Buscar

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação?
Como professor na educação infantil devemos sempre estar ligados ao mundo dos nossos pequenos, jogos, brincadeiras, filmes e histórias que os atraem para começar a fazer menções ao mundo de fato, ou seja pegar todas as informações de conhecimento do mundo de cada criança e tornar esse conhecimento também o do colega, temos como parceira as parlendas que em roda fazem muito sucesso entre a criançada e traz um vasto conhecimento, como números, palavras e nomes.
Criar uma rotina é um dos aspectos de grande importância na vida da criança, sendo em casa ou dentro da escola, escolher uma rotina na vida da criança é muito importante pois ajuda no cumprimento de suas atividades diárias, no desenvolvimento da independência e de sua autonomia. Para estabelecer esta rotina é necessário ver a criança como um sujeito histórico e social, capaz de desenvolver suas curiosidades, afetos, sentimentos, amizades e sua identidade cultural.
Rotina escolar significa desenvolver o trabalho diário por meio de horários, tarefas pré-estabelecidas e atividades cotidianas organizadas da melhor forma possível. O educar está associado a diversas atividades realizadas na educação infantil, tais como, hora da roda, hora das atividades, hora do lanche, hora da higiene, hora da brincadeira e hora das atividades extraclasse.
Cada atividade rotineira tem seu papel importante na educação infantil, como por exemplo, a hora da chegada na sala de aula onde o educador entra dentro da sala e já vai cumprimentando as criança e cantando uma música de chegada, pois é neste momento que as crianças percebem que a aula começou, ou na hora do lanche onde a professora irá cantar uma música para que as crianças possam identificar que está na hora do lanche. Podemos também utilizar o momento do lanche e da escovação de dentes para partir do princípio do cuidado, existem situações em que a criança decide não comer e um simples sentar e conversar sobre os alimentos faz com que eles se sintam importantes naquele meio, despertando o desenvolvimento. A escovação é um momento que eles gostam bastante pois sai da rotina de papel e lápis e é um momento que devemos despertar a cidadania, cuidado com o planeta, além, da importância daquele momento com a sua saúde.
A prática da rotina deve ser de forma prazerosa e baseada na idade da criança, ou seja, atividades que envolvam a capacidade e habilidades das crianças. A rotina pedagógica, pode-se integrar nas atividades lúdicas e de cuidados com as crianças, sendo que ambas têm que agir de forma que a criança sinta- se bem no ambiente escolar.
As atividades lúdicas, podem ser articuladas nas atividades com as crianças, pois desenvolvem o social, cognitivo e psicológico da criança, sendo que assim ela apresenta um interesse maior nas atividades rotineiras da sala de aula.
Acredito que a rotina escolar não pode ser tratada de uma forma mecânica, pelo contrário, toda atividade desenvolvida, horários e espaços determinados para a realização das ações devem ser planejadas visando favorecer o trabalho pedagógico e as necessidades das crianças.
Ser professor na educação infantil, não é difícil levando em consideração que tudo vira brincadeira e que toda brincadeira tem fundamento, brincadeira é o eixo da educação infantil e a partir dela a criança também aprende.
O trabalho pedagógico em educação infantil, da maneira como o entendo, não precisa ser feito sentado em carteiras, o que caracteriza o trabalho pedagógico é a experiência com o conhecimento científico e com a literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, e a arte.

Continue navegando