Buscar

O conceito de representação social provém da definição de representação coletiva, de Durkheim

Prévia do material em texto

Representações sociais 
 Representações sociais 
 O conceito de representação social provém da definição de representação coletiva, de Durkheim. Moscovici retoma e remodela tal conceito. A presença de uma ideação coletiva difusa que permeia o nosso comportamento, reações emocionais, personalidade, são as representações. 
· Freud nos mostra que as representações sociais são a parte mais intima química psíquica, entrelaçadas na teia das motivações humanas (Moscovici). 
Como diz Jodelet (1984), a noção de representação social se encontra na interface do psicológico e do social e refere-se a dominar o ambiente, compreender e explicar seus fatos e ideias, agir sobre e com os outros, se situar e comunicar-se. 
 Na década de 60, a ideia de representação social emerge com Moscovici; a termologia indica que as representações sociais são fruto de um diálogo permanente entre indivíduos e grupos. 
Comunicação e ação. O atraso do questionamento epistemológico da Psicologia retarda a emergência do conceito de representação; 
Moscovici acreditava que a Psicologia Social seria uma disciplina com o potencial de encontrar soluções para problemas políticos, econômicos e industriais pós-guerra;
 Sob à luz da psicanalise, Moscovici inicia seus estudos das representações sociais, investigando a tensão entre o pensamento cientifico e o pensamento cotidiano das pessoas comuns; 
 Mosocovici promoveu a perspectiva de um desenvolvimento continuo do senso comum para a ciência. 
Moscovici interessou-se pela cibernética que por sua vez, estudava a comunicação em animais e maquinas, tendo Wiener (1948) como percussor, o autor argumentava que a sociedade é criada por meio de distúrbios heterogêneos, tensões e vários tipos de interações entre os membros e os seus modos de comunicação. 
Comunicação e linguagem são fenômenos essenciais para o conceito de representações sociais, pois as mesmas são formadas, mantidas e mudadas por estas.
Dialética da Representação Social:
· Incorporação do novo; 
· Modificação dos sistemas pré-existentes; 
· Familiarização do estranho; 
· Classificação, rotulação; 
· Aproximação do novo ao familiar.

Continue navegando