Buscar

Aps Pedi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Menino de 4 anos de idade cronológica, nascido prematuro de 31 semanas gestacionais. Apresenta queixas de quedas frequentes por falta de atenção e déficit equilíbrio, fraqueza muscular em membros inferiores para brincar e subir escadas nos parques infantis, além de corrida imatura (estágio inicial, sem uso de braços e dissociação de cinturas).
Abordar os aspectos relacionados às fases do desenvolvimento motor referentes ao nando com avaliação das habilidades motoras esperadas para a idade da criança, bem como os possíveis atrasos apresentados. Ainda, referente à intervenção motora necessária neste caso, quais os objetivos da intervenção e as condutas necessárias (brincadeiras terapêuticas) para alcançar estes objetivos.
O grupo deverá elaborar um plano terapêutico relacionando com a avaliação das fases do desenvolvimento motor da criança. Além disso, o grupo deverá justificar as alterações no DNPM apresentados no caso clínico e a escolha dos objetivos e condutas de tratamento.
Para embasar e justificar a resolução do caso, o grupo deverá utilizar um artigo científico que justifique as alterações recorrentes nos prematuros que podem estar envolvidas na avaliação do DNPM e na intervenção motora.
Artigo com publicação de no máximo 5 anos. Inserir a referência do artigo no trabalho.
A resolução do caso clínico, como análise e avaliação do DNPM, bem como os objetivos e condutas do tratamento indicado para a criança deverá ser apresentado em arquivo word ou pdf com fotos ou imagens para ilustrar as atividades e brincadeiras que serão realizados nas condutas.
Todos do grupo devem enviar o trabalho.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Idade corrigida = idade cronológica – (40 semanas –idade gestacional em semanas).
1 ano tem 52 semanas
IC =4 anos (208 semanas - 48 meses) - (40 - 31)
IC =208 - 9
IC =199 (3 anos, 8 meses e 1 semanas)
Aos 4 anos é esperado que a criança possua condições de estabelecer e manter relação do corpo com a gravidade, consiga realizar a marcha madura, explorar e movimentar-se no ambiente e manipular objetos.
Com 4 anos a criança está na fase de desenvolvimento motor fundamental: estágio elementar.
Neste caso clínico, a criança apresenta-se no estágio inicial (2 a 3 anos), por falta de estímulos para o aperfeiçoamento do movimento, atraso motor desde a fase rudimentar. Atraso na habilidade de estabilização e locomoção (DM amplo).
Intervenção
Objetivos Principais: - Identificar atrasos e delimitar objetivos.
Atrasos: Falta de atenção, déficit equilíbrio, fraqueza muscular em membros inferiores para brincar e subir escadas, e corrida imatura.
Objetivos: Adaptar-se à locomoção, fortalecimento muscular de membros inferiores, desenvolvimento e coordenação do equilíbrio e da corrida.
Condutas:
- Estimular a criança em todas as posturas.
- Orientar familiares e cuidadores, integração afetiva.
Atividades lúdicas:
- Pular corda
- Chutar a bola
- Caminhar sobre a linha
- Ficar em um pé só
- Arremessar e receber a bola
- Correr
- Polichinelo
-Bambolê
Resolução: Conforme o artigo citado, fica evidente que crianças nascidas prematuras apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e lesões no sistema nervoso central em função da imaturidade e fragilidade do seu sistema nervoso. Os estudos realizados indicam e confirmam a vulnerabilidade neurológica de prematuros de acordo com sua idade gestacional, sendo que os atrasos são mais evidentes nos primeiros meses de vida. 
Artigo:
Desenvolvimento neuropsicomotor de recém nascidos prematuros: uma revisão sistemática - Recebido em 15 set. 2017 / aprovado em 21 dez. 2017
De: Pollyanna Tavares Silva Fernandes, Taciane Cristina Santana, Ana Laura Nogueira, Franciele Carvalho Santos, Dernival Bertoncello
https://periodicos.uninove.br/saude/article/view/7835/3664

Continue navegando