Buscar

Documento sem título (4)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REFLEXÕES CRÍTICAS 
Perante a sociedade a loucura é considerada como anormal,ou seja ausência de anormalidade fora do padrão ,incomum,o anormal conduz-se em face das circunstâncias com reações imprevistas, adotando normas próprias, incompreensíveis a uma observação superficial.Nos tempos da Inquisição, a loucura foi entendida como manifestação do sobrenatural, demoníaco e até satânico, e classificada como expressão de bruxaria. 
Durante o século XVIII, o fenômeno de exclusão para com os loucos torna-se muito mais evidente com as internações. Serão os hospícios que se transformarão em fins terapêuticos e penitenciários.
Então Foucault reflete sobre a existência de uma produção de formas de relação com a loucura, mais especificamente a produção da loucura como “alienação mental” e posteriormente como “doença mental”.
Neste período surgiu uma das primeiras instituições psiquiátricas como o Hospital Nacional de Alienados, fundado no Rio de Janeiro em 1852.
A partir disto surgiu, em 1989 ,O projeto de reforma psiquiátrica apresentado pelo então deputado Paulo.No dia 6 de abril de 2001, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora.
A reforma contribui de forma significativa na qualidade de vida do portador de transtorno mental , favorecendo a inclusão social dos pacientes ,alterando o modelo de atenção e a gestão nas práticas da saúde,defendendo a saúde coletiva.
A forma de tratamento desses pacientes antigamente ,ocorria de forma desumana,pois eram expostos a eletrochoques e a outros métodos,viviam sob o chão com fezes e urina,sendo maltratados constantemente, muitos desses indivíduos não possuíam diagnóstico algum,porém era levado pelos seus familiares,a situação dos manicômios era de extremo abandono,incluindo também os lugares nos quais os internos dormiam,havendo superlotação nesses ambientes.
Atualmente as mudanças recentes têm buscado abordagens mais integradas e holísticas, que envolvem terapias complementares e trabalho em equipe.Com base na avaliação é .planejado um tratamento individualizado que pode incluir(medicamentos,psicoterapia,terapias ocupacionais,terapias de grupo,atividades recreativas) ao longo do tratamento existe equipe multidisciplinar para acompanhar todo o desenvolvimento do paciente.
Com a reforma ,houve o surgimento de alguns órgão em prol da saúde mental do indivíduo atualmente existe o RAPS(rede de atenção psicossocial) com o objetivo de acolher pessoas com sofrimento mental e dependentes químicos,sendo está equipe composta por Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT); os Centros de Convivência Cultural, as Unidade de Acolhimento (UAs), e os leitos de atenção integral (em Hospitais Gerais, nos CAPS III).

Outros materiais