As características a seguir dizem respeito a uma concepção de educação: eleger elementos que propiciem aspectos da vida dos sujeitos históricos, do cotidiano e, ainda, do imaginário. A intuição, a compreensão e a empatia seriam elementos que poderiam proporcionar novas variáveis. Tempo de duração dos acontecimentos: longa, curta, curtíssima e breve. Abriu discussão a novos problemas, para entendermos as sociedades em sua particularidade e em abordagens diversas.
Assinale a alternativa correta que indica a concepção de educação mencionada no texto-base.
a. Escola dos Annales.
b. Nova Filosofia.
c. Escola Clássica.
d. Fenomenologia.
e. Escola Existencialista.

Leia o excerto a seguir: Talentos e aptidões individuais, expressos no Manifesto de 1932, reporiam e reacenderiam a utopia da Ilustração da igualdade do gênero humano quanto ao desenvolvimento das aptidões, ou dos talentos, sob a mediação de uma pedagogia institucional. Tratava-se, ainda, de um recorte pelo viés de que através do desenvolvimento dos talentos individuais se poderia promover a transformação social. Todavia, já se pode entrever nele a correlação desse universo mental com a ideia de reconstrução educacional na e pela educação de espírito científico. MONARCHA, C (Org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 24.
Considerando as informações do texto-base, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o Manifesto analisado.
a. Manifesto dos Educadores Pioneiros.
b. Manifesto dos Pioneiros Científicos.
c. Manifesto da Pedagogia Institucional.
d. Manifesto dos Pioneiros Escolares.
e. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Leia o fragmento abaixo: ‘’Mesmo que não exista apenas uma forma de se pensar o processo pelo qual se realiza o conhecimento, há diversos métodos a serem utilizados, em maior ou menor grau, a depender da matéria. A química, por exemplo, privilegia métodos indutivos, e a matemática, processos dedutivos, a pedagogia precisa responder, sempre, a algumas perguntas que lhe são próprias.’’
Referente a Pedagogia assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) A pedagogia vem tendendo a uma realidade interacionista.
( ) O ato de educar não basta apenas a transmissão, mas se compreende em processos de interação.
( ) Nesse ponto, a forma de se criar métodos de ensino precisa privilegiar a mutualidade.
( ) O ato de educar não depende da interação e sim da transmissão.
a. V-V-V-V.
b. F-F-V-V.
c. V-V-V-F.
d. V-F-V-F.
e. F-F-F-F.

Embora Freud (1856-1939) não tenha se ocupado com a pedagogia nem possa ser considerado propriamente um teórico antiautoritário, sua análise da formação das neuroses dá elementos para se compreender como a atuação de pais e mestres na educação das crianças pode ser repressora (criando adultos doentes) ou libertadora (educando para a autonomia). ARANHA, 2006, p. 181
Sobre as Teorias Antiautoritárias, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Surgem a partir das críticas realizadas à escola tradicional e ao seu aspecto autoritário.
( ) Com elas, noções como a de disciplina e de verticalização do sistema educacional passaram a ser objeto de reflexão, inclusive no que tange à sua necessidade para a pedagogia.
( ) Assim, inspirando-se em ideais de autonomia - que influenciam, aliás, em grande medida, a escola nova e diversas outras teorias sobre a educação.
( ) As teorias antiautoritárias passaram a questionar a validade de processos pedagógicos que suprimissem a capacidade do educando em se transformar, livremente e com responsabilidade, para si e para o mundo que o cerca.
a. V-V-V-F
b. V-V-V-V
c. V-F-V-F
d. F-F-F-F
e. F-F-V-V

Leia o excerto a seguir: A pedagogia ________ dos conteúdos entende o ato pedagógico como encontro do aluno com a cultura socialmente construída, pela mediação do professor e das situações pedagógicas. Concebe, assim, uma cultura dinâmica, enquanto criação humana e histórica, e o aluno como ser ativo, produto e produtor do seu próprio meio social, integrando os momentos da transmissão/assimilação ativa dos conhecimentos. (LIBÂNEO, 1986, p.76-77).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente e indica a metodologia mencionada no texto-base.
a. Crítico-social.
b. Marxista.
c. Humanista.
d. Libertadora.
e. Tecnicista.

