Buscar

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Joana Bárbara dos Santos[footnoteRef:1] [1: Estudante do curso de História. E-mail: joana.barbara@upe.com] 
Sidney Alves da Silva Júnior[footnoteRef:2] [2: Estudante do curso de História. E-mail: Sidney.alves@upe.com
] 
É notório, que existem várias teorias e conceitos sobre administração, sendo que cada uma ocupa suas especificidades e diferentes áreas. Abrangendo assim, diversos campos, incluindo a gestão de uma escola, fazendo-se necessários todos esses conhecimentos, pois é o gestor que cuida das questões burocráticas, é líder e toma várias decisões para manter a instituição da melhor maneira, por esse motivo, a administração é indispensável na formação de uma gestão escolar. Sendo assim, é imprescindível que o gestor tenha tais conhecimentos, para obter um melhor resultado em seu trabalho. Pode-se observar que existem seis variáveis na administração, que são: a tarefa, estrutura, pessoa, ambiente, competitividade e tecnologia. Ou seja, um bom administrador precisa saber lidar com todos esses aspectos. Irá ser mostrado algumas teorias da administração onde, essas podem ser necessárias na coordenação de uma escola, por se tratar de uma empresa.
A primeira teoria é a Administração científica ou Taylorismo, onde possui cinco principais fundamentos, que são: Planejamento, preparo, execução, cargos e tarefas. A mesma busca um melhor custo benefício em suas produções. Sendo essa, muito importante para o gestor, pois ele tem que fazer planejamentos orçamentários, para ter um melhor custo. Também executar um bom trabalho com sua equipe.
A segunda é a teoria da burocracia, criada por Max Weber, visa uma administração de maneira formal e impessoal. Tendo como características: autoridade, formalidade, impessoalidade, hierarquia e divisão de trabalho. Essa teoria se aplica bem na gestão escolar, porque se faz necessário que o profissional que ocupa esse cargo, saiba lidar com questões burocráticas, tenha autoridade para saber liderar sua equipe e trate as situações que forem surgindo, de maneira impessoal para um melhor julgamento e decisões. 
A terceira é a Teoria Clássica ou Fayolismo, foi criada por Henri Fayol. Ele traz algumas características, que são: Disciplina, remuneração, interesses gerais, ordem, equidade, estabilidade, entre outras. O mesmo tenta buscar a máxima eficiência na visão do homem econômico. E essa é muito importante para o andamento de uma instituição, saber administrar as economias, ter conhecimento do que entra e do que está saindo, para um melhor controle desses custos, assim o gestor ele precisa possuir esse tipo de planejamento, juntamente com sua equipe.
A quarta é a Teoria das Relações Humanas, liderada por Elton Mayo, possui três importantes características: o homem não possui comportamento mecânico, ele é guiado pelo sistema social e possui necessidades. Ou seja, um bom administrador precisa ter uma boa argumentação e saber lidar com outras pessoas, ter empatia e ter reconhecimento pelo seu trabalho, para impulsioná-lo a continuar fazendo e desenvolver mais. 
A quinta é a Teoria Estruturalista, que pode ser considerada uma junção da segunda, terceira e quarta teoria, trazendo aspectos como: Flexibilidade e tolerância. Buscando inter-relacionar seu ambiente com outros. É necessário que o gestor mantenha uma boa relação com sua equipe, mas também com outras instituições de ensino. Podendo assim abranger projetos, trocar ideias e planejamentos, além de passar uma boa imagem da escola. 
A sexta é a Teoria dos Sistemas ou TGS, foi criada por Ludwing Von Bertalanffy, ela busca teorias que criem condições aplicáveis na realidade empírica. A mesma também procura entender as propriedades comuns em distintas organizações. Sendo assim, um líder, ele precisa ter uma visão abrangente em diversas situações, fazendo com que ele possa ter soluções mais centradas e rápidas. 
A sétima teoria é a Abordagem Sociotécnica, mostra que existe uma interação entre as pessoas e a tecnologia nas organizações, e que pode ser ampliado nas estruturas sociais e o comportamento humano, o seu princípio se abrange em quatro: a autonomia responsável, adaptabilidade, tarefas inteiras e o significado da tarefa. Com esses pontos que se adaptam perfeitamente para a colaboração de fazer a gestão na escola, os gestores escolares precisam ter autonomia para lidar com todas responsabilidades que são impostas perante ao seu dever e assim tomar como fundamento e prioridade suas atividades por inteiras.
A oitava teoria é a Neoclássica ela envolve buscar retornar conceitos clássicos. Ela reafirmava teorias que surgiu na década de 1950, apontando a ênfase na prática administrativa, na gestão, nos objetivos e também nos resultados, com esses conceitos ajuda a mostrar que na gestão escola, você fazer o básico que consiste em planejar, especificar seus objetivos e fazer uma boa ação administrativa, assim ira chegar nos resultados.
A nona teoria é a Comportamental, ela se fundamenta no comportamento administrativo, ela se volta com uma crítica a teoria clássica e seus princípios, também a teoria das relações humanas. Suas principais características se dá na ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho e o estudo sobre a motivação humana. O gestor da escola pode utilizar essa teoria para humanizar a sua gestão, principalmente que a escola é feita por pessoas de todas as idades e de etnias diferentes. Então a cada organização que se faz com seu público otimiza e motiva todos a buscar seus comportamentos para alcançar os objetivos. 
A décima teoria é o Desenvolvimento Organizacional que faz a fusão de duas tendências nas organizações: o estudo da estrutura e o estudo do comportamento. As suas características são: os processos grupais, orientação sistêmica abrangente, orientação contingencial, retroação de dados, solução de problemas e a interação. Para o gestor o trabalho em grupo é uma peça chave para lidar bem com todos os âmbitos da organização escolar, e esta teoria ajuda a lidar com esse processo grupal e principalmente a lidar com problemas e buscando soluções. 
A décima primeira teoria é a da Contingência ela enfatiza a relatividade, que significa que nada de absoluto nas organizações ou na própria teoria administrativa. Para os gestores escolares entender que essa teoria pode contribuir a ter experiência que tudo pode acontecer, quanto situações externas ou internas. E também a entender que é necessário que tudo depende da situação, e dessa maneira o gestor olhar para os dois lados. 
A décima segunda teoria é as Novas Abordagens, retrata que como em toda ciência, a administração também passa por mudanças e atualizações ao longo de sua existência. E dois fatores que contribuiu para isto acontecer é o avanço tecnológico e a concorrência global. Com isso o gestor deve ter essa perspectiva no seu ambiente escolar de que é necessário a inovação, e de que tudo pode mudar e precisamos estar aptos para a mudança e inovarmos junto com as tecnologias tendo elas como aliadas para evoluir cada vez mais.

Continue navegando