Buscar

Encefalite Infecciosa Por Cinomose

Prévia do material em texto

Encefalite Infecciosa Por Cinomose 
O vírus da cinomose canina, do gênero morbilivirus, é uma das principais doenças infeciosas que acometem o sistema nervoso, causando dismielinização dos neurônios devido sua multiplicação no interior dos oligodendrócitos. 
O padrão neurológico varia de acordo com a cepa viral e idade do animal – animais jovens tende a desenvolver encefalite aguda necrosante (necrose neuronal) enquanto animais idosos apresentam panencefalite por lesão crônica. 
Sinais Clínicos 
· Convulsão 
· Ataxia 
· Nistagmo 
· Paraparesia 
· Mioclonias – patognomonico da cinomose 
Diagnostico 
Inicialmente por sinais clínicos, associados a exames complementares como teste rápido snap, sorologia e PCR, sendo este último o de escolha para o diagnostico, sendo necessário sua avaliação em amostras sanguíneas e de urina. 
Tratamento 
Não possui tratamento específico, sendo o utilizado o tratamento de suporte para fortalecimento do sistema imunológico. Uso de vitaminas E, C e complexo B, anticonvulsivante, antiemético. 
Para mioclonias indicado tratamento com acupuntura e fisioterapia.
O animal pode continuar liberando o vírus por 1 ano, mesmo sem sinais clínicos, sendo importante a confirmação de estar livre do vírus para depois estar vacinando. 
Prevenção: Vacinação (	V8, V10). 
Apostila completa em: https://sun.eduzz.com/1691336
Contato: jusilv97@gmail.com ou @ju_silvs (insta)

Continue navegando