O discurso de liberdade e transformação social se torna preponderante na perspectiva educacional do século XXI. Surge a necessidade de se buscar um conhecimento dinâmico – ou saber fazer e saber ser –, que possibilite a oportunidade de ressignificação do homem, face a um esvaziamento do indivíduo enquanto sujeito de sua própria história.
De acordo com Sacristán e Gómez, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Em educação é mais importante provocar a reconstrução do conhecimento empírico do aluno/a.
( ) A reconstrução do pensamento e da ação de cada aluno/a exige a atividade individual no contexto das interações na aula.
( ) O conhecimento que se requer para orientar esse processo singular se cria, em parte, no sentido do próprio processo de reconstrução que não se repete.
( ) As diferenças individuais determinam o sentido, o ritmo e a qualidade de cada um dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
a. F-F-F-F.
b. V-F-V-F.
c. F-F-V-V.
d. V-V-V-V.
e. V-V-V-F.

‘’Essa teoria tem um enfoque mais analítico a respeito da formação do indivíduo, sem deixar de levar em consideração os aspectos externos, com os quais o educando interage e o levam à construção do saber.’’
De qual teoria essa afirmação se refere? Assinale corretamente.
a. Teoria Antagonista.
b. Teoria Crítico-Reprodutivista.
c. Teoria Construtivista.
d. Teoria Tradicional.
e. Teoria Progressista.

A escola nova parte da crítica da estrutura que a escola tradicional funda, agregados a fundamentos de inclinação humanizante e igualitária da educação. Sua crítica concorda com as mudanças na visão de mundo operadas durante todo o século XIX e nas modificações da compreensão de mundo, trazidas pela sociologia, de maneira que saber se torna, essencialmente, saber agir.
Assinale a alternativa correta, referente às características que integram a escola nova.
a. O método tende a privilegiar o cientificismo, por meio de formas de experimentação e conclusão.
b. A relação entre aluno e professor perde verticalidade, de maneira que o aluno passa a ser o centro das preocupações pedagógicas.
c. A educação passa a ser instrumento crítico de transformação social, devendo ser criticada também em seus pressupostos políticos.
d. A forma de avaliação passa a ser realizada como forma de perceber as conclusões teóricas abordadas.
e. A integração entre aluno e professor encontra apenas limite na autoridade do magistério, que jamais pode ser questionado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir, a respeito da Tendência Pedagógica Crítica: "Acredito que a humanização do homem só existe na vivência do coletivo que se constrói pelo trabalho solidário". MARAFON, M. R. C. Pedagogia crítica: uma metodologia na construção do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2001. p. 36.
Com base no excerto, pode-se dizer que a autora defende a que ideia?
a. O cotidiano é a finalidade da educação.
b. O individualismo é a finalidade da educação.
c. A humanização do homem é a finalidade da educação.
d. A política é a finalidade da educação.
e. A avaliação é a finalidade da educação.

Louis Althusser foi um filósofo do Marxismo Estrutural de origem Francesa nascido na Argélia. Seu nome foi uma homenagem ao seu tio paterno, que havia morrido na Primeira Guerra Mundial.
De acordo com Althusser, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Critica a forma pela qual o sistema educacional gera aparelhamento ideológico.
( ) Ele entende que é a partir da educação que se dividem as condições materiais de produção da sociedade.
( ) Cria a separação de classes e as desigualdades sociais.
( ) O ensino acaba sendo a reprodução dessa divisão, para que a ideologia dominante se perpetue.
a. V-V-V-F.
b. V-V-V-V.
c. F-F-F-F.
d. V-F-V-F.
e. F-F-V-V.

