Buscar

BIOLOGIA CELULAR

Prévia do material em texto

01.Quais as principais diferenças entre as células procarióticas e eucarióticas? Dê exemplos de seres formados pelos dois tipos celulares.
 
As procarióticas caracterizam-se por terem uma estrutura simples e a ausência de núcleo, enquanto as eucarióticas têm um núcleo definido e uma estrutura complexa. Eucariótica animal, procarióticas bactérias
02. O que é transporte ativo e transporte passivo? Conceitue Difusão Simples, Osmose e Difusão Facilitada.
No transporte passivo não há gasto de energia para o deslocamento das substâncias. Enquanto isso, no transporte ativo as substâncias deslocam-se com gasto de energia. A difusão simples, aquela em que o soluto não precisa de facilitadores para passar pela membrana e, a difusão facilitada, quando o soluto passa pela membrana com o auxílio de uma proteína. A osmose é a passagem de solvente, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada, através de uma membrana semipermeável
03. Qual a função do complexo de golgi e do retículo endoplasmático? Como essas duas organelas influenciam o transporte proteico no interior das células eucarióticas?
A função do Golgi é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso e do Reticulo a produção de lipídios.
04. Como acontece o transporte no complexo de poro nuclear? Quais são os principais tipos de moléculas que atravessam a membrana altamente seletiva do núcleo?
Através da membrana nuclear.  Oxigênio, dióxido de carbono e ácidos graxos.
05. Quais as diferenças estruturais e funcionais entre os lisossomos e os peroxissomos?
Os lisossomos possuem enzimas digestivas (hidrolases) que decompõem as substâncias a serem digeridas em moléculas menores. Já os peroxissomas contêm enzimas que quebram principalmente ácidos graxos de cadeia longa e aminoácidos. Também inativam os agentes tóxicos, incluindo o etanol.
06. O que é síntese proteica? Qual a organela fundamental para que ela aconteça no interior das células?
É o processo de formação das proteínas. O ribossomo. 
07. Como as mitocôndrias geram energia no interior das células? Quais as semelhanças que essa organela guarda com o núcleo?
Elas usam os alimentos que ingerimos e o oxigênio que respiramos e converte em energia. Um DNA próprio, a fábrica de ribossomos e duas membranas. 
08. Diferencie as moléculas de DNA e RNA quanto as suas estruturas químicas e funções no nosso organismo.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
09. O que são histonas e o que é o cariótipo?
No interior do núcleo das células somáticas humanas, encontramos 46 cromossomos, que são estruturas compostas por DNA e proteínas denominadas de histonas. O conjunto desses cromossomos, com sua forma, tamanho e número, é chamado de cariótipo.
10. Como o enovelamento do nosso material genético, prediz ou estabelece o nível de funcionamento celular?
Enovelamento é o mecanismo do arranjo tridimensional da proteína. Onde caso haja alguma anomalia pode haver algum defeito genético.

Continue navegando