Buscar

TECNOLOGIA DOS EQUIPAMENTOS ELETRICOS - Atividade 03

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 01
Mamede (2021, p. 83) define que "há diferentes formas de denominar uma subestação. Pode ser um conjunto de equipamentos, dispositivos e condutores elétricos que têm por objetivo alterar as características da energia elétrica, permitindo a sua distribuição aos pontos de consumo em níveis adequados de utilização. Elas podem ser divididas em subestações transformadoras e de manobra".
MAMEDE FILHO, J. Subestações de alta tensão. Rio de Janeiro: LTC, 2021. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/reader/books/9788521637554/epubcfi/6/2%5B%3Bvnd.vst.idref%3Dcover%5D!/4/2/2%4051:1 Acesso em: 28 ago. 2022.
A subestação transformadora eleva ou abaixa a tensão a um determinado valor para que seja possível que a geração de energia ocorra perto da fonte produtora e o consumo de energia ocorra nos grandes centros ou onde o consumidor estiver instalado. Uma subestação de manobra distribui o fluxo de potência por diferentes caminhos, chamados alimentadores, mas esses alimentadores mantêm a tensão. A função dessa subestação é multiplicar os circuitos, fazendo com que de uma linha de transmissão saiam diferentes ramais de distribuição.
Supondo que você tenha sido contratado(a) por uma concessionária de energia para elaborar um checklist dos equipamentos que devem ser norteadores para que uma subestação possa ser classificada como subestação de manobra ou subestação transformadora, responda às questões a seguir, com base no excerto de texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto.
Quais critérios podem definir o que é uma subestação de manobra ou uma subestação transformadora? Quais os equipamentos que são comuns a essas duas subestações? Quais os equipamentos que as diferenciam? Cite pelo menos um equipamento que deve ser utilizado em comum, tanto nas subestações transformadoras como nas subestações de manobra, e um equipamento que é característico da subestação transformadora e da subestação de manobra.
Resposta:
Subestação:
Uma subestação é uma instalação elétrica formada por um conjunto de equipamentos responsáveis pela transmissão e distribuição da energia elétrica, além de equipamentos de proteção e controle.
As subestações de energia são responsáveis pela distribuição da energia elétrica. Antes de chegar às casas, a eletricidade percorre um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas estações, onde equipamentos chamados transformadores fazem o aumento ou a diminuição da tensão.
Quando elevam a tensão elétrica, os transformadores evitam a perda excessiva de energia ao longo do percurso. Quando rebaixam a tensão, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade.
As subestações podem ser classificadas quanto à sua função, nível de tensão, sua instalação ou forma de operação. Neste caso vamos falar sobre a Subestação de Transformadora e a Subestação de Manobra. 
Subestação Transformadora:
Subestação Transformadora é aquela que converte a tensão de suprimento para um nível diferente, maior ou menor, sendo designada, respectivamente. A subestação transformadora é divindade em duas classificações: 
· SE Transformadora Elevadora localizadas próximas aos centros de geração, converte a tensão de alimentação, para um nível maior, visando diminuir a corrente e, consequentemente, a espessura dos condutores e as perdas. Esta elevação de nível tensão é comumente utilizada para facilitar o transporte da energia.
· SE Transformadora Abaixadora estão próximo aos centros de carga ou de suprimento a uma indústria, ou seja, estariam no final de um sistema de transmissão, converte a tensão de alimentação, para um nível menor, evitando inconvenientes para a população (rádio interferência, campos magnéticos intensos e faixas de servidão muito grandes).
Subestação de Manobra:
Mantendo o mesmo nível de tensão, distribui o fluxo de potência para diferentes caminhos. Possibilita o seccionamento de circuitos. Permitindo sua energização em trechos sucessivos de menores comprimentos.
Equipamentos que compõem as Subestações de Manobra e Transformadora:
As subestações de manobra e transformadoras, apesar de terem funções diferentes no sistema como citado a cima, ambas as subestações utilizam os mesmos equipamentos, claro diferenciando o tamanho, potencia suportada e corrente suportada. Vejamos os equipamentos que ambas as subestações citadas possem em comum. 
· Seccionadoras;
· Disjuntores;
· Transformadores de Corrente (TC);
· Transformadores de Potencial (Depende do nível de tensão da SE);
· Transformador de Potencial Capacitivo (Depende do nível de tensão da SE);
· Pára-Raios;
· Banco de Capacitores;
· Barramento;
· Religador (De diferentes modelos, diferentes parametrizações, tem o mesmo principio e funcionalidade porem chegam a ser equipamentos bem diferentes na parte construtiva);
· Cubículos de Media Tensão para (atendimento dos serviços auxiliares);
· Bancos de baterias (atendimento dos serviços auxiliares);
· Retificadores de 125 Vcc e 48 Vcc (atendimento dos serviços auxiliares e Telecom);
· Relés de proteção (atendimento a SPCS);
Equipamentos que diferenciam as Subestações:
· Subestação Transformadora – Transformador Elevador ou Rebaixador, como o próprio nome já fala tem o objetivo de elevar a tensão ou abaixar a tensão conforme o sistema está direcionado.
· Subestação de Manobra – Banco de Reatores, tanto Banco de Reatores Manobráveis e Não-Manobráveis. Eles têm o objetivo de fazer o controle da Energia Reativa das Linhas de Transmissão e do Barramento interno da Subestação.

Continue navegando