Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação da Disciplina

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A análise da situação de saúde, na sua dimensão descritiva, busca conhecer o perfil sociodemográfico e de saúde de uma população de um território definido, buscando a identificação das necessidades de saúde. Na dimensão analítica, o foco é para a identificação de problemas de saúde.
De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil, na atualidade, caracteriza-se pela coexistência de:
I – Agravos que têm relação com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as “doenças profissionais”.
II – Doenças que têm sua frequência, surgimento e/ou gravidade modificada pelo trabalho, denominadas “doenças relacionados ao trabalho”.
III – Doenças comuns ao conjunto da população, que não guardam relação de causa com o trabalho, mas que também impactam a saúde dos trabalhadores.
IV – Acidentes e doenças relacionados ao trabalho são agravos evitáveis e que trabalhadores jovens, idosos e excluídos do mercado formal são mais vulneráveis.
A Somente a afirmativa IV está correta.
B Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A Administração e o Planejamento em Saúde são campos do saber que estão estreitamente vinculados com a saúde coletiva, sendo envolvidos em vários planos e níveis, desde o plano político, através da formulação de políticas setoriais e desenho do sistema de saúde até a singularidade das relações estabelecidas no processo de trabalho em saúde e em sua organização. Nesse contexto, a Saúde do Trabalhador pertence ao campo da saúde coletiva, pois sua abordagem busca superar a saúde ocupacional e a medicina do trabalho, pois além da medicina e engenharia de segurança, inclui outras disciplinas: a epidemiologia, a administração e o planejamento em saúde e as ciências sociais em saúde.
Sobre as etapas que compreendem o processo de planejamento no âmbito da saúde coletiva, no que tange à saúde do trabalhador, conforme o encadeamento da sequência correta que deve ser seguida, ordene os itens a seguir:
I – Identificação de problemas e elaboração de prioridades.
II – Organização do sistema de saúde.
III – Qualidade dos serviços.
IV – Análise da situação de saúde dos trabalhadores.
V – Recursos da comunidade.
A III – I – II – IV – V.
B IV – V – III – I – II.
C I – II – III – IV – V.
D II – I – IV – III – V.

A Portaria nº 1.823, de 23 de Agosto de 2012, institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que apresenta como fidelidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
No que tange às atividades relacionadas ao planejamento em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reconhecimento e mapeamento das atividades produtivas no território.
( ) Reconhecimento e identificação da população trabalhadora e seu perfil sócio-ocupacional no território.
( ) Reconhecimento e identificação dos potenciais riscos e impactos (perfil de morbi-mortalidade) à saúde dos trabalhadores, das comunidades e ao meio ambiente, advindos das atividades produtivas no território.
( ) Identificação da rede de apoio social aos trabalhadores no território.
A V – F – V – F.
B F – V – F – V.
C V – V – V – V.
D F – F – F – F.

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. O pacto pela saúde se constitui em três dimensões: pacto pela vida, pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão.
Sobre as prioridades estabelecidas frente aos indicadores referentes à saúde do trabalhador, assinale a alternativa CORRETA:
A Número de notificações dos agravos.
B Taxa de internação hospitalar.
C Proporção de cura de agravos.
D Prevalência de tabagismo.

A busca por evidências científicas que contribuam para a validação de um determinado fenômeno ocorre através das informações coletadas provenientes da amostragem de um determinado estudo. Para tanto, é preciso que as evidências encontradas estejam a favor da hipótese testada, caso contrário, ela será refutada e não haverá comprovação científica do fenômeno. Nesse contexto, o teste estatístico de hipóteses tem a função de verificar a distribuição de probabilidades provocadas pela variação do fenômeno, representando um critério de eleição ou rejeição das hipóteses testadas.
Sobre os testes estatísticos de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O teste de hipóteses fornece ferramentas que nos permitem rejeitar ou não rejeitar uma hipótese estatística através da evidência fornecida pela amostra.
( ) Uma vez formuladas as hipóteses, precisamos testá-las através da obtenção de evidências científicas, por intermédio de uma amostra, e quanto maiores as evidências, mais difícil será a tomada de decisão.
( ) Os testes de hipóteses são utilizados para determinar quais resultados de um estudo científico podem levar à rejeição da hipótese nula a um nível de significância estabelecido previamente.
( ) A tomada de decisão, é a terminologia utilizada nos testes de hipóteses, que se refere a aceitar ou rejeitar a hipótese, utilizando a amostra observada de um estudo.
A V – V – V – F.
B F – F – V – V.
C V – F – V – V.
D F – F – F – V.

Leavell & Clark desenvolveram um modelo que descreve a relação entre a história natural das doenças e a multicausalidade que permeia o processo de saúde-doença dos indivíduos, vinculando níveis de prevenção aos períodos da história natural dos processos patológicos. Um modelo de atenção integral à saúde dos trabalhadores implica em qualificar as práticas de saúde, envolvendo o atendimento dos acidentados do trabalho, dos trabalhadores doentes, das urgências e emergências às ações de promoção e proteção da saúde e de vigilância, orientadas por critério epidemiológico. Para que isso ocorra de modo efetivo, faz-se necessária abordagem interdisciplinar e a utilização de instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento, colocados a serviço das necessidades dos trabalhadores.
Conforme a teoria da multicausalidade, apresentada por Leavell & Clark, o acompanhamento longitudinal ao trabalhador afastado das suas atividades laborais, vincula-se com qual das etapas que descreve os níveis de prevenção?
A Diagnóstico e Tratamento Precoce.
B Reabilitação à Saúde.
C Promoção à Saúde.
D Prevenção Secundária.

Nos primórdios da civilização, a interpretação do processo saúde-doença era realizada através da ação das forças sobrenaturais sobre o corpo humano, vinculadas às práticas assistenciais e as de caráter mágico-religioso. Este processo foi interrompido pelo positivismo, que passou a realizar uma interpretação racional acerca do mundo e da saúde-doença, através de uma visão parcial e dicotomizada da realidade, não permitindo a visualização do todo, concebendo a sociedade como uma máquina e os homens como suas engrenagens, cada qual com um funcionamento predeterminado, sem qualquer ligação com o meio social. Surge então o materialismo histórico como uma proposta revolucionária, através de um perfil de saúde ideal que se refere à ausência de doença e a um perfeito funcionamento do corpo humano nas suas dimensões física, psíquica e biológica, perfeitamente adaptado às condições sociais existentes. O processo saúde-doença, por sua vez, passa a ser determinado historicamente pela forma de inserção social do ser humano na sociedade ou, em última instância, pela forma como ele se relaciona com a natureza e com os demais homens.
Sobre a crítica ao Positivismo e a etiologia social do processo saúde-doença, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção positivista sobre o processo de saúde-doença é reducionista, pois prevê apenas a utilização de variáveis oriundas de uma relação com o exterior, com maior ou menor grau de associação estatística.
( ) A epidemiologia social foi construída com base nas críticas às correntes positivistas, devido à dificuldade desta corrente explicar de que forma a vida em sociedade interfere no processo de saúde-doença das populações.
( ) Para Leavell & Clark, a saúde é vista como resultado do equilíbrio, sendo a doença uma manifestação de desequilíbrio. Esta afirmação é descrita como reducionista, sendo pertinente e correta a análise da sociedade, sob as leis do mundo natural.
( ) O enfoque positivista recorre a utilização do materialismo histórico, pois prevê a compreensão da forma em que a vida em sociedade interfere na saúde e na doença das populações.
A F – F – V – V.
B F – V – V – F.
C F – V – F – V.
D V – V – F – F.

