Buscar

Relações Humanas nas Organizações Educativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir das relações que o ser humano estabelece com o meio, surgem diferentes tipos de conhecimento que os ajudam a compreender (ou tentar entender) os vários fenômenos que os rodeiam e são observados.
A teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento.
Por conhecimento intuitivo o pensamento intuitivo geralmente nos referimos ás formas de conhecimento imediato que não vem de processos racionais e conscientes, ou seja, são obtidos sem análise e raciocínio prévios, mas são resultado de certos processos inconscientes que costumamos chamar de intuição.
O conhecimento discursivo trata se do conhecimento adquirido por meio do uso da razão, onde por meio da razão pode-se chegar a verdade plena.
 O conhecimento torna-se compreensivo na medida em que compreende em si a partir da capacidade do sujeito aspecto de multidimensionalidade, seja por meio da leitura do ambiente, seja por meio da produção do conhecimento, etapas de um processo de dinâmica circular.
O conhecimento empírico ou senso comum resulta das observações e das experiências das pessoas. Em outras palavras, parte de um conhecimento popular, que tem origem nas observações do cotidiano.
O conhecimento mítico é um tipo de conhecimento que ajuda o ser humano a “explicar” o mundo por meio de representações que não se logicamente raciocinadas, nem resultantes de experimentações científicas.
Conhecimento teológico é todo o conhecimento baseado em doutrinas sagradas e divinas.
O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões de da existência humana.
O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto em relação a uma determinada questão.
O conhecimento é a capacidade humana de entender, aprender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado criando e experimentando o novo.

Continue navegando