Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual Morfologia Aplicada às Línguas Orais e Língua de Sinais

User badge image
Alice Souza

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os classificadores acompanham os verbos em movimento e localização, em que cada um dos parâmetros básicos utilizados nesses verbos consiste em morfemas. Assim, também, nos classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou o agente da ação.
Com base nesse recurso, qual é uma palavra que facilmente se usa no método de classificador?
A Trabalho.
B Árvore.
C Beijo.
D Anel.

Nos verbos classificadores, a configuração de mão consiste na marca de concordância de gênero relacionado a pessoa, animal ou coisa.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Os verbos que possuem concordância de número recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
B Os verbos que possuem concordância de caso recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
C Os verbos que possuem concordância de gênero recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
D Os verbos que possuem concordância de arbitrariedade recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.

A flexão na língua de sinais pode ocorrer por oito tipos de processos diferentes: pessoa (deixis), número, grau, modo, reciprocidade, foco temporal, aspecto temporal e aspecto distributivo.
De acordo com esses processos, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
B Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Foco temporal: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
C Pessoa/deixis: Flexão que muda as referências no verbo. Modo: Flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta, distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
D Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Aspecto distributivo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.

As categorias gramaticais relacionadas a número e gênero se associam no plano semântico-lexical, com relação ao nome, sendo que, no plano sintático, aparecem na forma de concordância relacionada aos termos que imprimem sentido: artigo, adjetivo, pronome e numeral. Existem os nomes masculinos e femininos em todas as classes nominais temáticas, representados pelo tema [-a], como [cometa, poeta, poema], que são masculinos, e [mata, nora, beleza], considerados femininos.
Sobre a flexão de gênero da Língua de Sinais, assinale a alternativa CORRETA:
A Em Libras, não existe a flexão de gênero para não haver preconceito de gênero.
B Em Libras, a flexão de gênero é composta por sinais específicos para entender se é masculino ou feminino, não necessitando adicionar a “mulher” ou “homem” em seguida.
C Em Libras, não existe flexão de gênero. Basta, apenas depois do gênero de substantivo, sinalizar “a” para feminino e “o” para masculino.
D Em Libras, não existe flexão de gênero formada por desinências. Sendo assim, para marcar o gênero dos substantivos, adiciona-se o sinal ‘homem’ ou ‘mulher’ logo em seguida do sinal do substantivo, tanto quando se refere a pessoas como animais.

Os verbos designam palavras que apresentam ações, estados ou fenômenos da natureza. Dentro da estrutura da palavra, temos vários processos de identificação, como vogal temática, tema, desinência modo-temporal e desinência número-pessoal.
Nesse sentido, o que é vogal temática?
A Morfema que aponta o modo.
B Conjugação pertencente.
C Radical acrescido.
D Pessoa e número.

Os classificadores acompanham os verbos de movimento (VM) e localização (VL). Sendo assim, esses classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou o agente da ação.
Sobre esse tema, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- CL – Descritivo.
II- CL – Especificador.
III- CL – Instrumental.
IV- CL – Plural.
( ) Demonstra o movimento ou posição de um número de objetos, pessoas ou animais, que pode ser determinado ou indeterminado.
( ) Serve para especificar a textura dos objetos ou corpo de uma pessoa ou animal, incluindo seu estado em movimento.
( ) Demonstra ação de segurar, apertar, erguer, carregar e manusear objetos, pessoas ou animais, sendo relacionado à forma do referente que expressa a maneira como alguém a manuseia.
( ) É utilizado para descrever o tamanho e a forma de um objeto ou corpo de uma pessoa ou animal.

No que concerne à flexão de gênero na Libras e em Língua Portuguesa, temos várias questões associadas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras segue a mesma regra do português: ao finalizar o sinal do substantivo em questão, colocamos a configuração 'o' ou 'a' para designar o gênero.
B A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras não possui regras para gênero.
C A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. Já na Libras marcamos o gênero com o sinal de 'homem' ou 'mulher', sinalizando, assim, dois sinais para designar o gênero do substantivo.
D A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras tem um sinal específico para cada par linguístico para designar gênero. Assim, os sinais de 'gato' e 'gata' serão diferentes.