A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal, o investigador tem que definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
Sobre estudos transversais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não são uma boa opção para descreverem as características do fenômeno na população.
( ) Não apresenta necessidade do seguimento dos indivíduos.
( ) Não são úteis para a formulação de hipóteses.
( ) Há maior facilidade para se obter uma amostra representativa da população.
A V – F – V – F.
B V – V – F – V.
C V – V – V – F.
D F – V – F – V.

Enquanto inscritos no Sistema Único de Saúde, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador compartilham o desafio de garantir a viabilidade e a sustentabilidade social, política e econômica do SUS. Para tanto, precisam demonstrar seu desempenho na atenção à população, o que pode ser feito a partir de um sistema de avaliação, conforme recomendação aos serviços de saúde, de modo geral, pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde. Um sistema de avaliação pressupõe o conhecimento e o monitoramento dos processos e resultados, além da disponibilidade de informações confiáveis, atualizadas e pertinentes.
Sobre as ações de avaliação e monitoramento, previstas pela Portaria 3.210/98, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Vigilância em Saúde do Trabalhador, de acordo com a Portaria 3120/98, compreende uma atuação contínua e sistemática, através da análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e condições de trabalho, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções.
( ) O monitoramento e avaliação dos agravos, permite aos gestores e aos profissionais de saúde ocupacional identificar os riscos, os acidentes e as doenças, através da caracterização do perfil de adoecimento dos trabalhadores, com a finalidade de implantar programas para auxiliar na organização e estruturação dos serviços de saúde.
( ) A avaliação e monitoramento dos agravos ocorre por meio da notificação dos acidentes de trabalho, sendo que a detecção precoce deles estão entre os principais requisitos para as ações de vigilância em saúde do trabalhador, pois contribuem para prevenção e reabilitação precoce dos agravos.
( ) A avaliação e o monitoramento com relação aos trabalhadores da área da saúde, evidencia acidentes e doenças, com baixa prevalência de doenças musculares que são decorrentes do trabalho e os transtornos mentais e comportamentais, que têm origem na vida pessoal do trabalhador.
A F – V – F – V.
B F – V – V – F.
C V – F – V – F.
D V – V – F – F.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

Sobre as possibilidades da utilização da Epidemiologia frente à administração dos serviços de saúde, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I) Diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, de modo articulado com outros programas de saúde específicos (mulheres, idosos etc.).
II) Identificação e cadastro dos trabalhadores, bem como das atividades produtivas, para subsidiar a análise do perfil produtivo e da situação de saúde.
III) Identificação de problemas de saúde e de outras questões relacionadas ao trabalho que necessitam ser investigadas ou estudadas.
IV) Planejamento em saúde, programação, acompanhamento e avaliação das ações voltadas para a saúde do trabalhador.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Sobre as diferentes formas que o processo epidêmico pode ser caracterizado, associe as colunas abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Epidemia
II. Endemia
III. Pandemia
IV. Surto Epidêmico
( ) é a concentração de casos de uma mesma doença em determinado local e época, claramente em excesso ao que seria teoricamente esperado.
( ) é a presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área geográfica.
( ) é o nome dado à ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, atingindo várias nações.
( ) é a epidemia de proporções reduzidas, que atinge uma pequena comunidade humana, restrita no tempo e espaço.

A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal 8080/90), em seu artigo 6º, parágrafo 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a abrangência desta Lei:
A Pesquisas sobre a satisfação do trabalhador sobre os riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
B Criação de uma listagem de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais, trabalhistas e previdenciárias.
C Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
D Avaliação do impacto que as tecnologias educativas e de informação provocam à saúde do trabalhador, tanto na esfera privada como na pública.

As tabelas e os gráficos são responsáveis pela representação da organização e resumo das informações que foram evidenciadas pelas etapas de coleta e apuração dos dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Elementos Complementares.
II- Elementos Essenciais.
( ) Notas.
( ) Cabeçalho.
( ) Título.
( ) Chamadas.
( ) Coluna indicadora.
( ) Fontes.
( ) Corpo.

As fontes de dados epidemiológicos consultadas para o fornecimento da informação em saúde referente aos eventos descritos, estão vinculadas a alguns sistemas de informação de saúde.
Sobre esses sistemas, assinale a alternativa CORRETA:
A IBGE; SIM; SINASC; CNES; IBGE; PLANEJASUS; TISS.
B SINASC; SIM; DNV; SIHSUS; SIAB; IBGE; SUS.
C SUS; SINAN; SINASC; TISS; CNES; IBGE; SIAB.
D SIM; SIHSUS; SINAN; SIASUS; SIAB; RCBP; RCBH.

As diferentes teorias interpretativas do processo saúde-doença identificáveis ao longo da história têm como decorrência distintos projetos de intervenção sobre a realidade, em resposta a necessidades sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Tríade Ecológica.
II- Relatório Lalonde.
III- História Natural da Doença.
IV- Cadeias e Redes de Causalidade.
( ) A interrelação entre os fatores causais das doenças, o homem inserido no seu habitat e o seu equilíbrio.
( ) Interação entre o estilo de vida, o ambiente, a organização dos serviços de saúde e a biologia humana refletem a causa de determinado problema de saúde.
( ) Associação causal estatísticas que sejam passíveis de intervenções para prevenção de doenças e agravos à saúde.
( ) Descreve a evolução da doença, desde o estímulo patológico no meio ambiente, passando pela resposta do hospedeiro ao estímulo até a recuperação ou morte.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) O tratamento para crises passageiras e pouco intensas é o mais indicado, quando comparado com o emprego de fisioterapia, que demanda um tempo maior de afastamento do trabalhador.
( ) As terapias são difíceis porque se renovam precocemente, mediante a retomada dos movimentos repetitivos, gerando incapacidade para a vida e não somente ao ambiente do trabalho.
( ) Patologias de fácil terapia medicamentosa, mesmo com baixa adesão ao tratamento, pois melhoram e a dor e facilitam o retorno do trabalhador para as atividades laborais que não exijam muito esforço.
( ) Algumas de suas patologias são crônicas e recidivas.
A V – F – V – F.
B F – V – F – V.
C F – F – V – F.
D V – V – V – F.

