Buscar

Porque grávidas não podem tomar tiladomida


Continue navegando


Prévia do material em texto

- Quimicamente, por que isso aconteceu? 
- Quais eram as formas da Talidomida? 
Segundo o site G1, a talidomida se liga a uma enzima chamada “cereblon” que é responsável pela formação dos membros dos fetos. Quando isso acontece, a ligação torna inativa a enzima, o que provoca a malformação. A talidomida possui dois isômeros ópticos, chamados de "enantiômeros", porém um deles apresenta propriedades analgésicas (isômero dextrogiro “R”) e o outro é teratogênica (talidomida levogira “S”), que provoca as mutações no feto. A composição da talidomida, segundo o site UOL:
- Outras moléculas em que os isômeros apresentam atividades diferentes.
Segundo o site UOL, esse composto possui dois isômeros opticamente ativos, que são a imagem especular um do outro e não são sobreponíveis:
OH                     │                 HO
│                       │                 │
H3C ─ C* ─ COOH       │     HOOC ─ C* ─ CH3
│                       │                 │
H                       │                 H
espelho
"Esses isômeros são chamados de enantiômeros, de enantimorfos (do grego enantios, oposto; morpho, forma) ou ainda de antípodas ópticos. Eles se diferenciam porque quando a luz polarizada atravessa esses compostos, um deles desvia o plano dessa luz para a direita (sentido horário) e é então chamado de dextrogiro (simbolizado por d ou pelo sinal +), enquanto o outro enantiômero desvia o plano de luz polarizada para a esquerda e é chamado de levogiro (ℓ ou -)."
REFERÊNCIAS:
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/molecula-com-um-carbono-assimetrico-isomeros-opticos.htm
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/talidomida.htm#:~:text=A%20talidomida%20%C3%A9%20um%20f%C3%A1rmaco,%2C%20portanto%2C%20proibido%20para%20gr%C3%A1vidas 
https://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1526680-5603,00-CIENTISTAS+JAPONESES+DESCOBREM+COMO+TALIDOMIDA+PROVOCA+MALFORMACAO+EM+FETOS.html#:~:text=Cientistas%20japoneses%20desvendaram%20como%20a,terap%C3%AAutica%2C%20mas%20sem%20efeitos%20adversos