Ensinar é, em grande parte, um ato de conformação. Quem educa quer, respondendo a um sistema social ou aos próprios interesses, conformar outro ao que parece necessário à civilidade.
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A prática de educar permaneceu imersa nessa estrutura durante muito tempo, buscando perpetuar a tradição familiar ou comunitária.
PORTANTO,
II. Segundo ensinamentos religiosos e de senso comum, dava sentido de vida e orientação prática ao indivíduo, uma vez que tinha também um caráter instrumental, criando o “bom” escravo, guerreiro, político, agricultor etc.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

A Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. (CHAUÍ, 1995, p. 23).
De acordo com os conceitos importantes para o estudo da Filosofia, o que define-se como senso comum?
a. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito do mesmo assunto, muitas vezes, impregnados de conhecimento científico e verdadeiro rigor metodológico, que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são conceitos vagos, imprecisos, incoerentes e completos.
b. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos e sempre possuem um embasamento teórico.
c. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos superficiais, que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são conceitos vagos, imprecisos, incoerentes e fragmentados.
d. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos superficiais, mas que retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado.
e. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes assuntos, muitas vezes, impregnados de verdadeiras explicações ou de conhecimentos.

‘’Além do caráter instrumental, educar passa também a ser uma tentativa de concretizar elos de civilidade entre os membros de uma sociedade.’’
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Assim, principalmente na Grécia, se ensinava ao cidadão a cidadania e todas as disciplinas que lhes são intrínsecas. Em um primeiro momento, surgem os sofistas, criando as disciplinas retóricas e pensando política, segundo Aranha (2006); em seguida, o pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles, preocupados com a formação ética do cidadão grego, trabalhando, em essência, os problemas relacionados à justiça.
( ) Preocupada em atingir um grau de totalidade, a investigação a respeito da formação ética do cidadão busca um padrão ideal de comportamento que faz nascer a metafísica da educação, ou seja, não é a realidade e o problema individual que importa, mas, sim, aquilo que está além da realidade, que serviria de fundamento do convívio geral.
( ) Essa tendência, que já era observada nas investigações a respeito das ciências naturais (física, matemática etc.), vem a ser tornar o padrão de análise de todas as que vieram a se denominar ciências do espírito.
( ) O comportamento do indivíduo não só se tornou o objeto de pesquisa como também a base pela qual se pode pensar, por exemplo, a educação: aquele que pensa a educação participa de um mundo com regras ao qual todos pertencem, em qualquer momento do tempo e do espaço, com tendência ao ideal ético que ele investiga.
a. V-V-V-V.
b. V-F-V-F.
c. F-V-V-F.
d. F-F-V-V.
e. F-F-F-F.

Segundo Cotrim (1987), a estrutura lógica do método científico compreende uma série de etapas, que costumam ser percorridas para a solução de um problema.
Assinale a alternativa correta, que contém todas elas.
a. Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
b. Enunciado de um Problema e Formulação de hipóteses.
c. Enunciado de um Problema, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
d. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
e. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses e Testes Experimentais da Hipótese.

As características a seguir dizem respeito a uma concepção de educação: eleger elementos que propiciem aspectos da vida dos sujeitos históricos, do cotidiano e, ainda, do imaginário. A intuição, a compreensão e a empatia seriam elementos que poderiam proporcionar novas variáveis. Tempo de duração dos acontecimentos: longa, curta, curtíssima e breve. Abriu discussão a novos problemas, para entendermos as sociedades em sua particularidade e em abordagens diversas.
Assinale a alternativa correta que indica a concepção de educação mencionada no texto-base.
a. Escola dos Annales.
b. Nova Filosofia.
c. Escola Clássica.
d. Fenomenologia.
e. Escola Existencialista.

Leia o excerto a seguir: Talentos e aptidões individuais, expressos no Manifesto de 1932, reporiam e reacenderiam a utopia da Ilustração da igualdade do gênero humano quanto ao desenvolvimento das aptidões, ou dos talentos, sob a mediação de uma pedagogia institucional. Tratava-se, ainda, de um recorte pelo viés de que através do desenvolvimento dos talentos individuais se poderia promover a transformação social. Todavia, já se pode entrever nele a correlação desse universo mental com a ideia de reconstrução educacional na e pela educação de espírito científico. MONARCHA, C (Org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 24.
Considerando as informações do texto-base, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o Manifesto analisado.
a. Manifesto dos Educadores Pioneiros.
b. Manifesto dos Pioneiros Científicos.
c. Manifesto da Pedagogia Institucional.
d. Manifesto dos Pioneiros Escolares.
e. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