Múltiplos aspectos relacionados à formulação de políticas, à construção do conhecimento e à implementação das práticas na saúde pública interagem de forma concomitante e podem ser evidenciadas através das diversas etapas em que o sistema nacional de saúde foi sendo implementado ao longo dos anos.
Com relação à evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e à construção do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A O modelo de prestação de serviços de assistência médica esteve condicionado ao amadurecimento do sistema previdenciário brasileiro, com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões.
B O INPS era organizado por empresas e administrado e financiado por empresários e trabalhadores da iniciativa privada, sendo financiado pelo Fundo das Aposentadorias e Pensões, vinculado ao Ministério do Trabalho.
C A Lei Eloy Chaves provocou a centralização crescente da autoridade decisória, marcada pela criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
D A criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) marcou as preocupações do Estado brasileiro com a saúde pública, e essa fase corresponde ao auge do sanitarismo campanhista.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A análise da situação de saúde, na sua dimensão descritiva, busca conhecer o perfil sociodemográfico e de saúde de uma população de um território definido, buscando a identificação das necessidades de saúde. Na dimensão analítica, o foco é para a identificação de problemas de saúde.
De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil, na atualidade, caracteriza-se pela coexistência de:
I – Agravos que têm relação com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho típicos e as “doenças profissionais”.
II – Doenças que têm sua frequência, surgimento e/ou gravidade modificada pelo trabalho, denominadas “doenças relacionados ao trabalho”.
III – Doenças comuns ao conjunto da população, que não guardam relação de causa com o trabalho, mas que também impactam a saúde dos trabalhadores.
IV – Acidentes e doenças relacionados ao trabalho são agravos evitáveis e que trabalhadores jovens, idosos e excluídos do mercado formal são mais vulneráveis.
A Somente a afirmativa IV está correta.
B Somente as afirmativas II e III estão corretas.
C Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

A Administração e o Planejamento em Saúde são campos do saber que estão estreitamente vinculados com a saúde coletiva, sendo envolvidos em vários planos e níveis, desde o plano político, através da formulação de políticas setoriais e desenho do sistema de saúde até a singularidade das relações estabelecidas no processo de trabalho em saúde e em sua organização. Nesse contexto, a Saúde do Trabalhador pertence ao campo da saúde coletiva, pois sua abordagem busca superar a saúde ocupacional e a medicina do trabalho, pois além da medicina e engenharia de segurança, inclui outras disciplinas: a epidemiologia, a administração e o planejamento em saúde e as ciências sociais em saúde.
Sobre as etapas que compreendem o processo de planejamento no âmbito da saúde coletiva, no que tange à saúde do trabalhador, conforme o encadeamento da sequência correta que deve ser seguida, ordene os itens a seguir:
I – Identificação de problemas e elaboração de prioridades.
II – Organização do sistema de saúde.
III – Qualidade dos serviços.
IV – Análise da situação de saúde dos trabalhadores.
V – Recursos da comunidade.
A III – I – II – IV – V.
B IV – V – III – I – II.
C I – II – III – IV – V.
D II – I – IV – III – V.

A Portaria nº 1.823, de 23 de Agosto de 2012, institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que apresenta como fidelidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
No que tange às atividades relacionadas ao planejamento em saúde, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reconhecimento e mapeamento das atividades produtivas no território.
( ) Reconhecimento e identificação da população trabalhadora e seu perfil sócio-ocupacional no território.
( ) Reconhecimento e identificação dos potenciais riscos e impactos (perfil de morbi-mortalidade) à saúde dos trabalhadores, das comunidades e ao meio ambiente, advindos das atividades produtivas no território.
( ) Identificação da rede de apoio social aos trabalhadores no território.
A V – F – V – F.
B F – V – F – V.
C V – V – V – V.
D F – F – F – F.

O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde. O pacto pela saúde se constitui em três dimensões: pacto pela vida, pacto em defesa do SUS e o pacto de gestão.
Sobre as prioridades estabelecidas frente aos indicadores referentes à saúde do trabalhador, assinale a alternativa CORRETA:
A Número de notificações dos agravos.
B Taxa de internação hospitalar.
C Proporção de cura de agravos.
D Prevalência de tabagismo.

A busca por evidências científicas que contribuam para a validação de um determinado fenômeno ocorre através das informações coletadas provenientes da amostragem de um determinado estudo. Para tanto, é preciso que as evidências encontradas estejam a favor da hipótese testada, caso contrário, ela será refutada e não haverá comprovação científica do fenômeno. Nesse contexto, o teste estatístico de hipóteses tem a função de verificar a distribuição de probabilidades provocadas pela variação do fenômeno, representando um critério de eleição ou rejeição das hipóteses testadas.
Sobre os testes estatísticos de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O teste de hipóteses fornece ferramentas que nos permitem rejeitar ou não rejeitar uma hipótese estatística através da evidência fornecida pela amostra.
( ) Uma vez formuladas as hipóteses, precisamos testá-las através da obtenção de evidências científicas, por intermédio de uma amostra, e quanto maiores as evidências, mais difícil será a tomada de decisão.
( ) Os testes de hipóteses são utilizados para determinar quais resultados de um estudo científico podem levar à rejeição da hipótese nula a um nível de significância estabelecido previamente.
( ) A tomada de decisão, é a terminologia utilizada nos testes de hipóteses, que se refere a aceitar ou rejeitar a hipótese, utilizando a amostra observada de um estudo.
A V – V – V – F.
B F – F – V – V.
C V – F – V – V.
D F – F – F – V.

Leavell & Clark desenvolveram um modelo que descreve a relação entre a história natural das doenças e a multicausalidade que permeia o processo de saúde-doença dos indivíduos, vinculando níveis de prevenção aos períodos da história natural dos processos patológicos. Um modelo de atenção integral à saúde dos trabalhadores implica em qualificar as práticas de saúde, envolvendo o atendimento dos acidentados do trabalho, dos trabalhadores doentes, das urgências e emergências às ações de promoção e proteção da saúde e de vigilância, orientadas por critério epidemiológico. Para que isso ocorra de modo efetivo, faz-se necessária abordagem interdisciplinar e a utilização de instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento, colocados a serviço das necessidades dos trabalhadores.
Conforme a teoria da multicausalidade, apresentada por Leavell & Clark, o acompanhamento longitudinal ao trabalhador afastado das suas atividades laborais, vincula-se com qual das etapas que descreve os níveis de prevenção?
A Diagnóstico e Tratamento Precoce.
B Reabilitação à Saúde.
C Promoção à Saúde.
D Prevenção Secundária.

