Buscar

caso clínico infantil HMI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é hipomineralização molar incisivo?
Estes, são alterações com a etiologia ainda não consensual, mas que podem ter como causa quaisquer tipo de alterações a nível de saúde durante a gestação ou durante o primeiro ano de vida da criança (períodos coincidentes com a formação do esmalte dos dentes decíduos e permanentes). Entre as possíveis causas estão: uso de medicamentos durante a gestação, doenças e estresses da mãe (no período pré natal); pacientes nascidos pré-maturos, com baixo peso ao nascer, que passaram por complicações no parto, infecções no período perinatal, hipóxia e, inclusive aqueles que nasceram por parto cesariana também possuem mais risco de desenvolver o defeito; e pacientes que passaram por quadro de pneumonia, bronquite, asma ou outras infecções respiratórias, amigdalite, otite, adenoide, catapora, problemas gastrointestinais, febre alta, problemas de saúde frequentes, uso excessivo medicamentos e, principalmente de antibióticos também parecem ser fatores envolvidos na causa da HMI e da HMD.
Porém, mesmo sem uma causa esclarecida na literatura, pode-se dizer que são defeitos congênitos e, além disso, com predisposição ou associação genética.
Os dentes mais frequentemente envolvidos são os molares e incisivos, por isso o nome.
Para classificação da hipomineralização
· HMD: basta ter um dos molares decíduos acometido, podendo ou não ter envolvimento de caninos ou outros dentes.
· HMI: basta ter um dos molares permanentes acometido, podendo ou não ter envolvimento de incisivos ou outros dentes.
Em relação à nossa conduta, precisamos nos atualizar para saber diagnosticar. Por ser um dente histologicamente alterado, a adesão é dificultada e, pode-se dizer, que esses dentes são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença cárie por conta da superfície porosa, acúmulo de biofilme com mais facilidade e, associado a hipersensibilidade, o paciente pode não realizar a escovação de maneira eficiente por conta da dor, o que vira nicho perfeito para instalação da doença. Além disso, são dentes mais frágeis, vulneráveis a quebras ou fraturas pós irruptivas e, dependendo da forma e tempo em que essas fraturas ocorrem, podem incorrer inclusive em erros de diagnóstico.

Continue navegando