Leia o fragmento abaixo: ‘’Mesmo que não exista apenas uma forma de se pensar o processo pelo qual se realiza o conhecimento, há diversos métodos a serem utilizados, em maior ou menor grau, a depender da matéria. A química, por exemplo, privilegia métodos indutivos, e a matemática, processos dedutivos, a pedagogia precisa responder, sempre, a algumas perguntas que lhe são próprias.’’
Referente a Pedagogia assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) A pedagogia vem tendendo a uma realidade interacionista.
( ) O ato de educar não basta apenas a transmissão, mas se compreende em processos de interação.
( ) Nesse ponto, a forma de se criar métodos de ensino precisa privilegiar a mutualidade.
( ) O ato de educar não depende da interação e sim da transmissão.
a. V-V-V-V.
b. F-F-V-V.
c. V-V-V-F.
d. V-F-V-F.
e. F-F-F-F.

Embora Freud (1856-1939) não tenha se ocupado com a pedagogia nem possa ser considerado propriamente um teórico antiautoritário, sua análise da formação das neuroses dá elementos para se compreender como a atuação de pais e mestres na educação das crianças pode ser repressora (criando adultos doentes) ou libertadora (educando para a autonomia). ARANHA, 2006, p. 181
Sobre as Teorias Antiautoritárias, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Surgem a partir das críticas realizadas à escola tradicional e ao seu aspecto autoritário.
( ) Com elas, noções como a de disciplina e de verticalização do sistema educacional passaram a ser objeto de reflexão, inclusive no que tange à sua necessidade para a pedagogia.
( ) Assim, inspirando-se em ideais de autonomia - que influenciam, aliás, em grande medida, a escola nova e diversas outras teorias sobre a educação.
( ) As teorias antiautoritárias passaram a questionar a validade de processos pedagógicos que suprimissem a capacidade do educando em se transformar, livremente e com responsabilidade, para si e para o mundo que o cerca.
a. V-V-V-F
b. V-V-V-V
c. V-F-V-F
d. F-F-F-F
e. F-F-V-V

Leia o excerto a seguir: A pedagogia ________ dos conteúdos entende o ato pedagógico como encontro do aluno com a cultura socialmente construída, pela mediação do professor e das situações pedagógicas. Concebe, assim, uma cultura dinâmica, enquanto criação humana e histórica, e o aluno como ser ativo, produto e produtor do seu próprio meio social, integrando os momentos da transmissão/assimilação ativa dos conhecimentos. (LIBÂNEO, 1986, p.76-77).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente e indica a metodologia mencionada no texto-base.
a. Crítico-social.
b. Marxista.
c. Humanista.
d. Libertadora.
e. Tecnicista.

O discurso de liberdade e transformação social se torna preponderante na perspectiva educacional do século XXI. Surge a necessidade de se buscar um conhecimento dinâmico – ou saber fazer e saber ser –, que possibilite a oportunidade de ressignificação do homem, face a um esvaziamento do indivíduo enquanto sujeito de sua própria história.
De acordo com Sacristán e Gómez, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
( ) Em educação é mais importante provocar a reconstrução do conhecimento empírico do aluno/a.
( ) A reconstrução do pensamento e da ação de cada aluno/a exige a atividade individual no contexto das interações na aula.
( ) O conhecimento que se requer para orientar esse processo singular se cria, em parte, no sentido do próprio processo de reconstrução que não se repete.
( ) As diferenças individuais determinam o sentido, o ritmo e a qualidade de cada um dos processos de aprendizagem e desenvolvimento.
a. F-F-F-F.
b. V-F-V-F.
c. F-F-V-V.
d. V-V-V-V.
e. V-V-V-F.

‘’Essa teoria tem um enfoque mais analítico a respeito da formação do indivíduo, sem deixar de levar em consideração os aspectos externos, com os quais o educando interage e o levam à construção do saber.’’
De qual teoria essa afirmação se refere? Assinale corretamente.
a. Teoria Antagonista.
b. Teoria Crítico-Reprodutivista.
c. Teoria Construtivista.
d. Teoria Tradicional.
e. Teoria Progressista.