Nos primórdios da civilização, a interpretação do processo saúde-doença era realizada através da ação das forças sobrenaturais sobre o corpo humano, vinculadas às práticas assistenciais e as de caráter mágico-religioso. Este processo foi interrompido pelo positivismo, que passou a realizar uma interpretação racional acerca do mundo e da saúde-doença, através de uma visão parcial e dicotomizada da realidade, não permitindo a visualização do todo, concebendo a sociedade como uma máquina e os homens como suas engrenagens, cada qual com um funcionamento predeterminado, sem qualquer ligação com o meio social. Surge então o materialismo histórico como uma proposta revolucionária, através de um perfil de saúde ideal que se refere à ausência de doença e a um perfeito funcionamento do corpo humano nas suas dimensões física, psíquica e biológica, perfeitamente adaptado às condições sociais existentes. O processo saúde-doença, por sua vez, passa a ser determinado historicamente pela forma de inserção social do ser humano na sociedade ou, em última instância, pela forma como ele se relaciona com a natureza e com os demais homens.
Sobre a crítica ao Positivismo e a etiologia social do processo saúde-doença, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção positivista sobre o processo de saúde-doença é reducionista, pois prevê apenas a utilização de variáveis oriundas de uma relação com o exterior, com maior ou menor grau de associação estatística.
( ) A epidemiologia social foi construída com base nas críticas às correntes positivistas, devido à dificuldade desta corrente explicar de que forma a vida em sociedade interfere no processo de saúde-doença das populações.
( ) Para Leavell & Clark, a saúde é vista como resultado do equilíbrio, sendo a doença uma manifestação de desequilíbrio. Esta afirmação é descrita como reducionista, sendo pertinente e correta a análise da sociedade, sob as leis do mundo natural.
( ) O enfoque positivista recorre a utilização do materialismo histórico, pois prevê a compreensão da forma em que a vida em sociedade interfere na saúde e na doença das populações.
A F – F – V – V.
B F – V – V – F.
C F – V – F – V.
D V – V – F – F.

A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal, o investigador tem que definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
Sobre estudos transversais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Não são uma boa opção para descreverem as características do fenômeno na população.
( ) Não apresenta necessidade do seguimento dos indivíduos.
( ) Não são úteis para a formulação de hipóteses.
( ) Há maior facilidade para se obter uma amostra representativa da população.
A V – F – V – F.
B V – V – F – V.
C V – V – V – F.
D F – V – F – V.

Enquanto inscritos no Sistema Único de Saúde, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador compartilham o desafio de garantir a viabilidade e a sustentabilidade social, política e econômica do SUS. Para tanto, precisam demonstrar seu desempenho na atenção à população, o que pode ser feito a partir de um sistema de avaliação, conforme recomendação aos serviços de saúde, de modo geral, pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde. Um sistema de avaliação pressupõe o conhecimento e o monitoramento dos processos e resultados, além da disponibilidade de informações confiáveis, atualizadas e pertinentes.
Sobre as ações de avaliação e monitoramento, previstas pela Portaria 3.210/98, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A Vigilância em Saúde do Trabalhador, de acordo com a Portaria 3120/98, compreende uma atuação contínua e sistemática, através da análise dos fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e condições de trabalho, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções.
( ) O monitoramento e avaliação dos agravos, permite aos gestores e aos profissionais de saúde ocupacional identificar os riscos, os acidentes e as doenças, através da caracterização do perfil de adoecimento dos trabalhadores, com a finalidade de implantar programas para auxiliar na organização e estruturação dos serviços de saúde.
( ) A avaliação e monitoramento dos agravos ocorre por meio da notificação dos acidentes de trabalho, sendo que a detecção precoce deles estão entre os principais requisitos para as ações de vigilância em saúde do trabalhador, pois contribuem para prevenção e reabilitação precoce dos agravos.
( ) A avaliação e o monitoramento com relação aos trabalhadores da área da saúde, evidencia acidentes e doenças, com baixa prevalência de doenças musculares que são decorrentes do trabalho e os transtornos mentais e comportamentais, que têm origem na vida pessoal do trabalhador.
A F – V – F – V.
B F – V – V – F.
C V – F – V – F.
D V – V – F – F.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - F - V - V.
B F - V - F - V.
C V - V - F - F.
D V - F - V - F.

Sobre as possibilidades da utilização da Epidemiologia frente à administração dos serviços de saúde, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I) Diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, de modo articulado com outros programas de saúde específicos (mulheres, idosos etc.).
II) Identificação e cadastro dos trabalhadores, bem como das atividades produtivas, para subsidiar a análise do perfil produtivo e da situação de saúde.
III) Identificação de problemas de saúde e de outras questões relacionadas ao trabalho que necessitam ser investigadas ou estudadas.
IV) Planejamento em saúde, programação, acompanhamento e avaliação das ações voltadas para a saúde do trabalhador.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Sobre as diferentes formas que o processo epidêmico pode ser caracterizado, associe as colunas abaixo:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. Epidemia
II. Endemia
III. Pandemia
IV. Surto Epidêmico
( ) é a concentração de casos de uma mesma doença em determinado local e época, claramente em excesso ao que seria teoricamente esperado.
( ) é a presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área geográfica.
( ) é o nome dado à ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, atingindo várias nações.
( ) é a epidemia de proporções reduzidas, que atinge uma pequena comunidade humana, restrita no tempo e espaço.

A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal 8080/90), em seu artigo 6º, parágrafo 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a abrangência desta Lei:
A Pesquisas sobre a satisfação do trabalhador sobre os riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
B Criação de uma listagem de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração a colaboração das entidades sindicais, trabalhistas e previdenciárias.
C Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho.
D Avaliação do impacto que as tecnologias educativas e de informação provocam à saúde do trabalhador, tanto na esfera privada como na pública.

As tabelas e os gráficos são responsáveis pela representação da organização e resumo das informações que foram evidenciadas pelas etapas de coleta e apuração dos dados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Elementos Complementares.
II- Elementos Essenciais.
( ) Notas.
( ) Cabeçalho.
( ) Título.
( ) Chamadas.
( ) Coluna indicadora.
( ) Fontes.
( ) Corpo.