A flexão nominal compreende as características de número, gênero e grau dos substantivos. Assim, o número do substantivo denota elementos morfológicos que os apresentam sistematicamente, conforme a forma marcada correspondente, ou seja, o número do substantivo prevê a regularidade do substantivo do singular para o plural.
Assinale a alternativa INCORRETA que designa a flexão nominal:
A Com relação ao gênero do substantivo, a flexão ocorre por meio de expediente sintático.
B Apenas uma parte dos substantivos, os que determinam seres assexuados, recebem uma marca morfológica distintiva de gênero.
C Todos os substantivos recebem uma marca morfológica distintiva de gênero.
D Com relação ao grau do substantivo, algumas variantes relativas ao grau apresentam uma determinada marca de grau diminutivo.

Os classificadores apresentam a função de pronome, quando substituem um termo citado anteriormente, e de adjetivo e de localização, mais especificamente, quando delimitam o referente. Apresentam a função de unir sintaticamente as orações em Libras, substituindo os conectivos e as preposições em Libras. Eles ainda podem ser compostos por cinco grupos.
Quais são esses grupos?
A CL- Incorporação, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.
B CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL- I Incorporação.
C CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL-C Corpo.
D CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.

O sistema de classificadores compõe o léxico nativo da Libras e faz parte do processo morfológico da formação lexical. Dessa forma, a modalidade espaço-visual passou a influenciar a formação de classificadores; porém, o classificador continua sendo considerado como léxico, seguindo o padrão encontrado nas línguas naturais.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Consistem em palavras compostas por tempos variáveis que apontam sobre um acontecimento em um tempo específico.
B São recursos linguísticos utilizados para descrever pessoas, animais e objetos, como também para identificar sua movimentação ou localização.
C Consistem na expressão que modifica e que denota uma circunstância que pode ser de lugar, tempo, modo, intensidade, condição e outros.
D Na formação dos classificadores, o substantivo pode se apresentar no masculino ou feminino, como também no singular ou plural em expressões fixas, como: "na verdade", "de nenhum modo", "em breve", "à direita" e outros.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os classificadores acompanham os verbos em movimento e localização, em que cada um dos parâmetros básicos utilizados nesses verbos consiste em morfemas. Assim, também, nos classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou o agente da ação.
Com base nesse recurso, qual é uma palavra que facilmente se usa no método de classificador?
A Trabalho.
B Árvore.
C Beijo.
D Anel.

Nos verbos classificadores, a configuração de mão consiste na marca de concordância de gênero relacionado a pessoa, animal ou coisa.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Os verbos que possuem concordância de número recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
B Os verbos que possuem concordância de caso recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
C Os verbos que possuem concordância de gênero recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
D Os verbos que possuem concordância de arbitrariedade recebem a denominação de verbos classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.

A flexão na língua de sinais pode ocorrer por oito tipos de processos diferentes: pessoa (deixis), número, grau, modo, reciprocidade, foco temporal, aspecto temporal e aspecto distributivo.
De acordo com esses processos, assinale a alternativa CORRETA:
A Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
B Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Foco temporal: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
C Pessoa/deixis: Flexão que muda as referências no verbo. Modo: Flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta, distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
D Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular, dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros. Aspecto distributivo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.

As categorias gramaticais relacionadas a número e gênero se associam no plano semântico-lexical, com relação ao nome, sendo que, no plano sintático, aparecem na forma de concordância relacionada aos termos que imprimem sentido: artigo, adjetivo, pronome e numeral. Existem os nomes masculinos e femininos em todas as classes nominais temáticas, representados pelo tema [-a], como [cometa, poeta, poema], que são masculinos, e [mata, nora, beleza], considerados femininos.
Sobre a flexão de gênero da Língua de Sinais, assinale a alternativa CORRETA:
A Em Libras, não existe a flexão de gênero para não haver preconceito de gênero.
B Em Libras, a flexão de gênero é composta por sinais específicos para entender se é masculino ou feminino, não necessitando adicionar a “mulher” ou “homem” em seguida.
C Em Libras, não existe flexão de gênero. Basta, apenas depois do gênero de substantivo, sinalizar “a” para feminino e “o” para masculino.
D Em Libras, não existe flexão de gênero formada por desinências. Sendo assim, para marcar o gênero dos substantivos, adiciona-se o sinal ‘homem’ ou ‘mulher’ logo em seguida do sinal do substantivo, tanto quando se refere a pessoas como animais.