A escola nova parte da crítica da estrutura que a escola tradicional funda, agregados a fundamentos de inclinação humanizante e igualitária da educação. Sua crítica concorda com as mudanças na visão de mundo operadas durante todo o século XIX e nas modificações da compreensão de mundo, trazidas pela sociologia, de maneira que saber se torna, essencialmente, saber agir.
Assinale a alternativa correta, referente às características que integram a escola nova.
a. O método tende a privilegiar o cientificismo, por meio de formas de experimentação e conclusão.
b. A relação entre aluno e professor perde verticalidade, de maneira que o aluno passa a ser o centro das preocupações pedagógicas.
c. A educação passa a ser instrumento crítico de transformação social, devendo ser criticada também em seus pressupostos políticos.
d. A forma de avaliação passa a ser realizada como forma de perceber as conclusões teóricas abordadas.
e. A integração entre aluno e professor encontra apenas limite na autoridade do magistério, que jamais pode ser questionado.

Prévia do material em texto

Painel / Meus cursos / Filosofia da Educação. / AVALIAÇÕES DO PERÍODO 2022/4
/ PROVA PRESENCIAL - ONLINE AVP2022/4
Iniciado em segunda, 28 nov 2022, 13:42
Estado Finalizada
Concluída em segunda, 28 nov 2022, 14:36
Tempo
empregado
53 minutos 49 segundos
Avaliar 6,00 de um máximo de 6,00(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Leia o texto a seguir, a respeito da Tendência Pedagógica Crítica:
 
“Acredito que a humanização do homem só existe na vivência do coletivo que se constrói pelo
trabalho solidário”. 
MARAFON, M. R. C. Pedagogia crítica: uma metodologia na construção do conhecimento.
Petrópolis: Vozes, 2001. p. 36.
 
 
Com base no excerto, pode-se dizer que a autora defende a que ideia?
 
Assinale a alternativa correta.
 
Escolha uma opção:
a. O cotidiano é a finalidade da educação.
b. O individualismo é a finalidade da educação.
c. A humanização do homem é a finalidade da educação. 
d. 
A política é a finalidade da educação.
e. A avaliação é a finalidade da educação.
Acesse o PDF completo aqui: 
https://drive.google.com/file/d/1jEC8NuI26ZVYIPqdkRgZf9QZUGbb2tTy/view?usp=sharing
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/my/
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=458
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/course/view.php?id=458#section-16
https://moodle.ead.unifcv.edu.br/mod/quiz/view.php?id=29578
Questão 2
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Louis Althusser foi um filósofo do Marxismo Estrutural de origem Francesa nascido na Argélia.
Seu nome foi uma homenagem ao seu tio paterno, que havia morrido na Primeira Guerra
Mundial.
 
De acordo com Althusser, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) Critica a forma pela qual o sistema educacional gera aparelhamento ideológico. 
( ) Ele entende que é a partir da educação que se dividem as condições materiais de
produção da sociedade.
( ) Cria a separação de classes e as desigualdades sociais.
( ) O ensino acaba sendo a reprodução dessa divisão, para que a ideologia dominante se
perpetue. 
 
 
Assinale a sequência correta. 
 
Escolha uma opção:
a. F-F-V-V.
b. V-F-V-F.
c. F-F-F-F.
d. V-V-V-V. 
e. V-V-V-F.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Ensinar é, em grande parte, um ato de conformação. Quem educa quer, respondendo a um
sistema social ou aos próprios interesses, conformar outro ao que parece necessário à
civilidade.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 I. A prática de educar permaneceu imersa nessa estrutura durante muito tempo, buscando
perpetuar a tradição familiar ou comunitária. 
 
PORTANTO, 
 II. Segundo ensinamentos religiosos e de senso comum, dava sentido de vida e orientação
prática ao indivíduo, uma vez que tinha também um caráter instrumental, criando o “bom”
escravo, guerreiro, político, agricultor etc. 
 