As fontes de dados epidemiológicos consultadas para o fornecimento da informação em saúde referente aos eventos descritos, estão vinculadas a alguns sistemas de informação de saúde.
Sobre esses sistemas, assinale a alternativa CORRETA:
A IBGE; SIM; SINASC; CNES; IBGE; PLANEJASUS; TISS.
B SINASC; SIM; DNV; SIHSUS; SIAB; IBGE; SUS.
C SUS; SINAN; SINASC; TISS; CNES; IBGE; SIAB.
D SIM; SIHSUS; SINAN; SIASUS; SIAB; RCBP; RCBH.

As diferentes teorias interpretativas do processo saúde-doença identificáveis ao longo da história têm como decorrência distintos projetos de intervenção sobre a realidade, em resposta a necessidades sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Tríade Ecológica.
II- Relatório Lalonde.
III- História Natural da Doença.
IV- Cadeias e Redes de Causalidade.
( ) A interrelação entre os fatores causais das doenças, o homem inserido no seu habitat e o seu equilíbrio.
( ) Interação entre o estilo de vida, o ambiente, a organização dos serviços de saúde e a biologia humana refletem a causa de determinado problema de saúde.
( ) Associação causal estatísticas que sejam passíveis de intervenções para prevenção de doenças e agravos à saúde.
( ) Descreve a evolução da doença, desde o estímulo patológico no meio ambiente, passando pela resposta do hospedeiro ao estímulo até a recuperação ou morte.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) O tratamento para crises passageiras e pouco intensas é o mais indicado, quando comparado com o emprego de fisioterapia, que demanda um tempo maior de afastamento do trabalhador.
( ) As terapias são difíceis porque se renovam precocemente, mediante a retomada dos movimentos repetitivos, gerando incapacidade para a vida e não somente ao ambiente do trabalho.
( ) Patologias de fácil terapia medicamentosa, mesmo com baixa adesão ao tratamento, pois melhoram e a dor e facilitam o retorno do trabalhador para as atividades laborais que não exijam muito esforço.
( ) Algumas de suas patologias são crônicas e recidivas.
A V – F – V – F.
B F – V – F – V.
C F – F – V – F.
D V – V – V – F.

Múltiplos aspectos relacionados à formulação de políticas, à construção do conhecimento e à implementação das práticas na saúde pública interagem de forma concomitante e podem ser evidenciadas através das diversas etapas em que o sistema nacional de saúde foi sendo implementado ao longo dos anos.
Com relação à evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e à construção do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A O modelo de prestação de serviços de assistência médica esteve condicionado ao amadurecimento do sistema previdenciário brasileiro, com a criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões.
B O INPS era organizado por empresas e administrado e financiado por empresários e trabalhadores da iniciativa privada, sendo financiado pelo Fundo das Aposentadorias e Pensões, vinculado ao Ministério do Trabalho.
C A Lei Eloy Chaves provocou a centralização crescente da autoridade decisória, marcada pela criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
D A criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) marcou as preocupações do Estado brasileiro com a saúde pública, e essa fase corresponde ao auge do sanitarismo campanhista.

Prévia do material em texto

02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 1/11
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:659602)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 59551264
Qtd. de Questões 20
Nota 10,00
A análise da situação de saúde, na sua dimensão descritiva, busca conhecer o perfil sociodemográfico 
e de saúde de uma população de um território definido, buscando a identificação das necessidades de 
saúde. Na dimensão analítica, o foco é para a identificação de problemas de saúde.
 
De modo esquemático, pode-se dizer que o perfil de morbimortalidade dos trabalhadores no Brasil, 
na atualidade, caracteriza-se pela coexistência de:
 
I – Agravos que têm relação com condições de trabalho específicas, como os acidentes de trabalho 
típicos e as “doenças profissionais”.
 
II – Doenças que têm sua frequência, surgimento e/ou gravidade modificada pelo trabalho, 
denominadas “doenças relacionados ao trabalho”.
 
III – Doenças comuns ao conjunto da população, que não guardam relação de causa com o trabalho, 
mas que também impactam a saúde dos trabalhadores.
 
IV – Acidentes e doenças relacionados ao trabalho são agravos evitáveis e que trabalhadores jovens, 
idosos e excluídos do mercado formal são mais vulneráveis.
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A Somente a afirmativa IV está correta. 
B Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
C Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
A Administração e o Planejamento em Saúde são campos do saber que estão estreitamente 
vinculados com a saúde coletiva, sendo envolvidos em vários planos e níveis, desde o plano político, 
através da formulação de políticas setoriais e desenho do sistema de saúde até a singularidade das 
relações estabelecidas no processo de trabalho em saúde e em sua organização. Nesse contexto, a 
Saúde do Trabalhador pertence ao campo da saúde coletiva, pois sua abordagem busca superar a 
saúde ocupacional e a medicina do trabalho, pois além da medicina e engenharia de segurança, inclui 
outras disciplinas: a epidemiologia, a administração e o planejamento em saúde e as ciências sociais 
em saúde.
 
Sobre as etapas que compreendem o processo de planejamento no âmbito da saúde coletiva, no que 
tange à saúde do trabalhador, conforme o encadeamento da sequência correta que deve ser seguida, 
ordene os itens a seguir:
 I – Identificação de problemas e elaboração de prioridades. II – Organização do sistema de saúde. 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 2/11
III – Qualidade dos serviços. IV – Análise da situação de saúde dos trabalhadores. 
V – Recursos da comunidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A III – I – II – IV – V. 
B IV – V – III – I – II. 
C I – II – III – IV – V. 
D II – I – IV – III – V.
A Portaria nº 1.823, de 23 de Agosto de 2012, institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e 
da Trabalhadora, que apresenta como fidelidade definir os princípios, as diretrizes e as estratégias a 
serem observados pelas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), para o 
desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, com ênfase na vigilância, visando à 
promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores e à redução da morbimortalidade decorrente dos 
modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.
 
A Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no contexto da Rede de 
Atenção à Saúde, pressupõe ações de Saúde do Trabalhador junto à atenção primária em saúde.
No que tange às atividades relacionadas ao planejamento em saúde, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
 ( ) Reconhecimento e mapeamento das atividades produtivas no território. 
( ) Reconhecimento e identificação da população trabalhadora e seu perfil sócio-ocupacional no 
território.
 
