Buscar

Pragmatismo e Prospecção e suas alterações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saúde Mental
Raíssa Gonçalves Pinto
Pragmatismo, Prospecção e Suas Alterações
Pragmatismo
Capacidade de colocar em prática, de forma eficaz, aquilo que foi planejado.
Não é uma função mental, tem influência da Vontade.
Existe Hiperpragmatismo? Não. 
Alterações Quantitativas
É importante perguntar para o paciente, se ele está sendo capaz de realizar as atividades, se está tendo alguma dificuldade de colocar em pratica os compromissos do dia a dia, porque aí você pode avaliar o quanto que um transtorno mental está afetando as capacidades executivas daquela pessoa.
● Hipopragmatismo: paciente com um quadro de depressão, tem dificuldade de executar aquilo que ele planeja.
Ex: paciente com esquizofrenia, mesmo em um quadro já em remição de sintomas psicóticos, mesmo nos sintomas negativos, ele pode até planejar, pode até querer algo, mas ele não consegue caminhar até chegar à execução. 
Ex: paciente com TDH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), são pacientes que planejam até demais, mas não conseguem colocar em pratica tudo aquilo que é planejado, procrastinam, deixam muito pra depois mesmo aquilo sendo planejado.
● Apragmatismo: totalmente ineficaz a capacidade de colocar em prática sonhos, objetivos e planos. 
Prospecção
Planejamento que o indivíduo faz de sua própria vida, os seus planos futuros, a esperança.
Os quadros psiquiátricos graves impedem o paciente de ter prospecção
● Prospecção ausente: no transtorno depressivo maior, dentre os vários sintomas, pode afetar a possibilidade que as pessoas tem de ver a vida adiante. Ou seja, eles podem estar com pensamentos ou ideias de morte, não desejam melhorar, estão desistindo de tomar a medicação. 
É um fator de risco para um comportamento suicida, principalmente em pacientes com quadros depressivos. 
● Prospecção presente: 
↳ adequado ou exequível – ter planos e eles estarem em sintonia com a sua vida, com as coisas que você deseja e é capaz de realizar. São planos que estão em sintonia com o seu estilo de vida, com as suas possibilidades econômicas e sociais, isso é uma prospecção presente e adequada. E caso seja um plano mesmo que futuro e que vai exigir algo a mais e esse algo a mais, é possível de ser atingido. 
↳ inadequado ou inexequível - um paciente com transtorno afetivo bipolar em fase de mania, de euforia, pode desejar, por exemplo, viajar o mundo, ou comprar bens materiais que ele não é capaz de comprar. Isso é uma prospecção presente, mas é inadequada.
O paciente com quadro psicótico, como na esquizofrenia, por exemplo, pode desejar coisas bizarras, inexequíveis, como acreditar que é possível passar a vida dele sem se alimentar. Esse acaba sendo o objetivo dele. Mas diante de uma ideia delirante dessa, claramente com uma prospecção inadequada que vai gerar consequências para a própria saúde dele. 
● Prejuízo cognitivo importante: impossibilidade de avaliar a prospecção. Pacientes com retardo mental grave, atraso de linguagem, QI extremamente baixo. São pessoas que não vão ter capacidade de fazer planos, então nessas situações, não se consegue avaliar prospecção.

Outros materiais