 
É correto o que se afirma em:
 
Escolha uma opção:
a. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa
correta da I.
e. As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos
com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas
para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos e as coisas da
Natureza, os acontecimentos e as ações humanas podem ser conhecidos pela razão humana,
e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma. (CHAUÍ, 1995, p. 23). 
 
De acordo com os conceitos importantes para o estudo da Filosofia, o que define-se como
senso comum?
 
Assinale a alternativa correta.
 
Escolha uma opção:
a. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito do mesmo assunto,
muitas vezes, impregnados de conhecimento científico e verdadeiro rigor metodológico,
que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são conceitos
vagos, imprecisos, incoerentes e completos.
b. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes
assuntos e sempre possuem um embasamento teórico.
c. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes
assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos
superficiais, que não retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado. Ou seja, são
conceitos vagos, imprecisos, incoerentes e fragmentados. 
d. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes
assuntos, muitas vezes, impregnados de falsas explicações ou de conhecimentos
superficiais, mas que retratam uma reflexão profunda sobre o tema abordado.
e. Termo utilizado para definir um conjunto de concepções a respeito de diferentes
assuntos, muitas vezes, impregnados de verdadeiras explicações ou de conhecimentos.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
‘’Além do caráter instrumental, educar passa também a ser uma tentativa de concretizar elos
de civilidade entre os membros de uma sociedade.’’ 
 
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para
a(s) Falsa(s).
 
( ) Assim, principalmente na Grécia, se ensinava ao cidadão a cidadania e todas as disciplinas
que lhes são intrínsecas. Em um primeiro momento, surgem os sofistas, criando as disciplinas
retóricas e pensando política, segundo Aranha (2006); em seguida, o pensamento de Sócrates,
Platão e Aristóteles, preocupados com a formação ética do cidadão grego, trabalhando, em
essência, os problemas relacionados à justiça.
( ) Preocupada em atingir um grau de totalidade, a investigação a respeito da formação ética
do cidadão busca um padrão ideal de comportamento que faz nascer a metafísica da
educação, ou seja, não é a realidade e o problema individual que importa, mas, sim, aquilo que
está além da realidade, que serviria de fundamento do convívio geral.
( ) Essa tendência, que já era observada nas investigações a respeito das ciências naturais
(física, matemática etc.), vem a ser tornar o padrão de análise de todas as que vieram a se
denominar ciências do espírito.
( ) O comportamento do indivíduo não só se tornou o objeto de pesquisa como também a base
pela qual se pode pensar, por exemplo, a educação: aquele que pensa a educação participa de
um mundo com regras ao qual todos pertencem, em qualquer momento do tempo e do espaço,
com tendência ao ideal ético que ele investiga.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
Escolha uma opção:
a. V-V-V-V. 
b. V-F-V-F.
c. F-V-V-F.
d. F-F-V-V.
e. F-F-F-F.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Segundo Cotrim (1987), a estrutura lógica do método científico compreende uma série de
etapas, que costumam ser percorridas para a solução de um problema. 
 
Assinale a alternativa correta, que contém todas elas. 
 
Escolha uma opção:
a. Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
b. 
Enunciado de um Problema e Formulação de hipóteses.
c. Enunciado de um Problema, Testes Experimentais da Hipótese e Conclusão.
d. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses, Testes Experimentais da
Hipótese e Conclusão. 
e. Enunciado de um Problema, Formulação de hipóteses e Testes Experimentais da
Hipótese.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Para os estudiosos marxistas, a sociedade não é algo pronto e acabado, mas o resultado da
ação humana e priorizavam a economia como forma determinante da organização social, a
maneira pela qual os homens se relacionam no processo produtivo. Destaca-se, como
característica da teoria marxista:
 
Diante do exposto acima, marque a alternativa correta.
 