( ) Reconhecimento e identificação dos potenciais riscos e impactos (perfil de morbi-mortalidade) à 
saúde dos trabalhadores, das comunidades e ao meio ambiente, advindos das atividades produtivas no 
território.
 ( ) Identificação da rede de apoio social aos trabalhadores no território. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V – F – V – F. 
B F – V – F – V. 
C V – V – V – V. 
D F – F – F – F.
O Pacto pela Saúde é um conjunto de reformas institucionais do SUS pactuado entre as três esferas de 
gestão (União, Estados e Municípios) com o objetivo de promover inovações nos processos e 
instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único 
de Saúde. O pacto pela saúde se constitui em três dimensões: pacto pela vida, pacto em defesa do 
SUS e o pacto de gestão.
3
4
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 3/11
 
O Pacto pela Vida compõe um conjunto de compromissos sanitários considerados prioritários, 
expressos em objetivos de processos e resultados que apresentam impacto sobre a situação de saúde 
da população. Sobre as prioridades estabelecidas frente aos indicadores referentes à saúde do 
trabalhador, assinale a alternativa CORRETA: 
A Número de notificações dos agravos. 
B Taxa de internação hospitalar. 
C Proporção de cura de agravos.
D Prevalência de tabagismo. 
A busca por evidências científicas que contribuam para a validação de um determinado fenômeno 
ocorre através das informações coletadas provenientes da amostragem de um determinado estudo. 
Para tanto, é preciso que as evidências encontradas estejam a favor da hipótese testada, caso 
contrário, ela será refutada e não haverá comprovação científica do fenômeno. Nesse contexto, o teste 
estatístico de hipóteses tem a função de verificar a distribuição de probabilidades provocadas pela 
variação do fenômeno, representando um critério de eleição ou rejeição das hipóteses testadas.
 
Sobre os testes estatísticos de hipóteses, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
 
( ) O teste de hipóteses fornece ferramentas que nos permitem rejeitar ou não rejeitar uma hipótese 
estatística através da evidência fornecida pela amostra.
 
( ) Uma vez formuladas as hipóteses, precisamos testá-las através da obtenção de evidências 
científicas, por intermédio de uma amostra, e quanto maiores as evidências, mais difícil será a tomada 
de decisão.
 
( ) Os testes de hipóteses são utilizados para determinar quais resultados de um estudo científico 
podem levar à rejeição da hipótese nula a um nível de significância estabelecido previamente.
 
( ) A tomada de decisão, é a terminologia utilizada nos testes de hipóteses, que se refere a aceitar ou 
rejeitar a hipótese, utilizando a amostra observada de um estudo.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V – V – V – F.
B F – F – V – V. 
C V – F – V – V. 
D F – F – F – V. 
5
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 4/11
Leavell & Clark desenvolveram um modelo que descreve a relação entre a história natural das 
doenças e a multicausalidade que permeia o processo de saúde-doença dos indivíduos, vinculando 
níveis de prevenção aos períodos da história natural dos processos patológicos. Um modelo de 
atenção integral à saúde dos trabalhadores implica em qualificar as práticas de saúde, envolvendo o 
atendimento dos acidentados do trabalho, dos trabalhadores doentes, das urgências e emergências às 
ações de promoção e proteção da saúde e de vigilância, orientadas por critério epidemiológico. Para 
que isso ocorra de modo efetivo, faz-se necessária abordagem interdisciplinar e a utilização de 
instrumentos, saberes, tecnologias originadas de diferentes áreas do conhecimento, colocados a 
serviço das necessidades dos trabalhadores.
 
Conforme a teoria da multicausalidade, apresentada por Leavell & Clark, o acompanhamento 
longitudinal ao trabalhador afastado das suas atividades laborais, vincula-se com qual das etapas que 
descreve os níveis de prevenção? 
A Diagnóstico e Tratamento Precoce.B Reabilitação à Saúde. 
C Promoção à Saúde. 
D Prevenção Secundária.
Nos primórdios da civilização, a interpretação do processo saúde-doença era realizada através da ação
das forças sobrenaturais sobre o corpo humano, vinculadas às práticas assistenciais e as de caráter 
mágico-religioso. Este processo foi interrompido pelo positivismo, que passou a realizar uma 
interpretação racional acerca do mundo e da saúde-doença, através de uma visão parcial e 
dicotomizada da realidade, não permitindo a visualização do todo, concebendo a sociedade como 
uma máquina e os homens como suas engrenagens, cada qual com um funcionamento 
predeterminado, sem qualquer ligação com o meio social. Surge então o materialismo histórico como 
uma proposta revolucionária, através de um perfil de saúde ideal que se refere à ausência de doença e 
a um perfeito funcionamento do corpo humano nas suas dimensões física, psíquica e biológica, 
perfeitamente adaptado às condições sociais existentes. O processo saúde-doença, por sua vez, passa 
a ser determinado historicamente pela forma de inserção social do ser humano na sociedade ou, em 
última instância, pela forma como ele se relaciona com a natureza e com os demais homens.
 
Sobre a crítica ao Positivismo e a etiologia social do processo saúde-doença, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A concepção positivista sobre o processo de saúde-doença é reducionista, pois prevê apenas a 
utilização de variáveis oriundas de uma relação com o exterior, com maior ou menor grau de 
associação estatística.
 
( ) A epidemiologia social foi construída com base nas críticas às correntes positivistas, devido à 
dificuldade desta corrente explicar de que forma a vida em sociedade interfere no processo de saúde-
doença das populações.
 
( ) Para Leavell & Clark, a saúde é vista como resultado do equilíbrio, sendo a doença uma 
manifestação de desequilíbrio. Esta afirmação é descrita como reducionista, sendo pertinente e 
correta a análise da sociedade, sob as leis do mundo natural.
 
6
7
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 5/11
( ) O enfoque positivista recorre a utilização do materialismo histórico, pois prevê a compreensão 
da forma em que a vida em sociedade interfere na saúde e na doença das populações.
 Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 
A F – F – V – V. 
B F – V – V – F. 
C F – V – F – V.
D V – V – F – F. 
A estrutura de um estudo transversal é semelhante à de um estudo de coorte, no entanto, nos estudos 
transversais todas as medições são feitas num único "momento", não existindo, portanto, período de 
seguimento dos indivíduos. Para levar a cabo um estudo transversal, o investigador tem que definir a 
questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por 
último, definir os fenômenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
 Sobre estudos transversais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Não são uma boa opção para descreverem as características do fenômeno na população. 
( ) Não apresenta necessidade do seguimento dos indivíduos. 
( ) Não são úteis para a formulação de hipóteses. 
( ) Há maior facilidade para se obter uma amostra representativa da população. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V – F – V – F. 
B V – V – F – V. 
C V – V – V – F. 
D F – V – F – V.
Enquanto inscritos no Sistema Único de Saúde, os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador 
compartilham o desafio de garantir a viabilidade e a sustentabilidade social, política e econômica do 
SUS. Para tanto, precisam demonstrar seu desempenho na atenção à população, o que pode ser feito a 
partir de um sistema de avaliação, conforme recomendação aos serviços de saúde, de modo geral, 
pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Panamericana de Saúde. Um sistema de 
avaliação pressupõe o conhecimento e o monitoramento dos processos e resultados, além da 
disponibilidade de informações confiáveis, atualizadas e pertinentes. 
 
