Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTEXTUALIZADA ESTUDOS CULTURAS EM EDUCAÇÃO
Alana Alves dos Anjos Lemos
Pedagogia
28278583
Vivemos em uma sociedade com diversas culturas, no qual cresce se transforma e significa manifesta através de valores pensamentos hábitos e experiências únicas do sujeito; respeitando seus espaços desenvolvendo formas para organizar os meios sociais, pois a educação intercultural de acordo TURA 2016 “promove valores como igualdade, comunidade, aceitação e respeito ao próximo e seus direitos humanos”.
Em uma instituição de ensino é preciso está alinhada a interculturalidade promovendo um ambiente que respeite a diversidade, que lute contra o preconceito, que sua política tenha valores e objetivos de ensino estratégicos voltadas para o educando. Em meio a essa diversidade os docentes se sentem desafiados para encontrar novas práticas pedagógicas, pois na educação intercultural as atividades não podem ser realizadas em momentos dos específicos, nem focadas em determinados grupos, deve-se trabalhar numa perspectiva que promova afirmação democrática, respeito mútuo, aceitação a diferença, onde possa construir uma sociedade plena com cidadãos cidadãs, para isso faz- se necessário que a unidade de ensino faça alterações significativas tanto nos currículos, materiais didáticos, na formação continuada dos professores, uma roda de conversa, envolvendo os pais nos programas, promovendo motivação, para desenvolver estratégias que englobem a todos no processo educativo pois sabemos que tudo que for realizado na escola pode impactar no futuro dos estudantes. Como menciona Spodek, “a educação multicultural exige que todo o contexto escolar seja reestruturado e transformado” (Spodek, 2010, p. 549). “Um conjunto de estratégias organizacionais, curriculares e pedagógicas ao nível do sistema, de escola e de classe, cujo objetivo é promover a compreensão e tolerância entre indivíduos de origens étnicas diversas através da mudança de percepções e atitudes com base em programas curriculares que expressem a diversidade de culturas e estilos de vida”. (Cardoso, 1996, p. 9)
 Indo na contramão da educação intercultural, temos a doutrinação que é bem antiga vem desde a colonização onde os métodos utilizados visados estavam na desvalorização do indivíduo, era doutrinar sem dá espaço a liberdade de expressão, tirando o conhecimento crítico, colocando seus valores, direitos, crenças em segundo plano com isso corremos o risco na atualidade devemos ser vigilantes
A doutrinação nas escolas pode levar o indivíduo que está em formação a entrar em conflito contra si mesmo e contra a sua própria família caso esteja incutido dentro dele coisas que ele ainda não tenha capacidade para compreender plenamente sozinho e que vão contra os valores princípios regras orientações e outras perspectivas educacionais familiares que recebem em casa
A pluralidade de ideias merece uma atenção diferenciada, é necessário ampliar esse momento e torna-lo oportuno capaz os estudantes a realizarem melhores escolhas proporcionando abordagens que possam dialogar com a sociedade em que o estudante está inserido.
Referências :
FREITAS, Giuliano Martins de. "Educação e Cultura Escolar "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-cultura-escolar.htm. Acesso em 07 de novembro de 2022.
SANTOS, Boaventura Sousa. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. Lua Nova: revista de cultura e política, São Paulo, nº39, p. 105-124, 1997.
CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural e práticas pedagógicas. Documento de trabalho. Rio de Janeiro: GECEC, 2013.
ALMEIDA, Cristina Maria Galdino. Educação Musical e Diversidade: 
aproximações. Educação. Revista do Centro de Educação, Santa Maria, vol. 
37, nº 1, p. 73-89, 2012.
A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL - DIVERSIDADE CULTURAL E INTERCULTURALIDADE (1library.org)

Continue navegando