Escolha uma opção:
a. A teoria marxista compreendia o estudo de uma teoria científica, do materialismo anti-histórico e de uma filosofia e do materialismo antidialético.
b. Em um contexto de avanço técnico, o aumento da intervenção do homem sobre a
natureza, o progresso, e a exploração e o empobrecimento da classe operária. 
c. A perspectiva do materialismo histórico e do dialético é a base para o desenvolvimento
e compreensão das teorias críticas e progressistas, com a pretensão de se estabelecer
uma verdade absoluta sobre os fatos.
d. Defendia o sistema capitalista e o Estado burguês. As forças econômicas constituem a
estrutura material da sociedade, a infraestrutura. Em determinado momento, pode
determinar a superestrutura política, social e ideológica.
e. Defendia um novo campo de atuação para a história, a fim de retirá-la do isolamento,
estabelecendo um novo olhar e um novo pensar histórico, com ênfase no estudo das
mentalidades.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
As características a seguir dizem respeito a uma concepção de educação: eleger elementos
que propiciem aspectos da vida dos sujeitos históricos, do cotidiano e, ainda, do imaginário. A
intuição, a compreensão e a empatia seriam elementos que poderiam proporcionar novas
variáveis. Tempo de duração dos acontecimentos: longa, curta, curtíssima e breve. Abriu
discussão a novos problemas, para entendermos as sociedades em sua particularidade e em
abordagens diversas. 
 
Assinale a alternativa correta que indica a concepção de educação mencionada no texto-base.
 
Escolha uma opção:
a. Escola dos Annales. 
b. Fenomenologia.
c. Escola Existencialista.
d. Escola Clássica.
e. Nova Filosofia.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Leia o excerto a seguir: 
Talentos e aptidões individuais, expressos no Manifesto de 1932, reporiam e reacenderiam a
utopia da Ilustração da igualdade do gênero humano quanto ao desenvolvimento das aptidões,
ou dos talentos, sob a mediação de uma pedagogia institucional. Tratava-se, ainda, de um
recorte pelo viés de que através do desenvolvimento dos talentos individuais se poderia
promover a transformação social. Todavia, já se pode entrever nele a correlação desse
universo mental com a ideia de reconstrução educacional na e pela educação de espírito
científico. MONARCHA, C (Org.). Anísio Teixeira: a obra de uma vida. Rio de Janeiro: DP&A,
2001. p. 24.
 
 
Considerando as informações do texto-base, assinale a alternativa que nomeia, corretamente,
o Manifesto analisado.
 
 
Escolha uma opção:
a. 
Manifesto dos Educadores Pioneiros. 
b. 
Manifesto dos Pioneiros Científicos.
c. Manifesto da Pedagogia Institucional.
d. Manifesto dos Pioneiros Escolares.
e. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. 
Questão 10
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Leia o fragmento abaixo:
‘’Mesmo que não exista apenas uma forma de se pensar o processo pelo qual se realiza o
conhecimento, há diversos métodos a serem utilizados, em maior ou menor grau, a depender
da matéria. A química, por exemplo, privilegia métodos indutivos, e a matemática, processos
dedutivos, a pedagogia precisa responder, sempre, a algumas perguntas que lhe são
próprias.’’ 
 
Referente a Pedagogia assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) A pedagogia vem tendendo a uma realidade interacionista.
( ) O ato de educar não basta apenas a transmissão, mas se compreende em processos de
interação
( ) Nesse ponto, a forma de se criar métodos de ensino precisa privilegiar a mutualidade. 
( ) O ato de educar não depende da interação e sim da transmissão. 
 
 
A esse respeito, assinale a sequência correta. 
 
Escolha uma opção:
a. V-V-V-V.
b. F-F-V-V.
c. V-V-V-F. 
d. V-F-V-F.
e. F-F-F-F.
Questão 11
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Embora Freud (1856-1939) não tenha se ocupado com a pedagogia nem possa ser
considerado propriamente um teórico antiautoritário, sua análise da formação das neuroses dá
elementos para se compreender como a atuação de pais e mestres na educação das crianças
pode ser repressora (criando adultos doentes) ou libertadora (educando para a autonomia).
ARANHA, 2006, p. 181 
 
Sobre as Teorias Antiautoritárias, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) Surgem a partir das críticas realizadas à escola tradicional e ao seu aspecto autoritário.
( ) Com elas, noções como a de disciplina e de verticalização do sistema educacional
passaram a ser objeto de reflexão, inclusive no que tange à sua necessidade para a
pedagogia.
( ) Assim, inspirando-se em ideais de autonomia - que influenciam, aliás, em grande medida, a
escola nova e diversas outras teorias sobre a educação.
( ) As teorias antiautoritárias passaram a questionar a validade de processos pedagógicos que
suprimissem a capacidade do educando em se transformar, livremente e com
responsabilidade, para si e para o mundo que o cerca.
 