Os verbos designam palavras que apresentam ações, estados ou fenômenos da natureza. Dentro da estrutura da palavra, temos vários processos de identificação, como vogal temática, tema, desinência modo-temporal e desinência número-pessoal.
Nesse sentido, o que é vogal temática?
A Morfema que aponta o modo.
B Conjugação pertencente.
C Radical acrescido.
D Pessoa e número.

Os classificadores acompanham os verbos de movimento (VM) e localização (VL). Sendo assim, esses classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou o agente da ação.
Sobre esse tema, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- CL – Descritivo.
II- CL – Especificador.
III- CL – Instrumental.
IV- CL – Plural.
( ) Demonstra o movimento ou posição de um número de objetos, pessoas ou animais, que pode ser determinado ou indeterminado.
( ) Serve para especificar a textura dos objetos ou corpo de uma pessoa ou animal, incluindo seu estado em movimento.
( ) Demonstra ação de segurar, apertar, erguer, carregar e manusear objetos, pessoas ou animais, sendo relacionado à forma do referente que expressa a maneira como alguém a manuseia.
( ) É utilizado para descrever o tamanho e a forma de um objeto ou corpo de uma pessoa ou animal.

No que concerne à flexão de gênero na Libras e em Língua Portuguesa, temos várias questões associadas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras segue a mesma regra do português: ao finalizar o sinal do substantivo em questão, colocamos a configuração 'o' ou 'a' para designar o gênero.
B A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras não possui regras para gênero.
C A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. Já na Libras marcamos o gênero com o sinal de 'homem' ou 'mulher', sinalizando, assim, dois sinais para designar o gênero do substantivo.
D A língua portuguesa usa as desinências 'a' ou 'o' para designar se o substantivo é masculino ou feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras tem um sinal específico para cada par linguístico para designar gênero. Assim, os sinais de 'gato' e 'gata' serão diferentes.

A flexão nominal compreende as características de número, gênero e grau dos substantivos. Assim, o número do substantivo denota elementos morfológicos que os apresentam sistematicamente, conforme a forma marcada correspondente, ou seja, o número do substantivo prevê a regularidade do substantivo do singular para o plural.
Assinale a alternativa INCORRETA que designa a flexão nominal:
A Com relação ao gênero do substantivo, a flexão ocorre por meio de expediente sintático.
B Apenas uma parte dos substantivos, os que determinam seres assexuados, recebem uma marca morfológica distintiva de gênero.
C Todos os substantivos recebem uma marca morfológica distintiva de gênero.
D Com relação ao grau do substantivo, algumas variantes relativas ao grau apresentam uma determinada marca de grau diminutivo.

Os classificadores apresentam a função de pronome, quando substituem um termo citado anteriormente, e de adjetivo e de localização, mais especificamente, quando delimitam o referente. Apresentam a função de unir sintaticamente as orações em Libras, substituindo os conectivos e as preposições em Libras. Eles ainda podem ser compostos por cinco grupos.
Quais são esses grupos?
A CL- Incorporação, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.
B CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL- I Incorporação.
C CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL-C Corpo.
D CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.

