Buscar

COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO

Prévia do material em texto

COMPOSIÇÃO DO LEITE MATERNO
O leite materno possui em sua composição proteínas, lipídios, carboidratos, minerais, vitaminas e 88% de água. Não é necessário introduzir até os seis meses a ingestão de outros líquidos, como água, sucos e chás. O aporte dietético inadequado poderá levar à desnutrição, causando atraso no desenvolvimento [4].
https://revistarebis.rebis.com.br/index.php/rebis/article/view/47/43
AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO DESMAME PRECOCE E OS MOTIVOS QUE INFLUENCIAM ESTA PRÁTICA
O leite humano fornece 20 kcal para cada 30 ml, a proteína do LH fornece 6% a 7% das calorias, e é composto de 60% de proteínas do soro (principalmente lactalbuminas) e 40% de caseína. A lactalbumina é de fácil digestão. Os aminoácidos taurina e cistina são essenciais para os prematuros e estão presentes em grandes concentrações no leite. A lactose do LH fornece 42% de energia e os lipídeos fornecem 50%. O principal ácido graxo monoinsaturado é o oléico que está presente no leite, assim como o linoléico, que é um ácido graxo essencial e fornece 4% da energia do leite (SILVA et al, 2018). 
https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4873/1906
PREVALÊNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NO BRASIL E FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE 
Esse fluído passa por três fases de mudanças conhecidos como colostro, leite de transição e leite maduro. O colostro apresenta-se mais espesso e em menor quantidade, aproximadamente 30 ml nas primeiras 24 horas de vida, é considerado como a “primeira vacina” do bebê e contém grandes quantidades de Imunoglobulina A secretora (IgA), leucócitos, lactoferrina, além de fatores de crescimento epidérmico e citocinas/quimiocinas. A concentração de lactose, o componente mais osmoticamente ativo do leite materno, é baixa no colostro, o que justifica o baixo volume de colostro secretado, e também indica que a função primária desse fluído é imunológica e não nutricional7,13 . 
Já o leite de transição perdura durante 7 a 14 dias após o nascimento, período caracterizado pela produção acelerada da glândula mamária e em contrapartida, há um aumento na concentração de lactose, gordura e energia total. Esse leite já apresenta a função de nutrir o recém-nascido e atende as necessidades nutricionais do mesmo, acarretando recuperação do peso de nascimento13 . 
Após o 15º dia após o parto, o leite torna-se maduro e irá garantir a nutrição adequada ao recém-nascido até o sexto mês de vida. Já nessa fase não há muitas mudanças na composição do mesmo, o que ocorre é uma redução no conteúdo proteico e uma alteração na composição que irá ocorrer durante a lactação. O leite de cada mãe apresenta uma composição diferente e poderá sofrer alterações de acordo com a fase da lactação, a dieta materna, idade gestacional de nascimento do recém-nascido, presença de algumas doenças e estado nutricional materno13 . 
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37115/1/Dsserta%c3%a7%c3%a3o%20AnaCarolinaAvellar%20-%20Vers%c3%a3o%20final.pdf
ALTERAÇÕES DOS COMPONENTES IMUNES PRESENTES NO COLOSTRO DE MÃES COM DIABETES MELLITUS GESTACIONAL 
ARTIGOS EM INGLÊS 
REFERÊNCIA 7 = Peila C, Gazzolo D, Bertino E, Cresi F, Coscia A. Influence of diabetes 444 during pregnancy on human milk composition. Nutrients. 2020;12(1):185. 
13 = Saxena A, Khosraviani S, Noel S, Mohan D, Donner T, Hamad ARA. 460 Interleukin-10 paradox: A potent immuno regulatory cytokine thathas been 461 difficult to harness for immunotherapy. Cytokine. 2015;74(1):27-34 
O colostro fornece proteção à mucosa intestinal, melhora do sistema imunológico, reduz a penetração de agentes patológicos e eleva a produção de células de defesa, além de beneficiar a colonização intestinal. A flora intestinal tem papel fundamental na boa absorção de nutrientes no organismo, melhorando a defesa contra agentes patógenos (SILVA et al,2019).
https://pleiade.uniamerica.br/index.php/bibliotecadigital/article/view/607/703
RISCOS RELACIONADOS A INTERRUPÇÃO DA AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA E INTRODUÇÃO ALIMENTAR PRECOCE
As bactérias presentes no leite materno são associadas ao desenvolvimento do sistema imune, melhorando a barreira imunológica do intestino e diminuindo a produção de citocinas pró-inflamatórias associadas à alergia, contribuindo para a homeostase intestinal (Oliveira et al., 2021)
https://www.eacademica.org/eacademica/article/view/112/108
Consequências do desmame precoce: uma revisão de literatura

Continue navegando