Assinale a sequência correta: 
 
Escolha uma opção:
a. F-F-V-V.
b. 
F-F-F-F.
c. V-F-V-F.
d. V-V-V-V. 
e. V-V-V-F.
Questão 12
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
Leia o excerto a seguir:
A pedagogia ________ dos conteúdos entende o ato pedagógico como encontro do aluno com
a cultura socialmente construída, pela mediação do professor e das situações pedagógicas.
Concebe, assim, uma cultura dinâmica, enquanto criação humana e histórica, e o aluno como
ser ativo, produto e produtor do seu próprio meio social, integrando os momentos da
transmissão/assimilação ativa dos conhecimentos. (LIBÂNEO, 1986, p.76-77).
 
 
Assinale a alternativa que preenche a lacuna corretamente e indica a metodologia mencionada
no texto-base.
 
Escolha uma opção:
a. Crítico-social. 
b. Marxista.
c. 
Humanista. 
d. Libertadora.
e. Tecnicista.
Questão 13
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
O discurso de liberdade e transformação social se torna preponderante na perspectiva
educacional do século XXI. Surge a necessidade de se buscar um conhecimento dinâmico – ou
saber fazer e saber ser –, que possibilite a oportunidade de ressignificação do homem, face a
um esvaziamento do indivíduo enquanto sujeito de sua própria história.
 
De acordo com Sacristán e Gómez, assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
( ) Em educação é mais importante provocar a reconstrução do conhecimento empírico do
aluno/a.
( ) A reconstrução do pensamento e da ação de cada aluno/a exige a atividade individual no
contexto das interações na aula. 
( ) O conhecimento que se requer para orientar esse processo singular se cria, em parte, no
sentido do próprio processo de reconstrução que não se repete.
( ) As diferenças individuais determinam o sentido, o ritmo e a qualidade de cada um dos
processos de aprendizagem e desenvolvimento. 
 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência correta. 
 
Escolha uma opção:
a. V-V-V-F.
b. V-F-V-F.
c. F-F-F-F.
d. F-F-V-V.
e. V-V-V-V. 
Questão 14
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
‘’Essa teoria tem um enfoque mais analítico a respeito da formação do indivíduo, sem deixar de
levar em consideração os aspectos externos, com os quais o educando interage e o levam à
construção do saber.’’ 
 
De qual teoria essa afirmação se refere? Assinale corretamente.
 
Escolha uma opção:
a. Teoria Tradicional.
b. Teoria Antagonista.
c. Teoria Construtivista. 
d. Teoria Progressista.
e. Teoria Crítico-Reprodutivista.
Questão 15
Correto
Atingiu 0,40 de 0,40
A escola nova parte da crítica da estrutura que a escola tradicional funda, agregados a
fundamentos de inclinação humanizante e igualitária da educação. Sua crítica concorda com
as mudanças na visão de mundo operadas durante todo o século XIX e nas modificações da
compreensão de mundo, trazidas pela sociologia, de maneira que saber se torna,
essencialmente, saber agir.
 
 
Assinale a alternativa correta, referente às características que integram a escola nova.
 
Escolha uma opção:
a. O método tende a privilegiar o cientificismo, por meio de formas de experimentação e
conclusão.
b. A educação passa a ser instrumento crítico de transformação social, devendo ser
criticada também em seus pressupostospolíticos.
c. A relação entre aluno e professor perde verticalidade, de maneira que o aluno passa a
ser o centro das preocupações pedagógicas. 
d. A integração entre aluno e professor encontra apenas limite na autoridade do
magistério, que jamais pode ser questionado.
e. A forma de avaliação passa a ser realizada como forma de perceber as conclusões
teóricas abordadas.

Mais conteúdos dessa disciplina