O sistema de classificadores compõe o léxico nativo da Libras e faz parte do processo morfológico da formação lexical. Dessa forma, a modalidade espaço-visual passou a influenciar a formação de classificadores; porém, o classificador continua sendo considerado como léxico, seguindo o padrão encontrado nas línguas naturais.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Consistem em palavras compostas por tempos variáveis que apontam sobre um acontecimento em um tempo específico.
B São recursos linguísticos utilizados para descrever pessoas, animais e objetos, como também para identificar sua movimentação ou localização.
C Consistem na expressão que modifica e que denota uma circunstância que pode ser de lugar, tempo, modo, intensidade, condição e outros.
D Na formação dos classificadores, o substantivo pode se apresentar no masculino ou feminino, como também no singular ou plural em expressões fixas, como: "na verdade", "de nenhum modo", "em breve", "à direita" e outros.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:766349)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 59023751
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
Os classificadores acompanham os verbos em movimento e localização, em que cada um dos 
parâmetros básicos utilizados nesses verbos consiste em morfemas. Assim, também, nos 
classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do referente ou 
o agente da ação.
Com base nesse recurso, qual é uma palavra que facilmente se usa no método de classificador?
A Trabalho.
B Árvore.
C Beijo.
D Anel.
Nos verbos classificadores, a configuração de mão consiste na marca de concordância de gênero 
relacionado a pessoa, animal ou coisa.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Os verbos que possuem concordância de número recebem a denominação de verbos
classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
B Os verbos que possuem concordância de caso recebem a denominação de verbos classificadores,
por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
C Os verbos que possuem concordância de gênero recebem a denominação de verbos
classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
D Os verbos que possuem concordância de arbitrariedade recebem a denominação de verbos
classificadores, por concordarem com o sujeito ou objeto da frase.
A flexão na língua de sinais pode ocorrer por oito tipos de processos diferentes: pessoa (deixis), 
número, grau, modo, reciprocidade, foco temporal, aspecto temporal e aspecto distributivo.
De acordo com esses processos, assinale a alternativa CORRETA:
A
Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular,
dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros.
Aspecto distributivo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade:
indica aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e
outros.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
3
B
Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular,
dual, trial e o múltiplo. Foco temporal: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e
outros. Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica
aspectos temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
C
Pessoa/deixis: flexão que muda as referências no verbo. Número: flexão que indica o singular,
dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros.
Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos
temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
D
Pessoa/deixis: Flexão que muda as referências no verbo. Modo: Flexão que indica o singular,
dual, trial e o múltiplo. Grau: apresenta, distinções para 'menor', 'mais próximo', 'muito' e outros.
Modo: apresenta distinções, tais como os graus de facilidade. Reciprocidade: indica aspectos
temporais, tais como 'início', 'aumento', 'graduação', 'progresso', 'consequência' e outros.
As categorias gramaticais relacionadas a número e gênero se associam no plano semântico-lexical, 
com relação ao nome, sendo que, no plano sintático, aparecem na forma de concordância relacionada 
aos termos que imprimem sentido: artigo, adjetivo, pronome e numeral. Existem os nomes 
masculinos e femininos em todas as classes nominais temáticas, representados pelo tema [-a], como 
[cometa, poeta, poema], que são masculinos, e [mata, nora, beleza], considerados femininos.
Sobre a flexão de gênero da Língua de Sinais, assinale a alternativa CORRETA:
A Em Libras, não existe a flexão de gênero para não haver preconceito de gênero.
B Em Libras, a flexão de gênero é composta por sinais específicos para entender se é masculino ou
feminino, não necessitando adicionar a “mulher” ou “homem” em seguida.
C Em Libras, não existe flexão de gênero. Basta, apenas depois do gênero de substantivo, sinalizar
“a” para feminino e “o” para masculino.
D
Em Libras, não existe flexão de gênero formada por desinências. Sendo assim, para marcar o
gênero dos substantivos, adiciona-se o sinal ‘homem’ ou ‘mulher’ logo em seguida do sinal do
substantivo, tanto quando se refere a pessoas como animais.
Os verbos designam palavras que apresentam ações, estados ou fenômenos da natureza. Dentro da 
