Buscar

Avaliação individual II - Representação Temática - Classificação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação individual II - Representação Temática - Classificação
1. Alguns números nos esquemas e nas tabelas auxiliares são colocados entre parênteses ou colchetes. As notas são importantes, pois fornecem informações que não são óbvias na hierarquia notacional, ou no título, que diz respeito à ordem, estrutura, subordinação e outros assuntos. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Elas também podem aparecer no início de uma tabela auxiliar.
( ) As notas de rodapé não são usadas para obter as instruções que se aplicam a várias subdivisões de uma classe ou a um tópico. Entradas individuais no manual também são consideradas notas.
( ) Números e notas entre parênteses fornecem opções para a prática de classificação padrão. Já os números em colchetes representam os tópicos que foram realocados ou descontinuados, ou não atribuídos.
( ) Os colchetes são usados também para conceitos da subdivisão-padrão que são representados em outro local.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V - F.
B) F - V - V - F.
C) V - V - F - F.
D) V - F - V - V.
2. A CDD foi construída sobre princípios sólidos que a tornam ideal como ferramenta geral de organização do conhecimento: notação significativa em numerais arábicos universalmente reconhecidos, categorias bem definidas, hierarquias bem desenvolvidas e uma rica rede de relacionamentos entre tópicos. Na CDD, as classes básicas são organizadas por disciplinas ou campos de estudo. A estrutura principal da CDD é apresentada nos sumários. Para que servem os sumários na CDD?
A) Para o entendimento do recurso mnemônico (repetições frequentes).
B) Para o entendimento da estrutura notacional (princípio hierárquico).
C) Para o entendimento da ordem de citação.
D) Para o entendimento do processo de síntese (entre as tabelas).
3. Dewey se amparou, para a construção de seu sistema, em vários filósofos da antiguidade, como: Aristóteles, Bacon, Locke, baseando-se na classificação de William Harris. Os sistemas filosóficos tinham como finalidade a definição, a esquematização e a hierarquização do conhecimento com vistas para a ordenação das ciências, para então surgirem os sistemas de classificação bibliográficos tendo como propósito o armazenamento, localização, organização e ordenação das informações em acervos físicos. De acordo com o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Na localização fixa, os livros eram separados por tamanho, cor de capa, ordem de chegada e recebiam como identificação uma sequência numérica.
B) A forma de organização dos livros até então era conhecida como um "sistema de ordenação fixa", sendo colocados em um local previamente definido e fixo nas estantes, não se considerava um arranjo intelectual desses itens.
C) A localização fixa é ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens.
D) Na localização relativa, os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra.
4. O sistema de classificação decimal de Dewey (CDD) é uma ferramenta organizacional de conhecimento geral que é continuamente revisada para acompanhar o conhecimento. O sistema foi concebido por Melvil Dewey, em 1873, e publicado pela primeira vez em 1876. Com relação à Classificação Decimal de Dewey (CDD), assinale a alternativa INCORRETA:
A) Tomou como base o sistema de classificação de Harris.
B) Possui uma notação mista.
C) Foi a primeira classificação bibliográfica propriamente dita a utilizar números arábicos decimais.
D) O grupo dos três primeiros algarismos é separado por um ponto.
5 - Melville Louis Kossuth Dewey, aos 21 anos, iniciou a criação de um sistema de classificação com base em outros sistemas de classificação da época, pois percebeu a necessidade de reorganizar a biblioteca onde ele atuava. Com relação ao histórico de Dewey, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dewey se amparou, para a construção de seu sistema, em vários cientistas da atualidade.
( ) Dewey visitou mais de 50 bibliotecas que utilizavam a organização fixa, e suas inquietações o fizeram pensar e avaliar a possibilidade de transformar a ordem fixa em uma maneira mais fácil e eficiente de organização do conhecimento.
( ) Em 1873, numa manhã de domingo, em uma igreja, Dewey teve uma ideia: utilizar números arábicos como decimais e um número neutralizador, zero, para numerar todo o conhecimento humano impresso.
( ) Dewey apresentou seu trabalho aos coordenadores da biblioteca onde trabalhava e teve permissão para aplicá-lo na organização de uma nova biblioteca em sua cidade.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - V.
B) F - V - V - F.
C) F - V - V - V.
D) V - V - F - V.
6. A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Com relação a essas classes, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a área do conhecimento da classe 700:
A) Ciências aplicadas.
B) Ciências puras.
C) Artes.
D) Línguas.
7. É o processo/operação/recurso empregado pela CDD para a formação de notações que representam assuntos compostos ou aspectos de assuntos em que não há números prontos nas tabelas.Do que estamos falando?
A) Sínteses.
B) Comunicação.
C) Citação
D) Índice.
8. A ordem de citação ou preferência deve ser considerada quando múltiplos aspectos ou características de um assunto (como idade, área, gênero, períodos históricos, nacionalidade) forem apresentados na classificação e quando um assunto tratar de mais de um tema. Refere-se ao uso das tabelas e/ou das sínteses para compor uma notação complexa que envolva a aglutinação de vários elementos. A própria CDD irá informar como realizar a ordem de citação. Quando não o fizer, uma ordem padrão será utilizada.Com relação ao exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Aspecto geográfico (o uso de mapa).
B) Aspecto temporal (período histórico).
C) Forma (se é dicionário, periódico etc.).
D) Assunto específico (a notação das classes).
9. Expandiu os sinais das tabelas auxiliares a partir da CDD, criando uma estrutura própria de notação, com símbolos e pontuações.Do que estamos falando?
A) Sistema métrico.
B) Classificação Decimal Universal.
C) Classificação de Dewey.
D) Lógica hexadecimal.
10 - A CDD está ordenada por disciplinas, por assuntos. As disciplinas/assuntos englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem. Com base nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
A) 10 divisões.
B) 10 seções.
C) 10 arquivos.
D) 10 classes principais.
SE TE AJUDOU, POR GENTILEZA CURTA!

Outros materiais