Sobre as ações de avaliação e monitoramento, previstas pela Portaria 3.210/98, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) A Vigilância em Saúde do Trabalhador, de acordo com a Portaria 3120/98, compreende uma 
atuação contínua e sistemática, através da análise dos fatores determinantes e condicionantes dos 
agravos à saúde relacionados aos processos e condições de trabalho, com a finalidade de planejar, 
executar e avaliar intervenções.
 
8
9
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 6/11
( ) O monitoramento e avaliação dos agravos, permite aos gestores e aos profissionais de saúde 
ocupacional identificar os riscos, os acidentes e as doenças, através da caracterização do perfil de 
adoecimento dos trabalhadores, com a finalidade de implantar programas para auxiliar na 
organização e estruturação dos serviços de saúde.
 
( ) A avaliação e monitoramento dos agravos ocorre por meio da notificação dos acidentes de 
trabalho, sendo que a detecção precoce deles estão entre os principais requisitos para as ações de 
vigilância em saúde do trabalhador, pois contribuem para prevenção e reabilitação precoce dos 
agravos.
 
( ) A avaliação e o monitoramento com relação aos trabalhadores da área da saúde, evidencia 
acidentes e doenças, com baixa prevalência de doenças musculares que são decorrentes do trabalho e 
os transtornos mentais e comportamentais, que têm origem na vida pessoal do trabalhador.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A F – V – F – V.
B F – V – V – F. 
C V – F – V – F. 
D V – V – F – F. 
A Epidemiologia fornece subsídios para o planejamento das ações em saúde, no que tange às 
intervenções voltadas para o processo de saúde-doença de uma determinada população.
 
Sobre as possibilidades da utilização da Epidemiologia frente à administração dos serviços de saúde, 
analise as sentenças a seguir:
 
I) Diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, de modo articulado com outros 
programas de saúde específicos (mulheres, idosos etc.).
 
II) Identificação e cadastro dos trabalhadores, bem como das atividades produtivas, para subsidiar a 
análise do perfil produtivo e da situação de saúde.
 
III) Identificação de problemas de saúde e de outras questões relacionadas ao trabalho que 
necessitam ser investigadas ou estudadas.
 
IV) Planejamento em saúde, programação, acompanhamento e avaliação das ações voltadas para a 
saúde do trabalhador.
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A As sentenças II, III e IV estão corretas. 
B As sentenças I e IV estão corretas. 
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta. 
10
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 7/11
A interpretação dos fenômenos decorrentes das alterações biológicas, que ocorrem no ser humano até 
o impacto que elas apresentam na sociedade, pode ser realizada mediante um modelo de interpretação 
dos níveis que determinada doença pode apresentar.
 
Sobre os itens que deverem ser descritos para que a análise destes fenômenos seja devidamente 
realizada, assinale a alternativa CORRETA:
A Doença / Fonte / Hábitos. 
B Causa / Hospedeiro / Clima.
C Causa / Homem / Ambiente. 
D Tabagismo / Homem / Condições de Vida.
As tabelas e os gráficos são responsáveis pela representação da organização e resumo das 
informações que foram evidenciadas pelas etapas de coleta e apuração dos dados. As prerrogativas 
para a elaboração de tabelas seguem as normativas estipuladas pelo IBGE.
 No que tange à classificação para essa elaboração, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Notas.II- Cabeçalho.III- Título.IV- Chamadas.V- Coluna indicadora.VI- Fontes.VII- Corpo. 
( ) Informa o conteúdo que será tratado dentro do corpo da tabela. Deve ser elaborado de maneira 
completa, concisa e indicando a origem do fato estudado em questão.
( ) É o conjuntode linhas e colunas que contêm as séries verticais e horizontais de informação.
( ) É o indicativo no rodapé da tabela. Serve para indicar quem é a entidade responsável pela 
informação presente na tabela.
( ) Parte superior da tabela que indica o conteúdo das colunas.
( ) Espaço vertical que especifica o conteúdo das linhas.
( ) Destinadas a conceituar ou esclarecer o conteúdo da tabela e a indicar a metodologia adotada na 
coleta e elaboração de dados.
( ) Servem para esclarecer minúcias com relação às casas, colunas ou linhas. São indicadas em 
algarismos arábicos ou símbolos gráficos.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A I – II – III – IV – V – VI – VII. 
B III – VII – VI – II – V – I – IV. 
C II – III – V – VII – IV – I – VI. 
D IV – VII – VI – II – V – I – III.
O processo epidêmico caracteriza-se por uma determinada doença, que pode afetar ou vir a afetar 
uma população, a partir do desequilíbrio dos três elementos, que constituem a tríade epidemiológica: 
agente etiológico, hospedeiro e ambiente.
 
11
12
13
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 8/11
Sobre as diferentes formas que o processo epidêmico pode ser caracterizado, associe as colunas 
abaixo:
 I. EpidemiaII. EndemiaIII. PandemiaIV. Surto Epidêmico 
( ) é a concentração de casos de uma mesma doença em determinado local e época, claramente em 
excesso ao que seria teoricamente esperado.
 
( ) é a presença constante de uma doença ou de um agente infeccioso em determinada área 
geográfica.
 
( ) é o nome dado à ocorrência epidêmica caracterizada por uma larga distribuição espacial, 
atingindo várias nações.
 
( ) é a epidemia de proporções reduzidas, que atinge uma pequena comunidade humana, restrita no 
tempo e espaço.
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A I – II – III – IV. 
B IV – III – II – I.
C I – IV – II – III. 
D II – IV – III – I.
Em Epidemiologia, vários são os coeficientes e indicadores utilizados, com o objetivo de medir ou 
atribuir um valor um determinado estado ou nível de saúde, expressando numericamente o estado de 
saúde de uma população em um determinado momento. Os indicadores de saúde são essenciais para 
o planejamento das ações e serviços de saúde. Um município da região sudeste apresenta uma 
população total de 183.000 habitantes, sendo 151.553 cadastradas na Estratégia Saúde da Família. No 
ano de 2018, foram registrados 26 novos casos de HIV positivos, entre os meses de janeiro a junho. 
No entanto, a vigilância epidemiológica do município, contabilizou no mesmo período, 264 casos de 
AIDS no município. Para realização adequada do planejamento em saúde, é preciso avaliar a 
quantidade de medicação a ser solicitada, para a SES, para o seguimento do tratamento dos pacientes. 
Nesse contexto, torna-se necessário o cálculo da incidência, bem como da prevalência desta patologia 
para o município.
 