estrutura da palavra, temos vários processos de identificação, como vogal temática, tema, desinência 
modo-temporal e desinência número-pessoal.
Nesse sentido, o que é vogal temática?
A Morfema que aponta o modo.
B Conjugação pertencente.
C Radical acrescido.
D Pessoa e número.
4
5
Os classificadores acompanham os verbos de movimento (VM) e localização (VL). Sendo assim, 
esses classificadores, as mãos e o corpo são usados como articuladores para indicar o nome do 
referente ou o agente da ação. Sobre esse tema, Sobre esse tema, associe os itens, utilizando o código 
a seguir:
I- CL – Descritivo. 
II- CL – Especificador. 
III- CL – Instrumental. 
IV- CL – Plural. 
( ) Demonstra o movimento ou posição de um número de objetos, pessoas ou animais, que pode ser 
determinado ou indeterminado.
( ) Serve para especificar a textura dos objetos ou corpo de uma pessoa ou animal, incluindo seu 
estado em movimento.
( ) Demonstra ação de segurar, apertar, erguer, carregar e manusear objetos, pessoas ou animais, 
sendo relacionado à forma do referente que expressa a maneira como alguém a manuseia.
( ) É utilizado para descrever o tamanho e a forma de um objeto ou corpo de uma pessoa ou animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - IV - II - I.
B IV - I - II - III.
C IV - II - III - I.
D I - II - III - IV.
No que concerne à flexão de gênero na Libras e em Língua Portuguesa, temos várias questões 
associadas. 
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A
A língua portuguesa usa as desinências "a" ou "o" para designar se o substantivo é masculino ou
feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras segue a mesma regra do português: ao
finalizar o sinal do substantivo em questão, colocamos a configuração "o" ou "a" para designar o
gênero.
B
A língua portuguesa usa as desinências "a" ou "o" para designar se o substantivo é masculino ou
feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras tem um sinal específico para cada par
linguístico para designar gênero. Assim, os sinais de "gato" e "gata" serão diferentes.
C
A língua portuguesa usa as desinências "a" ou "o" para designar se o substantivo é masculino ou
feminino, na maior parte de seu vocabulário. Já na Libras marcamos o gênero com o sinal de
"homem" ou "mulher", sinalizando, assim, dois sinais para designar o gênero do substantivo.
D A língua portuguesa usa as desinências "a" ou "o" para designar se o substantivo é masculino ou
feminino, na maior parte de seu vocabulário. A Libras não possui regras para gênero.
A flexão nominal compreende as características de número, gênero e grau dos substantivos. Assim, o 
número do substantivo denota elementos morfológicos que os apresentam sistematicamente, 
conforme a forma marcada correspondente, ou seja, o número do substantivo prevê a regularidade do 
substantivo do singular para o plural.
6
7
8
Assinale a alternativa INCORRETA que designa a flexão nominal:
A Com relação ao gênero do substantivo, a flexão ocorre por meio de expediente sintático.
B Apenas uma parte dos substantivos, os que determinam seres assexuados, recebem uma marca
morfológica distintiva de gênero.
C Todos os substantivos recebem uma marca morfológica distintiva de gênero.
D Com relação ao grau do substantivo, algumas variantes relativas ao grau apresentam uma
determinada marca de grau diminutivo.
Os classificadores apresentam a função de pronome, quando substituem um termo citado 
anteriormente, e de adjetivo e de localização, maisespecificamente, quando delimitam o referente. 
Apresentam a função de unir sintaticamente as orações em Libras, substituindo os conectivos e as 
preposições em Libras. Eles ainda podem ser compostos por cinco grupos.
Quais são esses grupos?
A CL- Incorporação, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.
B CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL- I Incorporação.
C CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-I Instrumental, CL-P Plural, CL-C Corpo.
D CL-D Descritivo, CL-ESP Especificador, CL-IG Imagética, CL-P Plural, CL-C Corpo.
O sistema de classificadores compõe o léxico nativo da Libras e faz parte do processo morfológico da 
formação lexical. Dessa forma, a modalidade espaço-visual passou a influenciar a formação de 
classificadores; porém, o classificador continua sendo considerado como léxico, seguindo o padrão 
encontrado nas línguas naturais.
Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:
A Consistem em palavras compostas por tempos variáveis que apontam sobre um acontecimento
em um tempo específico.
B Consistem na expressão que modifica e que denota uma circunstância que pode ser de lugar,
tempo, modo, intensidade, condição e outros.
C
Na formação dos classificadores, o substantivo pode se apresentar no masculino ou feminino,
como também no singular ou plural em expressões fixas, como: "na verdade", "de nenhum
modo", "em breve", "à direita" e outros.
D São recursos linguísticos utilizados para descrever pessoas, animais e objetos, como também
para identificar sua movimentação ou localização.
9
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina