Buscar

Trabalho Semestral Economia e Comercio Internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIRP – Centro Universitário de Rio Preto
Curso Administração – Modalidade Educação a Distância
Economia e Comercio Internacional – Prof. Ary Ramos
Trabalho Semestral
Nome: Bianca Karine Dias Código:20201234 Polo: Rio Preto
A economia internacional passou por grandes transformações nas últimas décadas, principalmente a partir dos anos 1970, diante disso, faça uma reflexão sobre os impactos do processo de GLOBALIZAÇÃO para a sociedade mundial, enfatizando o comércio internacional, a concorrência e a competição entre países e empresas.
O comercio internacional vem se tornando sistematicamente mais robusto, integrado e presente na vida de consumidores de todo o mundo. A nova Divisão Internacional do Trabalho e o avanço da tecnologia permitiram novas interpretações acerca da dinâmica da economia global.
Sabemos que a globalização contribui para a integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. Seus impactos positivos foram o aumento do consumo de bens e serviços, maior produção, desenvolvimento tecnológico, diminuição das barreiras comerciais, fluxo de capitais e investimentos entre os países... Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção. 
A globalização além de impulsionar as operações de comércio exterior, facilitou a transmissão de informação e o compartilhamento de novas tecnologias pelo mundo. Embora a competição no mercado externo seja bastante acirrada, há espaço para pequenas e médias empresas. Sabemos que a globalização e o comercio internacional estão interligados, porque o comercio internacional é uma consequência da globalização, a globalização refere-se ao comércio cada vez mais sem fronteiras, que ocorre entre os países e territórios, ela permite o transporte mais fácil de mercadorias através das fronteiras internacionais.
A comunicação internacional é muito mais fácil agora, graças à melhoria na tecnologia e devido à influência da globalização.
Sabemos que este processo de globalização ajudou demais as relações comerciais entre os países e as empresas, mas com isso também fez aumentar a competitividade em âmbito internacional, principalmente através do comércio exterior, fazendo com que as empresas buscassem formas de reduzir custos de produção, comercialização e transporte. Entre estas formas, podemos citar as principais causas do desemprego: adoção de novas tecnologias, sistemas administrativos e produtivos de custos reduzidos (ambos com diminuição de mão-de-obra) e aquisição de produtos importados de baixo custo, diminuindo a produção interna.

Continue navegando