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta respectivamente o coeficiente de incidência e de 
prevalência desta patologia:
A 14 e 158/100.000 habitantes. 
B 14 e 144/100.000 habitantes. 
C 17 e 191/100.000 habitantes.
D 17 e 171/100.000 habitantes. 
14
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 9/11
A Lei Orgânica da Saúde (Lei Federal 8080/90), em seu artigo 6º, parágrafo 3º, regulamenta os 
dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador. Referência: BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 
de setembro de 1990. Lei Orgânica da Saúde. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e 
recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras 
providências. Brasília, set. 1990.
 
Para fins desta Lei, saúde do trabalhador é um conjunto de atividades que se destinam, através das 
ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos 
trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos 
aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
 Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a abrangência desta Lei: 
A Pesquisas sobre a satisfação do trabalhador sobre os riscos e agravos potenciais à saúde
existentes no processo de trabalho.
B Criação de uma listagem de doenças originadas no processo de trabalho, tendo na sua elaboração
a colaboração das entidades sindicais, trabalhistas e previdenciárias. 
C Assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e
do trabalho.
D Avaliação do impacto que as tecnologias educativas e de informação provocam à saúde do
trabalhador, tanto na esfera privada como na pública. 
As tabelas e os gráficos são responsáveis pela representação da organização e resumo das 
informações que foram evidenciadas pelas etapas de coleta e apuração dos dados. As prerrogativas 
para a elaboração de tabelas seguem as normativas estipuladas pelo IBGE.
 No que tange à classificação para essa elaboração, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Elementos Complementares.II- Elementos Essenciais. ( ) Notas.( ) Cabeçalho.( ) Título.
( ) Chamadas.( ) Coluna indicadora.( ) Fontes.( ) Corpo. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A I – I – II – II – II – I – II.
B I – II – II – I – II – I – II. 
C II – I – II – II – I – II – I. 
D I – II – I – II – II – I – I. 
A informação epidemiológica é produzida com base nos dados disponíveis a partir dos determinantes 
da ocorrência e distribuição dos problemas e situações de saúde, que resultam da aplicação de 
métodos epidemiológicos para serem organizados, tratados e disponibilizados através dos sistemas de 
informação a que são pertinentes. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora 
prevê estratégias para sua implementação, no que que tange à análise do perfil produtivo e da 
situação de saúde dos trabalhadores, os sistemas de informação em saúde são responsáveis pelo 
fornecimento de dados relacionados à identificação do trabalhador, do registro de sua ocupação, do 
ramo de atividade econômica e tipo de vínculo, aproveitando todos os contatos do/a trabalhador/a 
com o sistema de saúde.
15
16
17
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 10/11
 
As fontes de dados epidemiológicos consultadas para o fornecimento da informação em saúde 
referente aos eventos descritos, estão vinculadas a alguns sistemas de informação de saúde.
Sobre esses sistemas, assinale a alternativa CORRETA: 
A IBGE; SIM; SINASC; CNES; IBGE; PLANEJASUS; TISS. 
B SINASC; SIM; DNV; SIHSUS; SIAB; IBGE; SUS. 
C SUS; SINAN; SINASC; TISS; CNES; IBGE; SIAB.
D SIM; SIHSUS; SINAN; SIASUS; SIAB; RCBP; RCBH. 
As diferentes teorias interpretativas do processo saúde-doença identificáveis ao longo da história têm 
como decorrência distintos projetos de intervenção sobre a realidade, em resposta a necessidades 
sociais.
 Sobre as teorias multicausais, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Tríade Ecológica.
II- Relatório Lalonde.III- História Natural da Doença.IV- Cadeias e Redes de Causalidade. 
( ) A interrelação entre os fatores causais das doenças, o homem inserido no seu habitat e o seu 
equilíbrio.
 
( ) Interação entre o estilo de vida, o ambiente, a organização dos serviços de saúde e a biologia 
humana refletem a causa de determinado problema de saúde.
 
( ) Associação causal estatísticas que sejam passíveis de intervenções para prevenção de doenças e 
agravos à saúde.
 
( ) Descreve a evolução da doença, desde o estímulo patológico no meio ambiente, passando pela 
resposta do hospedeiro ao estímulo até a recuperação ou morte.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A II – III – IV – I. 
B III – IV – II – I. 
C I – III – II – IV. 
D II – I – III – IV.
O crescimento das LER/Dort entre as doenças do trabalho vem sendo objeto de estudos tópicos 
diversos. Todavia, mesmo pela justificativa da multidisciplinaridade, a maioria das análises existentes 
concentra-se basicamente emaspectos parciais ou específicos da etiologia da doença, reduzindo tanto 
abordagens mais amplas – inclusive em nível conceitual – quanto o seu entendimento das rápidas 
mutações por que vem passando o mundo do trabalho.
 
Sobre a LER/DORT estarem assumindo um caráter epidêmico, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas:
 
18
19
02/12/2022 04:32 Avaliação da Disciplina
about:blank 11/11
( ) O tratamento para crises passageiras e pouco intensas é o mais indicado, quando comparado com 
o emprego de fisioterapia, que demanda um tempo maior de afastamento do trabalhador.
 
( ) As terapias são difíceis porque se renovam precocemente, mediante a retomada dos movimentos 
repetitivos, gerando incapacidade para a vida e não somente ao ambiente do trabalho.
 
( ) Patologias de fácil terapia medicamentosa, mesmo com baixa adesão ao tratamento, pois 
melhoram e a dor e facilitam o retorno do trabalhador para as atividades laborais que não exijam 
muito esforço.
 ( ) Algumas de suas patologias são crônicas e recidivas. 
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA: 
A V – F – V – F. 
B F – V – F – V. 
C F – F – V – F. 
D V – V – V – F.
Múltiplos aspectos relacionados à formulação de políticas, à construção do conhecimento e à 
implementação das práticas na saúde pública interagem de forma concomitante e podem ser 
evidenciadas através das diversas etapas em que o sistema nacional de saúde foi sendo implementado 
ao longo dos anos. A organização deste sistema de saúde passou por várias modificações, segundo 
vários períodos históricos, considerando contextos políticos, técnicos ou administrativos.
 
Com relação à evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e à construção do 
Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa CORRETA: 
A
 O modelo de prestação de serviços de assistência médica esteve condicionado ao
amadurecimento do sistema previdenciário brasileiro, com a criação das Caixas de
Aposentadorias e Pensões. 
B
 O INPS era organizado por empresas e administrado e financiado por empresários e
trabalhadores da iniciativa privada, sendo financiado pelo Fundo das Aposentadorias e Pensões,
vinculado ao Ministério do Trabalho. 
C A Lei Eloy Chaves provocou a centralização crescente da autoridade decisória, marcada pela
criação do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
D A criação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) marcou as preocupações do Estado
brasileiro com a saúde pública, e essa fase corresponde ao auge do sanitarismo campanhista. 
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina